Estudo de Isaías 51:8 – Comentado e Explicado

porque a traça os comerá como uma vestimenta, e os vermes das traças os roerão como lã. Mas minha vitória subsistirá sempre e meu triunfo persistirá de geração em geração.
Isaías 51:8

Comentário de Albert Barnes

Para a mariposa – (ver Isaías 50: 9 ). A idéia é que eles sejam consumidos quando a mariposa comer uma roupa; ou melhor, que a própria mariposa os consuma como uma vestimenta; isto é, eles eram tão fracos quando comparados com o Senhor que até a mariposa, um dos menores e mais desprezíveis insetos, os consumiria. Uma expressão notavelmente semelhante a essa ocorre em Jó 4: 18-20 :

Eis que em seus servos ele não confia,

E seus anjos ele se encanta com a fragilidade;

Quão mais verdadeiro é esse daqueles que moram em casas de barro,

Cuja fundação está no pó!

Eles são batidos antes do verme da traça!

Entre manhã e noite eles são destruídos;

Sem ninguém a respeito, eles perecem para sempre.

Talvez o trecho a seguir de Niebuhr possa lançar alguma luz sobre a passagem, mostrando que o homem pode ser esmagado por algo tão débil como um verme ‹Uma doença muito comum no Iêmen é o ataque do verme Guiney, ou o Verea- Medinensis ‘, como é chamado pelos médicos da Europa. Supõe-se que esta doença seja causada pelo uso de águas pútridas, que as pessoas são obrigadas a beber em várias partes do Iêmen; e por esse motivo, os árabes sempre passam a água, cuja natureza não conhecem, através de um pano de linho antes de usá-la. Infelizmente, quando alguém engole os ovos desse inseto, nenhuma conseqüência imediata se segue; mas depois de um tempo considerável, o verme começa a aparecer pela pele. Nosso médico, Sr. Cramer, foi atacado poucos dias após sua morte por cinco desses vermes de uma só vez, embora isso tenha acontecido mais de cinco meses depois que deixamos a Arábia. Na ilha de Karek, vi um oficial francês chamado Le Page, que, depois de uma longa e difícil jornada, se apresentou a pé e em trajes indianos, entre Pondicherry e Surat, pelo calor da Índia, estava ocupado extraindo um verme do seu corpo. Ele supôs que tinha conseguido bebendo água ruim no país dos Mahrattas. Esse distúrbio não é perigoso se a pessoa afetada puder extrair o worm sem quebrá-lo. Com essa visão, ele é enrolado em um pequeno pedaço de madeira quando sai da pele. É fino como um fio e mede dois ou três pés de comprimento. Se, infelizmente, for quebrado, ele retornará ao corpo, e as conseqüências mais desagradáveis ??se seguirão – paralisia, gangrena e, às vezes, morte. Um pensamento semelhante ao de Isaías respeitando o homem, foi maravilhosamente expresso por Gray:

Para o olhar sóbrio da contemplação,

Tal é a raça do homem;

E os que rastejam, e os que voam,

Terminará onde eles começaram.

Como os ocupados e os gays,

Mas flutue no pequeno dia da vida,

Nas cores variadas da fortuna, o mais seco;

Escovado pela mão de uma má sorte,

Ou relaxado por idade, sua dança arejada

Eles partem, em pó para descansar.

E o verme os comerá como lã – A palavra traduzida como ‘verme’ ( ?? sas ) provavelmente significa o mesmo que a mariposa. O árabe o processa por mariposa, gorgulho. A Septuaginta, s?? ses É de ocorrência incomum nas Escrituras.

Comentário de John Calvin

8. Mas a minha justiça permanecerá continuamente. Como os servos crentes de Deus devem suportar muitas reprovações e difamações dos inimigos da palavra, o Profeta exorta e os encoraja a suportá-la com coragem. Freqüentemente acontece que somos mais profundamente tocados pelos contornos e insultos dos homens do que pelo fogo e pela espada; mas devemos considerar que louvor e glória são o objeto de seu desprezo e aversão. O verdadeiro valor brota dessa consideração: que, embora o mundo nos rejeite como “sujeira e escoriações” ( 1 Coríntios 4:13 ), Deus nos estima; porque mantemos a mesma causa consigo mesmo. Com Moisés, portanto, “preferimos a reprovação de Cristo aos tesouros dos egípcios”. ( Hebreus 11:26 .) Vamos nos alegrar com os apóstolos, que

“Partiram do conselho alegres e alegres, porque foram considerados dignos de sofrer vergonha pelo nome de Jesus”. ( Atos 5:41 .)

E minha salvação para todo o sempre. Como a morte de homens maus nos renderia um pequeno consolo, se não fôssemos salvos, ele mostra qual será a nossa condição, a saber, que nunca seremos destituídos da “justiça e salvação de Deus”. Mas a comparação pode parecer inadequada, quando ele contrasta a destruição dos iníquos com sua justiça. De maneira muito mais clara e adequada, poderia ter sido assim expresso: “embora os réprobos se entreguem à alegria, eles perecerão rapidamente; mas os crentes, embora pareçam estar mortos, viverão. ” Novamente, porque ele não faz nenhuma menção a nós, e recomenda apenas a eternidade da justiça de Deus, pode-se objetar que, para nós que estamos quase sobrecarregados, isso é inútil. Mas por essas palavras o Profeta nos instrui que, em nossas aflições, devemos buscar consolo com o pensamento, que nossa saúde e salvação são, por assim dizer, encerradas em Deus; pois, enquanto os homens confiam ou confiam em si mesmos, não podem nutrir nenhuma boa esperança que não decaia rapidamente; e, portanto, devemos voltar nosso coração a Deus, cuja “misericórdia dura de eternidade a eternidade naqueles que o temem”, como Davi diz, “e sua justiça aos filhos dos filhos”. ( Salmos 103: 17. )

Como a salvação se baseia na bondade de Deus, Isaías nos lembra disso, que os homens podem ser reduzidos a nada e que a confiança pode ser depositada somente em Deus. O significado pode ser assim resumido: “A salvação está em Deus, para que ele possa preservar, não a si mesmo, mas a nós; a justiça está em Deus, para que ele a exiba para nossa defesa e preservação. ” Consequentemente, desde a eternidade da “salvação e justiça de Deus”, devemos inferir que os servos de Deus não podem perecer; o que concorda com a passagem citada um pouco antes de David,

“Tu és o mesmo, e teus anos não falharão. Os filhos de teus servos habitarão, e sua posteridade será estabelecida para sempre. ” ( Salmos 102: 27. )

Assim, vemos como ele aplica essa eternidade aos filhos de Deus, que não subsistem em si mesmos, mas em Deus, e têm nele o fundamento de sua salvação.

Comentário de John Wesley

Porque a mariposa os comerá como uma roupa, e os vermes os comerão como lã; mas a minha justiça será para sempre e a minha salvação de geração em geração.

Como lã – Como uma roupa de lã, que é mais cedo corrompida por mariposas ou criaturas do que linho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *