Estudo de Isaías 56:1 – Comentado e Explicado

Eis o que diz o Senhor: respeitai o direito e praticai a justiça, porque minha salvação não tarda a chegar e minha justiça a revelar-se.
Isaías 56:1

Comentário de Albert Barnes

Assim diz o Senhor – Ou seja, em vista do fato de que o reino de Deus não viria em um período distante. O Senhor declara o que era necessário para se preparar para isso e qual era o caráter que ele exigia daqueles que estavam dispostos a aceitar suas ofertas e que seriam admitidos em seus privilégios.

Mantenha seu julgamento – Margem, ‘Equidade.’ Quebre seus pecados e seja santo. Uma declaração um tanto semelhante foi feita por João Batista quando ele anunciou a vinda do Messias: ‹Arrependei-vos, porque o reino dos céus está próximo ‘ Mateus 3: 2 . A idéia geral é que não era apenas apropriado que a perspectiva de sua vinda e sua abordagem próxima os levassem a uma vida santa, mas era necessário para que eles escapassem de sua indignação.

Minha salvação está prestes a chegar – É preciso ter em mente que isso foi considerado dirigido aos judeus no exílio na Babilônia, e provavelmente há uma referência primária nas palavras à libertação que eles estavam prestes a experimentar por muito tempo. e cativeiro doloroso. Mas, ao mesmo tempo, a linguagem é apropriada para a vinda do reino de Deus sob o Messias, e todo o escopo da passagem exige que a compreendamos sobre esse evento. Linguagem semelhante a essa ocorre com freqüência no Novo Testamento, onde os escritores sagrados parecem ter essa passagem nos olhos (ver Mateus 3: 2 ; Lucas 21:31 ; Romanos 13:11 ; compare Isaías 62: 1-11 ). Deve ser considerado, portanto, como tendo uma referência à futura vinda do Messias – talvez como planejado para descrever a série de libertações que deveriam encerrar o doloroso cativeiro na Babilônia e levar o povo de Deus à perfeita liberdade, e à plena fruição de seu favor. Embora a vinda real do Messias na época do exílio tenha sido comparativamente remota, o início da grande obra de sua libertação estava próximo. Logo eles seriam resgatados, e esse resgate seria apenas o primeiro no trem de libertações que resultaria em toda a redenção do povo de Deus, e seria a promessa pública de que tudo o que ele havia prometido da redenção do mundo deve certamente ser efetuado.

Ser revelado – Ser tornado conhecido; manifestar-se publicamente.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 56: 1 . Assim diz o Senhor : Este versículo e o restante deste capítulo, até Isaías 56: 9 , parecem pertencer à profecia anterior. Da consideração das promessas de Deus feitas aos judeus e gentios crentes, ele aqui os exorta a cumprir seus deveres para com ele. Guardai o julgamento e faça justiça – Esta frase em outro lugar geralmente significa os deveres que um homem deve a outro; mas aqui parece antes significar os deveres que os homens devem a Deus, como é explicado nos versículos seguintes. Conseqüentemente, pode ter sido prestado com propriedade, praticar a justiça. Pois minha salvação está próxima de chegar – Aquela eminente salvação do Messias, tão amplamente prometida e insistida nos capítulos anteriores. As Escrituras, devemos observar, freqüentemente falam de coisas que estão a uma grande distância, como se estivessem presentes ou à mão, Habacuque 2: 3 ; Tiago 5: 8-9 ; Apocalipse 22:20 . E a minha justiça a ser revelada – O que na cláusula anterior ele chamou de salvação, ele aqui chama de justiça, como uma demonstração evidente da justiça de Deus, tanto no cumprimento de suas promessas quanto no castigo do pecado, como também na salvação dos pecadores, em termos justos e honrosos.

Comentário de John Calvin

1. Assim diz Jeová. Esta é uma passagem notável, na qual o Profeta mostra o que Deus exige de nós, assim que ele oferece sinais de seu favor, ou promete que ele estará pronto para se reconciliar conosco, para que nossa reconciliação seja garantida. Ele exige de nós uma conversão que mude nossas mentes e corações, para que eles abandonem o mundo e se elevem em direção ao céu; e depois ele também pede os frutos do arrependimento.

Guardai o juízo e pratique a justiça. Sob os nomes “julgamento” e “justiça”, ele inclui todos os deveres que os homens devem uns aos outros, e que consistem não apenas em abster-se de fazer coisas erradas, mas também em prestar assistência aos nossos vizinhos. E esta é a soma da segunda tabela da Lei, de acordo com a qual damos prova de nossa piedade, se tivermos alguma. Por essa razão, os profetas sempre chamam nossa atenção para essa mesa; porque por meio dele nosso caráter real é mais conhecido e a verdadeira retidão é verificada; pois os hipócritas, como vimos anteriormente, (93) freqüentemente praticam o engano por cerimônias.

Porque a minha salvação está próxima e a minha justiça. Ele atribui a razão e, ao mesmo tempo, aponta a fonte e a causa pela qual é dever de todos dedicar-se à novidade da vida. É porque “a justiça do Senhor se aproxima de nós”, que nós, da nossa parte, devemos nos aproximar dele. O Senhor chama a si mesmo de “justo” e declara que essa é “a sua justiça”, não porque ele a mantém calada em si mesmo, mas porque a derrama sobre os homens. Da mesma maneira, ele chama de “sua salvação”, pela qual ele livra os homens da destruição.

Embora esse discurso tenha sido dirigido aos judeus, que, pelo sincero carinho do coração e pela prática da integridade, eles possam mostrar sua gratidão a Deus, seu Redentor, mas se refere a todos nós; pois o mundo inteiro está arruinado em si mesmo, se não obtiver salvação somente de Deus. Portanto, devemos prestar atenção a essa exortação, que nos instrui de que quanto mais próximos estamos de Deus, tanto mais poderosamente devemos estar entusiasmados com a prática da piedade. Daí também Paulo admoesta os crentes, (94) “Lança fora as obras das trevas; vista a armadura da luz; pois nossa salvação está mais próxima do que pensávamos. ” ( Romanos 13:11 )

Comentário de John Wesley

Assim diz o SENHOR: Guardai o juízo e pratique a justiça, porque a minha salvação está próxima e a minha justiça será revelada.

Minha salvação – Aquela eminente salvação do Messias, e na qual, sem isso, você não terá parte.

Está próximo – Assim, as escrituras freqüentemente falam de coisas que estão a uma grande distância, como se estivessem presentes ou à mão, Habacuque 2: 3 ; Tiago 5: 8,9 ; Apocalipse 22:20 .

Minha justiça – A mesma coisa que ele chamou de salvação.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *