Estudo de Romanos 10:3 – Comentado e Explicado

Desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.
Romanos 10:3

Comentário de Albert Barnes

Por serem ignorantes – A ignorância dos judeus era voluntária e, portanto, criminosa. O apóstolo não afirma que eles não poderiam saber qual era o plano de Deus; pois ele diz em Romanos 10: 18-21 que eles tiveram plena oportunidade de conhecer. Um estudo atento de suas próprias Escrituras os levaria ao verdadeiro conhecimento do Messias e de sua justiça; ver João 5:39 ; compare Isaías 53: 1-12 , etc. No entanto, o fato de eles serem ignorantes, embora não seja uma desculpa, é apresentado aqui, sem dúvida, como uma circunstância leve e atenuante, que deve tirar a severidade do que ele pode parecer a eles. estar dizendo; 1 Timóteo 1:13 : “Mas obtive misericórdia porque o fiz por ignorância, por incredulidade;” Lucas 23:34 : “Então Jesus disse: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem;” Atos 7:60 . A ignorância involuntária desculpa a culpa; mas a ignorância produzida por nosso pecado ou nossa indolência não é desculpa para o crime.

Da justiça de Deus – Não da santidade pessoal de Deus, “mas do plano de Deus de justificar as pessoas ou de declará-las justas pela fé em seu Filho”; veja a nota em Romanos 1:17 . Aqui o plano de Deus se opõe aos seus esforços para se tornarem justos por suas próprias obras.

E procurando estabelecer … – Procurar confirmar ou validar sua própria justiça; torná-lo de modo a constituir um fundamento de justificação diante de Deus; ou fazer valer suas próprias reivindicações à vida eterna por seus méritos. Isso se opõe à justificação pela graça ou ao plano de Deus. E eles sempre devem se opor. Este foi o esforço constante dos judeus; e nisso eles supunham que haviam conseguido. veja a experiência de Paulo em Filemon 3: 4-6 ; Atos 26: 5 . Instâncias de sua crença sobre esse assunto ocorrem em todos os evangelhos, onde nosso Salvador combate suas noções de sua própria justiça. Veja particularmente seus pontos de vista e evasões expostas em Mateus 5:20 , etc .; Mateus 6: 2-5 . Foi isso que se opôs principalmente ao Senhor Jesus e seus apóstolos; e é essa confiança em sua própria justiça que ainda permanece no caminho do progresso do evangelho entre as pessoas.

Não se submeteram – Confiantes em sua própria justiça. eles não renderam seus corações a um plano que os obrigasse a confessar que não tinham mérito e a serem salvos pelo mérito de outro. Nenhum obstáculo à salvação pela graça é tão grande quanto a justiça própria do pecador.

Justiça de Deus – Seu plano ou esquema de justificar as pessoas.

Comentário de E.W. Bullinger

ignorante . Veja Romanos 1:13 .

justiça . App-191.

indo sobre = procurando.

até = para.

Comentário de John Calvin

3. Por serem ignorantes da justiça de Deus, etc. Veja como eles se perderam com zelo inconsiderado! pois eles procuravam estabelecer uma justiça própria; e essa confiança tola procedeu da ignorância da justiça de Deus. Observe o contraste entre a justiça de Deus e a dos homens. Primeiro vemos que eles são opostos um ao outro, como coisas totalmente contrárias, e não podem ficar juntos. Daí resulta que a justiça de Deus é subvertida, assim que os homens estabelecem a sua. E, novamente, como há uma correspondência entre as coisas contrastadas, a justiça de Deus é sem dúvida seu dom; e da mesma maneira, a justiça dos homens é a que eles derivam deles mesmos, ou acreditam que eles trazem diante de Deus. Então aquele que procura ser justificado por si mesmo, não se submete à justiça de Deus; pois o primeiro passo para obter a justiça de Deus é renunciar à nossa própria justiça; pois por que buscamos a justiça de outro, exceto que a necessidade nos constrange?

Já declaramos, em outro lugar, como os homens praticam a justiça de Deus pela fé, isto é, quando a justiça de Cristo lhes é imputada. Mas Paulo desonra gravemente o orgulho pelo qual os hipócritas são inflados, quando o cobrem com a máscara ilusória do zelo; pois ele diz que tudo isso, sacudindo como se fosse o jugo, é adverso e se rebela contra a justiça de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Por – ignorar a justiça de Deus – Não conhecer o método de Deus para salvar os pecadores, que é o único método adequado e eficiente: e estabelecer a própria justiça – buscando obter a salvação por meio de seus próprios meios; eles não se submeteram – eles não se curvaram às determinações do Altíssimo, relativas ao seu modo de salvar a humanidade, viz. pela fé em Jesus Cristo, como o único sacrifício disponível pelo pecado – o fim a que a lei apontava.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 10: 3 . A justiça de Deus Ou seja, o método de salvação que é fornecido para a humanidade pela misericórdia e sabedoria de Deus.

Comentário de Scofield

justiça

A palavra “justiça” aqui, e nas passagens com referências marginais a isso, significa legal ou justiça própria; o esforço fútil do homem de elaborar sob a lei um caráter que Deus possa aprovar.

(Veja Scofield “ Apocalipse 19: 8 “) .

justiça Cf. (Veja Scofield “ Romanos 3:21 “) .

Comentário de John Wesley

Porque, ignorando a justiça de Deus, e estabelecendo sua própria justiça, não se submeteram à justiça de Deus.

Porque eles são ignorantes da justiça de Deus – Do método que Deus estabeleceu para a justificação de um pecador.

E procurando estabelecer sua própria justiça – Seu próprio método de aceitação com Deus.

Não se submeteu à justiça de Deus – O caminho da justificação que ele estabeleceu.

Referências Cruzadas

Levítico 26:41 – que me levaram a opor-me a eles e a enviá-los para a terra dos seus inimigos; se o seu coração obstinado se humilhar, e eles aceitarem o castigo do seu pecado,

Neemias 9:33 – Em tudo o que nos aconteceu foste justo; agiste com lealdade mesmo quando fomos infiéis.

Jó 33:27 – Depois ele vem aos homens e diz: ‘Pequei e torci o que era certo, mas ele não me deu o que eu merecia.

Salmos 71:15 – A minha boca falará sem cessar da tua justiça e dos teus incontáveis atos de salvação.

Salmos 71:19 – Tua justiça chega até as alturas, ó Deus, tu, que tens feito coisas grandiosas. Quem se compara a ti, ó Deus?

Isaías 51:6 – Ergam os olhos para os céus, olhem para baixo, para a terra; os céus desaparecerão como fumaça, a terra se gastará como uma roupa, e seus habitantes morrerão como moscas. Mas a minha salvação durará para sempre, a minha retidão jamais falhará.

Isaías 51:8 – Pois a traça os comerá como a uma roupa; o verme os devorará como à lã. Mas a minha retidão durará para sempre, a minha salvação de geração a geração. “

Isaías 56:1 – Assim diz o Senhor: “Mantenham a justiça e pratiquem o que é direito, pois a minha salvação está perto, e logo será revelada a minha retidão.

Isaías 57:12 – Sua retidão e sua justiça exporei, e elas não a beneficiarão.

Isaías 64:6 – Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe.

Jeremias 23:5 – “Dias virão”, declara o Senhor, “em que levantarei para Davi um Renovo justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra.

Lamentações 3:22 – Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.

Daniel 9:6 – Não demos ouvido aos teus servos, os profetas, que falaram em teu nome aos nossos reis, aos nossos líderes e aos nossos antepassados, e a todo o povo desta terra.

Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

Lucas 10:29 – Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo? “

Lucas 15:17 – “Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!

Lucas 16:15 – Ele lhes disse: “Vocês são os que se justificam a si mesmos aos olhos dos homens, mas Deus conhece os corações de vocês. Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus”.

Lucas 18:9 – A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola:

João 16:9 – Do pecado, porque os homens não crêem em mim;

Romanos 1:17 – Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.

Romanos 3:22 – justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,

Romanos 3:26 – mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

Romanos 5:19 – Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.

Romanos 9:30 – Que diremos, então? Os gentios, que não buscavam justiça, a obtiveram, uma justiça que vem da fé;

Romanos 9:31 – mas Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou.

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Gálatas 5:3 – De novo declaro a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a cumprir toda a lei.

Filipenses 3:9 – e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

2 Pedro 1:1 – Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

Apocalipse 3:17 – Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *