Estudo de Números 15:30 – Comentado e Explicado

Aquele, porém, que pecar conscientemente, ultraja o Senhor; ele será cortado do meio de seu povo,
Números 15:30

Comentário de Thomas Coke

Números 15: 30-31 . Deveria presunçosamente, etc. No hebraico, com mão alta; isto é, de maneira presunçosa e premeditada. Significa a ação de um homem que, consciente e voluntariamente, infringe a lei e, quando admoestado, despreza a admoestação, não define a lei e nega sua autoridade divina. O significado, portanto, parece ser que quem, em qualquer caso, não apenas consciente e deliberadamente, mas presunçosamente, e em desrespeito à lei e à autoridade do Legislador Divino, contra todos os conselhos e advertências, contraria o expressos mandamentos de Deus, no seu caso nenhuma expiação será admitida. Tal pessoa seria eliminada pela morte. – Mas se todos os pecados presunçosos fossem punidos com a morte pela lei judaica, como, pode-se perguntar, isso deve ser reconciliado com outras partes da mesma lei, que isentam da pena de morte, alguns crimes notórios (particularmente roubo) que podem ser considerados presunçosos, pois aqueles que os cometem devem saber que são expressamente contrários à lei de Deus? – Agora, em resposta a isso, Maimonides e outros rabinos pensam que isso a lei deve ser restrita aos pecados de idolatria, que são mais propriamente uma censura a Jeová e um desprezo de sua palavra, e, portanto, foram punidos pela lei de Moisés com maior severidade do que outros crimes; de fato, o contexto mostra que Moisés deve ser entendido como falando aqui, não por ofensas contra o próximo, mas por violações presunçosas da lei no caso de culto religioso; que, se não a idolatria direta, era pelo menos um grau de apostolado da verdadeira religião. Mas deve-se observar ainda que o pecado presunçoso não está tanto no próprio crime, mas na maneira de cometê-lo, quando é acompanhado por circunstâncias tão ousadas de impiedade que chegam a blasfêmia, que é aqui chamada de censura ao crime. Senhor, e desprezando sua palavra. Por exemplo, embora o roubo em si não seja punível com a morte, ainda assim, se o ladrão, quando for levado, em vez de reconhecer sua ofensa e a eqüidade da lei, deve insistir em sua justificativa, anular a lei e negar que seja de autoridade divina, ele também pecou presunçosamente, e com mão erguida, e consequentemente seria cortado. Ver Selden de Jure N. e G. lib. 2: cap. 2: Podemos observar ainda que a oposição no contexto entre pecados da ignorância e pecados da presunção prova claramente que a maneira de cometer, e não os próprios pecados, é aqui mencionada.

Comentário de Adam Clarke

Mas a alma que faz tudo presunçosamente – Negritos e ousados ??atos de transgressão contra toda a evidência, e apesar da autoridade Divina, não admitiram expiação; a pessoa deveria ser excluída – excluída do povo de Deus e de todos os seus privilégios e bênçãos.

Provavelmente, a presunção mencionada aqui implicava um total desprezo pela palavra e autoridade de Deus, oriunda de uma mente idólatra ou ateísta. Nesse caso, todo arrependimento foi impedido, por causa da negação da palavra e do ser de Deus. Provavelmente é um caso semelhante ao mencionado em Hebreus 6: 4-8 ; (Nota); Hebreus 10: 26-31 ; (Nota); em quais passagens ver as notas.

Comentário de John Wesley

Mas a alma que faz presunçosamente, seja ele nascido na terra ou estrangeiro, o mesmo insulta o SENHOR; e essa alma será extirpada do meio do seu povo.

Repreende o Senhor – Ele coloca Deus em desafio, e o expõe ao desprezo, como se ele fosse incapaz de punir os transgressores.

Comentário de John Calvin

30. Mas a alma que faz deve. Este versículo é traduzido de várias maneiras. Para alguns leem assim (68): “A alma que faz o que é altivo, o mesmo opróbria ao Senhor e, portanto, será exterminada;” portanto, haveria duas proposições. Seguimos outra opinião, lendo-a em conexão : “A alma, que tiver levantado a mão alta ao opróbrio de Deus, será exterminada” Literalmente, é: “A alma, que deve ter tratado a mão alta, nascido na terra, ou estrangeiro, blasfemando contra Deus, e essa alma será arrancada do meio de seu povo. ” Mas, como qualquer uma das versões é provável e não faz diferença de substância, permiti-me escolher livremente o que expressava o significado mais claramente. “Lidar com mão alta” nada mais é do que tentar, ou empreender com orgulho, o que não é lícito: pois nossas mãos devem ser guiadas e, por assim dizer, restringidas pela palavra de Deus, para que não se levantem. Mas, embora as mãos dos homens sejam usadas em vários atos de audácia e devassidão, ainda aqui há uma menção especial à profanação da adoração verdadeira e legítima de Deus, quando algo é inventado inconsistente com sua pureza: pois a punição não é decretada contra roubos ou assassinatos , ou outros crimes semelhantes, mas contra a imaginação perversa, que tendem à corrupção da religião. A razão é acrescentada depois: “Porque ele desprezou a palavra do Senhor e quebrou o seu mandamento”. Pois não é uma ofensa leve transgredir os limites que Deus colocou. Agora, é certo que todos os serviços auto-inventados traem um desprezo ímpio por Deus, como se os homens o desprezassem e desprezassem suas ordens. Daí deduzimos que nada se opõe à religião perfeita e sincera do que a temeridade que induz os homens a seguirem o caminho que desejarem. A cláusula “sua iniqüidade estará sobre ele ” pode ser explicada de duas maneiras, seja como uma confirmação por Moisés da justiça dessa punição e de sua imposição merecida, ou como uma advertência de que a impiedade deve ser corrigida , antes de avançar muito. Também não há objeção.

Referências Cruzadas

Gênesis 17:14 – Qualquer do sexo masculino que for incircunciso, que não tiver sido circuncidado, será eliminado do meio do seu povo; quebrou a minha aliança”.

Exodo 21:14 – Mas se alguém tiver planejado matar outro deliberadamente, tire-o até mesmo do meu altar e mate-o.

Levítico 20:3 – Voltarei o meu rosto contra ele e o eliminarei do meio do seu povo; pois deu os seus filhos a Moloque, contaminando assim o meu santuário e profanando o meu santo nome.

Levítico 20:6 – “Voltarei o meu rosto contra aquele que procurar médiuns e espíritas para segui-los, prostituindo-se com eles. Eu o eliminarei do meio do seu povo.

Levítico 20:10 – “Se um homem cometer adultério com a mulher de outro homem, com a mulher do seu próximo, tanto o adúltero quanto a adúltera terão que ser executados.

Números 9:13 – Se, porém, um homem estiver puro e não estiver distante por motivo de viagem e ainda assim não celebrar a Páscoa, ele será eliminado do meio do seu povo porque não apresentou a oferta do Senhor na ocasião própria. Ele sofrerá as conseqüências do seu pecado.

Números 14:44 – Apesar disso, eles subiram desafiadoramente ao alto da região montanhosa, mas nem Moisés nem a arca da aliança do Senhor saíram do acampamento.

Deuteronômio 1:43 – Eu lhes disse isso, mas vocês não me deram ouvidos, rebelaram-se contra o Senhor e, com presunção, subiram a região montanhosa.

Deuteronômio 17:12 – Mas quem agir com rebeldia contra o juiz ou contra o sacerdote que ali estiver no serviço do Senhor, terá que ser morto. Eliminem o mal do meio de Israel.

Deuteronômio 29:19 – Se alguém, cujo coração se afastou do Senhor para adorar outros deuses, ouvir as palavras deste juramento, invocar uma bênção sobre si mesmo e pensar: “Estarei em segurança, muito embora persista em seguir o meu próprio caminho”, trará desgraça tanto à terra irrigada quanto à terra seca.

Salmos 19:13 – Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem! Então serei íntegro, inocente de grande transgressão.

Salmos 69:9 – pois o zelo pela tua casa me consome, e os insultos daqueles que te insultam caem sobre mim.

Salmos 74:18 – Lembra-te de como o inimigo tem zombado de ti, ó Senhor, como os insensatos têm blasfemado o teu nome.

Salmos 74:22 – Levanta-te, ó Deus, e defende a tua causa; lembra-te de como os insensatos zombam de ti sem cessar.

Salmos 79:12 – Retribui sete vezes mais aos nossos vizinhos as afrontas com que te insultaram, Senhor!

Salmos 89:51 – das zombarias dos teus inimigos, Senhor, com que afrontam a cada passo o teu ungido.

Provérbios 14:31 – Aquele que oprime o pobre com isso despreza o seu Criador, mas quem ao necessitado trata com bondade honra a Deus.

Isaías 37:23 – De quem você zombou e contra quem blasfemou? Contra quem você ergueu a voz e, contra quem levantou seu olhar arrogante? Contra o Santo de Israel!

Mateus 12:32 – Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na era que há de vir.

Hebreus 10:26 – Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados,

Hebreus 10:29 – Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, que profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça?

2 Pedro 2:10 – especialmente os que seguem os desejos impuros da carne e desprezam a autoridade. Insolentes e arrogantes, tais homens não têm medo de difamar os seres celestiais;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *