Estudo de 1 Coríntios 7:19 – Comentado e Explicado

A circuncisão de nada vale, e a incircuncisão de nada vale, o que importa é a observância dos mandamentos de Deus.
1 Coríntios 7:19

Comentário de Albert Barnes


A circuncisão não é nada … – Não tem consequências em si mesma. Não é isso que Deus exige agora. E o mero rito externo não pode ter importância, de um jeito ou de outro. O coração é tudo; e é isso que Deus exige; veja as notas em Romanos 2:29 .

Mas guardar os mandamentos de Deus – é algo, é a principal coisa, é tudo; e isso pode ser feito se um homem é circuncidado ou não.

Comentário de E.W. Bullinger

nada Grego. oudeis. Compare Gálatas 1: 5 , Gálatas 1: 6 ; Gálatas 6:15 .

manter = guardar. Grego. terese. Esta é a elipse da figura do discurso (App-6). A oferta “é tudo” ou “só é importante”.

Comentário de John Calvin

19. A circuncisão não é nada Embora essa semelhança fosse adequada ao assunto em questão, ela parece ter sido usada com o objetivo de reprovar, de passagem, a superstição e a arrogância dos judeus. Pois, como os judeus se glorificavam na circuncisão, era possível que muitos pudessem se sentir insatisfeitos com a falta, como se suas condições fossem piores por causa disso. Paulo, portanto, coloca ambas as condições em um nível, para que, através do ódio de uma, a outra seja insensatamente desejada. Essas coisas, no entanto, devem ser entendidas como referindo-se ao tempo em que a circuncisão foi finalmente abolida; pois, se ele visse a aliança de Deus e seu mandamento, sem dúvida a teria estimado mais. Em outra passagem, é verdade, ele ilumina a letra da circuncisão ( Romanos 2:27 ) e declara que isso não tem importância aos olhos de Deus; mas aqui, como ele simplesmente contrasta a circuncisão com a incircuncisão e faz as duas coisas iguais, é certo que ele fala disso como uma questão de indiferença e de nenhum momento. Pois a abolição disso tem esse efeito – que o mistério que anteriormente lhe fora transmitido, não lhe pertence mais: não mais, agora não é mais um sinal, mas uma coisa que não serve. Pois o batismo chegou ao lugar do símbolo usado sob a lei nesta base, que basta que sejamos circuncidados pelo Espírito de Cristo, enquanto nosso velho homem é sepultado com Cristo.

Mas o cumprimento dos mandamentos Como esse era um dos mandamentos , desde que a Igreja estivesse vinculada a cerimônias legais, vemos que é um dado adquirido que a circuncisão foi abolida pelo advento de Cristo, de modo que o uso de de fato, era permitido entre os ignorantes e fracos, mas a vantagem – não havia. Pois Paulo fala disso aqui como uma coisa de nenhum momento: “Como essas são coisas exteriores, não tomem sua atenção, mas dedique-se antes à piedade e aos deveres que Deus exige, e que são apenas preciosos aos seus olhos. ” Quanto à circunstância de os papistas apresentarem essa passagem com o objetivo de derrubar a justificação pela fé, é totalmente infantil; pois Paulo não está discutindo aqui quanto ao fundamento da justificação ou à maneira pela qual a obtemos, mas simplesmente quanto ao objeto para o qual o objetivo dos crentes deve ser direcionado. “Não se ocupem sem propósito em coisas sem lucro, mas, pelo contrário, exercitem-se em deveres que agradam a Deus.”

Comentário de Adam Clarke

A circuncisão não é nada – a própria circuncisão, embora comandada por Deus, não é nada em si mesma, sendo apenas um sinal da justificação que deve ser posteriormente recebida pela fé. Atualmente, nem o seu oposto impede ou promove a obra da graça; e guardar os mandamentos de Deus, a partir de seu amor derramado em um coração crente, é a soma e a substância da religião.

Comentário de John Wesley

A circuncisão não é nada, e a incircuncisão não é nada, mas a observância dos mandamentos de Deus.

A circuncisão não é nada e a incircuncisão não é nada – não promoverá nem obstruirá nossa salvação. O único ponto é guardar os mandamentos de Deus; “fé trabalhando por amor”.

Referências Cruzadas

1 Samuel 15:22 – Samuel, porém, respondeu: “Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.

Jeremias 7:22 – Quando tirei do Egito os seus antepassados, nada lhes falei nem lhes ordenei quanto a holocaustos e sacrifícios.

Mateus 5:19 – Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.

João 15:14 – Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.

Romanos 2:25 – A circuncisão tem valor se você obedece à lei; mas, se você desobedece à lei, a sua circuncisão já se tornou incircuncisão.

Romanos 3:30 – visto que existe um só Deus, que pela fé justificará os circuncisos e os incircuncisos.

1 Coríntios 8:8 – A comida, porém, não nos torna aceitáveis diante de Deus; não seremos piores se não comermos, nem melhores se comermos.

Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

Gálatas 6:15 – De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação.

1 João 2:3 – Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos.

1 João 3:22 – e recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada.

1 João 5:2 – Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos.

Apocalipse 22:14 – “Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *