Estudo de Jeremias 7:22 – Comentado e Explicado

porquanto não falei a vossos pais e nada lhes prescrevi a respeito de holocaustos e sacrifícios, no dia em que os fiz sair do Egito.
Jeremias 7:22

Comentário de Scofield

nem comandado

Cf. (Ver Scofield “ Êxodo 20: 4 “) , nota 2, a tripla doação da lei. A ordem relativa aos holocaustos e sacrifícios não foi dada ao povo até que eles quebrassem o decálogo, a lei da obediência.

Comentário de John Calvin

O Profeta acrescenta, portanto, que não falei com vossos pais nem os ordenei, no dia em que os tirei da terra do Egito, a respeito de sacrifícios ou holocaustos : mas isso somente eu lhes ordenei, para ouvir minha voz e ande em todo o caminho que lhes ordenei. Jeremias parece ter condenado demais os sacrifícios; pois sabemos que eles foram projetados para certos propósitos: eles pretendiam promover a penitência; pois quando um animal era morto no altar, todos eram lembrados de que eram culpados de morte, os quais os animais sofreram em vez de homens. Portanto, Deus representou assim aos judeus, como em um espelho, o terrível julgamento que eles mereciam; e os sacrifícios também eram imagens vivas de Cristo; eles eram promessas seguras dessa expiação pela qual os homens se reconciliam com Deus. Jeremias então parece aqui falar muito desprezivelmente dos sacrifícios; pois eram selos da graça de Deus e haviam sido instituídos para levar os homens ao arrependimento. Mas ele fala de acordo com as idéias daqueles que estranhamente viciaram a adoração a Deus; pois os judeus estavam sedentamente atentos aos sacrifícios, e ainda assim negligenciavam as principais coisas – fé e arrependimento. Portanto, o Profeta aqui repudia sacrifícios, porque esses falsos adoradores de Deus os haviam adulterado; pois eles apenas se dedicavam a ritos externos, ignoravam seu desígnio e até o desprezavam.

Sabemos que era da vontade de Deus desde o princípio ser adorado de maneira espiritual; e ele não mudou de natureza em nossos dias. Como então, neste dia, ele não aprova outra coisa senão uma adoração espiritual, como Ele é um Espírito ( João 4:24 ); também, segundo a Lei, ele deveria ser adorado com um coração sincero. De maneira absurda, os judeus ofereceram seus sacrifícios, como se assim pudessem apaziguar a Deus; e é por isso que os profetas invocaram tão enfaticamente os sacrifícios. Deus diz que ele os nauseava, que estava cansado deles, que seu nome era poluído ( Isaías 1:14 ), ele também diz que sacrificar era o mesmo que se alguém matasse um cachorro, um animal impuro e como embora alguém tenha matado um homem. ( Isaías 66: 3. )

“Quais são suas ofertas e sacrifícios para mim.”

ele diz por Amos. Tais declarações ocorrem em toda parte nos Profetas; somos informados de que sacrifícios não eram apenas de pouca importância diante de Deus, mas que eram coisas sujas que ele abominava; isto é, quando as coisas significadas foram separadas dos sinais. Esta é a razão pela qual Jeremias aqui rejeita totalmente os sacrifícios: ele reclama que a adoração de Deus foi violada e profanada; e foi assim, porque os judeus apresentaram a Deus meras sombras em vez de realidades.

Mas ele ainda parece ter excedido os limites devidos; como ele diz de Deus, que ele não deu ordem a respeito dos sacrifícios: pois antes da publicação da lei, Deus havia ordenado que lhe fossem oferecidos sacrifícios; como, por exemplo, a páscoa; pois o cordeiro pascal, como é sabido, foi um sacrifício; e ele também falou de sacrifícios antes da libertação do povo. Além disso, depois que a lei foi dada, um sacerdócio foi estabelecido entre o povo, como Moisés mostra claramente. Ainda mais, vemos com que cuidado os regulamentos foram dados quanto aos sacrifícios. Por que, então, é dito aqui que ele não falou nada a respeito de sacrifícios? Mesmo porque Deus não considera sacrifícios em si mesmos. Ele, portanto, faz uma distinção entre sinais externos e adoração espiritual; pois os judeus, como já foi dito, por suas corrupções subverteram tanto o que Deus havia instituído, que ele não reconheceu o que eles fizeram como tendo sido ordenado por ele. E se tomarmos as palavras como elas são, elas são totalmente verdadeiras – que Deus não ordenou nada a respeito de meros sacrifícios, ou sacrifícios por eles mesmos. Essa distinção resolve todas as dificuldades; isto é, que Deus nunca se deleitou em sacrificar a si mesmo, que nunca foi sua vontade servir com meros ritos externos, que holocaustos, vítimas, incenso e coisas desse tipo eram por si mesmos considerados por ele sem valor. Visto que, então, os sacrifícios não agradaram a Deus, exceto por causa do fim planejado, permanece uma verdade clara, que Deus não ordenou nada que respeitasse sacrifícios: pois seu objetivo era apenas lembrar os judeus de seus pecados, e também mostrar-lhes o caminho da reconciliação. Vemos, portanto, que Deus desde o princípio não exigiu meros sacrifícios, pois ele os exigiu para um certo fim. É o mesmo que deveríamos dizer hoje que Deus não considera o jejum. Ainda sabemos que o jejum nos é recomendado, mas não por si próprio. Agora entendemos o significado do Profeta. (205)

Agora, esta passagem contém uma doutrina muito útil, e que deve ser mais observada por nós, à medida que a negligência dela introduz trevas terríveis. Eles sob o papado pensam que Deus é devidamente e da melhor maneira adorada, quando acumulam muitas pomposas exibições de cerimônias; nem podem ser convencidos de que tudo isso é totalmente frívolo. Como assim? Porque eles pensam em Deus de acordo com suas próprias fantasias e disposição. E, no entanto, todas as cerimônias papais são invenções dos homens: pois elas não derivam autoridade da Lei ou do Evangelho. E como Deus reprovou severamente as cerimônias, que ele havia designado para um propósito que era negligenciado, o que se pode pensar hoje em dia das invenções tolas dos homens, quando há alguma impiedade no povo, como antigamente nos judeus ? Pois quando os papistas executam seus trunfos, quando os monges e os sacerdotes sacrificantes enchem as igrejas com seus ruídos, quando praticam suas múmias infantis, e quando se deliciam com música e incenso, pensam que Deus está satisfeito, por mais cheio de obscenidades e imundície toda a sua vida: eles estão endurecidos nessa falsa confiança, pela qual os judeus eram embriaguez. Devemos, portanto, com cuidado especial, observar essa doutrina: que Deus aprova o culto espiritual, que considera todas as outras coisas como nada; isto é, quando desconectado com sinceridade de coração.

Não trabalhe”, diz nosso Salvador, “pela carne que perece, mas pela carne que permanece para a vida eterna”. João 6:27 .

Mas pode ser que a referência aqui seja especificamente ao dia em que os israelitas foram entregues; pois naquele dia ou naquele momento específico (pois a palavra dia não deve ser entendida em seu significado estrito), a obediência à sua voz era a única coisa que Deus exigia. Ver Êxodo 15:26 .

Venema pensa que aqui é feita referência, não à instituição de sacrifícios, mas ao fundamento da aliança. Sacrifícios não eram a condição da aliança, mas obediência. Deus não disse: “Se você me sacrificar, eu serei o seu Deus;” mas: “Se você obedecer a minha voz, eu serei seu Deus e você será meu povo”. Quando a lei foi proferida no Monte Sinai, não houve menção de sacrifícios. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

Eu não falei. . . relativo . . . sacrifícios. Referência ao Pentateuco ( Êxodo 15:26 ; Êxodo 19: 5 ), que foi antes de qualquer lei ser dada. Isso justifica a passagem da crítica moderna. Compare Levítico 26: 3-13 e 1 Samuel 15:22 , com Salmos 50: 8 , Salmos 50: 9 ; Salmos 51:16 , Salmos 51:17 ; Isaías 1: 11-17 . Oséias 6: 6 . Amós 5: 21-24 . Miquéias 6: 6-8 . Mateus 9:13 ; Mateus 12: 7 ; Mateus 23:23 .

Comentário de John Wesley

Porque não falei com vossos pais, nem os ordenei no dia em que os tirei da terra do Egito, com respeito a holocaustos ou sacrifícios.

Pois – Deus não condena essas ofertas, exceto comparativamente em relação à obediência, não tanto quanto à obediência aos seus mandamentos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *