Estudo de Filipenses 2:9 – Comentado e Explicado

Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes,
Filipenses 2:9

Comentário de Albert Barnes

Wherefore – As a reward of this humiliation and these sufferings. The idea is, that there was an appropriate reward for it, and that that was bestowed upon him by his exaltation as Mediator to the right hand of God; compare the notes at Hebrews 2:9 .

God also hath highly exalted him – As Mediator. Though he was thus humbled, and appeared in the form of a servant, he is now raised up to the throne of glory, and to universal dominion. This exaltation is spoken of the Redeemer as he was, sustaining a divine and a human nature. If there was, as has been supposed, some obscuration or withdrawing of the symbols of his glory Phlippians 2:7 , when he became a man, then this refers to the restoration of that glory, and would seem to imply, also, that there was additional honor conferred on him. There was all the augmented glory resulting from the work which he had performed in redeeming man.

And given him a name which is above every name – No other name can be compared with his. Está sozinho. He only is Redeemer, Saviour. He only is Christ, the Anointed of God; see the notes at Hebrews 1:4 . He only is the Son of God. His rank, his titles, his dignity, are above all others; see this illustrated in the notes at Ephesians 1:20-21 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

tem . Omitir.

altamente exaltado . Grego. huperupsoo. Só aqui. Compare João 12:32 .

dado = deu. App-184. Os textos lêem o.

acima . App-104.

Comentário de John Calvin

9 Portanto, Deus exaltou altamente . Ao acrescentar consolo, ele mostra que a humilhação, à qual a mente humana é avessa, é no mais alto grau desejável. Não há ninguém, é verdade, mas reconhecerá que é uma coisa razoável que é exigida de nós, quando somos exortados a imitar a Cristo. Essa consideração, no entanto, nos desperta para imitá-lo com mais alegria, quando aprendemos que nada é mais vantajoso para nós do que estar em conformidade com sua imagem. Agora, que todos são felizes que, juntamente com Cristo, se apoiam voluntariamente, ele mostra seu exemplo; pois da condição mais abjeta ele foi exaltado para a elevação mais alta. Portanto, todo aquele que se humilhar será exaltado. Quem agora relutaria em exercer humildade, por meio do qual a glória do reino celestial é alcançada?

Essa passagem deu oportunidade aos sofistas, ou melhor, eles a apoderaram-se, para alegar que Cristo merecia primeiro por si mesmo e depois pelos outros. Agora, em primeiro lugar, mesmo que não houvesse nada falso alegado, seria apropriado evitar especulações profanas que obscurecessem a graça de Cristo – imaginando que ele veio por qualquer outro motivo que não fosse para nossa salvação. Quem não vê que isso é uma sugestão de Satanás – que Cristo sofreu na cruz, para que pudesse adquirir por si mesmo, pelo mérito de sua obra, o que não possuía? Pois é o desígnio do Espírito Santo que, na morte de Cristo, vejamos, provemos, ponderemos e sintamos, e reconheçamos nada além da bondade não misturada de Deus e do amor de Cristo por nós, o que foi grande. e inestimável, que, independentemente de si mesmo, ele se dedicou e sua vida por nós. Em todo caso em que as Escrituras falam da morte de Cristo, elas nos atribuem sua vantagem e preço; – que por meio disso somos redimidos – reconciliados com Deus – restaurados à justiça – limpos de nossas poluições – a vida é adquirida para nós, e o portão da vida é aberto. Quem, então, negaria que é por instigação de Satanás que as pessoas referidas mantenham, por outro lado, que a principal parte da vantagem está no próprio Cristo – que uma consideração por si mesma tem a precedência daquilo que ele teve a nós – que ele mereceu glória por si mesmo antes de merecer salvação por nós?

Além disso, nego a verdade do que eles alegam e sustento que as palavras de Paulo são impiedosamente pervertidas para o estabelecimento de sua falsidade; pois que a expressão, por essa causa , denota aqui uma conseqüência, e não uma razão, é manifestada a partir disso, que de outra forma se seguiria, que um homem poderia merecer honras divinas e adquirir o próprio trono de Deus – o que não é meramente absurdo , mas até terrível de mencionar. Por que exaltação de Cristo o Apóstolo fala aqui? É que tudo pode ser realizado nele que Deus, pelo profeta Isaías, reivindica exclusivamente a si mesmo. Portanto, a glória de Deus e a majestade, que é tão peculiar a ele, que não pode ser transferida a ninguém, serão a recompensa da obra do homem!

Novamente, se eles insistirem no modo de expressão, sem levar em consideração o absurdo que se seguirá, a resposta será fácil – que ele nos tenha sido dado pelo Pai de tal maneira, que toda a sua vida seja um espelho que é colocado diante de nós. Assim como um espelho, embora tenha esplendor, não o tem para si, mas com a perspectiva de ser vantajoso e lucrativo para os outros, então Cristo não buscou nem recebeu nada para si mesmo, mas tudo para nós. Por que necessidade, pergunto, ele, que era igual ao Pai, de uma nova exaltação? Que, portanto, leitores piedosos aprendam a detestar os sofistas Sorbonnianos com suas especulações pervertidas.

Como ele deu um nome, aqui o nome é empregado para significar dignidade – uma maneira de expressão que é abundantemente comum em todas as línguas – “ Jacet sine nomine truncus ; Ele jaz uma carcaça sem nome sem cabeça. (111) O modo de expressão, no entanto, é mais comum nas Escrituras. O significado, portanto, é que o poder supremo foi dado a Cristo e que ele foi colocado no mais alto nível de honra, de modo que não há dignidade encontrada no céu ou na terra que seja igual à dele. Portanto, segue-se que é um nome divino. (112) Isso também explica ele citando as palavras de Isaías, onde o Profeta, ao tratar da propagação da adoração a Deus por todo o mundo, introduz Deus como se fala assim:

“Eu vivo: todo joelho se dobrará para mim e toda língua me jurará” etc. ( Isaías 45:23 .)

Agora, é certo que aqui se adora adoração, que pertence exclusivamente a Deus. Estou ciente de que alguns filosofam com sutileza quanto ao nome Jesus , como se ele derivasse do inefável nome Jeová. (113) No entanto, na razão pela qual eles avançam, não encontro solidez. Quanto a mim, não sinto prazer em sutilezas vazias; (114) e é perigoso brincar um assunto de tanta importância. Além disso, quem não vê que é uma exposição forçada, e qualquer coisa ao invés de genuína, quando Paulo fala de toda a dignidade de Cristo, restringir seu significado a duas sílabas, como se alguém examinasse atentamente as letras da palavra Alexandre , a fim de encontrar neles a grandeza do nome que Alexandre adquiriu para si. Sua sutileza, portanto, não é sólida, e o artifício é estranho à intenção de Paulo. Mas pior do que ridícula é a conduta dos sofistas Sorbonnianos, que inferem da passagem diante de nós que devemos dobrar o joelho sempre que o nome de Jesus for pronunciado, como se fosse uma palavra mágica que tivesse toda a virtude incluída no som de isto. (115) Paulo, por outro lado, fala da honra que deve ser prestada ao Filho de Deus – não a meras sílabas.

Comentário de Adam Clarke

Portanto, Deus também o exaltou altamente – Se por sua humilhação ele mereceu perdão e salvação final para o mundo inteiro, é de se admirar que o corpo humano, no qual essa plenitude da Divindade habitava, e no qual o castigo devido a nossos pecados foram carregados sobre a árvore, deveriam ser exaltados acima de todos os seres humanos e todos os seres criados? E esse é o fato; pois ele lhe deu um nome, t???µa , o nome que está acima de todo nome: t? é prefixado aqui por ABC, 17, Orígenes, Dionísio Alexandrino, Eusébio, Cirilo e Procópio. Isso torna muito mais enfático. De acordo com Efésios 1:20 , Efésios 1:21 , o homem Cristo Jesus é exaltado à destra de Deus, muito acima de todo principado, poder e poder, poder e domínio, e todo nome que é nomeado, não somente neste mundo, mas também naquilo que está por vir. Do qual parece que nenhuma criatura de Deus é tão exaltada e tão gloriosa quanto o homem Cristo Jesus, estando a natureza humana digna infinitamente além da natureza angélica; e que essa natureza tem uma autoridade e preeminência de que nenhum ser, no céu ou na terra, desfruta. Em uma palavra, como o homem estava no princípio à frente de todas as criaturas de Deus, Jesus Cristo, assumindo a natureza humana, sofrendo e morrendo nela, elevou-a ao seu estado primitivo. E é provavelmente isso que aqui se entende por essa alta exaltação de Cristo, e lhe dando um nome que está acima de todo nome. Mas se nos referirmos a algum epíteto em particular, então o nome Jesus ou Salvador deve ser o que se destina; como nenhum ser no céu ou na terra pode possuir esse nome como aquele que é o Redentor do mundo, pois ele é o único Salvador; ninguém tem ou pode nos redimir a Deus, a não ser ele; e por toda a eternidade ele sempre aparecerá como o único Salvador da raça humana. Portanto, antes de seu nascimento, Gabriel afirmou que seu nome deveria ser chamado Jesus; dando por razão, ele salvará seu povo de seus pecados. As qualificações do Salvador do mundo eram tão extraordinárias, os atos redentores tão estupendos e o resultado de todos tão gloriosos para Deus e para o homem, que é impossível conceber um nome ou título mais elevado do que o de Jesus, ou Salvador de o mundo.

Comentário de Thomas Coke

Filipenses 2: 9-11 . Portanto, Deus também, etc. “E, tendo cumprido sua obra de expiação dessa maneira humilde, obediente e sofredora, Deus seu Pai, como recompensa de tudo isso, de acordo com seus desertos, o exaltou gloriosamente, não avançando com ele. a um estado de maior felicidade essencial, perfeição ou glória, do que ele possuía antes, como Deus, que não admite acréscimo; mas levantando-o, como homem, dentre os mortos, recebendo-o para a glória, colocando-o à sua própria maneira. destro, e dando-lhe domínio universal como mediador: e para recomendá-lo pelos motivos mais carinhosos para o nosso reconhecimento dele como tal, ele lhe concedeu, em sua capacidade de ofício, como seu Filho encarnado, um novo título de autoridade e honra, incomparavelmente superiores a qualquer outro nome, dignidade ou autoridade, seja qual for, entre anjos ou homens; sim, grandes demais para qualquer mera criatura vestir ou digna de ser, mesmo o nome do Salvador e o Senhor constituído de todos E ele fez isso até o fim que ( ??a ) em sinal das honras religiosas que são devidas ao exaltado Salvador, todos devem dobrar os joelhos, não mal pronunciando a palavra Jesus, nem apenas no sentido literal, em que os anjos no céu, que devem se curvar diante dele , não tem joelhos; mas ao prestar uma homenagem solene, adoração e adoração a essa Pessoa gloriosa e divina, cujo nome é Jesus; e por estar tão inteiramente sujeito a ele, como significa dobrar o joelho, bem como por outras expressões dele; e deve ser pago a ele por todas as fileiras de criaturas inteligentes, sejam santos ou anjos no céu, ou homens que vivem na terra, ou que estão mortos e enterrados debaixo da terra, quando ressuscitarem e aparecerem no seu tribunal; então eles e todos os iníquos na terra, e todos os demônios no inferno, voluntariamente, ou por constrangimento, se curvarão a ele como o grande juiz de todos. E ele é, portanto, altamente exaltado, para que a língua de todos, de todas as nações e idiomas, possua alegremente e celebre os louvores de seu domínio universal; ou ser forçado a reconhecer, se eles gostariam ou não, que ele, o Salvador ungido, está em sua capacidade de cargo e estado exaltado, o grande Cabeça, Senhor e Governante sobre todos, e o Juiz universal no último dia, para a glória de Deus Pai, cuja honra é sempre ter um Filho tão divino que é digno de uma comissão tão elevada ( João 5:23 e 1 João 2:23 .) “Nestas palavras, o Apóstolo coloca diante de nós a grande glória a que Deus Pai exaltou a natureza humana de Cristo, como o fim e a recompensa de sua grande humildade e sofrimentos.Há uma dificuldade insuperável em conceber como qualquer acesso de glória ou honra deveria ser feito a ele, que era antes sua vinda ao mundo, na forma de Deus; a menos que consideremos a presente passagem como relacionada unicamente ao ofício mediador de Cristo como o homem-Deus. Para colocar esse assunto sob uma verdadeira luz, devemos considerar que as glórias de a natureza e as glórias do ofício são glórias muito distintas.O apóstolo não diz nada natureza ou essência; ele fala da pessoa do Senhor Jesus Cristo e a considera como a mesma pessoa em todos os seus diferentes estados de glória, humildade e exaltação. A mesma natureza que ele tinha, estando na forma de Deus, a mesma que ele tinha em seu estado de humilhação, e agora tem em seu estado de exaltação. O argumento do apóstolo não infere que os poderes e dignidades naturais de Cristo Jesus foram aumentados; mas apenas que, em conseqüência da redenção, Deus Pai colocou todas as coisas imediatamente sob ele em um sentido muito peculiar; fazendo-o Cabeça sobre tudo como rei mediador. Em Mateus 28: 18-20, nosso próprio Salvador declara que todo poder e autoridade lhe foram dados em sua ressurreição. Não há dúvida de que esse poder distintivo faz parte da exaltação de que São Paulo fala, à qual Deus Pai criou Cristo por seus sofrimentos. Quem quiser, pode ver mais a esse propósito em Efésios 1. O apóstolo prossegue: Deus deu a Cristo um nome acima de todo nome – que toda língua deve confessar; & c. A confissão aqui implica muito mais do que um simples reconhecimento de que Cristo é o Senhor. Compreende essas honras, e esse culto, que aqueles que sinceramente confessam que ele é o Senhor, prontamente lhe pagará. Em vez de coisas no céu, etc. Filipenses 2:10 alguns leram sobre seres celestes e sobre os que estão debaixo e debaixo da terra: “Anjos e homens, os vivos e os mortos, sim, os próprios demônios fazem uma homenagem a Jesus; que será sempre adorado, como o Salvador de seus santos fiéis, como a cabeça de todos os espíritos santos e felizes; e o soberano e incontrolável Senhor de todos aqueles que se relacionam com ele e seu Pai celestial, fez deles objetos dignos de perpétuo desprazer e punição “. Ver Efésios 1:10 . Romanos 14: 9 . Apocalipse 1:18 .

Comentário de John Wesley

Portanto Deus também o exaltou muito, e lhe deu um nome que está acima de todo nome:

PortantoPor causa de sua humilhação e obediência voluntárias. Ele se humilhou; mas Deus o exaltou – Assim recompensando sua humilhação.

E deu-lhe – Assim, recompensando-o a esvaziar-se.

Um nome que está acima de todo nome – Dignidade e majestade superior a toda criatura.

Referências Cruzadas

Gênesis 3:15 – Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.

Salmos 2:6 – “Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte”.

Salmos 8:5 – Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra.

Salmos 45:6 – O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de justiça é o cetro do teu reino.

Salmos 69:29 – Grande é a minha aflição e a minha dor! Proteja-me, ó Deus, a tua salvação!

Salmos 72:17 – Permaneça para sempre o seu nome e dure a sua fama enquanto o sol brilhar. Sejam abençoadas todas as nações por meio dele, e que elas o chamem bendito.

Salmos 89:27 – Também o nomearei meu primogênito, o mais exaltado dos reis da terra.

Salmos 91:14 – “Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome.

Salmos 110:1 – O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”.

Salmos 110:5 – O Senhor está à tua direita; ele esmagará reis no dia da sua ira.

Isaías 9:7 – Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso.

Isaías 49:6 – ele diz: “É coisa pequena demais para você ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra”.

Isaías 52:13 – Vejam, o meu servo agirá com sabedoria; será levantado e erguido e muitíssimo exaltado.

Isaías 53:12 – Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes, porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

Daniel 2:44 – “Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos esses reinos e os exterminará, mas esse reino durará para sempre.

Daniel 7:14 – A ele foram dados autoridade, glória e reino; todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoraram. Seu domínio é um domínio eterno que não acabará, e seu reino jamais será destruído.

Mateus 11:27 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

Lucas 10:22 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar”.

João 3:35 – O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos.

João 5:22 – Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho,

João 13:3 – Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus;

João 17:1 – Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique.

João 17:5 – E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.

Atos dos Apóstolos 2:32 – Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas desse fato.

Atos dos Apóstolos 5:31 – Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados.

Romanos 14:9 – Por esta razão Cristo morreu e voltou a viver, para ser Senhor de vivos e de mortos.

1 Coríntios 15:24 – Então virá o fim, quando ele entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, autoridade e poder.

Efésios 1:20 – Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,

Colossenses 1:18 – Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.

Hebreus 1:4 – tornando-se tão superior aos anjos quanto o nome que herdou é superior ao deles.

Hebreus 2:9 – Vemos, todavia, aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos, experimentasse a morte.

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

1 Pedro 3:22 – que subiu ao céu e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes.

2 Pedro 1:17 – Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: “Este é o meu filho amado, em quem me agrado”.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Apocalipse 3:21 – Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.

Apocalipse 5:12 – e cantavam em alta voz: “Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! “

Apocalipse 11:15 – O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve altas vozes no céu que diziam: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”.

Apocalipse 19:16 – Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *