Estudo de Salmos 32:8 – Comentado e Explicado

Vou te ensinar, dizeis, vou te mostrar o caminho que deves seguir; vou te instruir, fitando em ti os meus olhos:
Salmos 32:8

Comentário de Albert Barnes

Vou instruir-te – Muitos intérpretes entenderam que isso se refere a Deus – como se ele fosse agora apresentado como falando e dizendo que ele seria o guia daqueles que assim se submetessem a ele e que o procurassem por penitência e confissão. Mas é mais natural considerar o salmista ainda falando, e referir-se à sua própria experiência como qualificá-lo a dar conselhos aos outros, mostrando-lhes como eles podem encontrar paz, e com que opiniões e sentimentos eles devem se apresentar diante de Deus, se desejarem. para garantir seu favor. Ele próprio aprendeu por experiência dolorosa e, após muito atraso, como obter o favor de Deus e como garantir a libertação da consciência angustiante da culpa; e ele se considera agora qualificado para ensinar a outros que são carregados com a mesma consciência de culpa e que buscam libertação, como podem encontrar a paz. É um exemplo de alguém que, por experiência pessoal, está preparado para dar instruções aos outros; e o salmista, a seguir, faz apenas o que todo homem convertido está qualificado para fazer, e deve fazer, transmitindo conhecimento valioso àqueles que estão perguntando como devem ser salvos. Compare o Salmo 51: 12-13 .

E ensina-te da maneira que seguirás – A maneira que você deve seguir para encontrar perdão e paz; ou o caminho para Deus.

Guiar-te-ei com os meus olhos – Margem, aconselho-te, os meus olhos estarão sobre ti. A margem expressa o sentido do hebraico. O significado literal é: “Eu te aconselharei; os meus olhos estarão sobre ti. ” DeWette, “meus olhos serão direcionados para ti”. A idéia é a de quem está dizendo a outra que maneira deve seguir, a fim de chegar a um determinado lugar; e ele diz que o observará, ou ficará de olho nele; ele não o deixará dar errado.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 32: 8 . Vou te guiar com os meus olhos deixe-me aconselhá-lo com os meus olhos em direção a ti: Mudge: quem observa, que o autor se compromete a instruir quem quer que seja que o ouça e a dar-lhe uma sugestão (pois isso é aconselhar com o olho ); ou seja, fazer como ele havia feito; honestamente, confessar seus pecados quando eles foram cometidos: para o homem perverso, o homem sem princípios, que se livra de crimes sem arrependimento ou confissão, nunca é fácil e sempre se sente irritado; considerando que o homem justo, que confia em Deus e se submete ao seu governo, sempre se encontrará cercado de favor, Salmos 32:10 . O versículo 9 deve ser lido entre parênteses. É aconselhável dar uma boa dica, e não ser como o cavalo ou a mula, que não entendem outra razão senão a força do freio e, portanto, não se aproximará de uma quando falar ou olhar para eles. Houbigant processa a última cláusula, muito adequadamente, ou eles não se aproximarão de ti; pois, como não são bestas perigosas, a palavra para que seja extremamente imprópria.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 32: 8 . Eu te instruirei – Quem quer que seja que você deseja instruções; e ensina-te da maneira que seguirás – Ou seja, em que deves andar. Assim, em outro de seus Salmos penitenciais, ele resolve que, quando Deus lhe restituísse a alegria de sua salvação, ensinaria aos transgressores seus caminhos, e faria o que pudesse para converter pecadores a Deus, assim como confortar aqueles que foram convertidos. Salmos 51:12 . Aqueles são mais capazes de ensinar aos outros a graça de Deus que eles mesmos tiveram a experiência disso. E aqueles que são ensinados por Deus devem contar aos outros o que ele fez por suas almas, e assim ensiná-los. Vou te guiar com os meus olhos – Isso pode ser entendido da conduta de Deus em relação à direção de seu povo. Ele os guia com seus olhos, por sua clara visão e discernimento do caminho que devem seguir, dando-lhes informações em sua palavra e intimações secretas de sua vontade e dever, por seu Espírito e pelas reviravoltas de sua providência, da qual ele capacita seu povo a entender e seguir as orientações, como um mestre faz um servo conhecer sua mente com o olhar ou o movimento de seus olhos. Mas as palavras devem ser consideradas como a declaração ou promessa de Davi àqueles que estavam dispostos a ser dirigidos por ele. Poole parafraseia-os: “Eu te emprestarei os olhos da minha mente; ou serei para ti em vez de olhos (veja Números 10:31 ) para aconselhá-lo, orientá-lo e adverti-lo. Eu te guiarei, como o cavaleiro faz seu cavalo (ao qual a pessoa guiada é comparada aos Salmos 32: 9 ), ou como um mestre seu erudito, ou como um guia que não conhece o caminho certo. ” Ou as palavras serão proferidas: Eu te aconselharei; meus olhos estarão sobre ti: ver Gênesis 44:21 ; Jeremias 24: 6 ; Jeremias 40: 4 . Vou instruir, admoestar e zelar por ti. Te darei o melhor conselho que puder e observarei se você o aceita ou não. “Os que são ensinados na palavra”, diz Henry, “devem estar sob a inspeção constante daqueles que os ensinam; guias espirituais devem ser superintendentes. ”

Comentário de E.W. Bullinger

Eu instruirei. Jeová agora fala. Veja a estrutura na p. 748

instruir. Daí o título “Maschil” . Veja App-65. Observe a figura do discurso Anabasis (App-6): instrua, ensine, guie.

ir = ir = ir .

Vou orientar, & c. = Deixe-me fazer com que meus olhos se aconselhem a seu respeito. Usado em Jetro ( Êxodo 18:19 , & c), Natã ( 1 Reis 1:12 , & c), Jeremias ( Jeremias 38:15 ).

Comentário de Adam Clarke

Eu te instruirei – Estas são provavelmente as palavras do Senhor a Davi. Vendo que agora você é sensível à misericórdia que recebeu de mim e que pretende viver para minha glória, eu darei a você toda a assistência necessária. Eu me tornarei teu Instrutor “, e te ensinarei”, em todas as ocorrências, “o caminho que deves seguir”. Guardarei os meus olhos sobre ti, e sobre mim guardarás os teus; quando eu for, tens de me seguir; e vigiarei continuamente o teu bem.

Comentário de John Calvin

8. Eu te instruirei e te ensinarei. Para que sua exortação tenha maior força, o orador divino dirige seu discurso a todo homem individualmente; pois a doutrina falada penetra mais rapidamente na mente, quando todo homem a aplica particularmente a si mesmo. Quando o caminho da salvação é mostrado aqui aos filhos de Deus, deve-se tomar o maior cuidado para que ninguém se afaste dele nem um pouco. Também podemos aprender com esse lugar que somos reconciliados com Deus, com a condição de que todo homem se esforce para tornar seus irmãos participantes do mesmo benefício. Davi, mais fortemente para marcar seu cuidado com eles, descreve isso pela visão dos olhos. (668) A propósito, deve-se observar que aqueles que são solícitos a respeito de nosso bem-estar são designados pelo Senhor como guias de nosso caminho, dos quais parece quão grande é a solicitude paterna que ele tem sobre nós.

Comentário de John Wesley

Eu te instruirei e te ensinarei da maneira que seguirás; eu te guiaria com meus olhos.

Eu irei – Este e o próximo versículo parecem ser as palavras de Deus, a quem Davi traz como retorno desta resposta às suas orações.

Meus olhos – Então, Cristo fez São Pedro, quando ele se virou e olhou para ele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *