Estudo de Hebreus 1:9 – Comentado e Explicado

Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade. Por isso, ó Deus, o teu Deus te ungiu com óleo de alegria, mais que aos teus companheiros {Sl 44,7s};
Hebreus 1:9

Comentário de Albert Barnes

Thou hast loved righteousness – Thou hast been obedient to the Law of God, or holy and upright. Nothing can be more truly adapted to express the character of anyone than this is to describe the Lord Jesus, who was “holy, harmless, undefiled,” who “did no sin, and in whose mouth no guile was found;” but it is with difficulty that this can be applied to Solomon. Assuredly, for a considerable part of his life, this declaration could not well be appropriate to him; and it seems to me that it is not to be regarded as descriptive of him at all. It is language prompted by the warm and pious imagination of the Psalmist describing the future Messiah – and, as applied to him, is true to the letter. “Therefore God, even thy God.” The word “even” inserted here by the translators, weakens the force of the expression. This might be translated, “O God, thy God hath anointed thee.” So it is rendered by Doddridge, Clarke, Stuart, and others.

The Greek will bear this construction, as well the Hebrew in Psalm 45:7 . In the margin in the Psalm it is rendered “O God.” This is the most natural construction, as it accords with what is just said before. “Thy throne, O God, is forever. Thou art just and holy, therefore, O God, thy God hath anointed thee,” etc. It is not material, however, which construction is adopted. “Hath anointed thee.” Anciently kings and priests were consecrated to their office by pouring oil on their heads; see Leviticus 8:12 ; Numbers 3:3 ; 1 Samuel 10:1 ; 2 Samuel 2:7 ; Psalm 2:2 ; Isaiah 61:1 ; Acts 4:27 ; Atos 10:38 ; Note, Matthew 1:1 . The expression “to anoint,” therefore, comes to mean to consecrate to office, or to set apart to some public work. This is evidently the meaning in the Psalm, where the whole language refers to the appointment of the personage there referred to to the kingly office. “The oil of gladness.” This probably means the perfumed oil that was poured on the head, attended with many expressions of joy and rejoicing. The inauguration of the Messiah as king would be an occasion of rejoicing and triumph. Thousands would exult at it as in the coronation of a king; and thousands would be made glad by such a consecration to the office of Messiah. “Above thy fellows.” Above thine associates; that is, above all who sustain the kingly office. He would be more exalted than all other kings. Doddridge supposes that it refers to angels, who might have been associated with the Messiah in the government of the world. But the more natural construction is to suppose that it refers to kings, and to mean that he was the most exalted of all.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

amou = amou. Grego. Agapão. App-135.

justiça . Grego. dikaiosune. App-191.

odiado = odiado.

iniqüidade . Grego. anomia. App-128.

portanto = por causa disso (App-104. Hebreus 1: 2 ) isso.

tem . Omitir.

ungido . Compare Lucas 4:18 . Atos 4:27 ; Atos 10:38 . 2 Coríntios 1:21 .

acima . Grego. para, como Hebreus 1: 4

companheiros . Grego. metochos. Aqui, Hebreus 3: 1 , Hebreus 3:14 ; Hebreus 6: 4 ; Hebreus 12: 8 e Lucas 5: 7 . Citado nos Salmos 45: 6 , Salmos 45: 7 . De nenhum outro poderia ser dito.

Comentário de John Calvin

9. Portanto, Deus o designou, etc. Isso realmente foi dito sobre Salomão, que foi feito rei, porque Deus o preferiu a seus irmãos, que de outra forma eram iguais, sendo filhos do rei. Mas isso se aplica de maneira mais adequada a Cristo, que nos adotou como seus herdeiros, embora não por si só. Mas ele foi ungido acima de todos nós, como foi além da medida, enquanto nós, cada um de nós, de acordo com uma porção limitada, como ele dividiu para cada um de nós. Além disso, ele foi ungido por nossa causa, para que todos possamos tirar sua gordura. Portanto, ele é o Cristo, somos cristãos procedentes dele, como riacho de uma fonte. Mas, como Cristo recebeu essa unção quando na carne, diz-se que ele foi ungido por seu Deus; pois seria inconsistente supor que ele era inferior a Deus, exceto em sua natureza humana. (25)

As palavras “acima dos teus companheiros” são traduzidas por Calvino, “acima dos teus parceiros”, e por Doddridge e Macknight, “acima dos teus associados”. Cristo é mencionado como rei, e seus associados são os do mesmo cargo; mas ele está tão acima deles que é o “rei dos reis”; e, no entanto, suas excelências superiores são aqui representadas como um direito a honras mais elevadas. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Você amou a justiça – Esta é a característica de um governador justo: ele abomina e suprime a iniqüidade; ele semeia e apóia a retidão e a verdade.

Portanto, Deus, mesmo teu Deus – O original, pode ser assim traduzido: Portanto, ó Deus, teu Deus te ungiu. A forma de fala é quase a mesma que a do verso anterior; mas o sentido é suficientemente claro se lermos: Portanto Deus, teu Deus, te ungiu, etc.

Com o óleo da alegria – Muitas vezes tivemos ocasião de observar que, antigamente, reis, sacerdotes e profetas eram consagrados a seus diversos ofícios por unção; e que isso significava os dons e influências do Espírito Divino. Christ, ?? ???st?? , signifies The Anointed One, the same as the Hebrew Messias ; and he is here said to be anointed with the oil of gladness above his fellows. None was ever constituted prophet, priest, and king, but himself; some were kings only, prophets only, and priests only; outros eram reis e sacerdotes, ou sacerdotes e profetas, ou reis e profetas; but none had ever the three offices in his own person but Jesus Christ, and none but himself can be a King over the universe, a Prophet to all intelligent beings, and a Priest to the whole human race. Thus he is infinitely exalted beyond his fellows – all that had ever borne the regal, prophetic, or sacerdotal offices.

Some think that the word µet????? , fellows, refers to believers who are made partakers of the same Spirit, but cannot have its infinite plenitude. The first sense seems the best. Gladness is used to express the festivities which took place on the inauguration of kings, etc.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 1: 9 . Amaste a justiça, etc. – Refere-se àquele exemplo incomparável do amor à retidão moral, que Cristo deu ao tornar-se um sacrifício pelo pecado; por sua expiação, fazendo infinitamente mais do que jamais foi feito por qualquer outro agente inteligente e racional, para demonstrar seu amor à justiça e seu ódio à iniqüidade. Ver Filipenses 2: 8-9 . Em vez de companheiros, alguns leem associados. A palavra hebraica correspondente à palavra ?et????, diz Parkhurst, significa associados; por quem se entende “todos os homens que crêem em Cristo”. A palavra expressa corretamente “aqueles que participam juntos”; irmãos, herdeiros comuns. Veja cap. Hebreus 2:11 , etc. Romanos 8:17 . A força dessa citação reside em provar que, enquanto os anjos são apenas espíritos ministradores, ( Hebreus 1: 7 ; Hebreus 1:14 .) O Filho é investido de poder real e autoridade soberana. Te ungiu com o óleo da alegria, etc. significa: “Tu és exaltado para honra e felicidade superiores; Deus Pai te stiling aqui, Deus e um rei eterno, atribuindo a ti um trono e reino, e um governo justo para recompensar teus servos justos a quem amas e punir teus inimigos obstinados, cujas iniqüidades os tornam odiosos para ti “. Para que essas palavras provem novamente, tanto sua natureza divina quanto sua exaltação ao governo do mundo

Comentário de Scofield

justiça (Ver Scofield “ 1 João 3: 7 “) .

iniquidade ilegalidade. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo da alegria sobre os teus companheiros.

Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade – Tu és infinitamente puro e santo.

Portanto Deus – Quem, como tu és Mediador, é teu Deus. Te ungiu com o óleo da alegria – Com o Espírito Santo, a fonte da alegria.

Acima de teus companheiros – Acima de todos os filhos dos homens.

Referências Cruzadas

Salmos 2:2 – Os reis da terra tomam posição e os governantes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu ungido, e dizem:

Salmos 2:6 – “Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte”.

Salmos 11:5 – O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia.

Salmos 23:5 – Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice.

Salmos 33:5 – Ele ama a justiça e a retidão; a terra está cheia da bondade do Senhor.

Salmos 37:28 – Pois o Senhor ama quem pratica a justiça, e não abandonará os seus fiéis. Para sempre serão protegidos, mas a descendência dos ímpios será eliminada;

Salmos 40:8 – Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração.

Salmos 45:7 – Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros ungindo-te com óleo de alegria.

Salmos 89:20 – Encontrei o meu servo Davi; ungi-o com o meu óleo sagrado.

Salmos 89:26 – Ele me dirá: ‘Tu és o meu Pai, o meu Deus, a Rocha que me salva’.

Salmos 119:104 – Ganho entendimento por meio dos teus preceitos; por isso odeio todo caminho de falsidade.

Salmos 119:128 – Por isso considero justos os teus preceitos e odeio todo caminho de falsidade.

Provérbios 8:13 – Temer ao Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso.

Isaías 61:1 – O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,

Isaías 61:3 – e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.

Isaías 61:8 – “Porque eu, o Senhor, amo a justiça e odeio o roubo e toda maldade. Em minha fidelidade os recompensarei e com eles farei aliança eterna.

Amós 5:15 – Odeiem o mal, amem o bem; estabeleçam a justiça nos tribunais. Talvez o SENHOR, o Deus dos Exércitos, tenha misericórdia do remanescente de José.

Zacarias 8:17 – não planejem no íntimo o mal contra o seu próximo, e não queiram jurar com falsidade. Porque eu odeio todas essas coisas”, declara o Senhor.

Lucas 4:18 – “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos

João 1:41 – O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: “Achamos o Messias” ( isto é, o Cristo ).

João 3:34 – Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque ele dá o Espírito sem limitações.

João 20:17 – Jesus disse: “Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês”.

Atos dos Apóstolos 4:27 – De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com os povos de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste.

Atos dos Apóstolos 10:38 – como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.

Romanos 12:9 – O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom.

Romanos 15:13 – Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

1 Coríntios 1:9 – Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

2 Coríntios 11:31 – O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é bendito para sempre, sabe que não estou mentindo.

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Efésios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

Hebreus 2:11 – Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos.

Hebreus 7:26 – É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

1 João 1:3 – Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.

Apocalipse 2:6 – Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio.

Apocalipse 2:15 – De igual modo você tem também os que se apegam aos ensinos dos nicolaítas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *