Estudo de Romanos 11:7 – Comentado e Explicado

Conseqüência? Que Israel não conseguiu o que procura. Os escolhidos, estes sim, o conseguiram. Quanto aos mais, foram obcecados,
Romanos 11:7

Comentário de Albert Barnes

O que então? Qual é a conclusão correta desse argumento? “Israel não obteve.” Ou seja, os judeus como povo não obtiveram o que procuravam. Eles procuraram o favor de Deus por seu próprio mérito; e como era impossível obtê-lo dessa maneira, eles, como povo, fracassaram em obter seu favor e serão rejeitados.

Aquilo que ele busca – A saber, salvação por sua própria obediência à Lei.

A eleição tem – O propósito de escolher por parte de Deus obteve, ou assegurou, o que a busca por parte dos judeus não poderia garantir. Ou o resumo aqui pode ser colocado para o concreto, e a palavra “eleição” pode significar o mesmo que os eleitos. Os eleitos, os reservados, a parte escolhida do povo, obtiveram o favor de Deus.

O obteve – ou seja, o favor ou a misericórdia de Deus.

O resto – A grande massa das pessoas que permaneceram na incredulidade e rejeitaram o Messias.

Foram cegados – A palavra nos meios originais também foi endurecida. Comesp?????sa? eporothesanÉ uma palavra que significa apropriadamente endurecer, como fazem os ossos que são quebrados e depois são unidos; ou como as articulações às vezes fazem quando se tornam insensíveis ou rígidas. Provavelmente foi aplicada também à formação de uma substância dura no olho, uma catarata; e então significa o mesmo que ficar cego. Portanto, aplicado à mente, significa o que é “duro, obstinado, insensível, estúpido”. Assim, é aplicado aos judeus e significa que eles eram cegos e obstinados; veja Marcos 6:52 : “O coração deles estava endurecido”; Marcos 8:17 ; João 12:40 . A palavra não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento. Este versículo afirma simplesmente que “o resto foi endurecido”, mas não afirma nada sobre o modo pelo qual foi feito. Em relação à “eleição”, afirma-se que era de Deus; Romanos 11: 4 . Do restante, o fato de sua cegueira é simplesmente mencionado, sem afirmar nada da causa; veja Romanos 11: 8 .

Comentário de E.W. Bullinger

Tem. Omitir.

obtido . Grego. epitunchano. Somente aqui, Hebreus 6:15 ; Hebreus 11:33 . Tiago 4: 2 .

descansar . Veja Romanos 1:13 . App-124.

cego = endurecido. Grego. poroo . Aqui, 2 Coríntios 8:14 , e três vezes nos Evangelhos. Compare Romanos 11:25 .

Comentário de John Calvin

7. O que então? O que Israel procura etc. Como ele está envolvido em um assunto difícil, ele faz uma pergunta, como se estivesse em dúvida. Ele pretendia, no entanto, expressando essa dúvida, tornar a resposta, que se segue imediatamente, mais evidente; pois ele sugere que nenhum outro pode ser dado; e a resposta é: – Israel em vão trabalhou para buscar a salvação, porque sua tentativa foi absurda. Embora ele não mencione aqui nenhuma causa, mas como já havia expressado antes, ele certamente quis que fosse entendido neste lugar. Pois suas palavras são as mesmas, como se ele tivesse dito, – que não deveria parecer estranho, que Israel não ganhou nada em lutar pela justiça. E, portanto, está provado o que ele atualmente une em relação à eleição: – Se Israel não obteve nada por mérito, o que outros obtiveram cujo caso ou condição não era melhor? De onde veio tanta diferença entre iguais? Quem aqui não vê que é apenas a eleição que faz a diferença?

Agora, o significado da palavra eleição aqui é duvidoso; para alguns, parece que deve ser tomado em sentido coletivo, para os eleitos, que possa haver uma correspondência entre as duas cláusulas. Dessa opinião, eu não desaprovo, desde que seja permitido que haja algo mais na palavra do que se ele tivesse dito, o eleito, mesmo isso, que ele sugere que não havia outra razão para obter sua eleição, como se ele dissesse , – “Eles não são aqueles que se esforçam por confiar em méritos, mas aqueles cuja salvação depende da eleição gratuita de Deus.” Pois ele se compara distintamente com todo o Israel, ou corpo do povo, o restante que deveria ser salvo pela graça de Deus. Daí resulta que a causa da salvação não existe nos homens, mas depende apenas do bom prazer de Deus.

E o restante foi cego (345). Como os eleitos são libertados pela graça de Deus da destruição, todos os que não são eleitos devem permanecer necessariamente cegos. Pois o que Paulo quer dizer com relação aos réprobos é: – que o início de sua ruína e condenação é a partir disso – que eles são abandonados por Deus.

As citações que ele aduz, coletadas de várias partes das Escrituras, e não tiradas de uma passagem, parecem, todas elas, estranhas ao seu propósito, quando você as examina de perto de acordo com seus contextos; pois você descobrirá que em toda passagem a cegueira e o endurecimento são mencionados como flagelos, pelos quais Deus puniu os crimes já cometidos pelos ímpios; mas Paulo trabalha para provar aqui que não foram os cegos, que mereciam sua iniquidade, mas que foram rejeitados por Deus antes da fundação do mundo.

Assim, você pode desamarrar brevemente esse nó – que a origem da impiedade que provoca o descontentamento de Deus é a perversidade da natureza quando abandonada por Deus. Paulo, portanto, ao falar da eterna reprovação, não se referiu sem razão às coisas que dela procedem, como fruto da árvore ou rio da fonte. Os ímpios são de fato, por seus pecados, visitados pelo julgamento de Deus com cegueira; mas se buscarmos a fonte de sua ruína, devemos chegar a isso – que, sendo amaldiçoados por Deus, eles não podem, por todas as suas ações, dizeres e propósitos, obter e obter qualquer coisa, exceto uma maldição. No entanto, a causa da eterna reprovação está tão escondida de nós que nada resta para nós, a não ser admirar o incompreensível propósito de Deus, como veremos em detalhes na conclusão. Mas raciocinam absurdamente quem, sempre que uma palavra é dita sobre as causas próximas, se esforça, antecipando-as, para cobrir a primeira, que está oculta da nossa visão; como se Deus não tivesse, antes da queda de Adão, decidido livremente fazer o que lhe parecia bom com relação a toda a raça humana por causa disso – porque ele condena sua semente corrupta e depravada, e também porque ele retribui aos indivíduos. a recompensa que seus pecados mereceram. (346)

Comentário de Adam Clarke

O que então? Qual é o estado real do caso diante de nós? Israel – o corpo do povo judeu, não obteve o que tão fervorosamente deseja, isto é, para continuar, como até agora, o povo peculiar de Deus; mas a eleição o obteve – tantos quantos creram em Jesus Cristo e aceitaram a salvação por meio dele: este é o grande esquema da eleição pela graça; Deus escolhe fazer daqueles seus povos peculiares que crêem em seu Filho, e nenhum outro desfrutará das bênçãos de seu reino. Aqueles que não o receberiam são cegos; eles fecharam os olhos contra a luz e estão nas mesmas circunstâncias daqueles mencionados pelo profeta Isaías, Isaías 29:10 .

Comentário de Thomas Coke

Romanos 11: 7 . Aquilo que ele busca Nomeadamente, essa justiça, pela qual ele deve continuar o povo de Deus. Veja cap. Romanos 9:31 . Pode-se observar, que o discurso de São Paulo se refere ao privilégio nacional de continuar o povo de Deus, ele fala aqui, e o tempo todo, dos judeus no termo coletivo Israel; e assim também ele chama pelo nome de eleição o remanescente, que permaneceria seu povo, e incorporou com os gentios convertidos em um corpo de cristãos; possuindo o domínio do único Deus verdadeiro no reino que ele havia estabelecido sob seu Filho, e possuído por Deus para seu povo. Veja a nota anterior. Como o resto foi cego, veja 2 Coríntios 3:13 ; 2 Coríntios 3:18 .

Comentário de John Wesley

O que então? Israel não obteve o que buscava; mas a eleição conseguiu, e o resto ficou cego

O que então – Qual é a conclusão do todo? É isto: que Israel em geral não obteve justificação; mas apenas aqueles que acreditam.

E o resto ficou cego – por seu próprio preconceito voluntário.

Referências Cruzadas

Provérbios 1:28 – “Então vocês me chamarão, mas não responderei; procurarão por mim, mas não me encontrarão.

Isaías 6:10 – Torne insensível o coração desse povo; torne surdos os ouvidos dele e feche os seus olhos. Que eles não vejam com os olhos, não ouçam com os ouvidos, e não entendam com o coração, para que não se convertam e sejam curados”.

Isaías 44:18 – Eles nada sabem, nada entendem; seus olhos estão tapados, não conseguem ver, e suas mentes estão fechadas, não conseguem entender.

Mateus 13:14 – Neles se cumpre a profecia de Isaías: ‘Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão.

Lucas 13:24 – “Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão.

João 12:40 – “Cegou os seus olhos e endureceu os seus corações, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure”.

Romanos 3:9 – Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem? Não! Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado.

Romanos 6:15 – E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma!

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Romanos 9:18 – Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer.

Romanos 9:23 – Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória,

Romanos 9:31 – mas Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou.

Romanos 10:3 – Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus.

Romanos 11:5 – Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça.

1 Coríntios 10:19 – Portanto, que estou querendo dizer? Será que o sacrifício oferecido a um ídolo é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coisa?

2 Coríntios 3:14 – Na verdade as mentes deles se fecharam, pois até hoje o mesmo véu permanece quando é lida a antiga aliança. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido.

2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

Efésios 1:4 – Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.

Filipenses 1:18 – Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar-me,

2 Tessalonicenses 2:10 – Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

Hebreus 12:17 – Como vocês sabem, posteriormente, quando quis herdar a bênção, foi rejeitado; e não teve como alterar a sua decisão, embora buscasse a bênção com lágrimas.

1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *