Estudo de Ezequiel 16:60 – Comentado e Explicado

Mas eu me recordarei da aliança que contigo celebrei no tempo de tua juventude, e farei contigo uma eterna aliança.
Ezequiel 16:60

Comentário de Adam Clarke

Vou me lembrar da minha aliança – isto é, a aliança que fiz com Abraão no dia ou na juventude, quando nele você começou a ser uma nação.

Comentário de E.W. Bullinger

aliança eterna . Veja notas em Gênesis 9:16 e lsa. Ezequiel 44: 7 .

Comentário de John Calvin

Como Deus aqui promete que seria propício aos judeus, alguns traduzem o versículo anterior como se tivesse sido dito: “Devo fazer contigo como você fez?” ou, eu faria como você fez, a menos que estivesse consciente; mas isso é muito forçado na minha opinião. Não tenho dúvidas de que o Profeta se restringe, por assim dizer, e direciona seu discurso particularmente aos eleitos, dos quais falamos ontem. Até então, considerara todo o corpo do povo abandonado e, portanto, colocou diante deles nada além de desespero. Mas ele agora se volta para a eleição da graça, da qual Paulo fala ( Romanos 11: 5 😉 e, por esse motivo, promete a eles que Deus deveria estar atento à sua aliança, embora ele não restaurasse promiscuamente todo o povo. Pois o corpo em geral deve perecer; apenas uma pequena banda foi reservada. Sabemos, portanto, que essa promessa não era comum a todos os filhos de Abraão, que eram seus descendentes segundo a carne, mas era peculiar apenas aos eleitos. Deus, portanto, declara que estaria atento à sua aliança que havia feito com esse povo em sua juventude , pelas palavras que ele significa, que sua pena não deveria sair senão da aliança. Pois Deus sempre lembra os fiéis, por assim dizer, à fonte, para que eles não reivindiquem algo como seu direito, ou imaginem que isto ou aquilo seja a causa da reconciliação de Deus com eles. Ele mostra, portanto, que essa pena não tem outro fundamento senão a aliança; e esta é a razão pela qual ele diz que estaria atento à sua aliança . Ele agora acrescenta, e estabelecerei convênio perpétuo contigo. Aqui Deus promete, sem obscuridade, um convênio melhor e mais excelente do que aquele antigo que já foi abolido pela culpa do povo. Esta passagem, então, não pode ser entendida exceto a nova aliança que Deus estabeleceu pela mão de Cristo. Mas essas duas cláusulas são tão mutuamente unidas que devem ser cuidadosamente ponderadas, a saber, que Deus aqui dá a esperança de uma nova aliança, e ainda nos ensina que ela se origina na antiga já abolida pela culpa do povo. Assim, vemos que o Novo Testamento flui daquela aliança que Deus fez com Abraão e depois sancionada pela mão de Moisés. Aquilo que é promulgado para nós no Evangelho é chamado de; Nova Aliança, não porque não tivesse início anteriormente, mas porque foi renovada e com melhores condições adicionadas; pois sabemos que a Lei foi revogada pela Nova Aliança. Seja assim ou não, a excelência do Novo Testamento não é prejudicada, porque tem sua fonte e ocasião na Antiga Aliança, e se baseia nela. Segue-se –

Comentário de John Wesley

Não obstante, lembrarei de minha aliança contigo nos dias da tua juventude, e estabelecerei para ti uma aliança eterna.

No entanto – O Senhor, tendo denunciado um castigo perpétuo ao corpo impenitente da nação judaica, promete agora ao remanescente que eles serão lembrados e obterão misericórdia pactuada.

Meu pacto – No qual prometi não cortar completamente a semente de Israel, nem deixar de enviar o redentor, que deve afastar Jacó da iniquidade.

Contigo – Nos lombos de Abraão, e renovado solenemente após a sua saída do Egito, que é o tempo, chamado dias da tua juventude, Isaías 44: 2 .

Estabelecer – Confirme e ratifique. Deve ser certo e infalível.

Uma aliança eterna – De longa continuidade, quanto à sua condição na terra de Canaã e no que é espiritual, será absolutamente eterna.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *