Estudo de Hebreus 6:13 – Comentado e Explicado

Quando Deus fez a promessa a Abraão, como não houvesse ninguém maior por quem jurar, jurou por si mesmo,
Hebreus 6:13

Comentário de Albert Barnes

Pois quando Deus prometeu a Abraão – Que ele o abençoaria e multiplicaria sua semente como as estrelas do céu; Gênesis 22: 16-17 . O objetivo de introduzir este exemplo aqui é encorajar aqueles a quem o apóstolo estava escrevendo a perseverar na vida cristã. Isso ele mostra mostrando que Deus havia dado a maior garantia possível de seu propósito de abençoar seu povo, por um juramento. É feita referência a Abraão neste argumento, provavelmente, por duas razões:

(1) Mostrar a natureza da evidência que os cristãos têm de que serão salvos, ou o fundamento do encorajamento – sendo o mesmo que foi feito a Abraão, e dependendo, como no caso dele, da promessa de Deus; e,

(2) porque o “exemplo” de Abraão estava exatamente no ponto. Ele perseverou. Ele confiava firme e unicamente na promessa de Deus. Ele fez isso quando as aparências eram muito contra o cumprimento da promessa e, assim, mostrou a vantagem da perseverança e fidelidade na causa de Deus.

Porque ele não poderia jurar por nada maior – Não há ser maior que Deus. Ao prestar juramento entre as pessoas, está sempre implícito que o apelo é de um poder superior, capaz de punir por sua infração. Mas isso não poderia ocorrer no caso do próprio Deus. Não havia ser maior que ele, e o juramento, portanto, era por sua própria existência.

Ele jurou por si mesmo – Gênesis 22:16 . “Juro por mim mesmo;” compare Isaías 45:23 . Em um juramento desse tipo, Deus promete sua veracidade; declara que o evento deve ser tão certo quanto a sua existência; e assegura-o por todas as perfeições de sua natureza. A forma usual do juramento é: “Como vivo, diz o Senhor;” veja Números 14:21 , Números 14:28 ; Ezequiel 33:11 .

Comentário de E.W. Bullinger

por = de acordo com. Grego. kata. App-104.

no = ninguém. Grego. oudeis.

Comentário de John Calvin

13. Pois quando Deus fez uma promessa a Abraão, etc. Seu objetivo era provar que a graça de Deus é oferecida a nós em vão, a menos que recebamos a promessa pela fé, e a amemos constantemente no seio do nosso coração. E ele prova por esse argumento que, quando Deus prometeu uma quantidade incontável de filhos a Abraão, parecia algo incrível; Sarah tinha passado a vida estéril; ambos haviam atingido uma velhice estéril, quando estavam mais perto do túmulo do que em um leito conjugal; não havia vigor para gerar filhos, quando o ventre de Sarah, que havia sido estéril durante o auge da vida, agora estava morto. Quem poderia acreditar que uma nação procederia deles, igualando as estrelas em número e como a areia do mar? Era, de fato, contrário a toda razão. No entanto, Abraão procurou por isso e não temeu desapontamentos, porque confiou na Palavra de Deus. (105) Devemos, então, observar as circunstâncias quanto ao tempo, para que o raciocínio do apóstolo possa parecer evidente; e o que ele subordina refere-se a isso – que ele foi feito participante dessa bênção, mas que foi depois que ele esperou o que ninguém poderia ter pensado que jamais aconteceria. Desse modo, a glória deve ser dada a Deus; devemos esperar silenciosamente o que ele ainda não mostra aos nossos sentidos, mas se esconde de nós e por muito tempo adia, para que nossa paciência possa ser exercida.

Por que Deus jurou por si mesmo, veremos atualmente. A maneira de jurar, exceto que bênção te abençoe, explicamos o que significa no terceiro capítulo: o nome de Deus não está aqui expresso, mas deve ser entendido, pois, exceto se ele cumprir o que promete, ele testifica que não deve ele contou verdadeiro e fiel.

Comentário de Adam Clarke

Quando Deus fez promessa a Abraão – A promessa mencionada é a feita a Abraão quando ele ofereceu seu filho Isaque no altar, Gênesis 22: 16-18 ; : “Juro por mim mesmo, diz o Senhor; porque, por fazeres isso e por não teres retido teu filho, teu único filho; que em bênção te abençoarei e em multiplicar multiplicarei tua semente como as estrelas do céu, e como a areia que está à beira-mar; e a tua semente possuirá a porta dos seus inimigos; e na tua semente serão abençoadas todas as nações da terra. ” Desta promessa, o apóstolo cita apenas uma parte, como geralmente é o caso, porque ele sabia que seus leitores estavam bem familiarizados com as Escrituras do Antigo Testamento, e particularmente com a lei.

Ele jurou por si mesmo – Ele prometeu seu poder eterno e divindade para o cumprimento da promessa; não havia como ser superior a si mesmo, a quem ele poderia apelar, ou por quem ele poderia estar vinculado; portanto, ele apela e promete sua verdade imutável e divindade.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 6: 13-15 . Pois quando Deus fez promessas, etc. – “E uma gloriosa confirmação você encontrará essas promessas, quando comparar um objeto espiritual com outro e tiver mais habilidades no método de interpretação dos oráculos sagrados, com princípios que porque eu posso, em primeiro lugar, levá-lo a observar que quando Deus fez a grande e abrangente promessa a Abraão ( Gênesis 12: 2-3 ; Gênesis 17: 1-7 .) tanto da nossa esperança como os cristãos também dependem, da promessa de que ele seria um Deus para ele e de que todas as nações fossem abençoadas em sua Semente – visto que ele não tinha uma pessoa maior para jurar, jurou por si mesmo, mesmo pelas honras de seu próprio nome sagrado e divino; dizendo, por uma voz audível do céu quando ele repetiu a promessa, enquanto Abraão estava com Isaac diante daquele altar no qual, com humilde submissão ao compromisso divino, ele pouco antes o colocara, ( Gênesis 22: 16-17 .) Juro por mim mesmo, diz o Senhor, porque você tem uma coisa é esta, e não retiveste teu filho, teu único filho, que bênção certamente te abençoarei e multiplicar-te-ei multiplicar-te; Eu te abençoarei e multiplicarei extraordinariamente, para fazer tua semente como as estrelas do céu e como a areia que está na praia do mar. E, assim, tendo esperado muito tempo em humilde fé e paciência, obteve em tempo oportuno o cumprimento da promessa, primeiro no nascimento de Isaac, e depois, após uma participação muito mais longa, na consumação de uma esperança melhor. E nós, cujas circunstâncias tão felizes se assemelham às dele a esse respeito, podemos muito bem seguir o exemplo de sua fé, quando examinarmos os fundamentos dela “.

Comentário de John Wesley

Pois quando Deus fez promessa a Abraão, porque não podia jurar maior, jurou por si mesmo,

Pois vocês têm encorajamento abundante, vendo que nenhuma promessa mais forte poderia ser feita do que a grande promessa que Deus fez a Abraão, e nele para nós.

Referências Cruzadas

Gênesis 22:15 – Pela segunda vez o Anjo do Senhor chamou do céu a Abraão

Salmos 105:9 – da aliança que fez com Abraão, do juramento que fez a Isaque.

Isaías 45:23 – Por mim mesmo eu jurei, a minha boca pronunciou com toda integridade uma palavra que não será revogada: Diante de mim todo joelho se dobrará; junto a mim toda língua jurará.

Jeremias 22:5 – Mas se vocês desobedecerem a essas ordens, declara o Senhor, juro por mim mesmo que este palácio ficará deserto’ “.

Jeremias 49:13 – Eu juro por mim mesmo”, declara o Senhor, “que Bozra ficará em ruínas e desolada; ela se tornará objeto de afronta e de maldição, e todas as suas cidades serão ruínas para sempre”.

Ezequiel 32:13 – Destruirei todo o seu rebanho, junto às muitas águas, as quais não serão mais agitadas pelo pé do homem nem serão enlameadas pelos cascos do gado.

Miquéias 7:20 – Mostrarás fidelidade a Jacó, e bondade a Abraão, conforme prometeste sob juramento aos nossos antepassados, na antigüidade.

Lucas 1:73 – o juramento que fez ao nosso pai Abraão:

Hebreus 6:16 – Os homens juram por alguém superior a si mesmos, e o juramento confirma o que foi dito, pondo fim a toda discussão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *