Estudo de Hebreus 11:16 – Comentado e Explicado

Mas não. Eles aspiravam a uma pátria melhor, isto é, à celestial. Por isso, Deus não se dedigna de ser chamado o seu Deus; de fato, ele lhes preparou uma cidade.
Hebreus 11:16

Comentário de Albert Barnes

Mas agora eles desejam um país melhor, isto é, um céu paradisíaco – isto é, no momento em que se confessaram que eram estrangeiros e peregrinos, eles mostraram que buscavam um país melhor do que aquele que eles haviam deixado. Eles viviam como se não esperassem uma residência permanente na terra e estavam olhando para outro mundo. O argumento do apóstolo aqui parece basear-se no que é aparente em toda a história, de que eles tinham uma crença confiante de que a terra de Canaã seria dada à “sua posteridade”, mas, quanto a “eles mesmos”, não tinham expectativa de permanentemente morando lá, mas olhou para uma casa no país celestial. Portanto, eles não formaram planos de conquista; eles reivindicaram nenhum título no solo; não fizeram compras de fazendas para cultivo; eles viveram e morreram sem possuir nenhuma terra, exceto o suficiente para enterrar seus mortos. Tudo isso parece como se eles procurassem um lar final em um “país melhor, até um paraíso”.

Portanto, Deus não tem vergonha de ser chamado de Deus deles – Como eles tinham um objetivo tão elevado, ele estava disposto a falar de si mesmo como Deus e Amigo deles. Eles agiram como se tornaram seus amigos, e ele não tinha vergonha da relação que sustentava com eles. A linguagem à qual o apóstolo evidentemente se refere aqui é o que é encontrado em Êxodo 3: 6: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Não devemos supor que Deus esteja sempre “envergonhado” de qualquer coisa que ele faça. O significado aqui é que eles agiram de tal maneira que era adequado que ele lhes mostrasse o caráter de benfeitor, protetor e amigo.

Pois ele lhes preparou uma cidade – como eles esperavam – uma residência celestial; Hebreus 11:10. Evidentemente, aqui há uma referência ao céu, representada como uma cidade – a nova Jerusalém – preparada para o seu povo pelo próprio Deus; compare as notas em Mateus 25:34. Assim, eles obtiveram o que procuravam pela fé. Os patriarcas errantes e instáveis ??a quem a promessa foi feita, e que mostraram durante toda a vida que se consideravam estranhos e peregrinos, foram admitidos na casa de descanso permanente, e sua posteridade foi finalmente admitida à posse da terra prometida. Nada poderia certamente demonstrar que os patriarcas acreditavam em um estado futuro do que esta passagem. Eles não esperavam um lar permanente na terra. Eles não fizeram nenhum esforço para entrar na posse da terra prometida. Eles esperavam calma e calmamente o tempo em que Deus daria à sua posteridade e, enquanto isso, eles próprios esperavam ansiosamente pelo seu lar permanente nos céus.

Mesmo neste período inicial do mundo, portanto, havia a expectativa confiante do futuro estado; compare as notas de Mateus 22: 3l-32 . Podemos observar que a vida dos patriarcas era, em todos os aspectos essenciais, como devemos levar. Eles esperavam ansiosamente pelo céu; eles não procuravam bens permanentes aqui; eles se consideravam estranhos e peregrinos na terra. Então deveríamos ser. Em nossos hábitos de vida mais fixos e estabelecidos; em nossas casas tranquilas; em nossa residência na terra em que nascemos, e na sociedade de velhos e provados amigos, ainda devemos nos considerar “estranhos e peregrinos”. Não temos aqui morada fixa. As casas em que habitamos serão em breve ocupadas por outros; os caminhos pelos quais seguimos serão pisados ??pelos pés dos outros; os campos que cultivamos serão em breve lavrados, semeados e colhidos por outros. Outros lerão os livros que lemos; sente-se nas mesas onde nos sentamos; deite-se nas camas onde descansamos; ocupar as câmaras onde morreremos e de onde seremos removidos para nossas sepulturas. Se temos um lar permanente, é no céu; e o que temos, a vida fiel dos patriarcas nos ensina, e a infalível palavra de Deus em todos os lugares nos assegura.

Comentário de E.W. Bullinger

agora = por uma questão de fato.

desejo . Grego. oregomai. Somente aqui, 1 Timóteo 3: 1 ; 1 Timóteo 6:10 .

celestial . Ver Hebreus 3: 1 .

envergonhado . Veja Hebreus 2:11 . Adicione “deles” . Figura do discurso Tapeinose. App-6.

chamado . Grego. epikaleomai. Ver Atos 2:21 .

tem . Omitir.

cidade Veja Hebreus 11:10 .

Comentário de John Calvin

16. Portanto, Deus não se envergonha, etc. Ele se refere a essa passagem: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. ( Êxodo 3: 6. ) É uma honra singular quando Deus torna os homens ilustres, anexando seu nome a eles; e projeta, assim, distinguir-se dos ídolos. Esse privilégio, como o apóstolo nos ensina, depende também da fé; pois quando os santos pais aspiravam a um país celestial, Deus, por outro lado, os considerava cidadãos. Portanto, devemos concluir que não há lugar para nós entre os filhos de Deus, exceto que renunciemos ao mundo, e que não haverá herança para nós no céu, a menos que nos tornemos peregrinos na terra; Além disso, o apóstolo conclui justamente com estas palavras: “Eu sou o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó”, que eles eram herdeiros do céu, pois quem assim fala não é o Deus dos mortos, mas dos vivo.

Comentário de Adam Clarke

Mas agora eles desejam um melhor – Todos esperavam bênçãos espirituais e uma herança celestial; eles buscavam a Deus como parte deles, e de tal maneira e com base em princípios que ele não se envergonha de ser chamado de Deus deles; e ele mostra sua afeição por eles, preparando para eles uma cidade, ou seja, o céu, como eles mesmos não buscariam nenhuma cidade na terra; que é certamente o que o apóstolo tem aqui em vista. E disso é evidente que os patriarcas tinham uma noção adequada da imortalidade da alma e esperavam um local de residência amplamente diferente de Canaã. Embora para Abraão, Isaque e Jacó, as promessas foram feitas nas quais Canaã era tão particularmente incluída, mas Deus não lhes deu nenhuma herança naquele país, não, nem mesmo a ponto de pisar; Atos 7: 5 . Portanto, se eles não entenderam as promessas de pertencer a coisas espirituais, longe de durar, como vendo aquele que é invisível, eles devem ter se considerado enganados e zombados. O apóstolo, portanto, com a mais alta propriedade, atribui toda a sua conduta e expectativa à fé.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 11:16 . Mas agora eles desejam um país melhor: Isso os levou a levar seus pensamentos ainda mais longe; e como não desfrutavam de Canaã, nem viam como Canaã poderia responder às suas expectativas, desejavam e esperavam um país melhor, isto é, um céu. Eles tiveram oportunidades suficientes para retornar ao seu próprio país, se pensassem que as promessas feitas a eles seriam cumpridas naquele país; mas desde que foram convencidos da verdade do que foi prometido, e o abraçaram sinceramente, e ainda assim se declararam estranhos e peregrinos aqui, devem esperar um país melhor, isto é, um paraíso, no qual possam receber sua recompensa. Eles sabiam que Deus não pode mentir ou enganar; eles sabiam que Deus é um recompensador daqueles que o procuram; e, no entanto, Abraão, Isaque e Jacó, apesar das promessas particulares feitas a eles, não receberam nada aqui que, nesse sentido, pudesse ser chamado de recompensa. Eles não possuíam posse em Canaã; não, um lugar para pisar, que eles poderiam chamar de seu; Atos 7: 5 . Alguma coisa poderia ser mais óbvia do que transformar seus pensamentos em algum lugar muito diferente daquele em que viviam? – um lugar melhor para morar, onde poderiam ser felizes? Nenhum deles se encontrou com esse lugar aqui e, portanto, eles esperavam e desejavam uma cidade celestial – um lugar de certa recompensa; e eles tinham mais motivos para esperar isso, porque Deus se chamava seu Deus: – Portanto, Deus não os envergonha, ao serem chamados de Deus. Pode-se dizer que a recompensa deles, ou as coisas boas lhes prometeram, eram todas coisas deste mundo; (Ver Gênesis 12: 3. ) mas, para ser chamado de Deus de alguém , ou exceder a rica recompensa, deve implicar em algumas vantagens ou privilégios mais do que os mundanos. Portanto, havia algo mais do que as coisas deste mundo prometidas por Deus a Abraão, quando ele teve o prazer de se chamar Deus de Abraão. Acrescenta-se, pois ele lhes preparou uma cidade. Nem Abraão, nem Isaque, nem Jacó tinham lugar em Canaã que eles poderiam reivindicar como seus, exceto um cemitério comprado com seu dinheiro; e se sua posteridade, quatrocentos anos depois, possuía Canaã, os próprios patriarcas não eram mais do que viajantes e viviam em tendas: para serem, portanto, seu Deus ou sua grande recompensa, deve implicar algo que não lhes aconteceu. terra; portanto, era algo em um estado futuro, o que eles esperavam, e realmente acreditavam que deveriam.

Comentário de John Wesley

Mas agora eles desejam um país melhor, isto é, um céu: por isso Deus não se envergonha de ser chamado seu Deus; porque ele lhes preparou uma cidade.

Mas eles desejam um país melhor, isto é, um paraíso – Esta é uma prova convincente de que os patriarcas tiveram uma revelação e uma promessa de glória eterna no céu. Portanto, Deus não se envergonha de ser chamado de Deus deles: visto que ele lhes preparou uma cidade – digna de Deus para dar.

Referências Cruzadas

Gênesis 17:7 – Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

Exodo 3:6 – Disse ainda: “Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó”. Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus.

Exodo 3:15 – Disse também Deus a Moisés: “Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração.

Isaías 41:8 – “Você, porém, ó Israel, meu servo, Jacó, a quem escolhi, vocês, descendentes de Abraão, meu amigo,

Jeremias 31:1 – “Naquele tempo”, diz o Senhor, “serei o Deus de todas as famílias de Israel, e eles serão o meu povo. “

Mateus 22:31 – E quanto à ressurreição dos mortos, vocês não leram o que Deus lhes disse:

Mateus 25:34 – “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.

Marcos 12:26 – Quanto à ressurreição dos mortos, vocês não leram no livro de Moisés, no relato da sarça, como Deus lhe disse: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’?

Lucas 12:32 – “Não tenham medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar-lhes o Reino.

Lucas 20:37 – E que os mortos ressuscitam, já Moisés mostrou, no relato da sarça, quando ao Senhor ele chama ‘Deus de Abraão, Deus de Isaque e Deus de Jacó’.

Atos dos Apóstolos 7:32 – ‘Eu sou o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’. Moisés, tremendo de medo, não ousava olhar.

Filipenses 3:20 – A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

Hebreus 2:11 – Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos.

Hebreus 11:10 – Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus.

Hebreus 11:14 – Os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria.

Hebreus 12:22 – Mas vocês chegaram ao monte Sião, à Jerusalém celestial, à cidade do Deus vivo. Chegaram aos milhares de milhares de anjos em alegre reunião,

Hebreus 13:14 – Pois não temos aqui nenhuma cidade permanente, mas buscamos a que há de vir.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *