Estudo de Êxodo 19:5 – Comentado e Explicado

Agora, pois, se obedecerdes à minha voz, e guardardes minha aliança, sereis o meu povo particular entre todos os povos. Toda a terra é minha,
Êxodo 19:5

Comentário de Albert Barnes

Um tesouro peculiar – Um bem caro adquirido com esforço e cuidadosamente guardado. A relação especial em que Israel se mantém, tirada do mundo pagão e consagrada a Deus, como Seus escravos, súditos e filhos, determina seus privilégios e é o fundamento de seus deveres. O mesmo princípio se aplica ainda mais fortemente à Igreja. Ver Atos 20:28 ; 1 Coríntios 6:20 ; 1 Pedro 2: 9 .

Toda a terra é minha – Era um ponto de grande importância prática, impressionar os judeus que seu Deus não era uma mera Deidade nacional. Compare Deuteronômio 10:14 ; Salmo 24: 1 .

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 19: 5 . Vós sereis um tesouro peculiar A palavra ???? segulah significa um pecúlio; um tesouro apropriado, ou propriedade peculiar: DEUS, a quem pertence todo o povo da terra, determinado a selecionar e separar uma nação, como repositório de sua lei e súditos de seu governo mais imediato, teve o prazer de escolher o Israelitas acima de todas as pessoas, porque ele teve um prazer em seus pais em amá-los, Deuteronômio 10:15 ; Deuteronômio 7: 6-8 .

Comentário de Scofield

se você deve obedecer

(Cf) 1 Pedro 2: 9 ; Apocalipse 1: 6 ; Apocalipse 5:10 . O que, segundo a lei, era condição, está sob a graça, dado livremente a todo crente. O “se” de Êxodo 19: 5 é a essência da lei como um método de negociação divina, e a razão fundamental pela qual “a lei não fez nada perfeito”; Romanos 8: 3 ; Hebreus 7:18 ; Hebreus 7:19 .

O abraâmico: (Veja Scofield “ Gênesis 15:18 “) e

Novo (Ver Scofield “ Hebreus 8: 8 “)

os convênios ministram salvação e segurança porque impõem apenas uma condição, a fé.

Comentário de John Wesley

Agora, pois, se realmente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu pacto, sereis para mim um tesouro peculiar acima de todos os povos; porque toda a terra é minha;

Então sereis um tesouro peculiar para mim – Ele não apresenta nenhum favor em particular, mas o expressa naquilo que incluía toda a felicidade, que seria para eles um Deus em aliança, e eles deveriam ser para ele um pessoas. Não, você será um tesouro peculiar: não que Deus tenha sido enriquecido por eles, como o homem é por seu tesouro, mas ele teve o prazer de valorizá-los e apreciá-los como um homem que possui seu tesouro; eles eram preciosos aos seus olhos. Ele os levou sob seus cuidados e proteção especiais, como um tesouro que é mantido trancado com chave. Ele os distinguiu e os dignificou acima de todas as pessoas, como um povo dedicado a ele e a seu serviço.

Comentário de John Calvin

5. Agora, portanto. Deus declara que Ele sempre será o mesmo e perseverará constantemente (209) (ao abençoá-los), desde que os israelitas não se degenerem, mas permaneçam devotados ao seu Libertador; ao mesmo tempo, Ele os lembra também, pelo que lhes foi tão generoso, a saber, que eles podem aspirar continuamente até o fim de seu chamado; pois Ele não desejara realizar para eles um único ato de liberalidade, mas comprá-los como Seu povo peculiar. Esse privilégio ele lhes apresenta na palavra ???? , (210) segullah, que significa todas as coisas mais preciosas, qualquer que seja, de fato, depositado em um tesouro; embora a palavra “peculium”, uma possessão peculiar, pela qual o velho intérprete (211) a tenha traduzido, não seja inadequada para a passagem; porque é claro do contexto imediato que denota a separação desse povo de todos os outros; uma vez que essas palavras seguem diretamente: “para” ou “embora toda a terra seja minha”; a partícula , ? , ki , é frequentemente tomada de forma adversa, e não há dúvida de que Deus exaltaria mais Sua graça, comparando esta nação com o mundo inteiro, como é dito no cântico de Moisés,

“Quando o Altíssimo dividiu a herança entre as nações, quando separou os filhos de Adão, estabeleceu os limites do povo de acordo com o número dos filhos de Israel; pois a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a maior parte de sua herança. ( Deuteronômio 32: 8. )

A soma então é que, enquanto a terra inteira está no domínio de Deus, ainda assim a raça de Israel foi escolhida por Ele para superar todas as nações. Por onde é evidente que, embora a condição de todos seja semelhante, alguns não se distinguem de outros por natureza, mas por adoção gratuita; mas, a fim de que permaneçam na posse de uma bênção tão grande, a fidelidade a Deus é necessária da parte deles. E, primeiro, eles são ordenados a ouvir a sua voz (já que nenhum sacrifício é mais agradável para ele do que a obediência, 1 Samuel 15:22 😉 e, em seguida, é adicionada uma definição de obediência, a saber, para guardar Sua aliança.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 19: 5 . Então sereis um tesouro peculiar para mim – Ele não apresenta nenhum favor em particular, mas o expressa naquilo que incluía toda a felicidade, que seria para eles um Deus em aliança, e eles deveriam ser para ele um pessoas. Não, você será um tesouro peculiar: não que Deus tenha sido enriquecido por eles, como o homem é por seu tesouro, mas ele teve o prazer de valorizá -los e estima- los como um homem que possui seu tesouro; eles eram preciosos aos seus olhos. Ele os levou sob seus cuidados e proteção especiais, como um tesouro que é mantido trancado com chave. Ele os distinguiu e os dignificou acima de todas as pessoas, como um povo dedicado a ele e a seu serviço.

Referências Cruzadas

Exodo 9:29 – Moisés respondeu: “Assim que eu tiver saído da cidade, erguerei as mãos em oração ao Senhor. Os trovões cessarão e não cairá mais granizo, para que saibas que a terra pertence ao Senhor.

Exodo 23:22 – Se vocês ouvirem atentamente o que ele disser e fizerem tudo o que lhes ordeno, serei inimigo dos seus inimigos, e adversário dos seus adversários.

Exodo 24:7 – Em seguida, leu o Livro da Aliança para o povo, e eles disseram: “Faremos fielmente tudo o que o Senhor ordenou”.

Deuteronômio 4:20 – A vocês, o Senhor tomou e os tirou da fornalha de fundir ferro, do Egito, para serem o povo de sua herança, como hoje se pode ver.

Deuteronômio 5:2 – O Senhor, o nosso Deus, fez conosco uma aliança em Horebe.

Deuteronômio 7:6 – Pois vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O Senhor, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal.

Deuteronômio 10:14 – Ao Senhor, ao seu Deus, pertencem os céus e até os mais altos céus, a terra e tudo o que nela existe.

Deuteronômio 11:27 – Vocês terão bênção, se obedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, que hoje lhes estou dando;

Deuteronômio 14:2 – pois vocês são povo consagrado ao Senhor, ao seu Deus. Dentre todos os povos da face da terra, o Senhor os escolheu para serem o seu tesouro pessoal.

Deuteronômio 14:21 – Não comam nada que encontrarem morto. Vocês poderão dá-lo a um estrangeiro residente de qualquer cidade de vocês, e ele poderá comê-lo, ou vocês poderão vendê-lo a outros estrangeiros. Mas vocês são povo consagrado ao Senhor, ao seu Deus. Não cozinhem o cabrito no leite da própria mãe.

Deuteronômio 26:18 – E hoje o Senhor declarou que vocês são o seu povo, o seu tesouro pessoal, conforme ele prometeu, e que vocês terão que guardar todos os seus mandamentos.

Deuteronômio 28:1 – Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, ao seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra.

Deuteronômio 32:8 – Quando o Altíssimo deu às nações a sua herança, quando dividiu toda a humanidade, estabeleceu fronteiras para os povos de acordo com o número dos filhos de Israel.

Josué 24:24 – E o povo disse a Josué: “Serviremos ao Senhor nosso Deus e lhe obedeceremos”.

1 Samuel 15:22 – Samuel, porém, respondeu: “Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.

1 Reis 8:53 – Pois tu os escolheste dentre todos os povos da terra para serem a tua herança, assim como declaraste por meio do teu servo Moisés, quando tu, ó Soberano Senhor, tiraste os nossos antepassados do Egito”.

Jó 41:11 – Quem primeiro me deu alguma coisa, que eu lhe deva pagar? Tudo o que há debaixo dos céus me pertence.

Salmos 24:1 – Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem;

Salmos 25:10 – Todos os caminhos do Senhor são amor e fidelidade para com os que cumprem os preceitos da sua aliança.

Salmos 50:11 – Conheço todas as aves dos montes, e cuido das criaturas do campo.

Salmos 103:17 – Mas o amor leal do Senhor, o seu amor eterno está com os que o temem, e a sua justiça com os filhos dos seus filhos,

Salmos 135:4 – Porque o Senhor escolheu a Jacó, a Israel como seu tesouro pessoal.

Cânticos 8:12 – Quanto à minha própria vinha, essa está em meu poder; os doze quilos de prata são para você, ó Salomão, e dois quilos e meio são para os que tomaram conta dos seus frutos.

Isaías 1:19 – Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra;

Isaías 41:8 – “Você, porém, ó Israel, meu servo, Jacó, a quem escolhi, vocês, descendentes de Abraão, meu amigo,

Isaías 43:1 – Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: “Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu.

Isaías 56:4 – Pois assim diz o Senhor: “Aos eunucos que guardarem os meus sábados, que escolherem o que me agrada e se apegarem à minha aliança,

Jeremias 7:23 – Dei-lhes, entretanto, esta ordem: Obedeçam-me, e eu serei o seu Deus e vocês serão o meu povo. Vocês andarão em todo o caminho que eu lhes ordenar, para que tudo lhes vá bem.

Jeremias 10:16 – Aquele que é a porção de Jacó nem se compara a essas imagens, pois ele é quem forma todas as coisas, e Israel é a tribo de sua propriedade, o Senhor dos Exércitos é o seu nome.

Jeremias 11:4 – os quais ordenei aos antepassados de vocês, quando eu os tirei do Egito, da fornalha de fundir ferro’. Eu disse: Obedeçam-me e façam tudo o que lhes ordeno, e vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

Jeremias 31:31 – “Estão chegando os dias”, declara o Senhor, “quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá”.

Daniel 4:34 – Ao fim daquele período, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, e percebi que o meu entendimento tinha voltado. Então louvei o Altíssimo; honrei e glorifiquei aquele que vive para sempre. O seu domínio é um domínio eterno; o seu reino dura de geração em geração.

Malaquias 3:17 – “No dia em que eu agir”, diz o Senhor dos Exércitos, “eles serão o meu tesouro pessoal. Eu terei compaixão deles como um pai tem compaixão do filho que lhe obedece.

1 Coríntios 10:26 – pois “do Senhor é a terra e tudo o que nela existe”.

1 Coríntios 10:28 – Mas se alguém lhe disser: “Isto foi oferecido em sacrifício”, não coma, tanto por causa da pessoa que o comentou, como da consciência,

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Hebreus 11:8 – Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *