Estudo de João 16:9 – Comentado e Explicado

Convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em mim.
João 16:9

Comentário de Albert Barnes

Do pecado – A primeira coisa especificada da qual o mundo seria convencido é o pecado. O pecado, em geral, é qualquer violação da lei de Deus, mas o pecado particular do qual os homens aqui se dizem convencidos é o de rejeitar o Senhor Jesus. Isso é colocado em primeiro lugar e é considerado o pecado de maior magnitude, pois é o principal dos quais os homens são culpados. Isso era particularmente verdade nos judeus que o rejeitaram e crucificaram; e foi o grande crime que, quando trazido de volta à consciência pela pregação dos apóstolos, os dominou com confusão e encheu seus corações de remorso. Foi a rejeição do Filho de Deus que se tornou a grande verdade que foi fundamental para sua conversão. Atos 2: 22-23 , Atos 2:37 ; Atos 3: 13-15 ; Atos 4:10 , Atos 4: 26-28 ; compare João 16: 31-33 . Também é verdade para outros pecadores. Os pecadores, quando despertados, freqüentemente sentem que foi o grande pecado de suas vidas que eles rejeitaram a terna misericórdia de Deus e pisotearam o sangue de seu Filho; e que há meses e anos se recusam a submeter-se a ele, dizendo que não querem que ele reine sobre eles. Assim se cumpre o que é falado por Zacarias, Zacarias 12:10 ; “E eles olharão para mim a quem traspassaram e lamentarão.” Por todo o Novo Testamento, isso é considerado o pecado que é preeminentemente ofensivo a Deus e que, se não for arrependido, certamente levará à perdição, Marcos 16:16 ; João 3:36 . Por isso, é colocado em primeiro lugar naqueles pecados dos quais o Espírito convencerá os homens; e, portanto, se ainda não fomos levados a ver nossa culpa em rejeitar a terna misericórdia de Deus por meio de seu Filho, ainda estamos na irritação da amargura e sob o vínculo da iniqüidade.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

porque A missão do Espírito Santo era culpar o mundo em três coisas: (1) PECADO. ), was rejected and crucified, and now in righteousness was to be removed from the earth, the seal of the Father”s approval being put upon Him by resurrection. Aos olhos de Deus, o pecado é uma recusa em crer no evangelho a respeito de Seu filho ( 1 João 5:10 ). Os judeus consideravam apenas ofensas morais (como os homens fazem hoje) e infrações à lei cerimonial e às tradições dos anciãos ( Mateus 15: 2 ) como pecado. (2) JUSTIÇA. Aqui também o padrão de Deus e o homem diferem. Os judeus consideravam o fariseu meticuloso ( Lucas 18:11 , Lucas 18:12 ) como o ideal. O único justo , cujo padrão era a vontade de Deus ( João 8:29 . Hebreus 10: 7 ), foi rejeitado e crucificado, e agora em retidão deveria ser removido da terra, o selo da aprovação do Pai sendo colocado sobre Ele por ressurreição. Naquele que nos é feito justiça ( 1 Coríntios 1:30 ), o padrão divino é revelado ( Romanos 1:17 ). (3) JULGAMENTO. Pois o príncipe deste mundo já foi julgado ( João 12:31 ) e condenado, e em pouco tempo a sentença será executada ( Romanos 16:20 ).

acreditam . . . em. App-150.

Comentário de John Calvin

9. Do pecado. Resta agora ver o que é convencer do pecado. Cristo parece fazer da descrença a única causa do pecado , e isso é torturado pelos comentaristas de várias maneiras; mas, como já disse, não pretendo detalhar as opiniões que foram defendidas e avançadas. Primeiro, deve-se observar que o julgamento do Espírito começa com a demonstração do pecado ; pois o início da instrução espiritual é que os homens nascidos em pecado não têm nada além do que leva ao pecado. Mais uma vez, Cristo mencionou a incredulidade , a fim de mostrar qual é a natureza dos homens em si, pois a fé é o vínculo pelo qual ele está unido a nós, até que acreditemos nele, estamos fora dele e separados dele. A importância dessas palavras é como se ele tivesse dito: “ Quando o Espírito vier , ele produzirá plena convicção de que, fora de mim, o pecado reina no mundo ; ”E, portanto, a descrença é aqui mencionada, porque nos separa de Cristo, em consequência da qual nada nos resta senão o pecado. Em suma, por essas palavras, ele condena a corrupção e a depravação da natureza humana, para que não possamos supor que uma única gota de integridade está em nós sem Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Do pecado – Do pecado dos judeus em não me receber como o Messias, embora minha missão tenha sido reconhecida pelos mesmos milagres que os profetas predisseram: ver Isaías 35: 3-6 . Isso foi literalmente cumprido no dia de pentecostes, quando o Espírito foi dado; pois multidões de judeus foram convencidos desse pecado e convertidos a Deus. Ver Atos 2:37 .

Se tomarmos essa previsão de nosso Senhor em um sentido mais geral, podemos considerar que é um dos grandes ofícios do Espírito Santo convencer o pecado, mostrar aos homens o que é pecado, demonstrar a eles que são pecadores. e mostrar a necessidade de uma expiação pelo pecado; e, nesse sentido, a frase pe?? ?µa?t?a? pode ser entendida e, nesse sentido, é usada em multidões de lugares na Septuaginta, mas as palavras, porque não acreditam em mim, restringem o significado particularmente ao pecado dos judeus. em rejeitar Jesus como o Messias.

Comentário de Thomas Coke

João 16: 9 . Do pecado, porque, etc. – “Quando o Consolador vier, ele, pela efusão miraculosa de seus dons, acompanhado pela graça divina, convencerá o mundo do pecado de que eles cometem descrença em mim; que, embora ausente no que diz respeito a mim. presença corporal, sou capaz de conferir poderes extraordinários a meus ministros “. Por conseguinte, descobrimos que multidões de judeus estavam assim convencidas, Atos 2:37 ; Atos 2:47 .

Comentário de John Wesley

Do pecado, porque eles não crêem em mim;

Do pecado – Particularmente da incredulidade, que é a confluência de todos os pecados, e os vincula a todos nós.

Referências Cruzadas

Marcos 16:16 – Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

João 3:18 – Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.

João 5:40 – contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida.

João 8:23 – Mas ele continuou: “Vocês são daqui de baixo; eu sou lá de cima. Vocês são deste mundo; eu não sou deste mundo.

João 8:42 – Disse-lhes Jesus: “Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou.

João 12:47 – “Se alguém ouve as minhas palavras, e não as guarda, eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo.

João 15:22 – Se eu não tivesse vindo e lhes falado, não seriam culpados de pecado. Agora, contudo, eles não têm desculpa para o seu pecado.

Atos dos Apóstolos 2:22 – “Israelitas, ouçam estas palavras: Jesus de Nazaré foi aprovado por Deus diante de vocês por meio de milagres, maravilhas e sinais, que Deus fez entre vocês por intermédio dele, como vocês mesmos sabem.

Atos dos Apóstolos 3:14 – Vocês negaram publicamente o Santo e Justo e pediram que lhes fosse libertado um assassino.

Atos dos Apóstolos 7:51 – “Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!

Atos dos Apóstolos 26:9 – “Eu também estava convencido de que deveria fazer todo o possível para me opor ao nome de Jesus, o Nazareno.

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Romanos 7:9 – Antes, eu vivia sem a lei, mas quando o mandamento veio, o pecado reviveu, e eu morri.

1 Tessalonicenses 2:15 – que mataram o Senhor Jesus e os profetas, e também nos perseguiram. Eles desagradam a Deus e são hostis a todos,

1 Timóteo 1:13 – a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade;

Hebreus 3:12 – Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.

Hebreus 10:28 – Quem rejeitava a lei de Moisés morria sem misericórdia pelo depoimento de duas ou três testemunhas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *