Estudo de Hebreus 1:13 – Comentado e Explicado

Pois a qual dos anjos disse alguma vez: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés {Sl 109,1}?
Hebreus 1:13

Comentário de Albert Barnes

Mas a qual dos anjos – O apóstolo apresenta uma outra prova da exaltação do Filho de Deus acima dos anjos. Ele pergunta onde há um caso em que Deus havia se dirigido a qualquer um dos anjos e pediu que ele sentasse à sua mão direita até que ele devesse subjugar seus inimigos sob ele? No entanto, essa grande honra havia sido conferida ao Filho de Deus; e ele foi, portanto, muito exaltado acima deles. “Sente-se na minha mão direita;” veja notas em Hebreus 1: 3 . Esta passagem é extraída do Salmo 110: 1 , que é repetidamente citado nesta Epístola como referente ao Messias, e a própria passagem anterior é aplicada pelo Salvador a si mesmo, em Mateus 22: 43-44 , e por Pedro. é aplicado a ele em Atos 2: 34-35 . Não pode haver dúvida, portanto, de sua aplicabilidade ao Messias. “Até que eu faça dos teus inimigos teu escabelo.” Até reduzi-los a sujeição inteira. Um escabelo é o que é colocado sob os pés quando nos sentamos em uma cadeira, e a frase aqui significa que um inimigo está totalmente subjugado; compare notas em 1 Coríntios 15:25 . A frase “transformar um inimigo em um escabelo dos pés” é emprestada do costume de guerreiros antigos que estavam no pescoço de reis derrotados na ocasião de celebrar um triunfo sobre eles como um sinal de sua completa prostração e sujeição; veja notas em Isaías 10: 6 . Os inimigos aqui mencionados são os inimigos de Deus e de sua religião, e o significado é que o Messias deve ser exaltado até que todos esses inimigos sejam subjugados. Então ele entregará o reino ao Pai; ver notas em 1 Coríntios 15: 24-28 . A exaltação do Redentor, a que o apóstolo se refere aqui, é ao trono mediador. Nisto ele é exaltado muito acima dos anjos. Seus inimigos devem ser subjugados a ele, mas os anjos devem ser empregados como meros instrumentos nessa grande obra.

Comentário de E.W. Bullinger

para . Grego. profissionais. App-104.

em diante . Grego. ek. App-104.

Teu escabelo = um escabelo (grego. Hupopodion) dos teus pés. Veja Mateus 22:44 . Citado nos Salmos 110: 1 .

Comentário de John Calvin

13. Mas a quem dos anjos, etc. Ele novamente por outro testemunho exalta a excelência de Cristo, para que, portanto, seja evidente o quanto ele está acima dos anjos. A passagem é retirada dos Salmos 110: 1 , e não pode ser explicada a não ser sobre Cristo. Pois como não era lícito aos reis tocar o sacerdócio, como é testemunhado pela lepra de Uzias; e, como parece que nem Davi, nem nenhum de seus sucessores no reino, foi ordenado sacerdote, segue-se que um novo reino e um novo sacerdócio são introduzidos aqui, uma vez que a mesma pessoa é feita rei e sacerdote. Além disso, a eternidade do sacerdócio é adequada apenas a Cristo.

Agora, no início do Salmo, ele está posto à direita de Deus. Essa forma de expressão, como eu já disse, significa o mesmo, como se dissesse, que o segundo lugar lhe foi dado pelo Pai; pois é uma metáfora que significa que ele é o vice-líder do Pai e seu ministro principal no exercício da autoridade, de modo que o Pai governa através dele. Ninguém dos anjos tem um cargo tão honroso; portanto, Cristo supera tudo.

Até que eu faça, etc. Como nunca há inimigos querendo se opor ao reino de Cristo, parece não estar além do alcance do perigo, especialmente porque aqueles que tentam derrubá-lo possuem grande poder, recorrem a vários artifícios e também fazem tudo seus ataques com violência furiosa. Sem dúvida, se considerássemos as coisas como elas aparecem, o reino de Cristo pareceria muitas vezes à beira da ruína. Mas a promessa de que Cristo nunca será empurrado de seu assento tira de nós todo medo; porque ho repousará todos os seus inimigos. Essas duas coisas, portanto, devem ser lembradas: que o reino de Cristo nunca ficará em repouso neste mundo, mas que haverá muitos inimigos pelos quais será perturbado; e segundo, que, o que quer que seus inimigos façam, nunca prevalecerão, pois a sessão de Cristo à direita de Deus não será por um tempo, mas até o fim do mundo, e que, por essa razão, todos os que não se submeterem a sua autoridade será prostrada e pisada sob seus pés

Se alguém perguntar, se o reino de Cristo chegará ao fim, quando todos os seus inimigos forem subjugados; Eu respondo: – que o seu reino será perpétuo e, ainda assim, como Paulo sugere em 1 Coríntios 15:25 ; pois devemos ter este ponto de vista – que Deus que não é conhecido por nós em Cristo, aparecerá para nós como ele é em si mesmo. E, no entanto, Cristo nunca deixará de ser a cabeça dos homens e dos anjos; nem haverá diminuição de sua honra. Mas a solução desta questão deve ser buscada a partir dessa passagem.

Comentário de Adam Clarke

But to which of the angels – We have already seen, from the opinions and concessions of the Jews, that, if Jesus Christ could be proved to be greater than the angels, it would necessarily follow that he was God: and this the apostle does most amply prove by these various quotations from their own Scriptures; for he shows that while he is the supreme and absolute Sovereign, they are no more than his messengers and servants, and servants even to his servants, ie to mankind.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 1:13 . Mas a qual dos anjos, etc. – “Mas não insistir na maneira pela qual os homens dirigiram sua homenagem e louvores a ele, mesmo sob a inspiração de um Espírito infalível; deixe-me encaminhá-lo para outra passagem, em que o próprio Pai fala com ele sob o caráter de seu Filho, exaltado ao seu reino mediador; para que daí você possa ter uma idéia de sua grandeza. Para qual dos anjos, etc.

Comentário de John Wesley

Mas para qual dos anjos disse ele a qualquer momento: Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés?

Salmo 110: 1 .

Referências Cruzadas

Salmos 21:8 – Tua mão alcançará todos os teus inimigos; tua mão direita atingirá todos os que te odeiam.

Salmos 110:1 – O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”.

Salmos 132:18 – Vestirei de vergonha os seus inimigos, mas nele brilhará a sua coroa”.

Isaías 63:3 – “Sozinho pisei uvas no lagar; das nações ninguém esteve comigo. Eu os pisoteei na minha ira e os pisei na minha indignação; o sangue deles respingou na minha roupa, e eu manchei toda a minha veste.

Mateus 22:44 – ‘O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés” ’.

Marcos 12:36 – O próprio Davi, falando pelo Espírito Santo, disse: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés’.

Lucas 19:27 – E aqueles inimigos meus, que não queriam que eu reinasse sobre eles, tragam-nos aqui e matem-nos na minha frente! ’ “

Lucas 20:42 – “O próprio Davi afirma no Livro dos Salmos: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita

Atos dos Apóstolos 2:34 – Pois Davi não subiu ao céu, mas ele mesmo declarou: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita

Atos dos Apóstolos 7:55 – Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus de pé, à direita de Deus,

1 Coríntios 15:25 – Pois é necessário que ele reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés.

Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

Hebreus 1:5 – Pois a qual dos anjos Deus alguma vez disse: “Tu és meu Filho; eu hoje te gerei”? E outra vez: “Eu serei seu Pai, e ele será meu Filho”?

Hebreus 10:12 – Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus.

Apocalipse 19:11 – Vi o céu aberto e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça.

Apocalipse 20:15 – Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *