Estudo de Lucas 1:72 – Comentado e Explicado

Assim exerce a sua misericórdia com nossos pais, e se recorda de sua santa aliança,
Lucas 1:72

Comentário de Albert Barnes

Realizar a misericórdia – Mostrar a misericórdia prometida. A expressão no “original” é: “Fazer misericórdia com nossos pais” – isto é, mostrar bondade a nossos pais; e a propriedade disso se baseia no fato de que a misericórdia para com os “filhos” é considerada bondade para com os “pais”. Abençoar os “filhos” foi abençoar a “nação”; cumpria as promessas feitas aos pais e “mostrava” que ele as considerava com misericórdia.

Sua santa aliança – A palavra “aliança” significa compacto ou acordo. Isso está em uso entre as pessoas. Implica igualdade nas partes; liberdade de restrição; liberdade da obrigação anterior de fazer a coisa agora concedida; e liberdade da obrigação de entrar em um pacto, a menos que um homem escolha fazê-lo. Evidentemente, essa transação nunca pode ocorrer entre o homem e Deus, pois não são iguais. O homem não tem liberdade para “recusar” o que Deus propõe, e ele tem a obrigação de fazer “tudo” que Deus ordena. Quando a palavra “convênio”, portanto, é usada na Bíblia, significa algumas vezes um “mandamento”; Às vezes uma “promessa”; às vezes uma “lei regular” – como “a aliança do dia e da noite”; e, às vezes, a maneira pela qual Deus dispensa misericórdia – isto é, pelos antigos e novos convênios. No lugar diante de nós, significa “a promessa” feita a Abraão, como os versículos a seguir mostram claramente.

Comentário de E.W. Bullinger

to = com. Meta grega . App-104.

Comentário de John Calvin

72. Para executar a misericórdia, Zacarias novamente aponta a fonte da qual a redenção fluía, a misericórdia e a graciosa aliança de Deus. Ele atribui a razão pela qual Deus teve o prazer de salvar seu povo. Foi porque, atento à sua promessa, ele demonstrou sua misericórdia. Diz-se que ele se lembra de sua aliança, porque pode haver alguma aparência de esquecimento durante esse longo atraso, no qual ele permitiu que seu povo se enfraquecesse sob o peso de calamidades muito pesadas. Devemos atender atentamente a esse pedido. Primeiro, Deus foi movido por pura misericórdia para fazer um pacto com os pais. Segundo, Ele vinculou a salvação dos homens com sua própria palavra. (76) Em terceiro lugar, Ele exibiu em Cristo todas as bênçãos, a fim de ratificar todas as suas promessas: como, de fato, a verdade delas só é confirmada para nós quando vemos sua realização em Cristo. O perdão dos pecados é prometido na aliança, mas está no sangue de Cristo. A justiça é prometida, mas é oferecida pela expiação de Cristo. A vida é prometida, mas deve ser buscada apenas na morte e ressurreição de Cristo. Esta também é a razão pela qual Deus ordenou antigamente, que o livro da lei fosse aspergido com o sangue do sacrifício ( Êxodo 24: 8 ; Hebreus 9:19 .) Também é digno de nota que Zacarias fala de a misericórdia se realizou em sua própria época, estendendo-se aos pais que estavam mortos e que igualmente compartilharam seus resultados. Por isso, segue-se que a graça e o poder de Cristo não são confinados pelos limites estreitos desta vida desbotada, mas são eternos; que eles não são exterminados pela morte da carne, pois a alma sobrevive à morte do corpo, e a destruição da carne é seguida pela ressurreição. Como nem Abraão, nem nenhum dos santos, poderia obter salvação para si mesmo por seu próprio poder ou mérito, assim, para todos os crentes, vivos ou mortos, a mesma salvação foi exibida em Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Sua santa aliança – Veja a nota em Lucas 1:54 .

Referências Cruzadas

Gênesis 12:3 – Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”.

Gênesis 17:4 – “De minha parte, esta é a minha aliança com você. Você será o pai de muitas nações.

Gênesis 22:18 – e, por meio dela, todos povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu”.

Gênesis 26:4 – Tornarei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e lhes darei todas estas terras; e por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados,

Gênesis 28:14 – Seus descendentes serão como o pó da terra, e se espalharão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul. Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descendência.

Levítico 26:42 – eu me lembrarei da minha aliança com Jacó e da minha aliança com Isaque e da minha aliança com Abraão, e também me lembrarei da terra,

Salmos 98:3 – Ele se lembrou do seu amor leal e da sua fidelidade para com a casa de Israel; todos os confins da terra viram a vitória do nosso Deus.

Salmos 105:8 – Ele se lembra para sempre da sua aliança, por mil gerações, da palavra que ordenou,

Salmos 106:45 – Lembrou-se da sua aliança com eles, e arrependeu-se, por causa do seu imenso amor leal.

Salmos 111:5 – Deu alimento aos que o temiam, pois sempre se lembra de sua aliança.

Ezequiel 16:8 – ” ‘Mais tarde, quando passei de novo por perto, olhei para você e vi que já tinha idade suficiente para amar; então estendi a minha capa sobre você e cobri a sua nudez. Fiz um juramento e estabeleci uma aliança com você, palavra do Soberano Senhor, e você se tornou minha.

Ezequiel 16:60 – Contudo, eu me lembrarei da aliança que fiz com você nos dias da sua infância, e estabelecerei uma aliança eterna com você.

Lucas 1:54 – Ajudou a seu servo Israel, lembrando-se da sua misericórdia

Atos dos Apóstolos 3:25 – E vocês são herdeiros dos profetas e da aliança que Deus fez com os seus antepassados. Ele disse a Abraão: ‘Por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados’.

Romanos 11:28 – Quanto ao evangelho, eles são inimigos por causa de vocês; mas quanto à eleição, são amados por causa dos patriarcas,

Gálatas 3:15 – Irmãos, humanamente falando, ninguém pode anular um testamento depois de ratificado, nem acrescentar-lhe algo.

Hebreus 6:13 – Quando Deus fez a sua promessa a Abraão, por não haver ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *