Estudo de 1 Samuel 15:22 – Comentado e Explicado

Samuel replicou-lhe: Acaso o Senhor se compraz tanto nos holocaustos e sacrifícios como na obediência à sua voz? A obediência é melhor que o sacrifício e a submissão vale mais que a gordura dos carneiros.
1 Samuel 15:22

Comentário de Albert Barnes

Tem o Senhor … – Um grande exemplo do ensino moral e espiritual dos profetas (veja as referências marginais). A tensão do espírito de Samuel, quando ele está prestes a pronunciar a sentença de rejeição, produz uma mudança lírica de pensamento e linguagem.

Comentário de Thomas Coke

1 Samuel 15: 22-26 . E Samuel disse: Tem o Senhor, etc. – A excisão dos amalequitas e a rejeição de Saul por não cumprir a comissão que lhe foi dada foram contestadas pelos pensadores livres. I. Com relação ao primeiro, havia a ordem expressa de Deus para isso: e o que podemos desejar mais do que uma ordem do céu? Quanto ao trato de Deus com as nações no caminho da justiça vingativa, não somos juízes competentes de todos os casos, porque não temos toda a questão apresentada diante de nós para formar um julgamento; pois ficamos infinitamente aquém daquela visão abrangente e abrangente de todas as circunstâncias que o grande Governador do universo tem diante dele. Mas podemos presumir dizer isso, no caso dos amalequitas, que, considerando como eles sempre foram adversários inveterados em relação ao povo de Deus (levantados para reformar o mundo), e como eles provavelmente também foram perversos em outros aspectos, como os cananeus: foi um grande exemplo do sofrimento de Deus que ele suportou tanto tempo com eles e esperou quatrocentos anos pelo arrependimento deles antes de destruí-los; tão longe é de haver qualquer imputação à sua bondade, que ele finalmente o fez. Pode-se notar que os amalequitas eram descendentes de Esaú ( Gênesis 36:12 .) E, portanto, eram por pedigree aliados aos israelitas do rebanho de Abraão. Eles parecem ter se separado muito cedo dos outros edomitas, juntando-se aos velhos horeus, idólatras do monte Seir, de modo que os amalequitas logo apostataram da religião de Abraão. Esses apóstatas foram os primeiros que empunharam a espada contra os israelitas, seus irmãos em sangue; e fizeram isso sem provocação, aproveitando-os barbaramente no momento em que estavam fracos, fracos e cansados; o que foi uma grande desumanidade. Deuteronômio 25: 18-19 . Além disso, sua impiedade é notada particularmente nas Escrituras, que eles não temiam a Deus ( Deuteronômio 25:19 .), Mas que suas mãos foram levantadas contra o trono do Senhor; (por isso entendo o texto Êxodo 17:16 .) contra o trono do Deus de Abraão, seu pai; o que foi uma circunstância agravante. Vendo, portanto, que havia uma complicação de natureza natural, desumanidade, traição e flagrante impiedade, no que os amalequitas fizeram, agradou a Deus estabelecer uma marca da mais alta infâmia sobre eles e tomar a vingança mais exemplar da para criar a maior aversão a essas práticas na mente de todos os homens. Seus descendentes parecem ter herdado o mesmo temperamento e princípios com seus pais, o mesmo rancor contra Israel e a mesma oposição aos grandes e gloriosos desígnios de Deus por Israel. Não resulta da atribuição de Deus uma razão apenas para destruir os amalequitas, que essa foi a única razão; mas isso foi suficiente para ser mencionado aos israelitas, pois eles não se preocupavam mais: o resto ele poderia reservar para si mesmo entre os arcana imperii (os segredos de seu governo), que ele não era obrigado a divulgar, nem a Israel seu próprio povo ou qualquer outra criatura. II Nenhum príncipe que não possua um mandamento divino como Saul teve pode, a partir deste exemplo, fingir apenas uma invasão ou extirpar uma nação: mas pretensões vãs ou más sempre podem ser feitas, seja de qualquer coisa ou por qualquer motivo. qualquer coisa. O historiador diz que Saulo poupou Agag e todas as melhores ovelhas, etc. Saul, de fato, jogou a culpa de maneira não generosa sobre o povo e fingiu que a religião era uma desculpa para isso, 1 Samuel 15:21 . Mas a história é expressa, que era Saul e o povo: o povo, por ordem de Saul ou por consentimento mútuo, poupou Agag e todo o melhor da presa; e, de fato, a coisa fala por si mesma: a disposição dos prisioneiros e da presa não poderia estar no poder de ninguém, a não ser do rei; e poupando tudo o que era bom, mostra que ele foi acionado por um espírito muito diferente daquele da piedade. O pecado, portanto, pelo qual Saul era culpado, era uma ofensa capital: poupar um inimigo e presa de um inimigo, que Deus e o rei de Israel ordenaram que ele extirpasse; e Samuel expressamente chama isso de rebelião e teimosia, e , portanto, a sentença pronunciada sobre ele era justa: porque você rejeitou a palavra do Senhor, ele também a rejeitou de ser rei; ie ele não estabelecerá o teu trono, nem o tornará hereditário em tua família. Permitam-me acrescentar que Saul, apesar de sua prevaricação, sua mudança da culpa de si mesmo para seu povo, e desculpando-se pela pretensão de devoção, finalmente reconhece seu crime: pequei, porque transgredi o mandamento do Senhor. e tuas palavras ( 1 Samuel 15:24 ; 1 Samuel 15:30 .) e, portanto, possui seu castigo por ser justo. Veja Vindicação de Waterland, p. 92 e Chandler’s Review, p. 58

REFLEXÕES.— 1º, embora Saul tivesse sido ameaçado, ele ainda não fora totalmente rejeitado; mas agora chega o momento crítico em que seu destino deve ser determinado.

1. Samuel é enviado por Deus, para lembrá-lo por quem ele reinou e exortá-lo a obediência obediente, particularmente na expedição para a qual ele deve agora se preparar. Os amalequitas haviam se comportado cruelmente com o Israel de Deus quando vieram do Egito, e Deus há muito ameaçava apagar sua lembrança do céu. E agora Deus se lembra de suas antigas iniqüidades, e Saul deve ser o carrasco da justiça divina, nem poupar nada que respire, mas que destrua completamente homens e animais. Nota; (1.) Deus certamente se lembrará dos ferimentos causados ??ao seu povo, especialmente os desânimos que atrapalham os jovens convertidos. (2) O Todo-Poderoso não desejará executores da justiça quando a medida dos pecados de uma nação estiver cheia.

2. Saul prossegue instantaneamente e é seguido por um exército numeroso de duzentos mil homens, além de dez mil de Judá, cuja pequena proporção alguns atribuem à inveja, outros à necessidade de guardar suas fronteiras, como mais expostos durante a ausência do exército. Quando ele chegou ao país dos inimigos, ele enviou uma mensagem amigável aos quenitas, que por conveniência de pasto haviam ido para lá, para subir, para que não caíssem na ruína promíscua; o que fizeram imediatamente: e a razão dessa gentileza que ele dá na amizade que haviam demonstrado a Israel quando vieram do Egito. Nota; (1) As benevolências feitas ao povo de Deus serão frequentemente recompensadas neste mundo, mas certamente na ressurreição dos justos. (2) Eles correm o risco de compartilhar com os pecadores suas pragas, que por opção passam a residir entre eles. (3) Não podemos nos apressar demais para nos separar da comunhão dos ímpios.

3. Assim que os quenitas estão em segurança, os amalequitas começam a sentir a espada. A emboscada no vale é bem-sucedida, seu exército é derrotado, a capital tomada, o país devastado de ponta a ponta e o próprio rei prisioneiro. Mas Saul, por cobiça e, talvez, por falsa piedade, poupou-o da morte, com o melhor do gado, e destruiu completamente o resto, embora alguns, ao que parece, com seus efeitos, escapassem por fuga e por um pouco mais de tempo preservados o nome moribundo de Amalek. Nota; (1) A obediência parcial detecta o hipócrita. (2) A cobiça é frequentemente seu próprio castigo. Fez uma barganha ruim que, para proteger o gado de Amaleque, perdeu o reino de Israel.

Segundo, temos a entrevista entre Samuel e Saul voltando de sua vitória, o que fez seu dia brilhante fechar com a escuridão.

1. Deus informa Samuel sobre a desobediência de Saul, seu arrependimento de que ele o fizera rei e a remoção da coroa de sua família, determinada a partir daí. Nota; O arrependimento, quando falado de Deus, significa não uma mudança de opinião, mas de seus métodos de lidar com os homens.

2. Samuel é amargamente afligido por isso e passa a noite em orações e lágrimas, para obter a reversão da sentença, mas em vão. Nota; A ruína dos pecadores é a amarga tristeza dos fiéis ministros de Deus.

3. De acordo com a nomeação, ele vai ao Carmel encontrar Saul; e não o encontrando lá, onde ele havia ficado não mais do que erguer um troféu de sua vitória, ele o segue até Gilgal.

4. Saul vem ao seu encontro, com grande confiança, vangloriando-se de sua obediência e abençoa Samuel pelo empreendimento próspero pelo qual ele o enviara. Nota; Aqueles que são trompetistas de suas próprias boas obras, logo descobrirão a vaidade de suas pretensões.

5. Os ouvidos de Samuel são mais atentos ao balido das ovelhas, do que à vanglória do rei; e ele o repreende pela falsidade e loucura de sua conduta, dos quais seus despojos forneceram evidências incontestáveis.

6. Saul procura desculpar o fato que ele não pode negar, colocando a culpa no povo, fingindo designar a glória de Deus no sacrifício do gado, e a honra de Israel em mostrar-lhes o rei cativo; mas seu apelo era tão falso quanto frívolo: ninguém teria ousado agir sem suas ordens, e seu próprio lucro e glória estavam no fundo de sua pretensa piedade. Nota; (1) Em vão vangloriamos nossos sacrifícios dispendiosos e mantemos a pompa e a forma externas de religião, se o orgulho, a luxúria e a cobiça estão de posse do coração; nossos serviços muito elogiados são uma abominação. (2.) Aqueles que procuram se exaltar acusando outros que são parceiros ou tentadores em sua culpa, se mostram totalmente humilhados sob ela.

7. Seu pedido é rejeitado e suas desculpas, confusas. Samuel, como mandado de Deus, entrega sua mensagem e, tendo sua autoridade, reivindica uma audiência. Ele o lembra da exaltação à qual Deus o trouxera de seu estado inferior e que, em gratidão, o mantinha obediente: as ordens que recebeu, na presente ocasião, eram claras e expressas, de modo que a ofensa deve ser voluntário e deliberado; portanto, ele expõe com ele a indesculpabilidade de sua conduta e a grandeza de seu pecado. Nota; (1) Embora seja uma mensagem terrível que Deus nos dá contra o pecador, não devemos temer entregá-la de maneira clara e fiel. (2.) Quanto mais a misericórdia de Deus nos foi demonstrada, mais ingratos são nossos maus retornos.

8. Saul interrompe o profeta em sua mensagem, com repetidas afirmações de sua obediência, embora seus próprios reconhecimentos mentam suas profissões. Nota; Aqueles que são endurecidos pelo pecado e pela formalidade, não serão derrotados de sua vã confiança pela refutação mais clara.

Por fim, Samuel o silencia com um apelo à sua própria consciência: os serviços mais caros não têm proporção com a obediência obediente; a rebelião contra o comando expresso de Deus era tão criminosa quanto a bruxaria, e a teimosia em manter sua inocência um agravamento de sua iniqüidade, como a própria idolatria. Portanto, como recompensa justa de tal transgressão, ele denuncia sua destruição, Deus o rejeitou de ser rei e eliminou a família do governo. Nota; (1) A obediência a Deus é o sacrifício mais aceitável que podemos oferecer; um coração submisso à sua santa vontade é melhor que uma hecatombe. (2) Toda desobediência é idolatria espiritual, pois estabelece a vontade da criatura acima da vontade de Deus.

Comentário de Joseph Benson

1 Samuel 15:22 . Eis que obedecer é melhor do que sacrificar – Uma admoestação divina e inculcada por todos os escritores inspirados a seguir, por David, Salomão e os profetas; como o leitor pode ver consultando a margem. A obediência a Deus é um dever moral, constante e indispensável; mas o sacrifício é apenas uma instituição cerimonial, às vezes desnecessária, como era no deserto; e às vezes pecaminoso, quando é oferecido por mão poluída ou de maneira irregular. Portanto, sua desobediência grosseira ao mandamento expresso de Deus não deve ser compensada com sacrifício. Ouvir – Ou seja, obedecer. A gordura dos carneiros – Então a parte mais escolhida de todo o sacrifício.

Comentário de E.W. Bullinger

obedecer = ouvir.

dar ouvidos = dar ouvidos.

Comentário de Adam Clarke

, etc. – This was a very proper answer to, and refutation of Saul’s excuse. Tem o Senhor como grande deleite , etc. – Essa foi uma resposta muito apropriada e refutou a desculpa de Saul. A obediência à vontade de Deus não é o fim de toda religião, de seus ritos, cerimônias e sacrifícios?

Comentário de John Wesley

E disse Samuel: Porventura o Senhor tem grande prazer em holocaustos e sacrifícios, como em obedecer à voz do Senhor? Eis que obedecer é melhor do que sacrificar e ouvir do que a gordura dos carneiros.

Sacrifício – Porque a obediência a Deus é um dever moral, constante e indispensável; mas o sacrifício é apenas uma instituição cerimonial, às vezes desnecessária, como no deserto; e às vezes pecaminosa, quando é oferecida por mão poluída ou de maneira irregular. Portanto, sua desobediência grosseira ao mandamento expresso de Deus não deve ser compensada com sacrifício.

Escute – isto é, obedecer.

Gordura – Então a parte mais escolhida de todo o sacrifício.

Referências Cruzadas

Exodo 19:5 – Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha,

Salmos 50:8 – Não o acuso pelos seus sacrifícios, nem pelos holocaustos, que você sempre me oferece.

Salmos 51:16 – Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não eu os traria.

Provérbios 21:3 – Fazer o que é justo e certo é mais aceitável ao Senhor do que oferecer sacrifícios.

Eclesiastes 5:1 – Quando você for ao santuário de Deus, seja reverente. Quem se aproxima para ouvir é melhor do que os tolos que oferecem sacrifício sem saber que estão agindo mal.

Isaías 1:11 – “Para que me oferecem tantos sacrifícios? “, pergunta o Senhor. Para mim, chega de holocaustos de carneiros e da gordura de novilhos gordos; não tenho nenhum prazer no sangue de novilhos, de cordeiros e de bodes!

Jeremias 7:22 – Quando tirei do Egito os seus antepassados, nada lhes falei nem lhes ordenei quanto a holocaustos e sacrifícios.

Jeremias 7:23 – Dei-lhes, entretanto, esta ordem: Obedeçam-me, e eu serei o seu Deus e vocês serão o meu povo. Vocês andarão em todo o caminho que eu lhes ordenar, para que tudo lhes vá bem.

Jeremias 11:4 – os quais ordenei aos antepassados de vocês, quando eu os tirei do Egito, da fornalha de fundir ferro’. Eu disse: Obedeçam-me e façam tudo o que lhes ordeno, e vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

Jeremias 11:7 – Desde a época em que tirei os seus antepassados do Egito até hoje, repetidas vezes os adverti, dizendo: Obedeçam-me.

Jeremias 26:13 – Agora, corrijam a sua conduta e as suas ações e obedeçam ao Senhor, ao seu Deus. Então o Senhor se arrependerá da desgraça que pronunciou contra vocês.

Oséias 6:6 – Pois desejo misericórdia, não sacrifícios, e conhecimento de Deus em vez de holocaustos.

Amós 5:21 – “Eu odeio e desprezo as suas festas religiosas; não suporto as suas assembléias solenes.

Miquéias 6:6 – Com que eu poderia comparecer diante do Senhor e curvar-me perante o Deus exaltado? Deveria oferecer holocaustos de bezerros de um ano?

Mateus 5:24 – deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.

Mateus 9:13 – Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores”.

Mateus 12:7 – Se vocês soubessem o que significam estas palavras: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’, não teriam condenado inocentes.

Mateus 23:23 – “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas.

Marcos 12:33 – Amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar ao próximo como a si mesmo é mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas”.

Hebreus 10:4 – pois é impossível que o sangue de touros e bodes tire pecados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *