Estudo de Deuteronômio 7:8 – Comentado e Explicado

Mas o Senhor ama-vos e quer guardar o juramento que fez a vossos pais. Por isso a sua mão poderosa tirou-vos da casa da servidão, e livrou-vos do poder do faraó, rei do Egito.
Deuteronômio 7:8

Comentário de Adam Clarke

Mas porque o Senhor os amou – não foi bom neles que induziu Deus a escolhê-los neste momento para ser seu povo peculiar: ele tinha suas razões, mas estas brotavam de sua infinita bondade. Ele pretendia fazer uma descoberta completa de sua bondade para o mundo, e isso deve ter início em algum lugar específico e entre algumas pessoas. Ele escolheu esse tempo, e ele escolheu o povo judeu; mas não por causa de sua bondade ou santidade.

Comentário de John Wesley

Mas porque o Senhor te amava e porque ele cumpria o juramento que prestara a seus pais, o Senhor te tirou com mão poderosa e te resgatou da casa dos escravos, da mão de Faraó, rei de Egito.

O Senhor te amou – foi a sua livre escolha, sem qualquer motivo ou motivo de sua parte.

Comentário de John Calvin

8. Porque ele faria o juramento. O amor de Deus é aqui devolvido dos filhos aos pais; pois ele se dirigiu aos homens de sua própria geração, quando disse que eles eram, portanto, o tesouro de Deus, porque Ele os amava; agora ele acrescenta que Deus não apenas começara a amá-los pela primeira vez, mas que originalmente amava seus pais, quando escolheu adotar Abraão, Isaque e Jacó. Mas, embora ele prove mais claramente que os descendentes de Abraão não mereciam nada desse tipo, porque eles são o povo peculiar de Deus apenas por direito de herança, ainda deve-se observar que Deus foi induzido a ser gentil com Abraão por nenhuma outra causa além da mera generosidade. Um pouco mais adiante, portanto, ele dirá que aqueles que sobreviveram foram queridos por Deus, porque Ele já havia amado seus pais. Mas agora ele ainda elogia a bondade de Deus, porque entregou Sua aliança dos pais aos filhos, para mostrar que Ele é fiel e fiel às Suas promessas. No final do versículo, ele ensina que a libertação do povo era tanto um efeito quanto um testemunho dessa graça.

Referências Cruzadas

Gênesis 22:16 – e disse: “Juro por mim mesmo”, declara o Senhor, “que por ter feito o que fez, não me negando seu filho, o seu único filho,

Exodo 12:41 – No dia quando se completaram os quatrocentos e trinta anos, todos os exércitos do Senhor saíram do Egito.

Exodo 13:3 – Então disse Moisés ao povo: “Comemorem esse dia em que vocês saíram do Egito, da terra da escravidão, porque o Senhor os tirou dali com mão poderosa. Não comam nada fermentado.

Exodo 13:14 – “No futuro, quando os seus filhos lhes perguntarem: ‘Que significa isto? ’, digam-lhes: Com mão poderosa o Senhor nos tirou do Egito, da terra da escravidão.

Exodo 20:2 – “Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão.

Exodo 32:13 – Lembra-te dos teus servos Abraão, Isaque e Israel, aos quais juraste por ti mesmo: ‘Farei que os seus descendentes sejam numerosos como as estrelas do céu e lhes darei toda esta terra que lhes prometi, que será a sua herança para sempre’ “.

Deuteronômio 4:20 – A vocês, o Senhor tomou e os tirou da fornalha de fundir ferro, do Egito, para serem o povo de sua herança, como hoje se pode ver.

Deuteronômio 4:34 – Ou que deus decidiu tirar uma nação do meio de outra para lhe pertencer, com provas, sinais, maravilhas e lutas, com mão poderosa e braço forte, e com feitos temíveis e grandiosos, conforme tudo o que o Senhor fez por vocês no Egito, como vocês viram com os seus próprios olhos?

Deuteronômio 4:37 – E porque amou os seus antepassados e escolheu a descendência deles, ele foi em pessoa tirá-los do Egito com o seu grande poder,

Deuteronômio 9:4 – Depois que o Senhor, o seu Deus, os tiver expulsado da presença de você, não diga a si mesmo: “O Senhor nos trouxe aqui para tomarmos posse desta terra por causa da nossa justiça”. Não! É devido à impiedade destas nações que o Senhor vai expulsá-las da presença de você.

Deuteronômio 10:15 – No entanto, o Senhor se afeiçoou aos seus antepassados e os amou, e a vocês, descendentes deles, escolheu entre todas as nações, como hoje se vê.

1 Samuel 12:22 – Por causa de seu grande nome o Senhor não os rejeitará, pois o Senhor teve prazer em torná-los o seu próprio povo.

2 Samuel 22:20 – Deu-me ampla liberdade; livrou-me, pois me quer bem.

Salmos 44:3 – Não foi pela espada que conquistaram a terra, nem pela força do braço que alcançaram a vitória; foi pela tua mão direita, pelo teu braço, e pela luz do teu rosto, por causa do teu amor para com eles.

Salmos 105:8 – Ele se lembra para sempre da sua aliança, por mil gerações, da palavra que ordenou,

Salmos 105:42 – Pois ele se lembrou da santa promessa que fizera ao seu servo Abraão.

Isaías 43:4 – Visto que você é precioso e honrado à minha vista, e porque eu o amo, darei homens em seu lugar, e nações em troca de sua vida.

Jeremias 31:3 – o Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: “Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai.

Sofonias 3:17 – O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você, com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria”.

Mateus 11:26 – Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.

Lucas 1:55 – para com Abraão e seus descendentes para sempre, como dissera aos nossos antepassados”.

Lucas 1:72 – para mostrar sua misericórdia aos nossos antepassados e lembrar sua santa aliança,

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

Hebreus 6:13 – Quando Deus fez a sua promessa a Abraão, por não haver ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo,

1 João 4:19 – Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *