Estudo de Mateus 5:19 – Comentado e Explicado

Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus.
Mateus 5:19

Comentário de Albert Barnes

Quem quer que quebre – Violará ou desobedecerá.

Um desses menos mandamentos – é provável que os fariseus dividissem os preceitos da lei em menor e maior, ensinando que aqueles que violavam o primeiro eram culpados apenas de uma ofensa trivial. Veja Mateus 23:23 . Cristo ensina que em seu reino aqueles que fazem essa distinção, ou que ensinaram que qualquer lei de Deus pode ser violada impunemente, devem ser chamados menos; enquanto eles deveriam ser respeitados, respeitando todas as leis de Deus sem distinção.

Será chamado menos – isto é, será menos. Ver Mateus 5: 9 . O significado desta passagem parece ser o seguinte: no reino dos céus, isto é, no reino do Messias, ou na igreja que ele está prestes a estabelecer (veja as notas em Mateus 3: 2 ), aquele que quebra o menor desses mandamentos não tem valor ou não deve ser considerado como um professor religioso adequado. Os fariseus, ao dividir a lei em preceitos cada vez maiores, anularam uma pequena parte dela por suas tradições e divisões, Mateus 23:23 ; Mateus 15: 3-6 . Jesus diz que em seu reino toda essa divisão e tradição vãs cessariam. Tais divisões e distinções seriam uma questão pequena. Aquele que tentou deve ser o menor de todos. As pessoas estariam empenhadas em obedecer a toda a lei de Deus sem essas distinções vãs.

Será chamado de grandioso – Aquele que ensina que toda a lei de Deus é vinculativa e que toda ela deve ser obedecida, sem tentar especificar o que é mais importante, será um professor digno de seu ofício e será chamado de grande . Por isso, aprendemos:

1. que toda a lei de Deus vincula os cristãos. Compare Tiago 2:10 .

2. que todos os mandamentos de Deus devem ser pregados, em seu devido lugar, pelos ministros cristãos.

3. que aqueles que fingem que existem leis de Deus tão pequenas que não precisam obedecê-las são indignos de seu reino. E,

4. que a verdadeira piedade respeita todos os mandamentos de Deus. Compare o Salmo 119: 6 .

Comentário de Joseph Benson

Mateus 5:19 . Portanto , quem quer que quebre – transgredirá em sua prática, ou perverterá e enfraquecerá por sua doutrina, um desses menos mandamentos, e ensinará aos homens – – Dirigirá ou encorajará os homens a fazer o mesmo, ou os ensinará, seja por palavra ou por exemplo, que a obrigação desses comandos é dissolvida; ele será chamado – Ou, será considerado um dos membros menos e mais indignos do reino dos céus – Ou, Igreja do Messias, e logo será completamente separado dela, como impróprio para uma sociedade tão santa, e não terá parte na igreja triunfante. “Há no texto uma figura, que os retóricos chamam de µe??s?? , diminuição, geralmente usada com elegância para transmitir uma idéia forte. Assim, Gálatas 5:21 , aqueles que fazem tais coisas não herdarão o reino de Deus, isto é, serão severamente punidos. ” Macknight. Mas quem quer que os faça e os ensine, etc. – Todo aquele que praticar cuidadosamente esses preceitos da lei, e outras partes da palavra divina, e inculcar sua obrigação universal, será grandemente recompensado.

Comentário de E.W. Bullinger

Todo aquele = todo aquele que (em grego . An . Supondo o caso). Veja a nota em “Até” , Mateus 5:18 . Observe a figura de linguagem Anaphora (App-6).

estes menos = estes mais curtos. Referindo-se não ao que os homens podem assim distinguir, mas à diferença feita pelo Senhor entre toda a Lei e suas minúcias.

Comentário de John Calvin

19. Quem então quebrar Cristo aqui fala expressamente dos mandamentos da vida, ou das dez palavras, que todos os filhos de Deus devem tomar como regra de suas vidas. Ele declara, portanto, que são professores falsos e enganosos, que não restringem seus discípulos à obediência à lei e que são indignos de ocupar um lugar na Igreja, que enfraquecem, no mínimo grau, a autoridade da lei ; e, por outro lado, que são ministros honestos e fiéis de Deus, que recomendam, tanto por palavra como por exemplo, o cumprimento da lei. O mínimo de mandamentos é uma expressão usada para acomodar o julgamento dos homens: pois, embora não tenham o mesmo peso (mas, quando comparados entre si, alguns são menos que outros), ainda assim não temos liberdade para pensar que coisa pequena, na qual o legislador celestial tem o prazer de emitir um comando. Pois que sacrilégio é tratar com desprezo qualquer coisa que proceda de sua boca sagrada? Isso é para afundar sua majestade na categoria de criaturas. Assim, quando nosso Senhor os chama de pequenos mandamentos, é uma espécie de concessão. Ele será chamado o mínimo. Isso é uma alusão ao que ele havia acabado de dizer sobre os mandamentos: mas o significado é óbvio. Aqueles que desdenharem a doutrina da lei, ou uma única sílaba dela, serão rejeitados como os mais baixos dos homens. (384)

O reino dos céus significa a renovação da Igreja, ou a condição próspera da Igreja, como estava começando a aparecer pela pregação do Evangelho. Nesse sentido, Cristo nos diz que quem é menos no reino de Deus é maior que João” ( Lucas 7:28 .) O significado dessa frase é que Deus, restaurando o mundo pela mão de Seu Filho, estabeleceu completamente seu reino. Cristo declara que, quando sua Igreja for renovada, nenhum professor deve ser admitido nela, mas aqueles que são fiéis expositores da lei e que trabalham para manter toda a sua doutrina. Mas é perguntado: não havia cerimônias entre os mandamentos de Deus, dos quais menos agora devemos observar? Eu respondo: devemos olhar para o desenho e o objetivo do legislador. Deus ordenou cerimônias, para que seu uso externo fosse temporal, e seu significado eterno. Esse homem não quebra as cerimônias, que omite o que é sombrio, mas retém seus efeitos. Mas se Cristo bane de seu reino todos os que acostumam os homens a qualquer desprezo da lei, quão monstruosa deve ser sua estupidez, que não têm vergonha de remeter, por uma indulgência sacrílega, o que Deus exige estritamente e, sob o pretexto de pecado venial, derrubar a justiça da lei. (385) Novamente, devemos observar a descrição que ele dá de bons e santos mestres: que não apenas por palavras, mas principalmente pelo exemplo da vida, exortam (386) os homens a cumprir a lei.

Comentário de Adam Clarke

Quem quer que – quebre um desses menos mandamentos – Os fariseus foram notáveis ??por fazer uma distinção entre assuntos mais leves e mais pesados ??da lei, e entre o que foi chamado, em uma parte corrupta da Igreja Cristã, pecados mortais e veniais. Veja em Mateus 22:36 ; (Nota).

Todo aquele que partir. Que consideração terrível é essa! Aquele que, por seu modo de agir, falar ou explicar as palavras de Deus, deixa de lado o preceito santo, ou explica sua força e significado, será chamado menos – não terá lugar no reino de Cristo aqui, nem em o reino da glória acima. Que este é o significado dessas palavras é evidente o suficiente no versículo seguinte.

Comentário de John Wesley

Portanto, quem quer que quebre um desses menos mandamentos e ensine aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; mas quem quer que os faça e os ensine, o mesmo será chamado de grande no reino dos céus.

Um dos menos – Então, contabilizado pelos homens; e ensinará – por palavra ou exemplo; será o mínimo – Ou seja, não terá parte nele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *