Estudo de Hebreus 2:9 – Comentado e Explicado

Mas aquele que fora colocado por pouco tempo abaixo dos anjos, Jesus, nós o vemos, por sua Paixão e morte, coroado de glória e de honra. Assim, pela graça de Deus, a sua morte aproveita a todos os homens.
Hebreus 2:9

Comentário de Albert Barnes

Mas vemos Jesus – Não vemos que a humanidade tenha o domínio estendido do qual o salmista fala em outro lugar. Mas vemos o cumprimento disso em Jesus, que foi coroado de glória e honra, e que recebeu um domínio superior ao dos anjos. O ponto disso é que ele não sofreu e não provou a morte por todo homem; mas que “por causa disso”, ou “como recompensa” por esse sofrimento, ele foi coroado de glória e honra, e que assim cumpriu tudo o que Davi Salmo 8: 1-9 havia dito sobre a dignidade e honra do homem . O objetivo do apóstolo é mostrar que ele foi “exaltado” e, para isso, ele mostra por que era – ou seja, porque ele havia sofrido a morte para redimir o homem; compare Filemom 2: 8-9 .

Quem foi feito um pouco mais baixo que os anjos. Isto é, como homem, ou quando estiver na terra. Sua posição assumida era inferior à dos anjos. Ele assumiu não a natureza dos anjos Hebreus 2:16 , mas a natureza do homem. O apóstolo provavelmente está aqui respondendo algumas objeções implícitas ao posto que foi afirmado que o Senhor Jesus tinha, ou que poderia ser sugerido aos pontos de vista que ele defendia. Essas objeções eram principalmente duas. Primeiro, que Jesus era um homem; e segundo, que ele sofreu e morreu. Se esse era o fato, era natural perguntar como ele poderia ser superior aos anjos? Como ele pôde ter o posto que foi reivindicado por ele? Isso ele responde mostrando primeiro que sua condição de homem foi “voluntariamente” assumida – “ele foi feito mais baixo que os anjos”; e segundo, mostrando que, como conseqüência de seus sofrimentos e morte, ele foi imediatamente coroado de glória e honra. Esse estado de humilhação se tornou ele na grande obra que ele havia empreendido, e ele foi imediatamente exaltado ao domínio universal, e como Mediador foi elevado a uma posição muito acima dos anjos.

Pelo sofrimento da morte. Margem, “Por”. O significado da preposição aqui apresentada “para” ( d?? diaaqui governando o acusativo) é “por conta de;” isto é, Jesus por causa dos sofrimentos da morte, ou em virtude disso, foi coroado com glória e honra. Sua coroação foi o resultado de sua condescendência e sofrimentos; ver notas, Filemon 2: 8-9 . Não significa aqui, como parece nossa tradução, que ele foi feito um pouco mais baixo do que os anjos para sofrer a morte, mas que como recompensa por ter sofrido a morte, ele foi elevado à mão direita de Deus.

Coroado com glória e honra. Isto é, à direita de Deus. Ele foi ressuscitado para o céu; Atos 2:33 ; Marcos 16:19 . O significado é que ele foi coroado com a mais alta honra por causa de seus sofrimentos; compare Filemom 2: 8-9 ; Hebreus 12: 2 ; Hebreus 5: 7-9 ; Efésios 1: 20-23 .

Que ele – . Ou melhor, “já que ele, pela graça de Deus, provou a morte por todo homem”. A sensação é que, depois que ele provou a morte, e como conseqüência dela, ele foi exaltado. A palavra traduzida aqui “aquilo” – ?p?? hopos – significa geralmente e adequadamente “aquilo, de modo que, para que, até o fim disso”, etc. Mas também pode significar “quando, depois disso, depois;” veja as notas em Atos 3:19 . Esta é a interpretação que é dada pelo Prof. Stuart (in loc.), E essa interpretação parece ser exigida pela conexão. A interpretação geral da passagem foi diferente. De acordo com isso, o sentido é: “Vemos Jesus, pelo sofrimento da morte, coroado de glória e honra, de modo que, pela graça de Deus, ele possa provar a morte de todo homem”; veja o Lexicon de Robinson na palavra hopp?? hoposand Doddridge no local. Mas é natural perguntar quando Jesus foi coroado com glória e honra? Não foi antes da crucificação – pois ele era pobre e desprezado. A conexão parece exigir que entendamos isso da glória à qual ele foi exaltado no céu, e isso foi depois de sua morte, e não poderia estar em ordem para que ele pudesse provar a morte. Estou disposto, portanto, a considerar isso como ensino de que o Senhor Jesus foi exaltado ao céu em virtude da expiação que ele havia feito, e isso está de acordo com Filemom 2: 8-9 e Hebreus 12: 2 . Está de acordo com “o fato” no caso e com o desígnio do apóstolo no argumento diante de nós.

Pela graça de Deus – Pelo favor de Deus, ou por seu propósito benevolente para com as pessoas. Não foi por qualquer reivindicação que o homem tinha, mas foi por seu favor especial.

Deve provar a morte – Deve morrer; ou deve experimentar a morte; veja Mateus 16:28 . A morte parece ser representada como algo amargo e desagradável – algo desagradável – como um objeto pode ser ao gosto. Ou a linguagem pode ser retirada de um copo – já que experimentar calamidade e tristeza é frequentemente representado como beber um copo de desgraças; Salmo 11: 6 ; Salmo 73:10 ; Salmo 75: 8 ; Isaías 51:17 ; Mateus 20:22 ; Mateus 26:39 .

Para todo homem – Para todos – ?p?? pa?t?? Huper pantos – para todos e todos – sejam judeus ou gentios, escravos ou livres, altos ou baixos, eleitos ou não eleitos. Como as palavras poderiam afirmar mais claramente que a expiação feita pelo Senhor Jesus era ilimitada em sua natureza e design? Como podemos expressar essa idéia em uma linguagem mais clara ou inteligível? Que isso se refere à expiação é evidente – pois diz que ele “provou a morte” por eles. Os amigos da doutrina da expiação geral não desejam outra senão a linguagem das Escrituras para expressar sua crença. Expressa exatamente – sem necessidade de modificação ou explicação. Os defensores da doutrina da expiação limitada não podem, portanto, usar a linguagem das Escrituras para expressar sua crença. Eles não podem incorporar aos seus credos que o Senhor Jesus “provou a morte por todo homem”. Eles são obrigados a modificá-lo, limitá-lo, explicá-lo, a fim de evitar erros e equívocos. Mas esse sistema não pode ser verdadeiro, o que exige que as pessoas moldem e modifiquem a linguagem simples da Bíblia, a fim de impedir as pessoas de erro! compare as notas em 2 Coríntios 5:14 , onde esse ponto é considerado extensivamente.

(Com as opiniões do autor sobre a doutrina da expiação, concordamos em geral; contudo, aqui somos tentados a perguntar se os defensores da expiação universal não estariam sob a mesma necessidade, de explicar, modificar ou “estender”, tais passagens como limite ou pareçam limitar a expiação de Cristo; e, se enquadrar um credo, a vantagem não seria igual em ambos os lados? Nenhuma das partes se contentaria em estabelecer nela as escrituras que pareciam menos favoráveis ??a si mesmas sem nota ou Se essa observação parecer injusta, na medida em que o universalista pudesse admitir em seu credo, que “Cristo entregou sua vida pelas ovelhas”, embora ao mesmo tempo ele acreditasse ainda mais, que a estabeleceu não apenas para elas. não, para eles, em nenhum sentido especial “mais do que para os outros”; observe-se que a limitação também poderia admitir na dele: “Cristo provou a morte por todo homem” ou por todas as pessoas ( ?pe? pa?t?? Huper pantos) embora ele pode acreditar ainda mais, não para todos especialmente, não para todos eficazmente, ou com o Prof. Stuart no local, não para todos universalmente, mas “para todos sem distinção”, isto é, judeus e gentios. É realmente difícil dizer de que lado a explicação seria mais necessária.

No caso da passagem limitada, seria necessário primeiro observar que a expiação se estendia além do que sugeria e, além disso, que não havia uma referência especial às partes especificadas, as ovelhas, a saber. Seria necessário, na verdade, extensão e limitação, isto é, se um credo fosse feito, ou uma visão completa da opinião dada. Eles parecem se aproximar mais da verdade sobre esse assunto, que não negam nem o aspecto geral nem o especial da expiação. Por um lado, existe uma grande classe de “passagens universais”, que não podem ser explicadas satisfatoriamente em nenhum outro princípio senão o que considera a expiação como um grande plano corretivo, que a tornou consistente com a honra divina, de estender a misericórdia às pessoas culpadas. em geral, e o que seria igualmente necessário se houvesse a intenção de economizar um ou milhões; números de fato não fazem parte da questão. Por outro lado, há uma grande classe de textos “especiais”, que não podem ser explicados sem admitir que, embora essa expiação tenha referência a todos, “ainda assim, Deus ao providenciar que tinha um design especial para salvar seu povo por ela;” veja todo o assunto discutido completamente, na nota do autor mencionada acima e na nota complementar, nas mesmas passagens, que contém um resumo das controvérsias mais recentes sobre o assunto.)

Portanto, aprenda Hebreus 2: 6-9 , da encarnação do Filho de Deus e de sua exaltação ao céu, que honra foi conferida à natureza humana. Quando olhamos para a fraqueza e pecaminosidade de nossa raça, podemos perguntar: o que é o homem que Deus deveria honrá-lo ou considerá-lo? Ele é a criatura de um dia. Ele é fraco e está morrendo. Ele está perdido e degradado. Comparado com o universo em geral, ele é um grão, um átomo. Ele não fez nada para merecer o favor ou aviso divino, e quando olhamos para a raça em geral, podemos fazê-lo apenas com sentimentos da mais profunda humilhação e mortificação. Mas quando olhamos a natureza humana na pessoa do Senhor Jesus, vemos que ela é honrada em um grau que é proporcional a todos os nossos desejos e que nos enche de admiração. Sentimos que é uma honra para a natureza humana – que ela fez muito para elevar o homem – quando olhamos para um homem como Howard ou Washington. Mas quanto mais essa natureza foi honrada na pessoa do Senhor Jesus!

(1) what an honor to us it was that he should take our nature into intimate union with himself – passing by the angelic hosts, and becoming a man!

(2) what an honor it was that human nature there was so pure and holy; that “man” – everywhere else so degraded and vile – “could” be seen to be noble, and pure, and godlike!

(3) what an honor it was that the divinity should speak to people in connection with human nature, and perform such wonderful works – that the pure precepts of religion should come forth from human lips – the great doctrines of eternal life be uttered by “a man,” and that from human hands should go forth power to heal the sick and to raise the dead!

(4) what an honor to man it was that the atonement for sin should be made in his own nature, and that the universe should be attracted to that scene where one in our form, and with flesh and blood like our own, should perform that great work.

(5) what an honor it is to man that his own nature is exalted far above all heavens! That one in our form sits on the throne of the universe! That adoring angels fall prostrate before him! That to him is intrusted all power in heaven and on earth!

(6) what an honor to man that one in his nature should be appointed to judge the worlds! That one in our own form, and with a nature like ours, shall sit on the throne of judgment and pronounce the final doom on angels and human beings! Those assembled millions shall be constrained to bow before him, and receive their eternal doom from his hands! That prince and potentate – the illustrious dead of all past times, and the mighty men who are yet to live, shall all appear before him, and all receive from him there the sentence of their final destiny! I see, therefore, the most honor done to my nature as a man, not in the deeds of proud conquerors; not in the lives of sages and philanthropists; not in those who have carried their investigations farthest into the obscurities of matter and of mind; not in the splendid orators, poets, and historians of other times, or that now live – much as I may admire them, or feel it an honor to belong to a race which has produced such illustrious men – but in the fact that the Son of God has chosen a body like my own in which to dwell; in the inexpressible loveliness evinced in his pure morals, his benevolence, his blameless life; in the great deeds that he performed on earth; in the fact that it was this form that was chosen in which to make atonement for sin; in the honors that now cluster around him in heaven, and the glories that shall attend him when he shall come to judge the world.

“Princes to his imperial name.

Bend their bright scepters down;

Dominions, thrones, and powers rejoice,

To see him wear the crown.

“Archangels sound his lofty praise.

Through every heavenly street,

And lay their highest honors down,

Submissive at his feet.

“Those soft, those blessed feet of his,

That once rude iron tore –

High on a throne of light they stand,

And all the saints adore.

“His head, the dear, majestic head,

That cruel thorns did wound –

See – what immortal glories shine,

And circle it around!

“This is the Man, th’ exalted Man,

Whom we, unseen, adore;

But when our eyes behold his face,

Our hearts shall love him more.”

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

veja . Grego. blepo. App-133. Leia: “Veja Aquele que foi feito… Anjos, até Jesus” .

Jesus . App-98.

para . . . honra . Parêntese (App-6) inserido. Omita a vírgula após a “morte” .

for = por causa de. Grego. dia . App-104. Hebreus 2: 2 .

Comentário de John Calvin

9. Mas nós vemos Jesus, etc. Como o significado das palavras , ß?a?? t? “um pouco” é ambíguo, (36) ele olha para a coisa em si, como exibida na pessoa de Cristo, e não para o significado exato de as palavras, como eu já disse; e ele apresenta à nossa meditação a glória após a ressurreição, que Davi estende a todos os dons pelos quais o homem é adornado pela graça de Deus; mas nesse embelezamento, que deixa todo o sentido literal, não há nada inadequado ou impróprio.

Para o sofrimento da morte, etc. É o mesmo que se tivesse dito que Cristo, tendo passado pela morte, foi exaltado para a glória que obteve, de acordo com o que Paulo nos ensina em Filipenses 2: 8 ; não que Cristo tenha obtido algo para si mesmo individualmente, como dizem os sofistas, que criaram a noção de que ele primeiro ganhou a vida eterna para si e depois para nós; pois o caminho ou os meios, por assim dizer, de obter glória, são apenas indicados aqui. Além disso, Cristo é coroado de glória para esse fim, para que todo joelho se dobre a ele. ( Filipenses 2:10 .) Portanto, podemos concluir pela causa final que todas as coisas foram entregues em sua mão.

Que ele, pela graça de Deus, (37) etc. Ele se refere à causa e ao fruto da morte de Cristo, para que não se pense que isso prejudique qualquer coisa de sua dignidade. Pois quando ouvimos que tanto bem foi obtido para nós, não resta lugar para o desprezo, pois a admiração da bondade divina preenche toda a mente. Ao dizer para todo homem, ele quer dizer não apenas que ele pode ser amplo para os outros, como diz Crisóstomo, que traz o exemplo de um médico que experimenta primeiro um chope amargo, que o paciente pode não se recusar a beber; mas ele quer dizer que Cristo morreu por nós e que, ao tomar sobre si o que nos era devido, ele nos redimiu da maldição da morte. E acrescenta-se que isso foi feito através da graça de Deus , pois a causa da redenção foi o amor infinito de Deus por nós, através do qual foi que ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho. O que Crisóstomo diz sobre o gosto da morte , como se ele a tocasse com os lábios, porque Cristo emergiu da morte como conquistador, não refutarei nem condenarei, embora não saiba se o apóstolo pretendia falar de uma maneira tão refinada. (38)

Comentário de Adam Clarke

Deveria provar a morte para todo homem – Em conseqüência da queda de Adão, toda a raça humana se tornou pecaminosa em sua natureza e, em sua prática, acrescentou transgressão à pecaminosidade da disposição, e assim foi exposta a perdição sem fim. Para resgatá-los, Jesus Cristo assumiu a natureza do homem e sofreu a penalidade por seus pecados.

Nos tempos antigos, era costume tirar criminosos, fazendo-os beber um copo de veneno. Sócrates foi julgado por beber uma xícara de suco de cicuta, por ordem dos magistrados atenienses: ???e?? t? fa?µa???, a?a??a???t?? t?? ?????t?? . A sentença foi uma das mais injustas já pronunciadas sobre o homem. Sócrates não era apenas inocente de todos os crimes imputados a sua acusação, mas era o maior benfeitor de seu país. Ele estava devidamente consciente da iniquidade de sua sentença, mas alegremente submetido ao seu destino designado; pois quando o oficial trouxe o veneno, embora seus amigos tentassem convencê-lo de que ele ainda tinha um tempo considerável em que ele poderia continuar a viver, sabendo que todos os propósitos da vida estavam agora cumpridos, ele se recusou a se valer de um alguns momentos restantes, tomaram o cálice e beberam o veneno com a maior alegria e entusiasmo; ep?s??µe??? ?a? µa?a e??e??? ?a? e?????? e?ep?e . Platão, Phaed. sub. fin. A referência no texto parece apontar toda a raça humana como sendo acusada, julgada, considerada culpada e condenada, cada uma com seu próprio copo envenenado para beber; e Jesus, o maravilhoso Jesus, tira o copo da mão de cada um, e alegremente e com entusiasmo bebe dos restos! Assim, tendo bebido o cálice envenenado de todo homem, provou a morte que eles devem ter sofrido, se o cálice não tivesse sido bebido por outro. Não é este o cálice a que ele se refere, Mateus 26:39 ; : Ó meu Pai, se for possível, deixe este cálice passar de mim? Mas sem ele beber, a salvação do mundo teria sido impossível; e, portanto, ele alegremente bebeu no lugar de toda alma humana, e assim fez expiação pelo pecado de todo o mundo: e ele fez isso, ?a??t? Te?? , pela graça, misericórdia ou infinita bondade de Deus. Jesus Cristo, encarnado, crucificado, moribundo, subindo, ascendendo ao céu e se tornando nosso mediador à mão direita de Deus, é a prova completa do infinito amor de Deus à raça humana.

Em vez de ?a??t? Te?? , pela graça de Deus, alguns MSS. e o siríaco tem ????? Te?? , sem Deus, ou Deus exceto; isto é, a masculinidade morreu, não a Deidade. Provavelmente esse foi um glossário marginal, que entrou no texto de muitos MSS., E é citado por alguns dos chefes dos pais gregos e latinos. Vários críticos sustentam que o versículo deve ser lido assim: “Mas vemos Jesus, que por pouco tempo foi feito menos que anjos, que pela graça de Deus ele poderia provar a morte de todo homem, pelo sofrimento da morte coroado de glória. e honra “. Seja como for, o sentido é quase o mesmo:

  1. Jesus Cristo foi encarnado.
  • Ele sofreu a morte como vítima expiatória.
  • As pessoas em cujo nome ele sofreu eram toda a raça humana; todo homem – todas as criaturas humanas.
  • Este Jesus está agora em um estado da mais alta glória e honra.
  • Comentário de Scofield

    graça

    Graça (na salvação). Hebreus 10:29 ; Romanos 3:24 (Veja Scofield “ João 1:17 “) .

    Comentário de John Wesley

    Mas vemos Jesus, que foi feito um pouco mais baixo que os anjos pelo sofrimento da morte, coroado de glória e honra; que ele, pela graça de Deus, prove a morte para todo homem.

    Isso é feito apenas com relação a Jesus, Deus-Homem, que agora é coroado de glória e honra – como recompensa por ter sofrido a morte.

    Ele foi feito um pouco mais baixo que os anjos – que não podem sofrer ou morrer.

    Que pela graça de Deus, ele pode provar a morte – Uma expressão que denota tanto a realidade de sua morte quanto a falta de sua continuidade.

    Para todo homem – Isso já foi ou nascerá no mundo.

    Referências Cruzadas

    Gênesis 3:15 – Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.

    Salmos 21:3 – Tu o recebeste com ricas bênçãos, e em sua cabeça puseste uma coroa de ouro puro.

    Isaías 7:14 – Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel.

    Isaías 11:1 – Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo.

    Isaías 53:2 – Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos.

    Mateus 6:28 – “Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.

    Marcos 9:1 – E lhes disse: “Garanto-lhes que alguns dos que aqui estão de modo nenhum experimentarão a morte, antes de verem o Reino de Deus vindo com poder”.

    Lucas 9:27 – Garanto-lhes que alguns que aqui se acham de modo nenhum experimentarão a morte antes de verem o Reino de Deus”.

    João 1:29 – No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

    João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

    João 8:52 – Diante disso, os judeus exclamaram: “Agora sabemos que você está endemoninhado! Abraão morreu, bem como os profetas, mas você diz que se alguém guardar a sua palavra, nunca experimentará a morte.

    João 12:32 – Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim”.

    Atos dos Apóstolos 2:33 – Exaltado à direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora vêem e ouvem.

    Romanos 5:8 – Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.

    Romanos 5:18 – Conseqüentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens.

    Romanos 8:3 – Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,

    Romanos 8:32 – Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?

    2 Coríntios 5:15 – E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

    2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

    2 Coríntios 6:1 – Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus.

    Gálatas 4:4 – Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei,

    Filipenses 2:7 – mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.

    1 Timóteo 2:6 – o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.

    Hebreus 8:3 – Todo sumo sacerdote é constituído para apresentar ofertas e sacrifícios, e por isso era necessário que também este tivesse algo a oferecer.

    Hebreus 10:5 – Por isso, quando Cristo veio ao mundo, disse: “Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste;

    1 João 2:2 – Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.

    1 João 4:9 – Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.

    Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

    Apocalipse 19:12 – Seus olhos são como chamas de fogo, e em sua cabeça há muitas coroas e um nome que só ele conhece, e ninguém mais.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *