Estudo de Lucas 20:37 – Comentado e Explicado

Por outra parte, que os mortos hão de ressuscitar é o que Moisés revelou na passagem da sarça ardente {Ex 3,6}, chamando ao Senhor: Deus de Abraão, Deus de Isaac, Deus de Jacó .
Lucas 20:37

Comentário de E.W. Bullinger

Agora = Mas. os mortos = cadáveres. Veja App-139. são criados em grego. egeiro. App-178.

Moisés mostrou . Moisés citou porque seu testemunho

estava em questão ( Lucas 20:28 ).

mostrado = divulgado. Grego. menuo, originalmente para divulgar algo antes desconhecido. Ocorre apenas aqui, João 11:57 . Atos 23:30 . 1 Coríntios 10:28 .

no mato = [na Escritura) em (grego. epi. App-104.) Referindo-se a uma das seções conhecidas por esse nome. Veja em 2 Samuel 1:18 , “o Arco” ; Ezek.

1, “o carro” . Compare Romanos 11: 2 , “Elias”. Citado em Êxodo 3: 6 .

o SENHOR = Jeová. Veja App-98. B.

e. Observe a figura do discurso Polysyndeton (App-6), para enfatizar.

Comentário de John Calvin

Lucas 20:37 . Mas que os mortos ressuscitarão. Depois de refutar a objeção proposta contra ele, Cristo confirma, pelo testemunho das Escrituras, a doutrina da ressurreição final. E esta é a ordem que sempre deve ser observada. Tendo repelido as calúnias dos inimigos da verdade, devemos fazê-los entender que se opõem à palavra de Deus; pois, até serem condenados pelo testemunho das Escrituras, sempre terão a liberdade de se rebelar. Cristo cita uma passagem de Moisés, porque ele estava lidando com os saduceus, que não tinham grande fé nos profetas, ou que, pelo menos, não os mantinham em maior estimativa do que o Livro de Eclesiástico, ou a História dos Macabeus . Outra razão foi que, como eles haviam apresentado Moisés, ele preferiu se referir ao mesmo escritor do que citar qualquer um dos profetas. Além disso, ele não pretendia coletar todas as passagens das Escrituras, pois vemos que os apóstolos nem sempre fazem uso das mesmas provas sobre o mesmo assunto.

E, no entanto, não devemos imaginar que não houvesse boas razões pelas quais Cristo se apoderou dessa passagem ( Êxodo 3: 6 ) em preferência a outras; mas ele selecionou com o melhor julgamento – embora possa parecer um pouco obscuro – porque deveria ter sido bem conhecido e lembrado pelos judeus, sendo uma declaração de que eles foram redimidos por Deus, porque eram filhos de Abraão. Ali, de fato, Deus declara que ele desceu para libertar um povo aflito, mas, ao mesmo tempo, acrescenta que reconhece que o povo é seu, em relação à adoção, por causa da aliança que ele havia feito com Abraão. Como é que Deus considera os mortos, e não os vivos, mas porque ele atribui o primeiro grau de honra aos pais, em cujas mãos ele colocou sua aliança? E em que sentido eles teriam preferência, se tivessem sido extintos pela morte? Isso é claramente expresso também pela natureza da relação; pois como nenhum homem pode ser pai sem filhos, nem rei sem povo, assim, estritamente falando, o Senhor não pode ser chamado de Deus senão dos vivos.

O argumento de Cristo, no entanto, é extraído não tanto da forma comum de expressão, mas da promessa que está contida nessas palavras. Pois o Senhor se oferece para ser nosso Deus com a condição de nos receber, por outro lado, como seu povo, o que por si só é suficiente para garantir a perfeita felicidade. Daí a declaração da Igreja pelo profeta Habacuque ( Habacuque 1:12 ).

Tu és o nosso Deus desde o princípio: não morreremos

Visto que, portanto, o Senhor promete salvação a todos a quem ele declara ser o Deus deles, e como ele diz isso a respeito de Abraão, Isaque e Jacó, segue-se que resta para os mortos uma esperança de vida. Se for contestado, que as almas possam continuar existindo, embora não haja ressurreição dos mortos, respondi, um pouco antes, que essas duas estão conectadas, porque as almas aspiram à herança estabelecida para elas, embora ainda não o tenham feito. alcançar essa condição.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 20:37 . Moisés mostrou na sarça, Moisés mostrou, onde ele fala do Senhor na sarça sendo o Deus de Abraão, etc.

Comentário de Scofield

Deus Elohim.

(Veja Scofield “ Êxodo 3: 6 “) .

Comentário de John Wesley

Agora que os mortos ressuscitaram, Moisés mostrou na sarça, quando ele chama o Senhor, o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó.

Que os mortos ressuscitaram, Moisés, assim como os outros profetas mostraram, quando ele chama – Ou seja, quando ele recita as palavras que Deus falou de si mesmo, eu sou o Deus de Abraão, etc. Não se pode dizer corretamente: que Deus é o Deus de todos os que pereceram totalmente. Êxodo 3: 6 .

Referências Cruzadas

Gênesis 17:7 – Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

Gênesis 28:13 – Ao lado dele estava o Senhor, que lhe disse: “Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado.

Gênesis 28:21 – e levar-me de volta em segurança à casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus.

Gênesis 32:9 – Então Jacó orou: “Ó Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor que me disseste: ‘Volte para a sua terra e para os seus parentes e eu o farei prosperar’;

Exodo 3:2 – Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo.

Exodo 32:13 – Lembra-te dos teus servos Abraão, Isaque e Israel, aos quais juraste por ti mesmo: ‘Farei que os seus descendentes sejam numerosos como as estrelas do céu e lhes darei toda esta terra que lhes prometi, que será a sua herança para sempre’ “.

Deuteronômio 33:16 – com os melhores frutos da terra e a sua plenitude, e o favor daquele que apareceu na sarça ardente. Que tudo isso repouse sobre a cabeça de José, sobre a fronte do escolhido entre os seus irmãos.

Mateus 22:3 – Enviou seus servos aos que tinham sido convidados para o banquete, dizendo-lhes que viessem; mas eles não quiseram vir.

Marcos 12:26 – Quanto à ressurreição dos mortos, vocês não leram no livro de Moisés, no relato da sarça, como Deus lhe disse: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’?

Atos dos Apóstolos 7:30 – “Passados quarenta anos, apareceu a Moisés um anjo nas labaredas de uma sarça em chamas no deserto, perto do monte Sinai.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *