Estudo de Salmos 8:6 – Comentado e Explicado

Destes-lhe poder sobre as obras de vossas mãos, vós lhe submetestes todo o universo.
Salmos 8:6

Comentário de Albert Barnes

Você o enlouqueceu de ter domínio – Você o fez ter, ou lhe deu esse domínio. Isso não significa que Deus o criou ou criou para esse fim, mas que ele lhe concedeu esse domínio, conferindo-lhe uma honra exaltada. A alusão é a Gênesis 1:26 , Gênesis 1:28 .

Sobre as obras de tuas mãos – Suas obras sobre a terra, pois o domínio não se estende mais.

Pôs todas as coisas debaixo de seus pés – pôs todas as coisas em sujeição a ele. Compare o Salmo 47: 3 ; Salmo 91:13 ; Lamentações 3:34 ; Romanos 16:20 ; 1 Coríntios 15:25 . A linguagem é retirada do ato de derrotar inimigos em batalha; de colocar os pés no pescoço de cativos, etc. A idéia é a da sujeição completa e completa. Esse domínio foi originalmente dado ao homem em sua criação, e ainda permanece (embora não tão absoluto e completo como este), pois nada é em si mais notável do que o domínio que o homem, por natureza tão débil, exerce sobre a criação inferior. é impossível explicar isso de outra maneira que não seja como é explicado na Bíblia, supondo que foi originalmente concedido ao homem por seu Criador. Sobre a questão da aplicabilidade disso a Cristo, veja as notas em Hebreus 2: 6-9 .

Comentário de Adam Clarke

Enlouquecê-lo por ter domínio – Jesus Cristo, que, estando na forma de Deus e igual a Deus, esvaziou-se por um tempo e não fez reputação; depois foi altamente exaltado e tinha um nome acima de todo nome. Veja as notas mencionadas acima e as de Filipenses 2: 6-9 ; (Nota).

Puseste tudo sob seus pés – Embora toda a criação bruta tenha sido sujeita a Adão em seu estado de inocência; no entanto, nunca se podia dizer literalmente dele que Deus havia posto todas as coisas sob seus pés ou que ele tinha domínio sobre a obra das mãos de Deus; mas tudo isso é literalmente verdadeiro para nosso Senhor Jesus; e para ele o apóstolo Hebreus 2: 6 , etc., aplica todas essas passagens.

Comentário de John Calvin

6. Tu o puseste de lado. Davi chega agora ao segundo ponto, do qual acabo de falar, a saber, que, a partir do domínio sobre todas as coisas que Deus conferiu aos homens, é evidente quão grande é o amor que Ele tem dado a eles e quanto conta que ele fez deles. Como ele próprio não precisa de nada, ele destinou todas as riquezas, tanto do céu quanto da terra, para seu uso. Certamente é uma honra singular, e uma que não pode ser suficientemente estimada, que o homem mortal, como representante de Deus, tenha domínio sobre o mundo, como se lhe pertencesse por direito, e que a qualquer momento que ele viras os olhos, ele não vê nada em falta que possa contribuir para a conveniência e a felicidade de sua vida. Como essa passagem é citada por Paulo em sua Primeira Epístola aos Coríntios ( 1 Coríntios 15:27 ), onde discursa sobre o reino espiritual de Cristo, alguns podem objetar e dizer que o significado que ele atribui a ela é muito diferente do sentido que eu dei. Mas é fácil responder a essa objeção, e a resposta que dou a ela é esta: que geralmente toda a ordem deste mundo é organizada e estabelecida com o objetivo de levar ao conforto e à felicidade dos homens. De que maneira a passagem pode se aplicar adequadamente somente a Cristo, eu já declarei um pouco antes. A única coisa que resta agora a ser considerada é: até que ponto esta declaração se estende – que todas as coisas estão sujeitas aos homens. Agora, não há dúvida de que, se existe alguma coisa no céu ou na terra que se oponha aos homens, a bela ordem que Deus havia estabelecido no mundo no começo agora é confundida. A conseqüência disso é que a humanidade, depois de arruinada pela queda de Adão, não só foi privada de uma propriedade tão distinta e honrada, como desapropriada de seu domínio anterior, mas também é mantida em cativeiro sob uma servidão degradante e ignominiosa. É verdade que Cristo é o legítimo herdeiro do céu e da terra, por quem os fiéis recuperam o que haviam perdido em Adão; mas ele ainda não entrou na posse plena de seu império e domínio. De onde o apóstolo conclui, que o que é dito aqui por Davi (153) não será perfeitamente realizado até que a morte seja abolida. Consequentemente, o apóstolo raciocina desta maneira: “Se todas as coisas são subjugadas a Cristo, nada deve ficar em oposição ao seu povo. Mas vemos a morte ainda exercendo sua tirania contra eles. Segue-se, então, que resta a esperança de um estado melhor do que o presente. ” Agora, isso decorre do princípio de que falei, de que o mundo foi originalmente criado para esse fim, de que cada parte dele deveria tender à felicidade do homem como seu grande objetivo. Em outra parte de seus escritos, o apóstolo argumenta sobre o mesmo princípio, quando, para provar que todos devemos permanecer no último dia antes do tribunal de Cristo, ele apresenta a seguinte passagem: Para mim, todo joelho deve ”( Romanos 14:10 .) Nesse silogismo, o que os Lógicos chamam de proposição menor deve ser fornecido (154) , a saber, que ainda há muitos que orgulhosa e obstinadamente rejeitam seu jugo e são avessos a se curvarem. joelho em sinal de sua submissão a ele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *