Estudo de Jeremias 31:3 – Comentado e Explicado

De longe me aparecia o Senhor: amo-te com eterno amor, e por isso a ti estendi o meu favor.
Jeremias 31:3

Comentário de Albert Barnes

De idade – De longe (margem). Ver Jeremias 30:10 . Para o judeu, Deus foi entronizado em Sião, e assim, quando Sua misericórdia foi demonstrada aos exilados na Assíria, veio de uma região distante 2 Crônicas 6:20 , 2 Crônicas 6:38 .

Com benevolência … – Pelo contrário, tenho continuado benignidade até ti.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 31: 3 . O Senhor apareceu para mim desde tempos antigos de longe o Senhor apareceu para mim. Essas palavras, é certo, não foram ditas em referência ao mesmo tempo que aquelas que foram antes. Eles podem muito bem ser incluídos entre parênteses, e parecem projetados para dar a entender que o profeta foi favorecido com uma perspectiva visionária de um período remoto, no qual Deus é representado como discursor das transações pertencentes a esse período, como se fossem já está à mão; e isso explica o uso de verbos no passado, tanto no versículo anterior quanto em Jeremias 31: 6-7 . É manifesto em Jeremias 31:26 que o profeta tinha estado em uma visão ou transe, do qual ele acordou. E não é menos evidente que a restauração geral de Israel, o assunto do discurso que ele ouvira durante sua visão, tanto para sua satisfação, ainda não foi realizada, nem adotada, nem há certeza quando exatamente será.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 31: 3-4 . O Senhor parecia antigo para mim – O profeta aqui personifica a nação judaica, o povo mencionado no versículo anterior, que é apresentado como lembrando como Deus, nos tempos antigos, havia se manifestado aos pais de sua nação , e apareceu por sua libertação. Sim, eu te amei com um amor eterno – Essas são evidentemente as palavras de Deus endereçadas a Sião ou Jerusalém. Como se ele tivesse dito: As misericórdias que prometi a você, como nação, quando fiz um pacto com seus pais, nunca falharão. Meu amor não era um amor temporário, manifestado apenas para uma única geração, mas é um amor eterno, e continuará por todas as gerações. Portanto, com benevolência te atraí – mostrei minha benignidade para com você, aproveitando todas as oportunidades de fazer o bem e impedindo-o, por atos de graça e bondade, de atraí-lo para mim mesmo, como seu Deus, de todos os lados. os ídolos para os quais você se virou. Eu já lidei graciosamente com aqueles que me temem e que esperam em minha misericórdia, e sempre continuarão a fazê-lo. Novamente te edificarei, ó virgem de Israel – “Teus habitantes serão novamente restaurados para ti, que reconstruirão suas cidades e habitações que ficaram desoladas durante o tempo do seu cativeiro.” Talvez os judeus tenham o título de virgem de Israel concedido a eles para sugerir que, em conseqüência de seu arrependimento e reforma, “eles deveriam ser lavados das manchas de suas antigas idolatrias, tantas vezes comparadas à prostituição nas Escrituras”. – Lowth. Novamente serás adornado com tuas tabrets – “Todos os sinais, tanto das religiões quanto da alegria civil, serão restaurados para ti”. Que era comum as mulheres de Israel sairem com tabrets e dançarem em tempos de alegria e prosperidade públicas, veja Êxodo 15:20 ; 11:34 ; 1 Samuel 18:16 . Esses tempos agora deveriam ser renovados.

Comentário de Adam Clarke

Eu te amei com um amor eterno – ?????? ???? ????? veahabath olam ahabtich “, e com o velho amor eu te amei”. “Além disso, com um amor de longa data, eu te amei.” Blayney. “Mas eu te amo sempre.” Dahler. Ainda tenho ao povo judeu o amor que mostrei a seus pais no Egito, no deserto e na terra prometida. Pode-se supor, por qualquer pessoa que considere seriamente o contexto, que essas palavras sejam ditas do decreto de eleição de Deus em favor dos judeus? Aqueles que o fazem assim, agem de maneira mais imprudente por seu próprio princípio; pois, quão poucos dos judeus já deram evidência de que eram filhos de Deus, desde a restauração de Babilônia até os dias atuais! As palavras se referem simplesmente ao seu estado como um povo, maravilhosamente preservado pela providência e misericórdia de Deus, como uma prova permanente da autoridade divina das Escrituras e como uma evidência do desagrado de Deus contra o pecado.

Por isso, com benevolência, atraí-te – “Por isso prolongei a misericórdia para ti”. – Blayney,

C’est pourquoi je t’ai conservam minha graça .

Dahler.

“Portanto, eu te guardei minha graça.”

Os exilados, que durante muito tempo não receberam nenhuma prova da proteção divina, são representados como deplorando seu estado; mas Deus responde que, embora possa parecer esse o caso, ele sempre os amou; e esse amor continuado ele demonstrará tirando-os do cativeiro. Por mais que os credos se saiam, esse é o sentido da passagem; todo o contexto prova isso.

Comentário de John Calvin

A última parte é comumente traduzida: “Por isso te atraí em misericórdia”; mas o sentido é frígido e inadequado. Portanto, não duvido, mas que ele, ao contrário, quer dizer que a misericórdia de Deus não seria evanescente, mas seguiria o povo de ano para ano em todas as épocas. No início do versículo, o Profeta apresenta os judeus como fazendo um clamor, como costumam fazer os incrédulos, que, embora rejeitem o favor de Deus, ainda desejam parecer fazê-lo por algum motivo. Então, em primeiro lugar, é narrada a blasfêmia do povo. Essas palavras ímpias e diabólicas foram sem dúvida ouvidas em todos os lugares naquele tempo: “Ele! Deus apareceu para nós, mas foi há muito tempo: ”como dizem os homens profanos hoje, quando apresentamos exemplos do favor de Deus da Lei ou dos Profetas, ou do Evangelho, Ele! c’est du temps jadis. Assim, eles ridicularizam ridiculamente tudo o que Deus já testemunhou em sua palavra, como se fosse obsoleta, porque é antiga. É o mesmo quando anunciamos terrores de acordo com exemplos antigos: “Ele! isso aconteceu anteriormente, mas há muito tempo. Eles sempre retornam a esse ímpio ditado comum, Le temps jadis. E o mesmo que Jeremias pretendia expressar aqui: Em um tempo remoto, Jeová apareceu para nós; isto é, “De fato falas em termos elevados da redenção pela qual os pais foram libertados, mas o que é isso para nós? por que você não nos mostra claramente o que Deus pretende fazer? e por que você não apresenta um terreno para a alegria presente? por que você não prova realmente que Deus é propício para nós? mas tu falas da libertação antiga, enquanto essa narrativa é agora como era obsoleta. ”

Vemos, portanto, que os homens sempre foram ingratos a Deus desde o princípio; pois, tanto quanto podiam, eles enterraram os bons atos de Deus; nem por isso só foi descoberta sua impiedade, mas porque trataram com desprezo todas as histórias antigas, que ainda foram preservadas para nós, a fim de que nossa salvação pudesse ser promovida.

“Tudo o que está escrito”, diz Paulo, “foi escrito para nossa instrução, para que, através da paciência e do consolo das Escrituras, possamos ter esperança.” ( Romanos 15: 4 )

Ele mostra que devemos aprender a ter paciência com os exemplos contidos nas Escrituras, e que temos um terreno para forte consolo, para que possamos nutrir a esperança até que Deus nos livre de todas as misérias. Mas o que dizem os profanos? Ele, tu nos diz o que foi escrito, mas isso está distante de nós, e com o tempo desapareceu: o que é a antiguidade para nós? Mas, embora os judeus usem essa linguagem sacrílega, vamos aprender a abraçar tudo o que nos é apresentado nas Escrituras, enquanto Deus nos convida a esperar por misericórdia e, ao mesmo tempo, nos exorta à paciência; nem que essa blasfêmia caia de nossas bocas; não, que esse pensamento nunca entre em nossos corações: “Deus apareceu há muito tempo”. Abominemos então a ingratidão daqueles que gostariam que Deus estivesse sempre presente e, no entanto, não prestássemos atenção aos seus benefícios antigos.

Daí o Profeta responde: Mas, etc .: o copulativo ? é aqui um adversário, como se ele dissesse: Não, ou Sim, pois também pode ser considerado por gam, gam: “Sim, eu te amei com amor eterno . ” Então Deus responde aos ímpios, e mostra que ele se tornou o libertador de seu povo, não assumiu este cargo por um impulso momentâneo, mas porque ele havia prometido a Abraão e adotado o povo. Desde então, a aliança de Deus era perpétua, e assim ele refuta aqui a calúnia ímpia, de que Deus agiu abundantemente apenas por um momento em relação ao seu povo, e teve uma única consideração por suas misérias, de modo a ajudá-los. Sim, ele diz, eu te amei com amor perpétuo Deus então aqui mostra, que a redenção, pela qual ele havia demonstrado uma notável prova de sua misericórdia, foi fundada na adoção gratuita que não durou um ano, mas que era perpétua em sua duração. Vemos, assim, que ele reprova a detestável blasfêmia do povo e sugere que a adoção foi a causa de sua redenção.

E essa passagem deve ser observada com cuidado: pois essas falsas imaginações vêm imediatamente à nossa mente, quando lemos ou ouvimos como Deus havia sido, de várias maneiras e graus, misericordioso com seu povo: “Ele! isso aconteceu anteriormente, mas não sabemos se o propósito de Deus permanece o mesmo; ele, de fato, concedeu esse favor ao seu povo antigo, mas não sabemos se o mesmo pode ou será estendido a nós. ” Assim, o diabo, por seu ofício, nos sugere essas falsas imaginações, que impedem o fluxo do favor de Deus, para que ele não venha a nós. Assim, a graça de Deus é interrompida em seu curso, quando assim nos separamos dos pais e de todos os seus servos para com quem ele tem sido tão misericordioso. É, portanto, uma doutrina especialmente útil, quando o Profeta mostra que, quaisquer que sejam as bênçãos que Deus tenha conferido a seu povo antigo, elas devem ser atribuídas à sua aliança gratuita, e que essa aliança é eterna: e, portanto, há sem dúvida, mas que Deus está preparado para garantir a salvação de todos os santos; pois ele permanece sempre o mesmo, e nunca muda; e ele também teria sua fidelidade e constância para brilhar no convênio que fez com sua Igreja. Uma vez que, então, a aliança de Deus é inviolável e não pode falhar, mesmo que o céu e a terra tenham sido confundidos, devemos ter certeza de que Deus será um libertador para nós: como? porque sua aliança permanece a mesma; e, portanto, seu poder para nos libertar permanecerá o mesmo. Este é o uso que devemos fazer desta cláusula.

Uma confirmação depois segue: Portanto prolongei para ti minha misericórdia , já disse, que esta cláusula é prestada e explicada de outra forma. Mas nada pode ser mais diluído quando lemos assim: “Eu te atraí em misericórdia”. O que isso tem a ver com a perpetuidade ou o curso contínuo e o progresso do amor? Mas o outro significado é muito adequado: Deus prolongaria sua misericórdia para com Israel. Entende-se apenas uma letra, mas isso não interfere no sentido; e tais formas de expressão são frequentemente encontradas em outros lugares, diz ele, que, ao abraçar Israel com amor perpétuo, ele havia, portanto, prolongado ou estendido sua misericórdia; pois desde o tempo em que libertou seu povo da tirania do Faraó e os alimentou quarenta anos no deserto, ele lhes concedeu muitos benefícios. Pois com que vitórias os favoreceu? e quantas vezes ele tinha pena deles? Deus então não deixou de continuar com sua misericórdia para com eles desde o momento em que lhes estendeu a mão. E de acordo com essa visão, é dito muito apropriadamente que ele prolongou sua misericórdia; pois não apenas por um dia ou um ano ele se mostrou propício aos israelitas, mas se exibiu o mesmo por quatrocentos, quinhentos e seiscentos anos. E assim também é melhor refutar essa impiedade e blasfêmia do povo, que Deus anteriormente lhes havia aparecido; “Não”, ele diz, “a menos que suprima de maneira perversa meus benefícios, você deve perceber que os benefícios que eu conferi a seus pais foram estendidos por muito tempo a você e foram perpétuos e múltiplos.” (22)

Agora percebemos o verdadeiro significado do Profeta. Se alguém preferisse mudar o pretérito para o futuro, eu não objetaria: “Portanto prolongarei (ou estenderei) em direção a ti minha misericórdia.” Esse sentido seria adequado. Mas quando as palavras são tomadas como são, vemos por que o Profeta acrescenta que a misericórdia de Deus havia sido prolongada, ou seja, para que ele pudesse condenar a ingratidão dos judeus, porque eles não consideravam corretamente os benefícios concedidos a eles. eles por tantas idades. Segue-se –

“Em um período remoto, Jeová apareceu para mim.”

Então a tréplica é exatamente adequada,

Mas com amor eterno eu te amei,
Por isso prolongei-te a misericórdia.

Ou “estendido a misericórdia” (ver Salmos 109: 12 ) ou “continuado a misericórdia”, ou, segundo Blayney, “prolongado a misericórdia para com você”. Agora, há uma consistência em toda a passagem, de acordo com essa visão, e também no que se segue: “Eu te edificarei novamente”, etc. – Ed.

Comentário de E.W. Bullinger

amor eterno. Veja notas em Isaías 44: 7 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *