Estudo de Salmos 98:3 – Comentado e Explicado

Lembrou-se de sua bondade e de sua fidelidade em favor da casa de Israel. Os confins da terra puderam ver a salvação de nosso Deus.
Salmos 98:3

Comentário de Albert Barnes

Ele se lembrou de sua misericórdia – Compare as notas em Lucas 1: 54-55 (nota), Lucas 1:72 (nota), onde essa passagem nos Salmos não era improvávelmente mencionada por Maria e Zacarias. A idéia é que Deus lembrou sua promessa de misericórdia ao seu povo; que ele não havia sofrido a perda de sua lembrança; que ele cumpriu sua palavra.

E sua verdade – Ele cumpriu sua promessa; ele mostrou que ele é um Deus da verdade.

Em direção à casa de Israel – Em direção ao seu povo.

Todos os confins da terra viram a salvação de nosso Deus – isso parece ter sido citado em Isaías 52:10 . Veja as notas nessa passagem. A semelhança no idioma é tão forte que torna provável que o salmo tenha sido composto após os tempos de Isaías, e não seja improvável que seja usado (como observado acima) na dedicação do templo após o cativeiro. Todo o salmo seria apropriado para celebrar essa libertação; enquanto, ao mesmo tempo, como o idioma de Isaías, seria adaptado para celebrar uma libertação mais alta – sob o Messias – da qual isso era um emblema.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 98: 3 . Ele se lembrou de sua misericórdia Que isto é profeticamente falado da redenção da humanidade por Cristo, aparece em Lucas 1:54 ; Lucas 1:72 .

Comentário de E.W. Bullinger

misericórdia = benignidade ou graça.

Deus. Hebraico. Elohim.

Comentário de Adam Clarke

Ele se lembrou de sua misericórdia – Suas promessas graciosas a seus antepassados.

E sua verdade – cumprindo fielmente o que havia prometido. Tudo isso foi cumprido sob o Evangelho.

Comentário de John Calvin

3 Ele se lembrou de sua bondade Depois de falar da manifestação geral de sua salvação, ele agora celebra sua bondade mais particularmente ao seu povo escolhido. Deus se exibiu como um pai para os gentios e também para os judeus; mas primeiro aos judeus, que foram, por assim dizer, os primogênitos. (109) A glória dos gentios estava no fato de serem adotados e enxertados na sagrada família de Abraão, e a salvação de todo o mundo surgiu da promessa feita a Abraão, como Cristo disse: “A salvação é dos judeus, ”( João 4:22 ) O salmista, portanto, observa muito apropriadamente que Deus, ao redimir o mundo, lembrou-se de sua verdade, que ele havia dado a Israel seu povo – linguagem também, o que implica que ele não foi influenciado por nenhum outro motivo que não o de fielmente cumprindo o que ele próprio prometeu. (110) Para mostrar mais claramente que a promessa não se baseava no mérito ou na justiça do homem, ele menciona primeiro a bondade de Deus e depois sua fidelidade, que estava ligada a ela. A causa, em suma, não era para ser descoberta pelo próprio Deus (para usar uma expressão comum), mas em seu mero prazer, que havia sido testemunhado muito antes por Abraão e sua posteridade. A palavra lembrada é usada para acomodar a apreensão do homem; pois o que há muito tempo está suspenso parece ter sido esquecido. Mais de dois mil anos se passaram desde o momento de dar a promessa à aparição de Cristo, e como o povo de Deus foi submetido a muitas aflições e calamidades, não precisamos nos admirar de que eles devessem suspirar e dar lugar a medos ameaçadores a respeito. o cumprimento desta redenção. Quando se acrescenta, todos os confins da terra viram a salvação de Deus, isso não é meramente um elogio à grandeza da salvação, significando que deveria ser tão ilustrativo que o relatório chegaria aos confins da terra; mas significa que as nações anteriormente imersas em ilusões e superstições participariam dela.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *