Estudo de 1 Coríntios 15:27 – Comentado e Explicado

Mas, quando ele disser que tudo lhe está sujeito, claro é que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.
1 Coríntios 15:27

Comentário de Albert Barnes

Pois ele colocou – Deus colocou por promessa, propósito ou decreto.

Todas as coisas debaixo de seus pés – Ele submeteu todas as coisas a ele; ou o designou para chefiar todas as coisas; compare Mateus 28:18 ; João 17: 2 ; Efésios 1: 20-22 . É evidente que Paulo aqui se refere a alguma promessa ou previsão a respeito do Messias, embora ele não cite expressamente nenhuma passagem, nem a faça certa ao que ele se refere. As “palavras” “colocou todas as coisas debaixo de seus pés” são encontradas no Salmo 8: 6 , aplicáveis ??ao “homem”, e destinadas a mostrar a dignidade e o domínio do homem. Se o salmo tem alguma referência ao Messias, foi feita uma pergunta. Aqueles que estão dispostos a ver um exame dessa questão, podem encontrá-la em Stuart, sobre os Hebreus, sobre Hebreus 2: 6-8 ; e em Excursões ix. do mesmo trabalho, pp. 568-570. Ed. 1833. Na passagem diante de nós, não é “necessário” supor que Paulo quis dizer que o salmo tinha uma referência particular ao Messias. Tudo o que está implícito é que era a intenção de Deus subjugar todas as coisas a ele; essa era a tensão geral das profecias em relação a ele; esse era o propósito de Deus; e essa idéia é expressa com precisão nas palavras do salmo; ou essas palavras transmitirão o “sentido geral” dos escritos proféticos em relação ao Messias. Também pode ser verdade que, embora a passagem no Salmo 8: 1-9 não tenha referência imediata e direta ao Messias, ela o inclui como alguém que possuía a natureza humana.

O salmo pode ser entendido como afirmando que todas as coisas foram submetidas à “natureza humana”; isto é, a natureza humana tinha domínio e controle sobre todos. Mas isso era mais verdadeiro e eminentemente verdadeiro para o Messias do que para qualquer outro homem. Em todos os outros casos, por maior que fosse a dignidade do homem, seu controle sobre “todas as coisas” era limitado e parcial. No Messias, era para ser completo e inteiro. Seu domínio, portanto, era um cumprimento completo, ou seja, “encher” ( p????µa pleroma) das palavras do salmo. Somente sob ele, haveria uma realização completa do que é dito; e como esse salmo era para ser cumprido, como era verdade que se podia dizer do homem que todas as coisas estavam sujeitas a ele, deveria ser cumprido principalmente na pessoa do Messias, cuja natureza humana deveria ser exaltada acima de todas as coisas; compare Hebreus 2: 6-9

Mas quando ele diz – Quando Deus diz, ou quando é dito; quando essa promessa é feita respeitando o Messias.

É manifesto – deve ser assim; deve ser tão entendido e interpretado.

Que ele é salvo … – Que Deus é salvo; que isso não significa que o poder de nomeação esteja sujeito a ele. Paulo pode ter feito essa observação por várias razões. Possivelmente:

(1) Para evitar a possibilidade de desonra ou má interpretação da frase “todas as coisas”, como se isso significasse que Deus seria incluído e lhe seria submetido; como entre os pagãos, Júpiter é lendário por ter expulsado seu pai Saturno de seu trono e do céu.

(2) poderia ser para impedir a suposição, pelo que Paulo havia dito sobre a extensão do domínio do Filho, de que ele era de alguma forma superior ao Pai. Está implícito por essa exceção aqui que, quando cessasse a necessidade do reino especial de mediação do Filho, haveria uma retomada da autoridade e domínio do Pai, da maneira em que ele subsistia antes da encarnação.

(3) a expressão também pode ser considerada intensiva ou enfática; como denotando, no sentido mais absoluto, que não havia nada no universo, a não ser Deus, que não estava sujeito a ele. Deus era a única exceção; e seu domínio, portanto, era absoluto sobre todos os outros seres e coisas.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 27-40 . Então veio a ele alguns dos saduceus – Esses versículos são explicados em geral, em Mateus 22: 23-33 e Marcos 12: 18-26 . Os filhos deste mundo – Os habitantes da terra; casar e são dados em casamento – Como estando todos sujeitos à lei da mortalidade, de modo que a espécie precisa ser continuamente reparada. Mas aqueles que obtêm esse mundo – O mundo em que as almas santas entram na morte; ou seja, paraíso; e a ressurreição dos mortos – Deve-se observar, nosso Senhor, de acordo com o estilo judaico daquele período, que chama apenas a ressurreição que é uma ressurreição para a glória. Eles são filhos de Deus – Em um sentido mais eminente quando se levantam novamente, depois de terem recebido a manifestação pública de sua adoção, mencionados em Romanos 8:23 ; a redenção do seu corpo. Agora que os mortos ressuscitaram, Moisés – Assim como os outros profetas; mostrou, quando ele chama, & c. – Ou seja, quando ele recita as palavras que Deus falou de si mesmo, eu sou o Deus de Abraão, etc. – Não se pode dizer adequadamente que Deus é o Deus de qualquer um que pereceu totalmente. Ele não é um Deus dos mortos, etc. – Ou, como a cláusula pode ser adequadamente traduzida, não existe um Deus dos mortos, mas dos vivos – Ou seja, o termo Deus implica uma relação que não pode existir entre ele e os mortos; que, no sentido dos saduceus, são espíritos extintos, que não podiam adorá-lo nem receber dele bons. Pois todos vivem para ele – todos os que o têm como Deus, vivem e desfrutam dele. Esta frase não é um argumento para o que foi antes; mas a própria proposição que deveria ser provada. E a consequência é aparentemente justa. Pois, como todos os fiéis são filhos de Abraão, e a promessa divina de ser um Deus para ele e sua semente é imposta a eles, implica sua existência e felicidade contínuas em um estado futuro, tanto quanto o de Abraão. E como o corpo é uma parte essencial do homem, implica tanto sua ressurreição quanto a deles; e assim derruba todo o esquema da doutrina sadduceana. Eles não querem fazer nenhuma pergunta – os saduceus não. Um dos escribas fez o mesmo depois.

Comentário de E.W. Bullinger

colocou = sujeito. Grego. hupotasso. Contraste a primeira ocorrência: Lucas 2:51 .

colocado sob Ele = sujeito. Esta citação é do Salmo 8: 6 .

Ele é excluído = é com exceção dele.

Comentário de John Calvin

27. Ele colocou todas as coisas debaixo de seus pés. Alguns pensam que essa citação é retirada dos Salmos 8: 6 , e eu não tenho nenhuma objeção a isso, embora não haja nada de errado em considerar esta afirmação como uma inferência que é tirada. por Paulo da natureza do reino de Cristo. Vamos seguir, no entanto, a opinião mais geralmente recebida. Paulo mostra, a partir desse Salmo, que Deus, o Pai, conferiu a Cristo o poder de todas as coisas, porque é dito: Você colocou todas as coisas debaixo dos seus pés. As palavras são claras por si mesmas, se não houver duas dificuldades que apresentam. eles mesmosprimeiro, que o Profeta fala aqui não somente de Cristo, mas de toda a raça humana; e segundo, que por todas as coisas ele quer dizer apenas aquelas que têm a ver com a conveniência da vida do corpo, como encontramos em Gênesis 2:19 . A solução da dificuldade anterior é fácil; pois como Cristo é o primogênito de toda criatura ( Colossenses 1:15 ) e o herdeiro de todas as coisas ( Hebreus 1: 2 ) Deus, o Pai, não conferiu à raça humana o uso de todas as criaturas de maneira a impedir que, nesse meio tempo, o poder principal e, por assim dizer, o domínio legítimo permaneçam nas mãos de Cristo. Além disso, sabemos que Adão perdeu o direito que lhe fora conferido, de modo que não podemos mais chamar nada de nosso. Pois a terra foi amaldiçoada ( Gênesis 3:17 ) e tudo o que ela contém; e é somente através de Cristo que recuperamos o que foi tirado de nós. (57) É com propriedade, portanto, que essa recomendação pertence a Cristo pessoalmente – que o Pai colocou todas as coisas sob seus pés, na medida em que possuímos legitimamente nada, exceto nele. Pois como nos tornaremos herdeiros de Deus, se não somos seus filhos, e por quem somos feitos seus filhos, mas por Cristo.

A solução da segunda dificuldade é a seguinte – que o Profeta, é verdade, menciona especialmente aves do céu, peixes do mar e animais do campo, porque esse tipo de domínio é visível e é mais aparente aos olhos ; mas, ao mesmo tempo, a declaração geral chega muito mais longe – para os céus e a terra, e tudo o que eles contêm. Agora a sujeição deve ter uma correspondência com o caráter daquele que governa – isto é, tem uma adequação à sua condição, de modo a corresponder a ela. Agora, Cristo não precisa de animais como alimento, ou de outras criaturas para qualquer necessidade. Ele decide, portanto, que todas as coisas podem ser subservientes à sua glória, na medida em que ele nos adota como participantes de seu domínio. O fruto disso aparece abertamente em criaturas visíveis; mas os crentes sentem em suas consciências um fruto interior, que, como eu disse, se estende ainda mais.

Todas as coisas estão debaixo dele, exceto aquele que coloca todas as coisas debaixo dele. Ele insiste em duas coisas – primeiro, que todas as coisas devem ser submetidas a Cristo antes que ele restaure ao Pai o domínio do mundo; e , segundo, que o Pai entregou todas as coisas nas mãos de seu Filho de tal maneira como reter o direito principal em suas próprias mãos. Do primeiro deles, segue-se que a hora do juízo final ainda não chegou – a partir do segundo, que Cristo é agora o meio entre nós e o Pai, de maneira a nos levar a ele longamente. Por isso, ele deduz imediatamente o seguinte: Depois de ter lhe submetido todas as coisas, então o Filho se sujeitará ao Pai. Esperemos pacientemente até que Cristo derrote todos os seus inimigos e nos leve, juntamente com ele, sob o domínio de Deus, para que o reino de Deus seja realizado em todos os aspectos em nós.

Esta afirmação, no entanto, está à primeira vista em desacordo com o que lemos em várias passagens das Escrituras, respeitando a eternidade do reino de Cristo. Pois como essas coisas corresponderão – Do seu reino não haverá fim ( Daniel 7:14 ; Lucas 1:33 ; 2 Pedro 1:11 ) e ele mesmo será sujeito? A solução desta questão abrirá o significado de Paulo mais claramente. Em primeiro lugar, deve-se observar que todo o poder foi entregue a Cristo, na medida em que ele se manifestou na carne. É verdade que tal majestade distinta não corresponderia a um mero homem, mas, apesar disso, o Pai o exaltou na mesma natureza em que foi humilhado e tem

dado a ele um nome, diante do qual todo joelho deve dobrar-se etc. ( Filipenses 2: 9. )

Além disso, deve-se observar, que ele foi nomeado Senhor e rei supremo, de modo a ser como o vice-líder do pai no governo do mundo – não que ele esteja empregado e que o pai esteja desempregado (por que isso poderia ser, na medida em que ele é a sabedoria e o conselho do Pai, é de uma essência com ele e, portanto, é ele mesmo Deus?) Mas a razão pela qual as Escrituras testificam, que Cristo agora detém o domínio sobre o céu e a terra na sala do Pai é – para que não pensemos que exista outro governador, senhor, protetor ou juiz dos mortos e vivos, mas podemos fixar nossa contemplação somente nele. (58) Reconhecemos, é verdade, Deus como governante, mas está na face do homem Cristo. Mas Cristo então restaurará o reino que recebeu, para que nos apeguemos totalmente a Deus. (59) Ele também não renunciará deste modo ao reino, mas o transferirá de uma maneira de sua humanidade para sua gloriosa divindade, porque um caminho de abordagem será então aberto, do qual nossa enfermidade agora nos impede de voltar. Assim, então, Cristo será submetido ao Pai, porque o véu sendo então removido, contemplaremos abertamente Deus reinando em sua majestade (60) e a humanidade de Cristo não será mais interposta para nos afastar de uma visão mais próxima de Deus. (61)

Comentário de Adam Clarke

Pois ele colocou todas as coisas debaixo de seus pés – O Pai colocou todas as coisas sob os pés de Cristo, de acordo com a profecia, Salmo 110: 1-7 .

Ele é excluído – isto é, o Pai, que colocou todas as coisas debaixo dele, o Filho. Essa observação parece ter sido introduzida pelo apóstolo para mostrar que ele não significa que a natureza divina seja submetida à natureza humana. Cristo, como Messias, e Mediador entre Deus e o homem, deve sempre ser considerado inferior ao Pai: e sua natureza humana, por mais digna que seja em conseqüência de sua união com a natureza Divina, deve sempre ser inferior a Deus. Todo o versículo deve ser lido entre parênteses.

Comentário de John Wesley

Pois ele pôs todas as coisas debaixo de seus pés. Mas quando ele diz que todas as coisas são colocadas sob ele, é manifesto que ele é excluído, o que colocou todas as coisas sob ele.

Debaixo dele – Debaixo do Filho. Salmo 8: 6,7

Referências Cruzadas

Salmos 8:6 – Tu o fizeste dominar sobre as obras das tuas mãos; sob os seus pés tudo puseste:

Mateus 11:27 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

João 3:35 – O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos.

João 13:3 – Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus;

Efésios 1:20 – Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,

Filipenses 2:9 – Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

Hebreus 1:13 – A qual dos anjos Deus alguma vez disse: “Senta-te à minha direita, até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”?

Hebreus 2:8 – tudo sujeitaste debaixo dos seus pés”. Ao lhe sujeitar todas as coisas, nada deixou que não lhe estivesse sujeito. Agora, porém, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas.

Hebreus 10:12 – Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus.

1 Pedro 3:22 – que subiu ao céu e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes.

Apocalipse 1:18 – Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *