Estudo de Hebreus 10:29 – Comentado e Explicado

Quanto pior castigo julgais que merece quem calcar aos pés o Filho de Deus, profanar o sangue da aliança, em que foi santificado, e ultrajar o Espírito Santo, autor da graça!
Hebreus 10:29

Comentário de Albert Barnes


De quanto punição mais severa, suponha que ele seja considerado digno – isto é, quem renuncia ao cristianismo deve ser considerado como merecedor de uma punição muito mais severa do que o homem que apostatou da religião judaica e se deveria ser considerado ele será – pois Deus tratará todo homem como ele deve ser tratado. Isso deve se referir a punições futuras, pois a punição mais severa foi infligida ao apóstata pela religião judaica que pode estar neste mundo – a morte; e ainda assim o apóstolo aqui diz que um castigo mais severo do que aquele seria merecido por quem deveria apostatar da fé cristã. As razões pelas quais mereceriam uma punição mais severa são as seguintes: o autor do sistema cristão era muito mais exaltado do que Moisés, o fundador do sistema judaico; ele revelou verdades mais importantes; ele havia aumentado e confirmado os motivos da santidade; ele forneceu mais meios para levar uma vida santa; ele se entregou como sacrifício para resgatar a alma da morte e revelou com muito maior clareza a verdade de que há um céu de glória e santidade. Aquele que deveria apostatar da fé cristã, continua o apóstolo, também seria culpado do crime mais agravado de que o homem poderia ser culpado – o crime de pisar o Filho de Deus, de mostrar desprezo pelo seu sangue santo . e desprezando o Espírito da graça.

Quem pisou no pé do Filho de Deus – Essa linguagem é tirada do costume dos conquistadores antigos que estavam acostumados a pisar no pescoço de seus inimigos em sinal de serem subjugados, ou do fato de as pessoas pisarem no que desprezam e desprezo. A idéia é que aquele que deveria apostatar da fé cristã agiria como se devesse pisar com indignação e desprezo no único Filho de Deus. Que crime poderia ser mais agravado do que isso?

E contou o sangue da aliança – O sangue de Jesus pelo qual a nova aliança entre Deus e o homem foi ratificada; veja as notas em Hebreus 9: 16-20 ; compare as notas em Mateus 26:28 .

Com o que ele foi santificado – Tornado santo, ou separado para o serviço de Deus. A palavra “santificar” é usada em ambos os sentidos. Stuart o processa, “pelo qual a expiação é feita”; e muitos outros, de acordo com essa visão, supuseram que se refere ao Senhor Jesus. Mas parece-me que se refere à pessoa que aqui deve renunciar à religião cristã ou apostatar dela. As razões para isso são as seguintes:

(1) é o significado natural e adequado da palavra traduzida aqui “santificado”. Essa palavra é comumente aplicada aos cristãos no sentido de que eles são santificados; veja Atos 20:32 ; Atos 26:18 ; 1 Coríntios 1: 2 ; Judas 1: 1 ; compare João 10:36 ; João 17:17 .

(2) é incomum aplicar esta palavra ao Salvador. É verdade, de fato, que ele diz João 17:19 , “por eles me santifico”, mas não há caso em que ele diga que foi santificado por seu próprio sangue. E onde existe um exemplo em que a palavra é usada como significando “fazer expiações?”

(3) a suposição de que se refere a alguém que aqui é mencionado como em perigo de apostasia, e não do Senhor Jesus, concorda com o escopo do argumento. O apóstolo está mostrando a grande culpa e a destruição certa de quem deveria apostatar da religião cristã. Ao fazer isso, era natural falar da desonra que seria feita com os meios utilizados para sua santificação – o sangue do Redentor. Seria tratá-lo como se fosse uma coisa comum, ou como se pudesse ser desconsiderado como qualquer outra coisa que não tivesse valor.

Uma coisa profana – grego comum; freqüentemente usado no sentido de profano. A palavra é tão usada porque o que era santo foi separado de um uso comum para um uso sagrado. O que não foi assim consagrado era livre para todos, ou era de uso comum e, portanto, também a palavra é usada para denotar o que é profano.

E fez apesar do Espírito da graça – o Espírito Santo, chamado “o Espírito da graça”, porque ele confere favor (graça) às pessoas. O significado da frase “feito apesar de até” – ???ß??sa? enubrisas- é “ter reprovado ou tratado com malignidade ou desprezo”. A idéia é que, se eles assim apostatassem, por esse ato, tratariam o Espírito de Deus com desdém e desprezo. Foi por ele que eles foram renovados; por ele que haviam sido trazidos para abraçar o Salvador e amar a Deus; por ele que eles tinham sentimentos sagrados ou desejos puros; e se eles agora apostatassem da religião, tal ato estaria de fato tratando o Espírito Santo com a mais alta indignidade. Seria dizer que todas as suas influências não tinham valor e que não precisavam de ajuda dele. Por tais considerações, o apóstolo mostra que, se um verdadeiro cristão apostatasse, nada restaria para ele, a não ser a terrível perspectiva de condenação eterna. Ele teria rejeitado o único Salvador; ele o teria tratado com a mais alta indignidade; ele teria considerado seu sangue sagrado, derramado para santificar as pessoas, como algo comum, e teria demonstrado o maior desrespeito pelo único agente que pode salvar a alma – o Espírito de Deus. Como alguém assim poderia ser salvo depois? O apóstolo não diz de fato que alguém jamais apostataria dessa religião verdadeira, nem há razão para acreditar que esse caso já tenha ocorrido, mas, se ocorresse, a destruição seria inevitável. Quão perigoso é então cada passo que levaria a tal precipício! E quão estranha e anti-bíblica é a opinião de tantos cristãos sinceros que “podem se afastar” e se renovar de novo e de novo!

(Veja a nota suplementar em Hebreus 6: 6. Onde certos princípios são estabelecidos, para a interpretação desta e de passagens semelhantes, em consonância com a doutrina da perseverança dos santos. Se essa doutrina for mantida, e a visão de nosso autor sobre o assunto, Se a passagem ao mesmo tempo estiver correta, então claramente contém um caso impossível.É descritivo para os cristãos reais, mas eles nunca podem desaparecer.A utilidade do aviso, neste caso, pode de fato ser justificada com sucesso, com o fundamento de que é o meio de impedir a apostasia nos santos, o meio pelo qual o decreto de Deus, em referência à sua estabilidade, é efetuado.A maioria, no entanto, se inclinará para a visão que considera esse caso, como algo mais do que imaginário, quanto possível. O aviso é dirigido aos professores em geral, sem qualquer tentativa de distinguir ou separar entre verdadeiro ou falso. Sem dúvida, pode haver alguns até da classe mais avançada nas igrejas cujos membros são apóstolos, presumindo a Seu caráter professado, tratado como “santos”, eleitos ”e“ fiéis ”, sem distinção.

É claro que, de acordo com a doutrina da perseverança, apenas os “falsos”, nos quais a “raiz da questão” nunca existiu, poderiam apostatar; no entanto, ao mesmo tempo, quando nenhuma distinção foi feita, quando o apóstolo não fez nenhuma, mas se dirigiu a todos na linguagem da caridade, quando os próprios cristãos talvez achem difícil o tempo todo afirmar decididamente em seu próprio caso, a vigilância universal foi assegurada, ou em todos os eventos projetados. Mas não é suposto o partido cuja apostasia aqui é descrita, descrita por dois atributos que não pertencem senão a cristãos genuínos, a saber, a “recepção do conhecimento da verdade” e “santificação pelo sangue da aliança?” A resposta que foi dada a essa pergunta é geralmente que nenhuma dessas coisas envolve necessariamente mais do que dedicação externa a Deus. O primeiro é paralelo ao “outrora iluminado” de Hebreus 6: 4 e, é claro, admite a mesma explicação; veja nota complementar lá.

A segunda coisa, a santificação da parte “não é santificação real ou interna, e todas as disputas relativas à apostasia total e final da fé daqueles que foram santificada real e internamente a partir deste local são completamente vãs. Assim como no ato da Lei, as pessoas borrifadas de sangue foram santificadas ou dedicadas a Deus de uma maneira especial; assim, aqueles que, pelo batismo e confissão de fé na igreja de Cristo, foram separados de todos os outros, foram especialmente dedicados para Deus assim. ” – “Owen”. No entanto, esse escritor eminente está bastante disposto a adotar a opinião daqueles que interpretam, com o antecedente imediato, ” Huion tou Theouthus referindo a santificação a Cristo, e não ao apóstata; ver João 17:19 . Qualquer que seja o ponto de vista que recebamos, a grande doutrina da perseverança não é afetada, é claro. Em referência a uma objeção que o autor pediu que “o sentimento (nos versículos de Hebreus 10:26 e Hebreus 10:27 ) não seria correto, se se referisse a outros cristãos que não os verdadeiros”, note-se que, embora muitos podem ser salvos, que há muito resistem ao Espírito, mas a afirmação deve parecer perigosa ao extremo, para que alguém possa ser salvo, que faz tudo o que o apóstata nesta passagem supostamente faz. O pecado descrito parece ser o de uma rejeição determinada, insultuosa e final do único remédio para o pecado.)

Comentário de E.W. Bullinger

dolorido = pior, como em outros lugares. Grego. cheiron.

punição . Grego. timoria. Só aqui.

pensei digno . Grego. axioo . Ver Hebreus 3: 3 .

pisado = pisado. Igual a Mateus 7: 6 .

Filho de Deus App-98.

contado . Grego. hegeomai . Ver Atos 26: 2 .

com o qual = com (grego. en . App-104.) qual.

profano = “impuro” ou “sem valor”. Compare Marcos 7: 2 . Atos 11: 8 ; & c.

feito, & c . = insultado. Grego. enubrizo. Só aqui. Compare Atos 14: 5 .

graça . Grego. charis. App-184. Esta expressão apenas aqui.

Comentário de John Calvin

29. Quem pisou no pé do Filho de Deus, etc. Há essa semelhança entre apóstatas sob a lei e sob o evangelho, que ambos perecem sem piedade; mas o tipo de morte é diferente; pois o apóstolo denuncia aos desprezadores de Cristo não apenas as mortes do corpo, mas também a perdição eterna. E, portanto, ele diz que um castigo mais severo os espera. E ele designa a deserção do cristianismo por três coisas; pois ele diz que assim o Filho de Deus é pisado, que seu sangue é considerado coisa profana e que o despeito é feito ao Espírito da graça. Agora, é mais hediondo pisar no pé do que desprezar ou rejeitar; e a dignidade de Cristo é muito diferente da de Moisés; e além disso, ele não coloca simplesmente o Evangelho em oposição à Lei, mas a pessoa de Cristo e do Espírito Santo à pessoa de Moisés.

O sangue da aliança, etc. Ele aumenta a ingratidão comparando com os benefícios. É a maior indignidade contar o sangue de Cristo profano, pelo qual nossa santidade é efetuada; isso é feito por aqueles que se afastam da fé. Pois nossa fé não se concentra na doutrina nua, mas no sangue pelo qual nossa salvação foi ratificada. Ele chama isso de sangue da aliança , porque somente então as promessas foram confirmadas quando essa promessa foi adicionada. Mas ele aponta a maneira dessa confirmação dizendo que somos santificados ; pois o sangue derramado não nos serviria de nada, a não ser que fosse espargido pelo Espírito Santo; e daí vem a nossa expiação e santificação. O apóstolo, ao mesmo tempo, faz alusão ao antigo ritual de aspersão, que não beneficiava de uma verdadeira santificação, mas era apenas sua sombra ou imagem. (185)

O espírito da graça. Ele chama isso de Espírito da graça pelos efeitos produzidos; pois é pelo Espírito e por sua influência que recebemos a graça oferecida a nós em Cristo. Pois ele é quem ilumina nossas mentes pela fé, que sela a adoção de Deus em nossos corações, que nos regenera em novidade de vida, que nos enxerta no corpo de Cristo, para que ele possa viver em nós e nós nele. Ele é, portanto, corretamente chamado de Espírito da graça, por quem Cristo se torna nosso com todas as suas bênçãos. Mas fazer apesar dele, ou tratá-lo com desprezo, por quem somos dotados de tantos benefícios, é uma impiedade extremamente perversa. Portanto, aprenda que todos os que voluntariamente tornam inútil sua graça, pela qual foram favorecidos, agem com desdém em relação ao Espírito de Deus.

Portanto, não é de admirar que Deus visite severamente blasfêmias desse tipo; não é de admirar que ele se mostre inexorável para com aqueles que pisam a pé o Cristo Mediador, que sozinho nos reconcilia consigo mesmo; não é de admirar que ele feche o caminho da salvação contra aqueles que desprezam o Espírito Santo, o único guia verdadeiro. (186)

Comentário de Adam Clarke

De quanto punição mais severa – Tais ofensas eram insignificantes em comparação a isso e, na justiça, a punição deveria ser proporcional à ofensa.

Pisado sob os pés do Filho de Deus – O tratou com o maior desprezo e blasfêmia.

O sangue da aliança – uma coisa profana – O sangue da aliança significa aqui a morte sacrificial de Cristo, pela qual a nova aliança entre Deus e o homem foi ratificada, selada e confirmada. E contando isso profano, ou comum, sugere que eles não esperavam nada dele de maneira sacrificial ou expiatória. Quão perto dessas pessoas, e quão perto de sua destruição, eles chegam hoje que rejeitam o sangue expiatório e dizem: “que não esperam mais benefício do sangue de Cristo do que de uma vaca ou uma ovelha!” Não é exatamente esse o crime de que o apóstolo fala aqui e com o qual ele nos diz que Deus não demonstraria misericórdia?

Apesar do Espírito da graça? Insultou o Espírito da graça. O apóstolo significa o Espírito Santo, cujos dons foram concedidos na primeira era aos crentes para a confirmação do Evangelho. Ver Hebreus 6: 4-6 . Portanto, se alguém apostatou na primeira era, depois de testemunhar esses dons milagrosos, muito mais depois de possuí-los, ele deve, como os escribas e fariseus, atribuí-los a espíritos malignos; do que uma indignidade maior não poderia ser feita ao Espírito de Deus. Macknight. Este é propriamente o pecado contra o Espírito Santo, que não tem perdão.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 10:29 . Quem pisou nos pés, etc. – Pisar nos pés, em geral, é uma marca de desprezo ou de não dar valor ao que é tratado. Por isso, é aplicado para significar desprezar ou não valorizar o evangelho de Cristo. A próxima cláusula significa: “E contemplou o sangue de Cristo, com o qual ele foi separado do mundo, admitido em aliança com Deus e constituído um de seu povo peculiar, como algo sem valor ou consequência; mas como comum, e não separados ou projetados para qualquer propósito peculiar ou sagrado “. O sangue de Cristo foi derramado para nos tornar um povo separado do mundo, santo, zeloso de boas obras. Santo e comum, ou puro e comum, no grego, se opõem. Um homem é santificado, ou santificado, quando é trazido à aliança com Deus, sendo separado do pecado e do mundo. Ele é considerado impuro, profano, comum, profano, quando não está em aliança com Deus. Tal tratamento do sangue de Cristo, como descrito acima, oferece o dano mais desprezível ao Espírito da graça, por cujas operações milagrosas e salvadoras a verdade do evangelho é demonstrada a tal ponto, que a mais alta blasfêmia contra ele deve ser virtualmente expressa por uma conduta como supomos aqui.

Comentário de John Wesley

De quanto castigo mais severo, suponha, será considerado digno, que pisou no pé o Filho de Deus e contou o sangue da aliança, com a qual ele foi santificado, uma coisa profana, e fez apesar do Espírito. da graça?

De quanto punição mais severa ele é digno, quem – Por apostasia total e deliberada. Não parece que esta passagem se refira a qualquer outro pecado. Por assim dizer, pisou no Filho de Deus – um legislador muito mais honroso que Moisés. E contou o sangue com o qual a melhor aliança foi estabelecida, uma coisa profana, comum e sem valor. Pelo qual ele foi santificado – Portanto, Cristo morreu por ele também, e ele foi pelo menos justificado uma vez.

E feito apesar do Espírito da graça – Rejeitando todos os seus movimentos.

Referências Cruzadas

2 Reis 9:33 – Então Jeú ordenou: “Joguem essa mulher para baixo! ” Eles a jogaram e o sangue dela espirrou na parede e nos cavalos, e Jeú a atropelou.

Salmos 91:13 – Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente.

Salmos 143:10 – Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano.

Isaías 14:19 – Mas você é atirado fora do seu túmulo, como um galho rejeitado; como as roupas dos mortos que foram feridos pela espada; como os que descem às pedras da cova; como um cadáver pisoteado,

Isaías 28:3 – A coroa orgulhosa dos bêbados de Efraim será pisoteada.

Isaías 63:10 – Apesar disso, eles se revoltaram e entristeceram o seu Espírito Santo. Por isso ele se tornou inimigo deles e lutou pessoalmente contra eles.

Jeremias 1:5 – “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”.

Lamentações 1:15 – O Senhor dispersou todos os guerreiros que me apoiavam; convocou um exército contra mim para destruir os meus jovens. O Senhor pisou no seu lagar a virgem, a cidade de Judá.

Ezequiel 16:6 – ” ‘Então, passando por perto, vi você se esperneando em seu sangue, e, enquanto você jazia ali em seu sangue, eu lhe disse: Viva!

Miquéias 7:10 – Então a minha inimiga o verá e ficará coberta de vergonha, ela que me disse: “Onde está o Senhor, o seu Deus? ” Meus olhos verão a sua queda; ela será pisada como o barro das ruas.

Zacarias 12:10 – E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.

Mateus 7:6 – “Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão”.

Mateus 12:31 – Por esse motivo eu lhes digo: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.

Lucas 12:10 – Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado.

João 10:36 – que dizer a respeito daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo? Então, por que vocês me acusam de blasfêmia porque eu disse: ‘Sou Filho de Deus’?

João 17:19 – Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade.

Atos dos Apóstolos 7:51 – “Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!

Romanos 16:20 – Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. A graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês.

1 Coríntios 11:27 – Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor.

1 Coríntios 11:29 – Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação.

1 Coríntios 15:25 – Pois é necessário que ele reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés.

1 Coríntios 15:27 – Porque ele “tudo sujeitou debaixo de seus pés”. Ora, quando se diz que “tudo” lhe foi sujeito, fica claro que isso não inclui o próprio Deus, que tudo submeteu a Cristo.

Efésios 4:30 – Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.

Hebreus 2:3 – como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.

Hebreus 2:11 – Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos.

Hebreus 9:13 – Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros,

Hebreus 9:20 – “Este é o sangue da aliança que Deus ordenou que vocês obedeçam”.

Hebreus 12:25 – Cuidado! Não rejeitem aquele que fala. Se os que se recusaram a ouvir aquele que os advertia na terra não escaparam, quanto mais nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte dos céus?

Hebreus 13:20 – O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *