Estudo de Êxodo 32:13 – Comentado e Explicado

Lembrai-vos de Abraão, de Isaac e de Israel, vossos servos, aos quais jurastes por vós mesmo de tornar sua posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e de dar aos seus descendentes essa terra de que falastes, como uma herança eterna."
Êxodo 32:13

Comentário de John Wesley

Lembra-te de Abraão, Isaque e Israel, teus servos, a quem juraste por ti mesmo, e disse-lhes: Multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu, e toda esta terra da qual falei darei aos teus semente, e eles a herdarão para sempre.

Lembre-se de Abraão – Senhor, se Israel for cortado, o que acontecerá com a promessa?

Comentário de John Calvin

13. Lembre-se de Abraão, Isaque e Israel, teus servos, Ele não os apresenta como patronos, com a ajuda de cuja voz ele pode obter o que procura; mas porque a promessa foi feita com eles, que eles transmitiram como herança aos seus descendentes. Devemos observar, então, a qualidade ou o caráter com que Deus havia investido os patriarcas. Por essa razão, é dito nos Salmos 132: 1: “Senhor, lembre-se de Davi e de todas as suas aflições.” E, portanto, a ignorância e a tolice dos papistas são facilmente refutadas, que imaginam a partir desses testemunhos que os mortos são ordenados como intercessores.

Ele também se refere propositalmente ao juramento de Deus, pelo qual Ele se solenou mais solenemente, para que Sua promessa fosse mais segura e autoritária. O Apóstolo, na Epístola aos Hebreus, 6:13, nos diz por que Deus jura por Si mesmo; a saber, “porque ele não podia jurar por nada maior”; embora, às vezes, com o mesmo efeito, jure pelo seu trono no céu ou pelo seu santuário.

Em suma , é incerto se existe ou não uma oração nessa oração, pois veremos que prosseguimos que, quando Moisés voltou pela segunda vez, orou pela preservação do povo e foi ouvido. Nem isso foi feito em um momento; mas ele novamente ocupou quarenta dias na reconciliação do povo com Deus. Para mim, parece provável que Moisés, espantado com a horrível denúncia, imediatamente ofereceu seu prwer; e sem receber uma resposta prometendo perdão, desceu em suspense para aplicar um remédio ao mal; pois de maneira alguma era provável que, depois de ouvir uma ameaça tão grave e pesada, ele não tivesse interposto súplicas, quando estava tão profundamente ansioso pela segurança do povo.

Comentário de E.W. Bullinger

Israel. Jacó não, porque esta é a linguagem da mais alta fé.

mais rápido . Figura de linguagem Anthropopatheia (App-6). Compare Hebreus 6:13 , Hebreus 6:17 . Gênesis 22: 16-18 .

como as estrelas . Figura da fala Paroemia (App-6).

Referências Cruzadas

Gênesis 12:2 – “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.

Gênesis 12:7 – O Senhor apareceu a Abrão e disse: “À sua descendência darei esta terra”. Abrão construiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido.

Gênesis 13:15 – Toda a terra que você está vendo darei a você e à sua descendência para sempre.

Gênesis 15:5 – Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência”.

Gênesis 15:7 – Disse-lhe ainda: “Eu sou o Senhor, que o tirei de Ur dos caldeus para dar-lhe esta terra como herança”.

Gênesis 15:18 – Naquele dia o Senhor fez a seguinte aliança com Abrão: “Aos seus descendentes dei esta terra, desde o ribeiro do Egito até o grande rio, o Eufrates:

Gênesis 22:16 – e disse: “Juro por mim mesmo”, declara o Senhor, “que por ter feito o que fez, não me negando seu filho, o seu único filho,

Gênesis 26:3 – Permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei. Porque a você e a seus descendentes darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a seu pai Abraão.

Gênesis 26:4 – Tornarei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e lhes darei todas estas terras; e por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados,

Gênesis 28:13 – Ao lado dele estava o Senhor, que lhe disse: “Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado.

Gênesis 35:11 – E Deus ainda lhe disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; seja prolífero e multiplique-se. De você procederão uma nação e uma comunidade de nações, e reis estarão entre os seus descendentes.

Gênesis 48:16 – o Anjo que me redimiu de todo o mal, abençoe estes meninos. Sejam eles chamados pelo meu nome e pelos nomes de meus pais Abraão e Isaque, e cresçam muito na terra”.

Levítico 26:42 – eu me lembrarei da minha aliança com Jacó e da minha aliança com Isaque e da minha aliança com Abraão, e também me lembrarei da terra,

Deuteronômio 7:8 – Mas foi porque o Senhor os amou e por causa do juramento que fez aos seus antepassados. Por isso ele os tirou com mão poderosa e os redimiu da terra da escravidão, do poder do faraó, rei do Egito.

Deuteronômio 9:27 – Lembra-te de teus servos Abraão, Isaque e Jacó. Não leves em conta a obstinação deste povo, a sua maldade e o seu pecado,

Lucas 1:54 – Ajudou a seu servo Israel, lembrando-se da sua misericórdia

Hebreus 6:13 – Quando Deus fez a sua promessa a Abraão, por não haver ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *