Estudo de Hebreus 2:11 – Comentado e Explicado

para que santificador e santificados formem um só todo. Por isso, {Jesus} não hesita em chamá-los seus irmãos,
Hebreus 2:11

Comentário de Albert Barnes

For both he that sanctifieth – This refers, evidently, to the Lord Jesus. The object is to show that there was such a union between him and those for whom he died, as to make it necessary that he should partake of the same nature, or that he should be a suffering man; Hebreus 2:14 . he undertook to redeem and sanctify them. He called them brethren. He identified them with himself. There was, in the great work of redemption, a oneness between him and them, and hence, it was necessary that he should assume their nature – and the fact, therefore, that he appeared as a suffering “man,” does not at all militate with the doctrine that he had a more exalted nature, and was even above the angels. Prof. Stuart endeavors to prove that the word “sanctify” here is used in the sense of, “to make expiation” or “atonement,” and that the meaning is, “he who maketh expiation, and they for whom expiation is made.”

Bloomfield gives the same sense to the word, as also does Rosenmuller. That the word may have such a signification it would be presumptuous in anyone to doubt, after the view which such people have taken of it; but it may be doubted whether this idea is necessary here. The word “sanctify” is a general term, meaning to make holy or pure; to consecrate, set apart, devote to God; to regard as holy, or to hallow. Applied to the Saviour here, it may be used in this general sense – that he consecrated, or devoted himself to God – as eminently “the consecrated” or “holy one” – the Messiah (compare the note at John 17:19 ); applied to his people, it may mean that they in like manner were the consecrated, the holy, the pure, on earth. There is a richness and fulness in the word when so understood which there is not when it is limited to the idea of expiation; and it seems to me that it is to be taken in its richest and fullest sense, and that the meaning is, “the great consecrated Messiah – the Holy One of God – and his consecrated and holy followers, are all of one.” “All of one.”

Of one family; espírito; Father; natureza. Either of these significations will suit the connection, and some such idea must be understood. The meaning is, that they were united, or partook of something in common, so as to constitute a oneness, or a brotherhood; and that since this was the case, there was a propriety in his taking their nature. It does not mean that they were originally of one nature or family; but that it was understood in the writings of the prophets that the Messiah should partake of the nature of his people, and that, “therefore,” though he was more exalted than the angels, there was a propriety that he should appear in the human form; compare John 17:21 .

For which cause – That is, because he is thus united with them, or has undertaken their redemption.

Ele não tem vergonha – Como se poderia supor que alguém tão exaltado e puro seria. Poderia ter sido antecipado que o Filho de Deus se recusaria a dar o nome “irmãos” àqueles que eram tão humildes, afundados e degradados como aqueles a quem ele veio resgatar. Mas ele está disposto a ser classificado com eles e a ser considerado como membro da família deles.

Para chamá-los de irmãos – Reconhecer-se como da mesma família e falar deles como seus irmãos. Ou seja, “ele é tão representado como falando deles nas profecias respeitantes ao Messias” – para esta interpretação o argumento do apóstolo exige. Era material para ele mostrar que estava tão representado no Antigo Testamento. Isso ele faz nos seguintes versículos.

Comentário de E.W. Bullinger

1. isto é Deus.

irmãos A condescendência do Senhor não justifica a irreverência de chamá-Lo de “irmão mais velho” .

Comentário de John Calvin

11. Para quem santifica, etc. Ele prova que era necessário que o que ele dissesse fosse cumprido na pessoa de Cristo por causa de sua conexão com seus membros; e ele também ensina que foi uma evidência notável da bondade divina que ele colocou em nossa carne. por isso, ele diz que todos são um, ou seja, que o autor da santidade e nós somos participantes dela, são todos de uma natureza, como subestimei a expressão. É comumente entendido como um Adão; e alguns se referem a Deus, e não sem motivos; mas prefiro pensar que uma natureza é intencionada, e uma que considero ser do gênero neutro, como se ele dissesse, que elas são feitas da mesma massa. (41)

De fato, não vale a pena aumentar um pouco nossa confiança, que estamos unidos ao Filho de Deus por um vínculo tão próximo que podemos encontrar em nossa natureza a santidade da qual estamos desejando; pois ele não apenas como Deus nos santifica, mas também há o poder de santificar em sua natureza humana, não que ela a tenha por si mesma, mas que Deus derramou sobre ela uma perfeita plenitude de santidade, para que dela possamos todos desenhar. E a este ponto esta frase se refere: “Por eles eu me santifico”. ( João 17:19 .) Se somos pecaminosos e impuros, não precisamos ir muito longe para procurar um remédio; pois nos é oferecido em nossa própria carne. Se alguém preferir considerar como pretendida aqui a unidade espiritual que os piedosos têm com o Filho de Deus, e que difere muito daquela que os homens geralmente têm entre si, não ofereço objeções, embora esteja disposto a seguir o que é mais comum recebido, pois não é inconsistente com a razão.

Ele não tem vergonha de chamá-los de irmãos. Esta passagem é retirada dos Salmos 22:22 . Que Cristo é o orador ali, ou Davi em seu nome, os evangelistas testemunham especialmente, pois citam muitos versículos, como os seguintes: – “Eles separaram minhas vestes” – “Eles deram fel à minha carne” – “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” Além disso, as outras partes do capítulo provam o mesmo; pois podemos ver na história da paixão um delineamento do que está relacionado. O fim do Salmo, que fala do chamado dos gentios, não pode ser aplicado a ninguém senão somente a Cristo: “Volta para o Senhor todos os confins do mundo; adorarão diante dele todas as famílias das nações ”-“ O Senhor é o reino, e ele reinará sobre as nações ”. Essas coisas são encontradas realizadas somente em Cristo, que ampliou o reino de Deus não por um pequeno espaço, como Davi, mas o estendeu por todo o mundo; estava antes confinado como se estivesse dentro de limites estreitos. Não há dúvida, porém, de que sua voz é o que é referido nesta passagem; de maneira adequada e adequada, ele diz que não tem vergonha; pois quão grande é a distância entre nós e ele? Muito, então, ele se decepcionou quando nos dignifica com o nome de irmãos; pois somos indignos de que ele nos considere seus servos. E essa honra tão grande que nos é conferida é amplificada por esta circunstância – Cristo não fala aqui como homem mortal, na forma de servo, mas quando elevado após a ressurreição para a glória imortal. Portanto, esse título é o mesmo, como se ele tivesse nos elevado ao céu consigo mesmo. E lembremos, sempre que ouvimos que somos chamados irmãos por Cristo, que ele nos vestiu, por assim dizer, com esta honra, que junto com esse nome fraterno podemos agarrar a vida eterna e todas as bênçãos celestes. (42)

Devemos notar ainda o ofício que Cristo assume, que é o de proclamar o nome de Deus; e isso começou a ser feito quando o evangelho foi promulgado pela primeira vez e agora é feito diariamente pelo ministério de pastores. Portanto, aprendemos que o evangelho nos foi apresentado para esse fim, para que possamos ser levados ao conhecimento de Deus, a fim de que sua bondade possa ser celebrada por nós e que Cristo é o autor do evangelho de qualquer maneira. pode ser oferecido a nós. E é isso que Paulo diz, pois declara que ele e outros eram embaixadores de Cristo; e ele exortou os homens como se fossem em nome de Cristo. ( 2 Coríntios 5:20 .) E isso não deve adicionar pouca reverência ao evangelho, já que não devemos considerar tanto os homens como falando conosco, como Cristo, por sua própria boca; pois na época em que ele prometeu publicar o nome de Deus para os homens, ele deixou de estar no mundo; não era, porém, sem propósito que ele reivindicasse esse cargo como seu; pois ele realmente realiza isso por seus discípulos.

A palavra para santificar ?????? significa: 1. Consagrar, separar para uso santo ou ofício, Mateus 23:19 ; João 17:19 ; – 2. Para purificar da poluição, cerimonialmente, Hebreus 9:13 , ou moral e espiritualmente, 1 Tessalonicenses 5:23 ; 3. Para purificar da culpa do pecado por remissão gratuita, Hebreus 10:10 , em comparação com Hebreus 10:14 . Agora, qual desses significados devemos tomar aqui? Calvino leva o segundo, que é purificar da poluição, ou tornar espiritualmente santo; outros, como Stuart e Bloomfield, assumem o último significado, e o último fornece a tradução, “o expiador e o expiado”. Isso é mais consistente com o teor geral da passagem. O assunto não é a santificação propriamente dita, mas expiação ou expiação. Ver Hebreus 2: 9 . – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Para ambos que santifica – A palavra ? ???a??? não significa meramente aquele que santifica ou santifica, mas aquele que faz expiação ou reconciliação com Deus; e respostas para o hebraico cap? caphar , para expiar. Ver Êxodo 29: 33-36 . Quem santifica é quem faz expiação; e os que são santificados são os que recebem essa expiação e, sendo reconciliados com Deus, tornam-se seus filhos por adoção, pela graça.

Nesse sentido, nosso Senhor usa a palavra João 17:19 ; : Por eles eu me santifico; ?pe? a?t?? e?? ???a?? eµa?t?? , por sua conta, eu me consagro para ser um sacrifício. É nesse sentido que essa palavra é usada geralmente através dessa epístola.

São todos de um – ?? ???? pa?te? . O que isto significa deu origem a várias conjecturas; pai, família, sangue, semente, raça, natureza, todos foram substituídos; a natureza parece ser a pretendida, veja João 17:14 ; e a conclusão deste versículo confirma isso. Tanto o santificador quanto o santificado – tanto Cristo como seus seguidores, são todos da mesma natureza; pois, como os filhos eram participantes de carne e sangue, isto é, da natureza humana, ele participou do mesmo, e assim foi qualificado para se tornar um sacrifício pelo homem.

Ele não tem vergonha de chamá-los de irmãos – embora, quanto à sua divindade, ele esteja infinitamente elevado acima dos homens e dos anjos; todavia, ao encarnar-se, apesar de sua dignidade, cora por não reconhecer todos os seus verdadeiros seguidores como irmãos.

Comentário de John Wesley

Pois tanto aquele que santifica como os que são santificados são todos um; por cuja causa ele não se envergonha de chamá-los irmãos,

Para – Eles estão quase relacionados entre si.

Aquele que santifica – Cristo, Hebreus 13:12 .

E todos os que são santificados – que são trazidos a Deus; que se aproximam ou chegam a ele, que são termos sinônimos.

São todos um – Participantes de uma natureza, de um dos pais, Adam.

Referências Cruzadas

Mateus 12:48 – “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? “, perguntou ele.

Mateus 25:40 – “O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.

Mateus 28:10 – Então Jesus lhes disse: “Não tenham medo. Vão dizer a meus irmãos que se dirijam para a Galiléia; lá eles me verão”.

Marcos 8:38 – Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”.

Lucas 9:26 – Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos.

João 17:19 – Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade.

João 17:21 – para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

João 20:17 – Jesus disse: “Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês”.

Atos dos Apóstolos 17:26 – De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar.

Romanos 8:29 – Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Gálatas 4:4 – Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei,

Hebreus 2:14 – Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo,

Hebreus 10:10 – Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas.

Hebreus 10:14 – porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados.

Hebreus 11:16 – Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade.

Hebreus 13:12 – Assim, Jesus também sofreu fora das portas da cidade, para santificar o povo por meio do seu próprio sangue.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *