Estudo de Hebreus 10:28 – Comentado e Explicado

Se alguém transgredir a Lei de Moisés – e isto provado com duas ou três testemunhas -, deverá ser morto sem misericórdia.
Hebreus 10:28

Comentário de Albert Barnes


Aquele que desprezava a lei de Moisés – isto é, o apóstata da religião de Moisés. Isso não significa que, em todos os casos, o ofensor contra a Lei de Moisés morreu sem piedade, mas apenas onde as ofensas eram puníveis com a morte, e provavelmente o apóstolo tinha em seus olhos particularmente o caso de apostasia da religião judaica. O assunto da apostasia da religião cristã está particularmente em discussão aqui, e era natural ilustrar isso com uma referência a um caso semelhante sob a Lei de Moisés. A lei em relação aos apóstatas da religião judaica era positiva. Não houve indulto; Deuteronômio 13: 6-10 .

Morreu sem piedade – Ou seja, não havia provisão para o perdão.

Sob duas ou três testemunhas – era a lei estabelecida entre os hebreus que em todos os casos que envolviam pena de morte, duas ou três testemunhas deveriam ser necessárias. Ou seja, ninguém deveria ser executado a menos que duas pessoas certamente prestassem testemunho, e foi considerado importante, se possível, que três testemunhas concordassem na declaração. O objeto era a segurança da pessoa acusada, se inocente. O “princípio” da Lei era que era de presumir que duas ou três pessoas teriam muito menos probabilidade de conspirar para prestar um falso testemunho do que uma seria, e que duas ou três pessoas provavelmente não seriam enganadas em respeito a um fato que eles haviam observado.

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 10: 28-29 . Ele que – Em casos capitais, como pelos pecados do rompimento do sábado, desobediência aos pais, blasfêmia, adultério, assassinato; desprezado – presunçosamente transgredido; A lei de Moisés morreu – foi morto; sem piedade – sem demora ou atenuação de sua punição, se condenado por duas ou três testemunhas – veja a margem. De quanto punição mais severa – Do que a da morte do corpo; Ele será considerado digno, quem – Pela total apostolado voluntário; (ao qual apenas parece que esta passagem se refere;) pisou por baixo do Filho de Deus – um legislador muito mais honroso que Moisés, e o verdadeiro Messias, o único Salvador do mundo; aquele a quem Deus exaltou acima dos principados e poderes, e a quem, portanto, toda a humanidade deve exaltar e adorar em suas almas; mas quem agora, por esse tipo de pessoa, era considerado um malfeitor, um sedutor; ninguém, de maneira alguma, enviado por Deus, mas um malfeitor, justamente condenado e executado por seus crimes: aqui pisam o Filho de Deus com todo desprezo e desprezo. E contou o sangue da aliança – Ou seja, o sangue de Cristo, pelo qual a nova aliança foi confirmada; com o qual ele foi santificado – Dedicado a Deus e levado em aliança com ele, e até interiormente renovado no espírito de sua mente; um profano?????? , uma coisa comum, sem valor ou virtude; uma coisa sem valor; nem de tanta utilidade para a glória de Deus quanto o sangue de animais em sacrifícios legais. Observe, leitor, aqueles pelos quais a eficácia do sangue de Cristo, para a expiação do pecado, é negada, pode ser dito verdadeiramente que isso é uma coisa comum; e tem feito apesar do Espírito da graçae??ß??sa? , ter tratado com contusão ou censura o Espírito Santo que a graça de Deus confere ao seu povo, e que é o autor da graça salvadora para eles. Macknight retrata isso, Insultou o Espírito da graça; observando, “o apóstolo significa o Espírito Santo, cujos dons foram concedidos na primeira era aos crentes, para a confirmação do evangelho. Portanto, se alguém apostatou na primeira era, depois de testemunhar os dons milagrosos, muito mais, depois de possuí-los, ele deve, como os escribas e fariseus, atribuí-los a espíritos malignos; do que uma indignidade maior não poderia ser feita ao Espírito de Deus. ”

Comentário de E.W. Bullinger

Ele, etc. = Qualquer um (grego. Tis) que despreza (grego. Atheteo, não tem valor. Veja João 12:48 ).

Moisés . Ver Hebreus 3: 2 .

morreu = dieta.

sem . Ver Hebreus 9: 7 .

misericórdia . Grego. oiktirmos. Ver Romanos 12: 1 . A palavra está no plural, “misericórdia” , para enfatizar. Figura da fala Heterose (de número), App-6.

under = upon (o testemunho de). Grego. epi . App-104.

testemunhas . Grego. martus. Ver João 1: 7 e comparar p. 1511. Referência a Deuteronômio 17: 2-6 .

Comentário de John Calvin

28. Aquele que desprezava, etc. Este é um argumento do menor para o maior; pois se foi uma ofensa capital violar a lei de Moisés, quanto castigo mais pesado merece a rejeição do evangelho, um pecado que envolve tantas e tão hediondas impiedades! Esse raciocínio era realmente mais adequado para impressionar os judeus; pois um castigo tão severo aos apóstatas sob a lei não era novo para eles, nem poderia parecer injustamente rigoroso. Deveriam então ter reconhecido que a vingança é justa, por mais severa que seja, pela qual Deus agora sanciona a majestade de seu Evangelho (182)

Por meio disso, também é confirmado o que eu já disse, que o apóstolo fala não de pecados particulares, mas de toda a negação de Cristo; pois a lei não puniu todos os tipos de transgressões com a morte, mas a apostasia, isto é, quando alguém renunciou completamente à religião; pois o apóstolo se referia a uma passagem em Deuteronômio 17: 2 , (183) onde encontramos que, se alguém violasse a aliança de Deus adorando deuses estrangeiros, ele seria levado para fora do portão e apedrejado até a morte.

Agora, embora a Lei procedesse de Deus, e Moisés não fosse seu autor, mas seu ministro, ainda assim o Apóstolo a chama de lei de Moisés, porque havia sido dada através dele: isso foi dito para ampliar ainda mais a dignidade de Deus. o Evangelho, que nos foi entregue pelo Filho de Deus.

Sob duas ou três testemunhas, etc. Isso não se aplica ao presente assunto; mas fazia parte da lei civil de Moisés que eram necessárias duas ou três testemunhas para provar o acusado culpado. Contudo, aprendemos, portanto, que tipo de crime o apóstolo significava; pois, se isso não tivesse sido acrescentado, haveria uma abertura para muitas falsas conjecturas. Mas agora está além de toda disputa que ele fala de apostasia. Ao mesmo tempo em que deve ser observada a eqüidade que quase todos os estadistas adotaram, que ninguém deve ser condenado sem ser provado culpado pelo testemunho de duas testemunhas. (184)

Comentário de Adam Clarke

Aquele que desprezava a lei de Moisés – He?et?sa? · Aquele que a rejeitou, a jogou de lado e negou sua autoridade Divina por pecados presunçosos, morreu sem piedade – sem qualquer atenuação ou atenuação da punição; Números 15:30 .

Sob duas ou três testemunhas – Ou seja, quando condenado pelo testemunho de duas ou três testemunhas respeitáveis. Ver Deuteronômio 17: 6 .

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 10:28 . Aquele que desprezava a lei de Moisés “Isso podemos deduzir facilmente da natureza das coisas, mesmo que não tivéssemos sido tão expressamente avisados ??disso na palavra de Deus; pois se alguém, de qualquer ordem e dignidade, que estabeleceu nada a lei de Moisés, por qualquer transgressão presunçosa, morreu sem misericórdia com a evidência de duas ou três testemunhas, e foi excluído qualquer benefício daquelas ofertas pelo pecado que foram designadas por ofensas à ignorância e desconsideração: de quanto punição mais severa , etc. ”

Comentário de John Wesley

Aquele que desprezava a lei de Moisés morreu sem piedade sob duas ou três testemunhas:

Aquele que, em casos capitais, desprezou (presumivelmente transgrediu) a lei de Moisés morreu sem piedade – Sem demora ou atenuação de sua punição.

Referências Cruzadas

Números 15:30 – “Mas todo aquele que pecar com atitude desafiadora, seja natural da terra, seja estrangeiro residente, insulta ao Senhor, e será eliminado do meio do seu povo.

Números 15:36 – Assim, toda a comunidade o levou para fora do acampamento e o apedrejou até à morte, conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Deuteronômio 13:6 – Se o seu próprio irmão ou filho ou filha, ou a mulher que você ama ou o seu amigo mais chegado secretamente instigá-lo, dizendo: “Vamos adorar outros deuses! ” — deuses que nem você nem os seus antepassados conheceram,

Deuteronômio 17:2 – Se um homem ou uma mulher que vive, numa das cidades que o Senhor lhes dá, for encontrado fazendo o que o Senhor, o seu Deus, reprova, violando a sua aliança,

Deuteronômio 17:2 – Se um homem ou uma mulher que vive, numa das cidades que o Senhor lhes dá, for encontrado fazendo o que o Senhor, o seu Deus, reprova, violando a sua aliança,

Deuteronômio 17:6 – Pelo depoimento de duas ou três testemunhas tal pessoa poderá ser morta, mas ninguém será morto pelo depoimento de uma única testemunha.

Deuteronômio 19:13 – Não tenham piedade dele. Eliminem de Israel a culpa pelo derramamento de sangue inocente, para que tudo lhes vá bem.

Deuteronômio 19:15 – Uma só testemunha não é suficiente para condenar alguém de algum crime ou delito. Qualquer acusação precisa ser confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas.

2 Samuel 12:9 – Por que você desprezou a palavra do Senhor, fazendo o que ele reprova? Você matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele.

2 Samuel 12:13 – Então Davi disse a Natã: “Pequei contra o Senhor! ” E Natã respondeu: “O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá.

Isaías 27:11 – Quando os seus ramos estão secos e quebram-se, as mulheres fazem fogo com eles, pois esse é um povo sem entendimento. Por isso aquele que o fez não tem compaixão dele, aquele que o formou não lhe mostra misericórdia.

Jeremias 13:14 – Eu os despedaçarei, colocando uns contra os outros, os pais e os filhos, diz o Senhor. Nem a piedade, nem a misericórdia nem a compaixão me impedirão de destruí-los’ “.

Mateus 18:16 – Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas’.

João 8:17 – Na Lei de vocês está escrito que o testemunho de dois homens é válido.

Romanos 9:15 – Pois ele diz a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”.

2 Coríntios 13:1 – Esta será minha terceira visita a vocês. “Toda questão precisa ser confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas”.

Hebreus 2:2 – Porque se a mensagem transmitida por anjos provou a sua firmeza, e toda transgressão e desobediência recebeu a devida punição,

Tiago 2:13 – porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *