Estudo de Hebreus 1:4 – Comentado e Explicado

tão superior aos anjos quanto excede o deles o nome que herdou.
Hebreus 1:4

Comentário de Albert Barnes


Sendo feito muito melhor – Sendo exaltado muito acima dos anjos. A palavra “melhor” aqui não se refere ao caráter moral, mas à exaltação de posição. Como mediador; como Filho de Deus em nossa natureza, ele é exaltado muito acima dos anjos.

Do que os anjos – Do que todos os anjos de todos os níveis; veja notas em Efésios 1:21 ; compare 1 Pedro 3:22 . “Anjos, autoridades e poderes sujeitos a ele.” Ele é exaltado ao seu trono mediador, e todas as coisas são colocadas sob seus pés.

Como ele tem por herança – ou em virtude de seu nome – o Filho de Deus; uma exaltação como está implícita nesse nome. Como filho, tem uma posição na família acima dos servos; como ele tem um controle sobre a propriedade acima daquela que os servos têm, o mesmo acontece com o Mediador. Ele é o Filho de Deus: os anjos são os servos de Deus e os servos da igreja. Eles ocupam um lugar no universo em comparação com o que ele ocupa, semelhante ao lugar que os servos de uma família ocupam em comparação com o que um filho ocupa. Para ilustrar e provar isso, é o design do restante deste capítulo. O argumento em que o apóstolo insiste é que o título “o Filho de Deus deve ser dado a ele somente. Não foi conferido a ninguém. Embora os anjos e os santos sejam chamados em geral “filhos de Deus”, ainda assim o título “o Filho de Deus” foi dado apenas a ele. Enquanto o apóstolo escrevia a Hebreus, ele apela apenas às Escrituras Hebraicas para a confirmação dessa opinião.

Um nome mais excelente – A saber, o nome Filho. É um nome mais honrado e exaltado do que jamais lhes foi concedido. Envolve mais privilégios exaltados e confere àquele a quem é concedido maior respeito e honra do que qualquer nome que já lhes foi concedido.

Comentário de E.W. Bullinger

Sendo feito = Tendo se tornado.

Tem . . . obtido = herdou. mais excelente. Grego. diaforos. Ver Romanos 12: 6 .

nome . Compare Atos 2:21 ; Atos 3:16 . Isaías 9: 6 .

Comentário de John Calvin

4. Sendo feito muito melhor, etc. Depois de ter elevado a Cristo acima de Moisés e de todos os outros, ele agora amplifica Sua glória comparando com os anjos. Era uma noção comum entre os judeus que a lei era dada por anjos; eles consideravam atentamente as coisas honrosas ditas sobre eles em toda parte nas Escrituras; e como o mundo está estranhamente inclinado à superstição, eles obscureceram a glória de Deus exaltando demais os anjos. Era, portanto, necessário reduzi-los à sua própria posição, para que não ofuscassem o brilho de Cristo. E primeiro ele prova pelo seu nome que Cristo os superou de longe, pois é chamado o Filho de Deus; (17) e que ele foi distinguido por esse título, ele mostra por dois testemunhos das Escrituras, os quais devem ser examinados por nós; e então resumiremos sua importação total.

Comentário de Adam Clarke

Muito melhor que os anjos – Outro argumento a favor da Divindade de nosso Senhor. Os judeus tinham a mais alta opinião da excelência transcendente dos anjos, eles até os associavam a Deus na criação do mundo, e supõem que eles sejam do conselho privado do Altíssimo; e assim eles entendem Gênesis 1:26 ; : Façamos o homem à nossa imagem, à nossa semelhança; “E o Senhor disse aos anjos ministradores que estavam diante dele, e que foram criados no segundo dia: Façamos o homem”, etc. Veja o Targum de Jonathan ben Uzziel. E eles até permitem que sejam adorados pelo bem de seu Criador e como seus representantes; embora eles não permitam que eles sejam adorados por eles mesmos. Como, portanto, os judeus os consideravam próximos a Deus, e nenhum deles tinha direito à sua adoração, a não ser Deus; em seu próprio terreno, o apóstolo prova que Jesus Cristo é Deus, porque Deus ordenou que todos os anjos do céu o adorassem. Ele, portanto, que é maior que os anjos, e é o objeto de sua adoração, é Deus. Mas Jesus Cristo é maior que os anjos e o objeto de sua adoração; portanto, Jesus Cristo deve ser Deus.

Por herança obtida – ?e???????µ??e? ???µa . O verbo ???????µe?? significa geralmente participar, possuir, obter ou adquirir; e é tão usado pelos escritores gregos mais puros: Kypke produziu vários exemplos disso em Demóstenes. Não é por herança que Cristo possui um nome mais excelente que os anjos, mas como Deus: ele o possui natural e essencialmente; e, como Deus se manifestou na carne, ele o tem em conseqüência de sua humilhação, sofrimentos e morte meritória. Ver Filipenses 2: 9 .

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 1: 4 . Sendo feito muito melhor do que os anjos, Sendo feito muito superior ou mais excelente do que os anjos, por quanto ele obteve um nome mais excelente do que eles. A palavra ?e???????µ??e?, significa obter ou estar na posse de; sem absorver a noção de herança. Veja em Hebreus 1: 2 . Cristo é chamado o Filho de Deus; um nome que implica amor e afeição peculiar nos pais e superioridade sobre a família em que ele está. Cristo, portanto, como sendo o Filho unigênito de Deus, é infinitamente superior aos anjos, e é investido de uma autoridade da qual certamente estão destituídos; e tem direito e título ao domínio, aos quais eles não têm pretensão; nem nenhum deles é digno com esse nome. Alguns consideram isso como uma referência imediata à autoridade e dignidade de Cristo, como mediador; com o qual ele foi investido, quando se sentou à direita da glória após sua ressurreição.

Comentário de Scofield

anjos

Anjo, Resumo: Anjo, “mensageiro”, é usado por Deus, pelos homens e por uma ordem de seres espirituais criados, cujos principais atributos são força e sabedoria. 2 Samuel 14:20 ; Salmos 103: 20 ; Salmos 104: 4 . No AT, a expressão “o anjo do Senhor” (às vezes “de Deus”) geralmente implica a presença da Deidade em forma angelical; Gênesis 16: 1-13 ; Gênesis 21: 17-19 ; Gênesis 22: 11-16 ; Gênesis 31: 11-13 ; Êxodo 3: 2-4 ; Juízes 2: 1 ; Juízes 6: 12-16 ; Juízes 13: 3-22 (Ver Scofield “ Malaquias 3: 1 “) . A palavra “anjo” é usada em homens; Lucas 7:24 ; Tiago 2:25 ; Apocalipse 1:20 ; Apocalipse 2: 1 ; Apocalipse 2: 8 ; Apocalipse 2:12 ; Apocalipse 2:18 ; Apocalipse 3: 1 ; Apocalipse 3: 7 ; Apocalipse 3:14 Em Apocalipse 8: 3-5 . Cristo é evidentemente entendido. Às vezes, o anjo é usado do espírito do homem .; Mateus 18:10 ; Atos 12:15 . Embora os anjos sejam espíritos; Salmos 104: 4 ; O poder de Hebreus 1:14 lhes é dado para se tornarem visíveis à semelhança da forma humana. Gênesis 19: 1 cf; Gênesis 19: 5 ; Êxodo 3: 2 ; Números 22: 22-31 ; Juízes 2: 1 ; Juízes 6:11 ; Juízes 6:22 ; Juízes 13: 3 ; Juízes 13: 6 ; 1 Crônicas 21:16 ; 1 Crônicas 21:20 ; Mateus 1:20 ; Lucas 1:26 ; João 20:12 ; Atos 7:30 ; Atos 12: 7 ; Atos 12: 8 etc.). A palavra é sempre usada no gênero masculino, embora o sexo, no sentido humano, nunca seja atribuído aos anjos; Mateus 22:30 ; Marcos 12:25 . Eles são extremamente numerosos .; Mateus 26:53 ; Hebreus 12:22 ; Apocalipse 5:11 ; Salmos 68:17 . O poder é inconcebível. 2 Reis 19:35 . O lugar deles é sobre o trono de Deus .; Apocalipse 5:11 ; Apocalipse 7:11 . A relação deles com o crente é a de “espíritos ministradores, enviados para ministrar os que serão herdeiros da salvação”, e esse ministério se refere amplamente à segurança física e ao bem-estar dos crentes. 1 Reis 19: 5 ; Salmos 34: 7 ; Salmos 91:11 ; Daniel 6:22 ; Mateus 2:13 ; Mateus 2:19 ; Mateus 4:11 ; Lucas 22:43 ; Atos 5:19 ; Atos 12: 7-10 . A partir de; Hebreus 1:14 ; Mateus 18:10 ; Salmos 91:11 , parece que esse cuidado com os herdeiros da salvação começa na infância e continua pela vida. Os anjos nos observam; 1 Coríntios 4: 9 ; Efésios 3:10 ; Eclesiastes 5: 6 um fato que deve influenciar a conduta. Eles recebem santos que partem. Lucas 16:22 . . The angels are to accompany Christ in His second advent. Matthew 25:31 . To them will be committed the preparation of the judgment of the nations. Matthew 13:30 ; Matthew 13:39 ; Matthew 13:41 ; Matthew 13:42 . See Scofield ” Matthew 25:32 “. The kingdom-age is not to be subject to angels, but to Christ and those for whom He was made a little lower than the angels. Hebrews 2:5 An archangel, Michael, is mentioned as having a particular relation to Israel and to the resurrections.; Daniel 10:13 ; Daniel 10:21 ; Daniel 12:1 ; Daniel 12:2 ; Judges 1:9 ; 1 Thessalonians 4:16 . The only other angel whose name is revealed Gabriel, was employed in the most distinguished services.; Daniel 8:16 ; Daniel 9:21 ; Luke 1:19 ; Luke 1:26 . O homem é feito “um pouco mais baixo que os anjos”, e na encarnação Cristo levou “por um pouco de” tempo “neste lugar mais baixo”; Salmos 8: 4 ; Salmos 8: 5 ; Hebreus 2: 6 ; Hebreus 2: 9 que Ele pode elevar o crente à Sua própria esfera acima dos anjos Hebreus 2: 9 ; Hebreus 2:10 Os anjos devem acompanhar a Cristo em Seu segundo advento Mateus 25:31 A eles será confiada a preparação do julgamento das nações Mateus 13:30 ; Mateus 13:39 ; Mateus 13:41 ; Mateus 13:42 . Veja Scofield ” Mateus 25:32 “. A era do reino não deve ser sujeita a anjos, mas a Cristo e àqueles por quem Ele Hebreus 2: 5 Um arcanjo, Michael, é mencionado como tendo uma relação particular com Israel e com as ressurreições; Daniel 10:13 ; Daniel 10:21 ; Daniel 12: 1 ; Daniel 12 : 2 ; Juízes 1: 9 ; 1 Tessalonicenses 4:16 . O único outro anjo cujo nome é revelado Gabriel, foi empregado nos mais ilustres serviços; Daniel 8:16 ; Daniel 9:21 ; Lucas 1:19 ; Lucas 1 : 26

Anjos caídos. Duas classes são mencionadas:

(1) “Os anjos que não mantiveram seu primeiro lugar de propriedade, mas deixaram sua própria habitação”, estão “acorrentados na escuridão”, aguardando julgamento. 2 Pedro 2: 4 ; Juízes 1: 6 ; 1 Coríntios 6: 3 ; João 5:22 .

(Veja Scofield “ Gênesis 6: 4 “)

(2) Os anjos que têm Satanás Gênesis 3: 1 como líder.

(Veja Scofield “ Apocalipse 20:10 “) .

A origem deles não é revelada em parte alguma. Eles podem ser idênticos aos demônios.

(Veja Scofield “ Mateus 7:22 “) . Para Satanás e seus anjos o fogo eterno está preparado. Mateus 25:41 ; Apocalipse 20:10 .

Comentário de John Wesley

Sendo feito muito melhor do que os anjos, como obteve por herança um nome mais excelente que eles.

Este versículo tem duas cláusulas, a última das quais é tratada, Hebreus 1: 5 ; o primeiro, Hebreus 1:13 . Tais transposições também são encontradas nas outras epístolas de São Paulo, mas em nenhuma delas com tanta freqüência como nesta. Os médicos judeus gostavam particularmente dessa figura e a usavam muito em todos os seus escritos. O apóstolo, portanto, tornando-se todas as coisas para todos os homens, segue aqui o mesmo método. Todos os escritores inspirados estavam mais dispostos em todas as figuras de linguagem do que os oradores mais experientes.

Ser – Por sua exaltação, depois de ter sido inferior a eles, Hebreus 2: 9 .

Muito mais alto que os anjos – Era extremamente apropriado observar isso, porque os judeus se glorificavam em sua lei, como foi entregue pelo ministério de anjos. Quanto mais podemos nos gloriar no evangelho, que foi dado, não pelo ministério dos anjos, mas pelo próprio Filho de Deus! Como ele tem por herança um nome mais excelente – Por ser o Filho de Deus, ele herda esse nome, no qual exatamente ele herda todas as coisas. Sua herança desse nome é mais antiga que todos os mundos; ele herdou todas as coisas, tão antigas quanto todas as coisas.

Do que eles – Isso denota uma imensa preeminência. Os anjos não herdam todas as coisas, mas são uma parte da herança do Filho, a quem eles adoram como seu Senhor.

Referências Cruzadas

Salmos 2:7 – Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: “Tu és meu filho; eu hoje te gerei.

Efésios 1:21 – muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir.

Filipenses 2:9 – Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

Colossenses 1:18 – Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.

Colossenses 2:10 – e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.

2 Tessalonicenses 1:7 – e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá do céu, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes.

Hebreus 1:9 – Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros, ungindo-te com óleo de alegria”.

Hebreus 2:9 – Vemos, todavia, aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos, experimentasse a morte.

1 Pedro 3:22 – que subiu ao céu e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes.

Apocalipse 5:11 – Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventes e os anciãos,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *