Estudo de Romanos 11:28 – Comentado e Explicado

Se, quanto ao Evangelho, eles são inimigos de Deus, para proveito vosso, quanto à eleição eles são muito queridos por causa de seus pais.
Romanos 11:28

Comentário de Albert Barnes

Quanto ao evangelho – No que diz respeito ao evangelho; ou, a fim de promover sua extensão e se espalhar pela terra.

Eles são inimigos – A palavra “inimigos” aqui se opõe a “amados”; e como em um aspecto, ou seja, por causa da “eleição”, eles ainda eram amados, isto é, amados por Deus, então em outro aspecto eles eram seus inimigos, ou seja, se opunham a ele ou se desprezavam dele. Os inimigos de Deus denotam todos os que não são seus verdadeiros amigos; Colossenses 1:21 ; Romanos 5:10 ; compare Romanos 11: 8 . A palavra aqui é aplicada aos judeus porque eles rejeitaram o Messias; se opuseram a Deus; e, portanto, foram rejeitados por ele.

Para seu bem – para sua vantagem. A rejeição deles se tornou a ocasião pela qual o evangelho foi pregado a você; compare Romanos 11:11 , Romanos 11: 19-20 .

Como tocar a eleição – No que diz respeito ao objetivo da eleição. Ou seja, a eleição de seus pais e da nação para ser o povo especial de Deus.

Eles são amados – Deus ainda os considera com interesse; tem propósitos de misericórdia para com eles; pretende ainda fazê-los bem. Isso não significa que ele aprovou sua conduta ou caráter, ou que ele tinha por eles o mesmo tipo de afeto que ele teria se tivessem sido obedientes. Deus não ama um caráter pecaminoso; mas ele ainda pode ter propósitos de misericórdia e considera as pessoas com profundo interesse por quem ele ainda pretende conceder misericórdia.

Pelo amor dos pais – Compare Deuteronômio 10:15 . Ele havia escolhido seus pais para serem Seu povo especial. Ele fez muitas promessas a Abraão, respeitando sua semente, e estendeu essas premissas à mais remota posteridade. Embora a salvação seja pela graça, e não por mérito humano, Deus ainda tem respeito ao convênio feito com os pais, e não esquecerá suas promessas. Não é devido a nenhum mérito dos pais ou dos santos antigos, mas apenas porque Deus fez um pacto com eles; e esse propósito de eleição seria manifesto a seus filhos nos últimos tempos. Como aqueles contemplados na aliança feita com Abraão, Deus reteve para eles sentimentos de interesse especial; e projetou sua recuperação para si mesmo. É claro aqui que a palavra “eleição” não se refere a privilégios externos; pois Paulo não está ensinando a doutrina de que eles serão restaurados aos privilégios externos dos judeus, mas que eles serão verdadeiramente convertidos a Deus. No entanto, isso não deve ser abusado por outros para levá-los à segurança no pecado. Ninguém tem segurança da felicidade e do favor de Deus, mas aquele que cumpre os termos de sua misericórdia. Seus mandatos são explícitos para arrepender-se e acreditar, nem pode haver segurança, exceto em total conformidade com os termos pelos quais ele está disposto a conceder a vida eterna.

Comentário de E.W. Bullinger

Quanto a . App-104.

para . . . causa = por conta de (App-104. Romanos 11: 2 ).

como tocar = como relativo, como acima.

amado . App-135.

Comentário de John Calvin

28. No que diz respeito ao evangelho, etc. Ele mostra que a pior coisa dos judeus não deve submetê-los ao desprezo dos gentios. O principal crime deles era a descrença: mas Paulo nos ensina que eles foram cegados por um tempo pela providência de Deus, para que um caminho para o evangelho pudesse ser feito para os gentios; (368) e que ainda não foram excluídos para sempre do favor de Deus. He then admits, that they were for the present alienated from God on account of the gospel, that thus the salvation, which at first was deposited with them, might come to the Gentiles; and yet that God was not unmindful of the covenant which he had made with their fathers, and by which he testified that according to his eternal purpose he loved that nation: and this he confirms by this remarkable declaration, — that the grace of the divine calling cannot be made void; for this is the import of the words, —

Comentário de Adam Clarke

As concerning the Gospel – The unbelieving Jews, with regard to the Gospel which they have rejected, are at present enemies to God, and aliens from his kingdom, under his Son Jesus Christ, on account of that extensive grace which has overturned their peculiarity, by admitting the Gentiles into his Church and family: but with regard to the original purpose of election, whereby they were chosen and separated from all the people of the earth to be the peculiar people of God, they are beloved for the fathers’ sake; he has still favor in store for them on account of their forefathers the patriarchs.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 11:28 . Eles são inimigos por sua causa Inimigos significam estranhos ou alienígenas; isto é, aqueles que não são mais o povo peculiar de Deus: pois são chamados inimigos, em oposição aos amados neste versículo; e a razão dada por que eles são inimigos, deixa claro que esse é o sentido; ou seja, pelo bem dos gentios: isto é, “eles são rejeitados por serem o povo peculiar de Deus, para que vocês gentios sejam acolhidos como o povo de Deus em seu quarto”, Romanos 11:30 . Os inimigos têm a mesma significação, cap. Romanos 5:10 . Quanto ao Evangelho, inimigos: ou seja, todos os que não abraçam o Evangelho, e não recebem a Cristo por seu rei e Senhor, são estrangeiros do reino de Deus; e todos esses estrangeiros são chamados inimigos; e, de fato, os judeus agora ; contudo, eles eram, como tocantes à eleição, amados; isto é, não realmente dentro do reino do Messias, seu povo, mas dentro da eleição que Deus havia feito de Abraão, Isaac e Jacó, e sua posteridade, para ser seu povo; e assim Deus ainda tinha intenções de bondade com eles, por causa de seus pais, para torná-los novamente seu povo. A eleição é a mesma que a mencionada em Romanos 11: 5 e cap. Romanos 9:11 . Portanto, os judeus incrédulos não foram tão rejeitados, a ponto de serem privados intimamente do favor de Deus no sentido nacional; de acordo com o que ele havia declarado há muito tempo, Levítico 26: 44-45 , Deuteronômio 4:31 . Isso mostra claramente a natureza dessa eleição, sobre a qual o apóstolo discursa neste e nos dois capítulos anteriores. Veja Locke e na cap. Romanos 5:11 .

Comentário de John Wesley

Quanto ao evangelho, eles são inimigos por sua causa; mas, quando tocam na eleição, são amados por causa dos pais.

Eles agora são inimigos – ao evangelho, a Deus e a si mesmos, o que Deus permite.

Por você: mas quanto à eleição – Aquela parte daqueles que acreditam, são amados.

Referências Cruzadas

Gênesis 26:4 – Tornarei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e lhes darei todas estas terras; e por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados,

Gênesis 28:14 – Seus descendentes serão como o pó da terra, e se espalharão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul. Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descendência.

Levítico 26:40 – “Mas, se confessarem os seus pecados e os pecados dos seus antepassados, sua infidelidade e oposição a mim,

Deuteronômio 4:31 – Pois o Senhor, o seu Deus, é Deus misericordioso; ele não os abandonará, nem os destruirá nem se esquecerá da aliança que com juramento fez com os seus antepassados.

Deuteronômio 7:7 – O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos.

Deuteronômio 8:18 – Mas, lembrem-se do Senhor, do seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê.

Deuteronômio 9:5 – Não é por causa de sua justiça ou de sua retidão que você conquistará a terra deles. Mas é por causa da maldade destas nações que o Senhor, o seu Deus, as expulsará de diante de você, para cumprir a palavra que o Senhor prometeu, sob juramento, aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó.

Deuteronômio 10:15 – No entanto, o Senhor se afeiçoou aos seus antepassados e os amou, e a vocês, descendentes deles, escolheu entre todas as nações, como hoje se vê.

Salmos 105:8 – Ele se lembra para sempre da sua aliança, por mil gerações, da palavra que ordenou,

Isaías 41:8 – “Você, porém, ó Israel, meu servo, Jacó, a quem escolhi, vocês, descendentes de Abraão, meu amigo,

Jeremias 31:3 – o Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: “Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai.

Miquéias 7:20 – Mostrarás fidelidade a Jacó, e bondade a Abraão, conforme prometeste sob juramento aos nossos antepassados, na antigüidade.

Mateus 21:43 – “Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino.

Lucas 1:54 – Ajudou a seu servo Israel, lembrando-se da sua misericórdia

Lucas 1:68 – “Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.

Atos dos Apóstolos 13:45 – Quando os judeus viram a multidão, ficaram cheios de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo estava dizendo.

Atos dos Apóstolos 14:2 – Mas os judeus que se tinham recusado a crer incitaram os gentios e irritaram-lhes os ânimos contra os irmãos.

Atos dos Apóstolos 18:6 – Opondo-se eles e lançando maldições, Paulo sacudiu a roupa e lhes disse: “Caia sobre a cabeça de vocês o seu próprio sangue! Estou livre da minha responsabilidade. De agora em diante irei para os gentios”.

Romanos 11:7 – Que dizer então? Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas os eleitos o obtiveram. Os demais foram endurecidos,

Romanos 11:11 – Novamente pergunto: Acaso tropeçaram para que ficassem caídos? De maneira nenhuma! Ao contrário, por causa da transgressão deles, veio salvação para os gentios, para provocar ciúme em Israel.

Romanos 11:30 – Assim como vocês, que antes eram desobedientes a Deus mas agora receberam misericórdia, graças à desobediência deles,

1 Tessalonicenses 2:15 – que mataram o Senhor Jesus e os profetas, e também nos perseguiram. Eles desagradam a Deus e são hostis a todos,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *