Estudo de Deuteronômio 4:37 – Comentado e Explicado

Porque amou teus pais, e elegeu a sua posteridade depois deles, tirou-te do Egito com a força de seu poder,
Deuteronômio 4:37

Comentário de Thomas Coke

Ver. 37. Porque ele amava teus pais Os judeus, com grande arrogância, se entusiasmaram por serem os favoritos da Deidade, por causa de sua separação; e os infiéis fizeram uso de seu orgulho, argumentar contra a justiça de sua separação, representando-a como inconsistente com os atributos da Deidade: pois, de fato, fingir que os israelitas foram escolhidos como favoritos é injusto e absurdo. Sua separação não foi feita especificamente para o próprio bem, mas para o bem da humanidade em geral, embora um povo tenha se tornado o instrumento honrado, em recompensa das virtudes de seus antepassados. E esta é a linguagem dessas próprias Escrituras, que, como pretendem, fornecem a objeção. Onde Deus, pelo profeta Ezequiel, promete restaurar os israelitas, após uma curta dispersão pelos países, para sua própria terra, ele declara que este é o fim de sua separação, Ezequiel 36: 22-23 . O que Deus mesmo diz do povo, São Paulo diz da lei, Gálatas 3:19 . Foi acrescentado, diz o apóstolo, a quê? à religião patriarcal da Unidade: para que fim? por causa de transgressões; isto é, as transgressões do politeísmo e da idolatria, nas quais o resto da humanidade já estava absorvido, e os judeus naquele tempo acelerando rapidamente; e da qual não havia outro meio de contê-los, a não ser por esta adição: uma adição que os mantinha separados de todos os outros e preservava a doutrina da Unidade, até a vinda da semente prometida. Div. Perna. b. 5: seita. 1: p. 4)

À sua vista Ou, por sua presença.

REFLEXÕES. – A revisão das providências de Deus para com Israel é aqui aplicada com seriedade, como argumento por sua fidelidade e obediência, com a mais solene acusação de aplicá-la em suas consciências.

Moisés começa com uma atenção profunda e séria a um assunto tão terrível. A palavra de Deus nunca pode ser ouvida com suficiente reverência e temor a Deus. É o caráter do homem a quem Deus olhará, que ele treme de palavra. 1. Moisés os acusa de cuidadosa preservação da confiança sagrada a eles confiada. Eles devem ouvir a palavra de Deus, para que a cumpram, obedeçam aos preceitos, observem as ordenanças e julguem de acordo com as leis prescritas: e aqui eles não podem ser muito solicitadamente cuidadosos, quando confundidos com tentações, um coração enganoso por dentro e um enredo mundo exterior, contra o qual toda a vigilância, diligência e oração seria apenas o suficiente. Nota; Essa acusação é igualmente aplicável a nós mesmos: devemos uma atenção escrupulosa à palavra de Deus e precisamos da mesma diligência para manter nosso coração e caminhar diante de Deus em seus santos caminhos. 2. Um cuidado particular é dado a eles contra a idolatria. Eles não devem fazer representação de Deus, sob qualquer forma, por imagem ou imagem. Eles não viam semelhança em Horeb; nem se pode conceber qualquer semelhança daquele que é espírito, e terá aqueles que o adoram, para adorá-lo em espírito e em verdade. As nações ao redor deles adoravam as hostes do céu; mas eles devem abominar o pensamento de dar essa honra à criatura, que era devida apenas ao Criador: o sol, a lua e as estrelas poderiam tentar seus olhos; e exemplos de outros estão aptos a envolvê-los; mas quão absurdo e ímpio foi adorar o que foi feito para nos servir? Eles são obras de Deus; e, qualquer que seja a glória que possuam, o louvor é devido somente a ele. Que misericórdia deve ser libertada da idolatria cega! Embora tenhamos pena dos que adoram os luminares visíveis do céu, que cada visão deles leve nossos corações em adoração àquele que os formou! 3. Eles não devem apenas prestar atenção a si mesmos, mas ensinar seus filhos. Os pais têm uma terrível confiança depositada neles, para instruir seus filhos no conhecimento dos caminhos de Deus e levá-los pelo preceito e exemplo a andar por eles. 4. Ele repete sua advertência, para não esquecer a aliança do Senhor; assegurados de que, se tivessem em mente as riquezas das promessas feitas, e a fidelidade de Deus empenhada em seu cumprimento, nada seria capaz de abalar sua constância e fidelidade. Nota; Uma lembrança constante da aliança de Deus é o meio mais rápido para nossa obediência diligente.

Moisés apóia essa acusação com os argumentos mais forçados, pois, ser piedoso em Cristo Jesus, é o serviço mais razoável que se possa imaginar. 1. Ele exorta o benefício de sua obediência e o perigo de rebelião. Eles seriam vencedores indescritíveis por um e grandes perdedores por outro. Nota; O interesse, assim como o dever, está do lado da religião. 2. Ele menciona a relação deles com Deus, como Deus deles e de seus pais, com as obrigações daí resultantes para servi-lo e obedecê-lo. Nota; Se Deus é nosso Deus, é altamente razoável que nos aprovemos seu povo fiel. 3. Ele alega a sabedoria de tal fidelidade: é mais agradável raciocinar e mais propício à sua própria felicidade; e não podia deixar de lhes proporcionar o respeito e a admiração das nações ao seu redor. A religião é a sabedoria mais verdadeira, e mesmo aqueles que a rejeitam, ficam admirados e a reverenciam nos outros. 4. Ele reforça o dever deles, pelos privilégios que gozavam. [1.] Como estando perto de Deus, e tendo os ouvidos abertos para ouvir e atender a todos os pedidos. Nota; (1) O Israel de Deus é um povo que ora; uma alma sem oração é verdadeiramente pagã. (2.) Ninguém o espera com fé, que fica sem resposta de paz. [2.] Por possuírem um código de leis tão excelente e eqüitativo em si mesmos, propício a promover a segurança e a felicidade pessoal e nacional. [3] Como tendo ouvido o próprio Deus falando com eles do meio do fogo; um favor singular, do qual nenhuma outra nação poderia se gabar. Agora não ouvimos mais essa voz audível, mas temos seu chamado mais gentil e doce na palavra escrita; e esta voz, quem é da verdade recebe com deleite e obedece com simplicidade. [4.] Como experimentaram tais misericórdias singulares em sua libertação do Egito, e em todas as maravilhas que haviam visto no deserto, e tendo ainda mais misericórdias em perspectiva. Nada é tão poderoso para envolver o coração, como um sentimento profundo e agradecido da bondade de Deus para conosco. [5.] Moisés exorta o caráter glorioso de Deus. (1) Ele é um Deus ciumento e um fogo consumidor; seus olhos queriam discernir e seu braço forte para punir toda desobediência. Portanto, precisamos ter ciúmes de nós mesmos, para não provocarmos a ira que, se for inflamada contra nós, queimará no inferno mais profundo. (2) Ele é um Deus misericordioso; e como ele não nos abandonará, nunca devemos deixá-lo ou abandoná-lo. (3) Ele é o único Deus verdadeiro; além dele, não há outro. No céu, ele faz as exibições brilhantes de sua glória radiante; e a terra é o escabelo de seu trono, e não sob seus cuidados e governo. A ele, portanto, somos obrigados a nos submeter e a apenas servir. [6] As conseqüências fatais da apostolado de Deus são fortemente pressionadas sobre elas. Eles devem ser completamente destruídos, espalhados entre as nações e entregues ao serviço mais vil dos ídolos. Nota; O pecado pelo qual provocamos a Deus, ele pode, em justo julgamento, desistir de nós como nosso castigo. [7] No entanto, há uma reserva de misericórdia prometida, sempre que buscavam a Deus, humilhadas sob seus castigos. Onde quer que estejam, em qualquer canto da terra disperso, se clamarem a Deus em sua miséria, ele os ouvirá, por causa da aliança que fez com seus pais, e os recuperará. Quando nosso estado é tão ruim, ainda é uma piedade que não esteja totalmente desesperado. Nota; (1) O principal fim das aflições é levar-nos a Deus. (2.) Sempre que buscamos a Deus com simplicidade, por mais que o tenhamos provocado antes, ele não nos abandonará totalmente. (3.) Sua aliança em Cristo nos dá terreno para termos certeza de que ele nunca expulsará os que vêm a ele neste Filho de seu Amor.

Comentário de John Wesley

E porque ele amava a teus pais, portanto, ele escolheu a descendência deles depois deles, e te trouxe à vista com seu poderoso poder fora do Egito;

À sua vista – mantendo os olhos fixos nele, como o pai faz em seu filho amado.

Comentário de John Calvin

37. E porque ele amava. Essas palavras admitem dois significados; pois a conjunção copulativa está no começo do versículo: ” E porque ele amou teus pais”, e também antes da próxima cláusula, “e ele escolheu a semente deles”; as razões aqui apontadas podem, portanto, ser tomadas em conexão com a sentença anterior, a saber, que tantos milagres foram feitos porque Deus havia escolhido Abraão e sua semente. Outros entendem de maneira diferente, que este povo foi honrado com tantas bênçãos por Deus porque Ele amava seus pais. Nesse caso, eles omitem a cópula no meio do verso, como deve ser feito com frequência. Em geral, há pouca discrepância; pois Moisés deseja mostrar que quaisquer coisas boas que Deus conferiu ao Seu povo são gratuitas, pelas quais ele recomenda mais a graça de Deus. Ele dissera que, por um favor incomum, essa nação foi tirada do meio de outra; e ele agora acrescenta que isso foi feito de nenhuma outra maneira senão porque Deus havia abraçado Abraão, Isaque e Jacó com Seu amor, e perseverou no mesmo amor para com a posteridade deles. Mas devemos observar que, pela palavra “amor”, é expresso aquele favor que brota de mera generosidade, de modo a excluir todo o valor da pessoa amada, como pode ser mais claramente obtido de outras passagens, a saber, Deuteronômio 7: 8 , e Salmos 78:68 , e como é bem claro a partir do contexto aqui, em que ele atribui a eleição do povo ao amor com o qual Deus havia honrado seus pais. Se algum objeto que a eleição de Deus é eterna, a objeção é prontamente resolvida, pois a semente de Abraão foi separada de todas as nações, porque Deus adotara gratuitamente seu pai. Agora entendemos o significado de Moisés, que a libertação do povo deveria ser atribuída apenas à bondade de Deus. Assim, ele amplifica essa bênção por outra circunstância, a saber, que Deus preferiu às grandes e poderosas nações esse povo ignóbil, cujo próprio valor próprio não poderia ter adquirido Seu favor.

Referências Cruzadas

Exodo 13:3 – Então disse Moisés ao povo: “Comemorem esse dia em que vocês saíram do Egito, da terra da escravidão, porque o Senhor os tirou dali com mão poderosa. Não comam nada fermentado.

Exodo 13:9 – Isto lhe será como sinal em sua mão e memorial em sua testa, para que a lei do Senhor esteja em seus lábios, porque o Senhor o tirou do Egito com mão poderosa.

Exodo 13:14 – “No futuro, quando os seus filhos lhes perguntarem: ‘Que significa isto? ’, digam-lhes: Com mão poderosa o Senhor nos tirou do Egito, da terra da escravidão.

Deuteronômio 4:34 – Ou que deus decidiu tirar uma nação do meio de outra para lhe pertencer, com provas, sinais, maravilhas e lutas, com mão poderosa e braço forte, e com feitos temíveis e grandiosos, conforme tudo o que o Senhor fez por vocês no Egito, como vocês viram com os seus próprios olhos?

Deuteronômio 7:7 – O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos.

Deuteronômio 9:5 – Não é por causa de sua justiça ou de sua retidão que você conquistará a terra deles. Mas é por causa da maldade destas nações que o Senhor, o seu Deus, as expulsará de diante de você, para cumprir a palavra que o Senhor prometeu, sob juramento, aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó.

Deuteronômio 10:15 – No entanto, o Senhor se afeiçoou aos seus antepassados e os amou, e a vocês, descendentes deles, escolheu entre todas as nações, como hoje se vê.

2 Crônicas 16:9 – Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração. Nisso você cometeu uma loucura. De agora em diante terás que enfrentar guerras”.

Salmos 32:8 – Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você.

Salmos 34:15 – Os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro;

Salmos 105:6 – ó descendentes de Abraão, seu servo, ó filhos de Jacó, seus escolhidos.

Salmos 114:1 – Quando Israel saiu do Egito, e a casa de Jacó saiu do meio de um povo de língua estrangeira,

Salmos 136:10 – Àquele que matou os primogênitos do Egito O seu amor dura para sempre!

Isaías 41:8 – “Você, porém, ó Israel, meu servo, Jacó, a quem escolhi, vocês, descendentes de Abraão, meu amigo,

Isaías 51:9 – Desperta! Desperta! Veste-te de força, ó braço do Senhor; acorda, como em dias passados, como em gerações de outrora. Não foste tu que cortaste o Monstro dos Mares em pedaços, que traspassaste aquela serpente aquática?

Isaías 63:11 – Então o seu povo recordou o passado, o tempo de Moisés e seu povo: onde está aquele que os fez passar através do mar, com o pastor do seu rebanho? Onde está aquele que entre eles pôs o seu Espírito Santo,

Jeremias 31:1 – “Naquele tempo”, diz o Senhor, “serei o Deus de todas as famílias de Israel, e eles serão o meu povo. “

Malaquias 1:2 – “Eu sempre os amei”, diz o Senhor. “Mas vocês perguntam: ‘De que maneira nos amaste? ’ “Não era Esaú irmão de Jacó? “, declara o Senhor. “Todavia eu amei Jacó,

Lucas 1:72 – para mostrar sua misericórdia aos nossos antepassados e lembrar sua santa aliança,

Romanos 9:5 – Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *