Estudo de Salmos 110:5 – Comentado e Explicado

O Senhor está à tua direita: ele destruirá os reis no dia de sua cólera.
Salmos 110:5

Comentário de Albert Barnes

O Senhor à tua mão direita – Veja as notas no Salmo 16: 8 .

Deve atacar reis – A palavra hebraica aqui traduzida “ atacará ” – de ??? mâchats – significa “sacudir, agitar”; e então, “sacudir em pedaços, rasgar em pedaços, esmagar”; e aqui tem a sensação de partir em pedaços, ferir, ferir, esmagar. Os “reis” mencionados são os inimigos de Deus e do Messias, e a idéia é que tudo seria subjugado diante dele; que ele estabeleceria um domínio universal; que ninguém seria capaz de ficar diante dele; ou que ele reinaria sobre toda a terra. A “linguagem” é aquela que deriva de conquistas na guerra; da subjugação dos inimigos pela força das armas. Compare as anotações no Salmo 2: 9-12 ; e as anotações em Isaías 11: 4 .

No dia da sua ira – Salmo 2:12 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 110: 5-6 . O Senhor à tua mão direita Isto deve ser entendido do Messias, instalado em seu poder real à direita de seu Pai; e não do próprio Pai como seu ajudante e defensor, como Salmos 16: 8 e em outros lugares a frase é entendida. O profeta aqui repentinamente se dirige a Deus Pai; e tais transições, como temos observado frequentemente, são comuns na poesia hebraica. O Senhor atacará, etc. isto é, quebrar em pedaços os maiores poderes da Terra, que provocarão seu descontentamento, por uma oposição obstinada à sua autoridade e ao estabelecimento de seu evangelho. Acrescenta-se: Ele julgará entre os pagãos; demonstrar-se a todo o mundo pagão como legislador e juiz. Ele preencherá os lugares com os cadáveres, a saber, daqueles poderes a quem atacará no dia de sua ira; e ferirá as cabeças, os diretores ou governantes, sobre ou de muitos países; isto é, os próprios imperadores romanos, que governarão a maior parte do mundo. Mudge apresenta a última cláusula: Ele esmagará a cabeça contra a terra em abundância. O leitor discernirá facilmente que o salmista aqui descreve o exercício do domínio real e supremo de Cristo; sua conquista sobre o pecado e os pecadores, e sobre toda a oposição dos poderes das trevas, em expressões metafóricas tiradas das conquistas terrenas. Ver Apocalipse 13: 7-8 ; Apocalipse 14: 8 ; Apocalipse 14:20 . Nós apenas observaríamos que existem alguns expositores que entendem as palavras, o Senhor à tua direita, para ser um apóstrofo para a igreja; expressando o cuidado e a proteção de Cristo, sua prontidão para ajudar e defender seu próprio povo contra todos os ferimentos e agressões do poder adverso: como se tivesse sido dito: “Não fiques desanimado nem jogado fora, ó súditos deste rei, como se, exaltado à mão direita de Deus, entregou os cuidados e a proteção de seu povo, pois, à direita e à direita de seu Pai, em glória e majestade, também está à sua direita, para executar julgamento. em seus inimigos, o maior, o mais alto, o mais sábio deles, e revelar o poder do braço dele em sua direção em sua proteção. ” Veja o bispo Reynolds.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 110: 5 . O Senhor à sua mão direita – Parece que isto deve ser entendido do Messias, instalado em seu poder real à direita de seu Pai; e não do próprio Pai, como seu ajudante e defensor, como a frase é usada nos Salmos 16: 8 , e em alguns outros lugares. Portanto, isso é um apóstrofo para Deus Pai, referente ao seu Filho. Esse sentido da cláusula concorda melhor com os seguintes versículos; pois é evidente que é a mesma pessoa que golpeia reis e julga entre os pagãos, e preenche os lugares, etc. Atacará reis – Isto é, quebrará em pedaços os maiores poderes da Terra, que provocarão seu descontentamento, por uma oposição obstinada à sua autoridade e ao estabelecimento de seu evangelho. No dia da sua ira – No dia da batalha, quando ele contenderá com eles, e derramará sobre eles as correntes de sua ira.

Comentário de E.W. Bullinger

O Senhor*. Um dos 134 lugares onde os soferins mudaram Jeová para Adonai. Veja App-32.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor à tua mão direita – Aqui Venema pensa que o Salmo fala de Davi. Como Jesus está à direita de Deus, assim estará à sua mão, dando-lhe todo o apoio e conforto necessários.

Irá atacar reis – Como ele fez no caso de Abraão, Gênesis 14: 1-16, (para isso parece haver uma alusão), onde ele feriu quatro reis e encheu os buracos com os cadáveres de suas tropas . Que a alusão à transação acima parece a mais provável, porque no mesmo capítulo, onde é mencionada a derrota dos quatro reis, temos o relato de Melehizedek vindo ao encontro de Abraão e recebendo o décimo dos despojos.

Comentário de John Calvin

5. O Senhor à tua mão direita Nestas palavras, Davi celebra a natureza terrível daquele poder que Cristo possui para a dispersão e destruição de seus inimigos; e por este meio, ele afirma que, embora cercado por bandos de inimigos mortais, ainda assim suas tentativas malignas não impediriam Deus de defender o rei a quem ele havia estabelecido. É apropriado considerar a expressão, no dia de sua ira, pela qual somos instruídos pacientemente a suportar a cruz, se acontecer que Deus, por um tempo, se esconde durante a prevalência da crueldade e fúria dos inimigos; pois ele sabe bem quando chega a estação completa e adequada para executar vingança sobre eles. Em seguida, ele investe Cristo em poder sobre as nações e o povo de lábios incircuncisos; o que significa que ele não foi escolhido como rei para reinar apenas sobre os habitantes da Judéia, mas também para manter sob seu domínio nações distantes, de acordo com o que lhe foi atribuído em Salmos 2: 8 . E porque, em todas as partes da terra, bem como nos limites da Judéia, haveria muitas pessoas rebeldes e desobedientes, ele também anuncia sua destruição; sugerindo, assim, que todos os que se opõem a Cristo devem cair diante dele, e sua obstinação ser subjugada.

Comentário de John Wesley

O Senhor à tua mão direita atacará reis no dia da sua ira.

O Senhor – Deus, o filho; o Senhor, que está à tua direita.

Ataque – Destruirá todos aqueles reis que são inimigos obstinados para ele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *