Estudo de Gênesis 12:3 – Comentado e Explicado

Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem; todas as famílias da terra serão benditas em ti."
Gênesis 12:3

Comentário de Adam Clarke

Em ti – Na tua posteridade, no Messias, que brotará de ti, serão abençoadas todas as famílias da terra; pois como ele assumirá a natureza humana da posteridade de Abraão, provará a morte para todo homem, seu Evangelho será pregado em todo o mundo e inúmeras bênçãos serão derivadas sobre toda a humanidade através de sua morte e intercessão.

Comentário de John Calvin

3. E eu abençoarei os que te abençoarem . Aqui a extraordinária bondade de Deus se manifesta, na medida em que ele faz uma aliança com Abrão, como os homens costumam fazer com seus companheiros e iguais. Pois esta é a forma costumeira de convênios entre reis e outros, que eles prometem mutuamente ter os mesmos inimigos e os mesmos amigos. Certamente, este é um penhor inestimável de amor especial, que Deus deve tanto condescender por nossa causa. Pois, embora ele aqui se dirige apenas a um homem, ele em outros lugares declara a mesma afeição por seu povo fiel. Portanto, podemos inferir essa doutrina geral, de que Deus nos abraçou com seu favor, para que ele abençoe nossos amigos e se vingue de nossos inimigos. Além disso, somos alertados por esta passagem que, por mais desejosos que os filhos de Deus sejam de paz, eles nunca vão querer inimigos. Certamente, de todas as pessoas que já se comportaram tão pacificamente entre os homens a ponto de merecer a estima de todos, Abrão poderia ser considerado entre os chefes, mas mesmo ele não estava sem inimigos; porque ele tinha o diabo por seu adversário, que tem na mão o ímpio, a quem ele incessantemente impele a molestar o bem. Não há, portanto, nenhuma razão para que a ingratidão do mundo nos desanime, embora muitos nos odeiem sem justa causa e, quando provocados por nenhuma lesão, estudem para nos fazer mal; mas vamos nos contentar com esse único consolo, que Deus envolve do nosso lado na guerra. Além disso, Deus exorta seu povo a cultivar a fidelidade e a humanidade com todos os homens bons e, além disso, a abster-se de todo dano. Pois isso não é um incentivo comum para nos excitar a ajudar os fiéis, que se cumprirmos algum dever para com eles, Deus o retribuirá; nem deve nos alarmar menos que ele denuncie a guerra contra nós, se ferimos alguém a ele.

Em ti serão abençoadas todas as famílias da terra . Se alguém optar por entender esta passagem em um sentido restrito, como se, por um modo de falar proverbial, aqueles que abençoarem seus filhos ou amigos fossem chamados após o nome de Abrão, aprecie sua opinião; pois a frase hebraica terá a interpretação de que Abrão será chamado um exemplo sinal de felicidade. Mas eu estendo o significado ainda mais; porque suponho que a mesma coisa seja prometida neste lugar, que Deus depois repete mais claramente ( Gênesis 22:18 .) E a autoridade de Paulo me leva a esse ponto; quem diz que a promessa à semente de Abraão, isto é, a Cristo, foi dada quatrocentos e trinta anos antes da lei ( Gálatas 3:17 ). Mas o cálculo dos anos exige que entendamos que a bênção era prometeu a ele em Cristo, quando ele estava entrando na terra de Canaã. Portanto, Deus (em meu julgamento) declara que todas as nações devem ser abençoadas em seu servo Abrão, porque Cristo foi incluído em seus lombos. Dessa maneira, ele não apenas sugere que Abrão seria um exemplo , mas uma causa de bênção; para que haja uma antítese compreendida entre Adão e Cristo. Pois enquanto, desde o tempo da alienação do primeiro homem de Deus, todos nascemos amaldiçoados, aqui um novo remédio é oferecido a nós. Tampouco há algo contrário a isso na afirmação de que não devemos, de maneira alguma, buscar uma bênção no próprio Abrão, na medida em que a expressão é usada em referência a Cristo. Aqui, os judeus objetam petulantemente e juntam muitos testemunhos das Escrituras, dos quais parece que abençoar ou amaldiçoar alguém , nada mais é do que desejar o bem ou o mal a outro, segundo ele como padrão. Mas a cavilha deles pode ser deixada de lado sem dificuldade. Eu reconheço que o que eles dizem é frequentemente, mas nem sempre é verdade. Pois quando se diz que a tribo de Levi abençoará em nome de Deus, em Deuteronômio 10: 8 , Isaías 65:16 , e em passagens semelhantes, é suficientemente evidente que Deus é declarado a fonte de tudo bom, a fim de que Israel não possa buscar nenhuma parte do bem em outro lugar. Vendo, portanto, que a linguagem é ambígua, permitam que eles escolham esse ou outro sentido, conforme seja mais adequado ao assunto e à ocasião. Agora Paulo assume isso como um axioma que é recebido entre todos os piedosos, e que deve ser dado como garantido, que toda a raça humana é desagradável para uma maldição e, portanto, que o povo santo é abençoado somente pela graça do Mediador . De onde ele conclui, que o pacto de salvação que Deus fez com Abrão não é estável nem firme, exceto em Cristo. Portanto, eu interpreto assim o lugar atual; que Deus promete a seu servo Abrão aquela bênção que depois fluirá para todas as pessoas. Mas como esse assunto será mais amplamente explicado em outro lugar, agora eu apenas o abordarei brevemente.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 12: 3 . Em ti serão abençoadas todas as famílias da terra – Esta promessa coroou todo o resto; pois apontou para o Messias, “em quem todas as promessas são sim e amém”. Agora, com que exatidão surpreendente Deus cumpriu essas promessas e, ainda assim, quão improvável era, no momento em que foram feitas, que elas fossem cumpridas! Certamente não precisamos de outra prova de que o historiador escreveu por inspiração de Deus!

Referências Cruzadas

Gênesis 18:18 – Abraão será o pai de uma nação grande e poderosa, e por meio dele todas as nações da terra serão abençoadas.

Gênesis 22:18 – e, por meio dela, todos povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu”.

Gênesis 26:4 – Tornarei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e lhes darei todas estas terras; e por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados,

Gênesis 27:29 – Que as nações o sirvam e os povos se curvem diante de você. Seja senhor dos seus irmãos, e curvem-se diante de você os filhos de sua mãe. Malditos sejam os que o amaldiçoarem e benditos sejam os que o abençoarem”.

Gênesis 28:14 – Seus descendentes serão como o pó da terra, e se espalharão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul. Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descendência.

Gênesis 30:27 – Mas Labão lhe disse: “Se mereço sua consideração, peço-lhe que fique. Por meio de adivinhação descobri que o Senhor me abençoou por sua causa”.

Gênesis 30:30 – O pouco que você possuía antes da minha chegada aumentou muito, pois o Senhor o abençoou depois que vim para cá. Contudo, quando farei algo em favor da minha própria família? “

Gênesis 39:5 – Desde que o deixou cuidando de sua casa e de todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por causa de José. A bênção do Senhor estava sobre tudo o que Potifar possuía, tanto em casa como no campo.

Exodo 23:22 – Se vocês ouvirem atentamente o que ele disser e fizerem tudo o que lhes ordeno, serei inimigo dos seus inimigos, e adversário dos seus adversários.

Números 24:9 – Como o leão e a leoa eles se abaixam e se deitam, quem ousará despertá-los? Sejam abençoados os que os abençoarem, e amaldiçoados os que os amaldiçoarem! “

Salmos 72:17 – Permaneça para sempre o seu nome e dure a sua fama enquanto o sol brilhar. Sejam abençoadas todas as nações por meio dele, e que elas o chamem bendito.

Mateus 25:40 – “O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.

Mateus 25:45 – “Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo’.

Atos dos Apóstolos 3:25 – E vocês são herdeiros dos profetas e da aliança que Deus fez com os seus antepassados. Ele disse a Abraão: ‘Por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados’.

Romanos 4:11 – Assim ele recebeu a circuncisão como sinal, como selo da justiça que ele tinha pela fé, quando ainda não fora circuncidado. Portanto, ele é o pai de todos os que crêem, sem terem sido circuncidados, a fim de que a justiça fosse creditada também a eles;

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

Gálatas 3:8 – Prevendo a Escritura que Deus justificaria pela fé os gentios, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: “Por meio de você todas as nações serão abençoadas”.

Gálatas 3:16 – Assim também as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. A Escritura não diz: “E aos seus descendentes”, como se falando de muitos, mas: “Ao seu descendente”, dando a entender que se trata de um só, isto é, Cristo.

Gálatas 3:28 – Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.

Efésios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

Colossenses 3:11 – Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

Apocalipse 7:9 – Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *