Estudo de Salmos 71:19 – Comentado e Explicado

e vossa justiça, ó Deus, que se eleva à altura dos céus, pela qual vós fizestes coisas grandiosas. Senhor, quem vos é comparável?
Salmos 71:19

Comentário de Albert Barnes

Tua justiça também, ó Deus, é muito elevada – Veja as notas no Salmo 36: 5 . O objetivo do salmista é exaltar a justiça o máximo possível, e ele, portanto, a compara com o que é alto – os céus – a coisa mais elevada de todas. A renderização literal seria “até o alto” ou a altura; isto é, para o lugar mais alto. A passagem foi projetada para expressar sua confiança em Deus, nas enfermidades e problemas que ele deve esperar que venha com ele com o passar dos anos.

Quem fez grandes coisas – Em seu trabalho de criação; em sua providência; em sua misericórdia manifestada para com seu povo. Ele fez coisas tão grandes que mostrou que podia proteger aqueles que confiavam nele.

Ó Deus, que é semelhante a ti! Quem pode ser comparado a ti! Veja as notas no Salmo 35:10 . Compare as anotações em Isaías 40:18 . Veja também Salmo 89: 8 ; Êxodo 15:11 ; 2 Samuel 7:22 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 71:19 . A tua justiça também é muito elevada – as mais eminentes e evidentes, como são as coisas altas; e o que tens feito em justiça pelo teu povo é muito grande. A justiça de Deus, aqui pretendida, inclui a retidão de sua natureza; o patrimônio de suas dispensações providenciais; as leis justas que ele nos deu para sermos governadas; as justas promessas que ele nos deu para confiar; e a justiça eterna que seu Filho trouxe, por sua obediência até a morte, para nossa justificação.

Comentário de E.W. Bullinger

quem é semelhante a ti. Este é o clamor de todos os santos de Deus. Veja a nota em Êxodo 15:11 .

Comentário de Adam Clarke

Tua justiça – é muito elevada – ????? ?? ad marom – está no lugar exaltado, alcança o céu. A misericórdia de Deus preenche todo o espaço e lugar. Coroa nos céus o que governou na terra.

Quem fez grandes coisas – g ??? gedoloth . Tu fizeste milagres e exibiste os maiores atos de poder.

Quem é semelhante a ti! mi?? ?? mi camocha . Deus está sozinho – quem pode se parecer com ele? Ele é eterno. Ele não pode ter nenhum antes, e não pode haver depois; pois na infinita unidade de sua trindade ele é aquele Ser eterno, ilimitado, comunicável, incompreensível e inefável, cuja essência está oculta a todas as inteligências criadas e cujos conselhos não podem ser entendidos por nenhuma criatura que até sua própria mão possa formar. Quem é como você? excitará a maravilha, espanto, louvor e adoração de anjos e homens por toda a eternidade.

Comentário de John Calvin

19. E a tua justiça, ó Deus! é muito alto. (115) Alguns conectam este versículo ao anterior, e repetindo o verbo que eu declararei, como comum nos dois versos, traduz, e eu declararei a tua justiça, ó Deus! Mas sendo esta uma questão de pouca importância, não vou me debruçar sobre isso. David processa mais detalhadamente o assunto sobre o qual ele havia falado anteriormente. Em primeiro lugar, ele declara que a justiça de Deus é muito alta; segundo, que operou poderosamente; e, finalmente, ele exclama com admiração: quem é como você? É digno de nota que a justiça de Deus, cujos efeitos são próximos a nós e conspícuos, ainda é exaltada, na medida em que não pode ser compreendida por nosso entendimento finito. Enquanto a medimos de acordo com nosso próprio padrão limitado, somos esmagados e engolidos pela menor tentação. Para, portanto, dar um curso livre para nos salvar, cabe a nós ter uma visão ampla e abrangente – olhar acima e abaixo, longe e longe, para que possamos formar algumas concepções devidas de sua amplitude. As mesmas observações se aplicam à segunda cláusula, que faz menção às obras de Deus: Pois você fez grandes coisas. Se atribuirmos a seu poder conhecido os elogios que lhe são devidos, nunca desejaremos terreno para receber boa esperança. Finalmente, nosso senso da bondade de Deus deve se estender a ponto de nos arrebatar com admiração; pois assim acontecerá que nossas mentes, que geralmente são distraídas por uma inquietação profana, repousam somente sobre Deus. Se alguma tentação se lança sobre nós, imediatamente ampliamos uma mosca em um elefante; ou melhor, criamos montanhas muito altas, que impedem que a mão de Deus nos alcance; e, ao mesmo tempo, limitamos basicamente o poder de Deus. A exclamação de Davi, então, quem é como você? tende a nos ensinar a lição, que devemos forçar nosso caminho através de todos os impedimentos pela fé, e considerar o poder de Deus, que tem o direito de ser considerado, como superior a todos os obstáculos. Todos os homens, de fato, confessam com a boca que ninguém é como Deus; mas há escasso dentre cem que está verdadeiramente e totalmente convencido de que somente Ele é suficiente para nos salvar.

Comentário de John Wesley

Também a tua justiça, ó Deus, é muito elevada, que fez grandes coisas; ó Deus, que é como tu!

Muito alto – mais eminente.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *