Estudo de Isaías 51:9 – Comentado e Explicado

Desperta, braço do Senhor, desperta, recobra teu vigor! Levanta-te como nos dias do passado, como nos tempos de outrora. Não foste tu que esmagaste Raab e fendeste de alto a baixo o Dragão?
Isaías 51:9

Comentário de Albert Barnes

Acordado, acordado – Este versículo começa um novo assunto (veja a análise do capítulo). É a súplica implacável e apaixonada daqueles que estavam no exílio que Deus interporia em favor deles, como fez em favor do seu povo quando eles estavam sofrendo uma escravidão cruel no Egito. A palavra ‘acordado’ aqui, endereçada ao braço de Jeová, é uma petição para que ela seja despertada de seu aparente estupor e inatividade, e seu poder exercido em favor deles.

Ó braço do Senhor – O braço é o instrumento pelo qual executamos qualquer propósito. É aquela pela qual o guerreiro se envolve em batalha e pela qual ele empunha a arma para prostrar seus inimigos. O braço do Senhor parecia adormecer; Por setenta anos, o profeta vê o povo oprimido e sofredor em cativeiro, e Deus não apareceu para resgatá-lo. Ele os ouve agora levantando a voz de pedidos sinceros e ternos, para que ele interponha como havia feito nos tempos antigos e os salve das calamidades que estavam sofrendo.

Desperta, como nos dias antigos – Ou seja, no tempo em que os judeus foram libertados de sua escravidão na terra do Egito.

Não és tu – não és o mesmo braço? Não foi por esse braço que os filhos de Israel foram libertados da escravidão, e não podemos esperar ainda por proteção?

Isso cortou Raabe – Ou seja, cortou em pedaços ou destruiu. Foi aquele braço que empunhava a espada da justiça e da vingança, pela qual Raabe foi cortado em pedaços. A palavra Raabe aqui significa Egito. Sobre o significado da palavra, veja as notas em Isaías 30: 7 ; compare o Salmo 88: 8 ; Salmo 89:10 .

E feriu o dragão – A palavra traduzida aqui “dragão” ( ???? tanni^yn ) significa adequadamente qualquer grande peixe ou monstro marinho; uma serpente, um dragão (veja as notas em Isaías 27: 1 ) ou um crocodilo. Aqui significa, provavelmente, o crocodilo, como emblemático do Egito, porque o Nilo era abundante em crocodilos e porque um monstro tão pesado, formidável e sem graça, não era uma representação imprópria do orgulhoso e cruel rei do Egito. O rei do Egito não é comparado frequentemente com o crocodilo (ver Salmo 34: 13-14 ; Ezequiel 29: 3 ; Ezequiel 32: 2 ). Aqui está o sentido de que ele havia ferido gravemente, isto é, havia enfraquecido enormemente o poder daquela nação cruel, que por força não era representada inadequadamente pelo crocodilo, um dos mais poderosos monstros, mas que, como um piercing e monstro ferido. ficou muito debilitado quando Deus a visitou com pragas e destruiu suas hostes no mar.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 51: 9-11 . Desperta, etc. – Desperta, desperta, etc. Desperte: não és tu que cortaste o Egito, que feriu mortalmente o crocodilo ou o dragão? Isaías 51:11 . E os remidos, etc. sobre a cabeça deles: alegria e alegria os acompanharão; tristeza e suspiro fugirão. Até agora, o Messias havia se dirigido ao seu povo crente; mas aqui o Espírito Santo exibiu ao profeta, de acordo com a série de tempos e coisas, uma terrível luta da igreja com o império romano, para continuar muito tempo antes que o povo de Deus fosse completamente libertado: o Espírito Santo mostra-o na figura deste Egito espiritual em toda a sua força e poder, com o Mar Vermelho como uma fortificação em oposição à igreja; isto é, com as perseguições sanguinárias pelas quais os santos deveriam sofrer. A ponto de consolar a igreja contra esse mal (que consolação começa no versículo 12), é introduzido aqui um coro de crentes, pedindo a Deus que, como anteriormente, para a libertação de seu povo da escravidão egípcia, ele havia dado espécimes de seu poder e justiça na destruição de seus inimigos e na salvação de seu povo; então agora, naquele momento, ele exerceria sua onipotência, destruindo o Egito espiritual do império romano, e seu poder, e secando este Mar Vermelho; isto é, ao deter a violência daquelas perseguições sanguíneas, pelas quais este império defendia seus erros religiosos: a este apóstrofo votivo, contido nos versículos 9 e 10, uma resposta é adaptada, Isaías 51:11 ensinando que Deus consentia nos desejos de seus santos, e providenciaria com sua providência que sua igreja fosse por fim colocada em tal estado, de modo a poder desfrutar da comunhão de sua fé com a máxima liberdade, segurança e alegria. Não pode haver nada mais sublime e elegante do que o apóstrofo nesses versículos.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 51: 9-11 . Acordado, acordado, etc. – O profeta, por uma figura elegante, se dirige a Deus, para despertar e exercer seu poder em favor de seu povo oprimido, como fazia nos tempos antigos, quando os libertou da escravidão egípcia. Desperta, como nos dias antigos – Ou seja, aja agora por nós, como antes por nossos pais: repita as maravilhas que eles nos contaram. Não és tu que corta Raabe – Egito, aqui e em outros lugares, por seu orgulho ou força. E feriu o dragão – Faraó, o Leviatã, como é chamado, Salmos 74: 13-14 . Não és o que secou o mar – Não és o mesmo Deus, e tão potente agora como eras então? Isso fez das profundezas um caminho para os resgatados, etc. – Pelo teu povo, a quem tu remiste e tiraste do Egito? Estenda o teu braço em nosso favor; pois fez grandes coisas anteriormente em defesa da mesma causa, e temos certeza de que não é encurtada nem enfraquecida. Portanto, os remidos do Senhor retornarão, & c. – Essas palavras expressam a persuasão do profeta, de que, como o Senhor fazia essas grandes coisas anteriormente, ele certamente faria o mesmo novamente. Veja nota em Isaías 35:10 .

Comentário de Scofield

Não és tu

A ref. é para o Egito Isaías 30: 7 no Êxodo:

Comentário de John Calvin

9. Acorde, acordado. Aqui o Profeta nos instrui que, quando Deus nos alegra por suas promessas, devemos também orar sinceramente para que ele cumpra o que prometeu. Ele não nos conforta para nos tornar preguiçosos, mas para que possamos ser inflamados com um desejo mais forte de orar e poder exercitar continuamente nossa fé. O Profeta fala de acordo com nossos sentimentos; pois pensamos que Deus está dormindo, desde que ele não venha ao alívio de nossos desejos; e o Senhor nos concede tanto que nos permite falar e orar de acordo com o sentimento de nossa fraqueza. Os crentes, portanto, imploram ao Senhor que “desperte”, não que eles imaginem que ele esteja ocioso ou dormindo no céu; (24) mas, pelo contrário, eles confessam sua própria lentidão e ignorância, por não serem capazes de formar qualquer concepção de Deus, desde que não tenham o privilégio de receber sua assistência. Porém, embora a carne imagine que ele está dormindo, ou que desconsidera nossas calamidades, a fé se eleva mais alto e se apega ao seu poder eterno.

Força, ó braço de Jeová. Diz-se que ele “acorda” e “fortalece”, quando exibe testemunhos de seu poder, porque, caso contrário, pensamos que ele está ocioso ou dormindo. Enquanto isso, o Profeta, dirigindo-se ao braço de Deus que estava oculto, mantém-o à vista dos crentes como realmente presentes, para que eles possam estar convencidos de que não há outra razão pela qual eles sejam tão amargamente e dolorosamente afligidos por seus inimigos do que porque Deus retirou sua ajuda. A causa do atraso já foi mostrada, de que eles se afastaram de Deus.

Nos dias antigos. Pelo termo “dias antigos”, ele mostra que devemos lembrar tudo o que o Senhor fez há muito tempo pela salvação de seu povo. Embora ele pare e não se preocupe mais conosco, ele ainda é o mesmo Deus que antigamente governava sua Igreja; e, portanto, ele nunca pode abandonar ou abandonar aqueles a quem ele toma sob sua proteção.

Em eras há muito tempo. Essa repetição nos diz ainda mais claramente que devemos considerar não apenas as coisas que aconteceram ultimamente, mas as que aconteceram há muito tempo; pois devemos esticar nossas mentes até as eras mais remotas, para que possam superar as tentações, que de outro modo poderiam facilmente nos dominar.

Não és tu que esmagaste o orgulhoso? (25) Os numerosos testemunhos de graça que Deus havia demonstrado em várias eras são aqui coletados pelo Profeta, para que, se alguns não forem suficientes, o grande número deles possa confirmar a fé da Igreja. Mas, como seria tedioso demais elaborar um catálogo inteiro, ele apresenta o singular e o mais notável de todos esses eventos, a saber, que o povo já foi libertado do Egito de maneira milagrosa, pois não tenho dúvidas de que, por Raabe (26), ele se refere ao orgulhoso e cruel Egito; como também é dito,

“Vou mencionar Raabe e Babilônia entre meus amigos.”
( Salmos 87: 4. )

Da mesma maneira, Ezequiel chama o rei do Egito de “dragão”.

“Eis que estou contra ti, ó Faraó, rei do Egito, o grande dragão, que habita no meio dos teus rios.”
( Ezequiel 29: 3. )

É suficientemente evidente, e é universalmente admitido, que o Profeta aqui pede para lembrar a libertação milagrosa do povo do Egito. “Se naquela época o orgulho do Egito era domado e subjugado, se o dragão era posto em fuga, por que não deveríamos esperar a mesma coisa?”

Ao colocar a questão, se é o mesmo braço, ele argumenta sobre a natureza de Deus; pois não se pode afirmar isso respeitando o “braço” do homem, cuja força, embora grande, diminui e falha com o tempo? Milo, que era muito forte, quando ficou velho e olhou para os braços, gemeu porque a força que possuía em um período anterior o havia deixado. Mas não é assim com Deus, cuja força nenhum lapso de tempo pode diminuir. Essas palavras devem ser lidas ?µfat???? enfaticamente: “Não é mesmo?” Pois ele mostra que o Senhor é o mesmo que era antes, porque permanece imutável.

Comentário de John Wesley

Desperta, desperta, fortalece-te, ó braço do SENHOR; acordado, como nos dias antigos, nas gerações antigas. Não és tu que matou Raabe e feriu o dragão?

Coloque – Coloque sua força.

Raabe – Egito, por seu orgulho ou força.

O dragão – o Faraó assim chamado, Salmo 74:13 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *