Estudo de Colossenses 3:11 – Comentado e Explicado

Aí não haverá mais grego nem judeu, nem bárbaro nem cita, nem escravo nem livre, mas somente Cristo, que será tudo em todos.
Colossenses 3:11

Comentário de Albert Barnes

Onde não há grego nem judeu – Veja isso completamente explicado nas notas em Gálatas 3:28 . O significado aqui é que todos estão no mesmo nível; que não há distinção de nação na igreja; que todos devem ser considerados e tratados como irmãos, e que, portanto, ninguém deve ser falso a outro ou mentir a outro.

Circuncisão nem incircuncisão – Ninguém é admitido nessa sociedade abençoada porque é circuncidado; ninguém é excluído porque ele é incircunciso. Essa distinção é desconhecida e todos estão no mesmo nível.

Bárbaro – ninguém é excluído por ser bárbaro ou por viver entre os que não são civilizados e não é polido em suas maneiras; veja a palavra “bárbaro” explicada nas notas em Romanos 1:14 .

Cita – Esta palavra não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento. O nome cita é aplicado na geografia antiga às pessoas que viviam no norte e nordeste dos mares Negro e Cáspio, uma região que se estende indefinidamente nos países desconhecidos da Ásia. Eles ocupavam as terras agora povoadas pelos mongóis e tártaros. O nome era quase sinônimo de bárbaro, pois eram considerados uma raça selvagem e selvagem. O significado aqui é que mesmo pessoas tão ferozes e incivilizadas não foram excluídas do evangelho, mas eram tão bem-vindas quanto qualquer outra e tinham os mesmos privilégios que outras. Ninguém foi excluído porque ele pertencia à parte mais rude e incivilizada da humanidade.

Sem vínculo ou livre – Veja as notas em Gálatas 3:28 .

Mas Cristo é tudo e em todos – A grande coisa que constitui a singularidade da igreja é que Cristo é seu Salvador e que todos são seus amigos e seguidores. Seus membros deixam de lado todas as outras distinções e são conhecidos apenas como seus amigos. Eles não são conhecidos como judeus e gentios; a partir desta nação ou daquilo; como escravos ou homens livres, mas são conhecidos como cristãos; distinguido de todo o resto da humanidade como amigos unidos do Redentor; compare as notas em Gálatas 3:28 .

Comentário de E.W. Bullinger

nem . App-105.

Judeu , Sc. Compare Gálatas 1: 3 , Gálatas 1:28 .

Bárbaro . Ver Atos 28: 2 .

Cita . Considerado pelos antigos como o tipo mais baixo de bárbaros.

vinculo. App-190.

tudo ele. Ver Efésios 1:23 .

Comentário de John Calvin

11. Onde não há judeu . Ele acrescentou isso intencionalmente, para que ele possa afastar novamente os colossenses das cerimônias. Pois o significado da afirmação é este: que a perfeição cristã não precisa dessas observâncias externas, ou seja, que são coisas que estão completamente em desacordo com ela. Pois, sob a distinção de circuncisão e incircuncisão , de judeus e gregos , ele inclui, por sinédoque , (441) todas as coisas externas. Os termos a seguir, bárbaro, cita , (442) vínculo, livre , são adicionados por meio de amplificação.

Cristo é tudo, e em tudo , isto é, somente Cristo possui, como se costuma dizer, a proa e a popa – o começo e o fim. Além disso, por Cristo , ele quer dizer a justiça espiritual de Cristo, que põe fim às cerimônias, como vimos anteriormente. Eles são, portanto, supérfluos em um estado de verdadeira perfeição; mais ainda, não deveriam ter lugar, pois, caso contrário, seria injustiça a Cristo, como se fosse necessário pedir ajuda para suprir suas deficiências.

Comentário de Adam Clarke

Onde não há grego nem judeu – Em que nova criação não é feita nenhuma pergunta a que nação as pessoas pertenciam, ou de que ancestralidade haviam surgido, seja na Judéia ou na Grécia.

Circuncisão ou incircuncisão – Nem é sua forma peculiar de religião de qualquer consideração, seja circuncidada como os judeus ou incircuncisa como os pagãos.

Bárbaro, cita – nem das mais ou menos tratáveis ??das nações do mundo; pois, embora o conhecimento, e o conhecimento mais refinado e sublime, seja o objetivo a ser alcançado, ainda que sob o ensino e a influência do Espírito abençoado, os mais entediantes e menos informados são perfeitamente capazes de compreender essa ciência divina e tornar-se sábios para salvação.

Fiança ou liberdade – nem o estado ou as circunstâncias particulares em que um homem pode ser encontrado o ajudam ou o excluem do benefício dessa religião; o escravo tendo um título tão bom para a salvação pela graça quanto o homem livre.

Mas Cristo é tudo, e em todos – Toda a humanidade são suas criaturas, todas as condições são dispostas e reguladas por sua providência, e todos os seres humanos são igualmente comprados por seu sangue. Somente ele é a fonte de onde todos procederam, e somente ele deve retornar. Ele é o Criador, Preservador, Salvador e Juiz de todos os homens.

Comentário de Thomas Coke

Colossenses 3:11 . Onde não há grego, etc. – o principal desígnio de São Paulo nesta epístola era estabelecer os colossenses em sua adesão ao mistério evangélico da vocação dos gentios e manter sua liberdade contra os dogmatizadores judeus; e, embora ele já tivesse concluído esse assunto, ainda assim, tendo muito em seu coração, ele aproveita uma ocasião aqui, em meio a outras coisas, para soltar uma palavra em relação a ele. O sentido do versículo é que, no ponto de obter aceitação com Deus, nossa consideração deve ser paga somente a Cristo; somente nele, devemos depender, e não da lei mosaica, ou de qualquer outra pessoa ou coisa que seja: – que a fé cordial em Cristo é o único termo em que Deus insiste em justificação; e que este é o caso em todos, ou entre todos os homens, sejam judeus ou gentios; de qualquer nação, ou qualquer condição, isso não importa. Somente com esse termo, eles devem ser recebidos em favor, sem submeter-se às ordenanças que os judaizantes se alegrariam com eles. O apóstolo parece fazer uso de um tipo de clímax ao mencionar os citas, pois eles eram considerados mais bárbaros do que qualquer outra nação bárbara.

Comentário de John Wesley

Onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, vínculo nem liberdade: mas Cristo é tudo e em todos.

Onde – Nesse caso, não importa o que um homem é externamente, seja judeu ou gentio, circuncidado ou incircunciso, bárbaro, sem todas as vantagens da educação, sim, cita, de todos os bárbaros mais bárbaros. Mas Cristo está em tudo o que é renovado, e é tudo neles e para eles.

Referências Cruzadas

Salmos 117:2 – Porque imenso é o seu amor leal por nós, e a fidelidade do Senhor dura para sempre. Aleluia!

Isaías 19:23 – Naquele dia haverá uma estrada do Egito para a Assíria. Os assírios irão para o Egito, e os egípcios para a Assíria, e os egípcios e os assírios cultuarão juntos.

Isaías 49:6 – ele diz: “É coisa pequena demais para você ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra”.

Isaías 52:10 – O Senhor desnudará seu santo braço à vista de todas as nações, e todos os confins da terra verão a salvação de nosso Deus.

Isaías 66:18 – “E, por causa dos seus atos e das suas conspirações, virei ajuntar todas as nações e línguas, e elas virão e verão a minha glória.

Jeremias 16:19 – Senhor, minha força e minha fortaleza, meu abrigo seguro na hora da adversidade, a ti virão as nações desde os confins da terra e dirão: “Nossos antepassados possuíam deuses falsos, ídolos inúteis, que não lhes fizeram bem algum.

Oséias 2:23 – Eu a plantarei para mim mesmo na terra; tratarei com amor aquela que chamei Não amada. Direi àquele chamado ‘Não-meu-povo’: Você é meu povo; e ele dirá: ‘Tu és o meu Deus’.  “

Amós 9:12 – para que o meu povo conquiste o remanescente de Edom e todas as nações que me pertencem”, declara o SENHOR, que realizará essas coisas.

Miquéias 4:2 – Muitas nações virão, dizendo: “Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó. Ele nos ensinará os seus caminhos, para que andemos nas suas veredas”. Pois a lei virá de Sião, a palavra do Senhor, de Jerusalém.

Zacarias 2:11 – “Muitas nações se unirão ao Senhor naquele dia e se tornarão meu povo. Então você será a minha habitação e você reconhecerá que o Senhor dos Exércitos me enviou a você.

Zacarias 8:20 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Povos e habitantes de muitas cidades ainda virão,

Malaquias 1:11 – Pois do oriente ao ocidente grande é o meu nome entre as nações. Em toda parte incenso e ofertas puras são trazidos ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações”, diz o Senhor dos Exércitos.

Mateus 12:18 – “Eis o meu servo, a quem escolhi, o meu amado, em quem tenho prazer. Porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará justiça às nações.

João 6:56 – Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

João 14:23 – Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.

João 15:5 – “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.

João 17:23 – eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.

Atos dos Apóstolos 10:34 – Então Pedro começou a falar: “Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade,

Atos dos Apóstolos 13:46 – Então Paulo e Barnabé lhes responderam corajosamente: “Era necessário anunciar primeiro a vocês a palavra de Deus; uma vez que a rejeitam e não se julgam dignos da vida eterna, agora nos voltamos para os gentios.

Atos dos Apóstolos 15:17 – para que o restante dos homens busque o Senhor, e todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome, diz o Senhor, que faz estas coisas’

Atos dos Apóstolos 26:17 – Eu o livrarei do seu próprio povo e dos gentios, aos quais eu o envio

Atos dos Apóstolos 28:2 – Os habitantes da ilha mostraram extraordinária bondade para conosco. Fizeram uma fogueira e receberam bem a todos nós, pois estava chovendo e fazia frio.

Atos dos Apóstolos 28:4 – Quando os habitantes da ilha viram a cobra agarrada na mão de Paulo, disseram uns aos outros: “Certamente este homem é assassino, pois, tendo escapado do mar, a Justiça não lhe permite viver”.

Romanos 1:14 – Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.

Romanos 3:29 – Deus é Deus apenas dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, dos gentios também,

Romanos 4:10 – Sob quais circunstâncias? Antes ou depois de ter sido circuncidado? Não foi depois, mas antes!

Romanos 8:10 – Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça.

Romanos 9:24 – ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

Romanos 9:30 – Que diremos, então? Os gentios, que não buscavam justiça, a obtiveram, uma justiça que vem da fé;

Romanos 10:12 – Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam,

Romanos 15:9 – a fim de que os gentios glorifiquem a Deus por sua misericórdia, como está escrito: “Por isso, eu te louvarei entre os gentios; Cantarei louvores ao teu nome”.

1 Coríntios 1:29 – para que ninguém se vanglorie diante dele.

1 Coríntios 3:21 – Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês,

1 Coríntios 7:19 – A circuncisão não significa nada, e a incircuncisão também nada é; o que importa é obedecer aos mandamentos de Deus.

1 Coríntios 7:21 – Foi você chamado sendo escravo? Não se incomode com isso. Mas, se você puder conseguir a liberdade, consiga-a.

1 Coríntios 12:13 – Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.

1 Coríntios 14:11 – Portanto, se eu não entender o significado do que alguém está falando, serei estrangeiro para quem fala, e ele, estrangeiro para mim.

Gálatas 2:20 – Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Gálatas 3:28 – Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.

Gálatas 3:29 – E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa.

Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

Gálatas 6:14 – Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo.

Gálatas 6:15 – De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação.

Efésios 1:23 – que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.

Efésios 3:6 – a saber, que mediante o evangelho os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus.

Efésios 3:17 – para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor,

Efésios 6:8 – porque vocês sabem que o Senhor recompensará a cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre.

Filipenses 3:7 – Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.

Colossenses 2:10 – e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.

1 João 5:11 – E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

2 João 1:9 – Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *