Estudo de Salmos 24:1 – Comentado e Explicado

Salmo de Davi. Do Senhor é a terra e tudo o que ela contém, a órbita terrestre e todos os que nela habitam,
Salmos 24:1

Comentário de Albert Barnes

A terra é do Senhor – O mundo inteiro pertence a Deus. Ele é o Criador da terra e, portanto, seu Proprietário; ou, em outras palavras, “a propriedade investe nele”. Pertence a Ele, em certo sentido, algo semelhante ao nosso direito de propriedade em qualquer coisa que seja a produção de nossas mãos, ou de nosso trabalho ou habilidade. Afirmamos isso como nosso. Nós sentimos que temos o direito de usá-lo ou descartá-lo, como quisermos. Nenhuma outra pessoa tem o direito de tirá-lo de nós ou de nos determinar como devemos empregá-lo. Assim, Deus, no sentido mais alto possível, tem direito à terra e a tudo o que produz, como sendo tudo isso a criação de Suas mãos e o fruto de sua cultura e habilidade. Ele tem o direito de dispor dela como quiser; pelo fogo, inundação ou tempestade; e Ele tem o mesmo direito de dirigir o homem de que maneira Ele empregará a porção das produções da terra que lhe podem ser confiadas. Todo o direito que qualquer pessoa tem a qualquer parte da superfície da terra, ou ao que é estimado na terra, ou ao que é feito para produzir, está subordinado às reivindicações de Deus, e tudo deve ser entregue à Sua vontade. licitação, se Ele vem e reivindica que seja empregado em Seu serviço, ou se Ele vem e a varre pelo fogo ou inundação; pelo gafanhoto ou pelo verme-palmer.

E a plenitude do mesmo – Tudo o que ele contém; tudo o que vai “encher” o mundo: animais, minerais, vegetais, pessoas. Todos pertencem a Deus, e Ele tem o direito de reivindicá-los por Seu serviço, e de dispor deles como quiser. Essa mesma linguagem, tão nobre, tão verdadeira e tão adequada para ser notada aos olhos dos seres humanos, vi inscrita em um lugar onde parecia mais apropriado e mais adaptado para prender e direcionar os pensamentos dos homens. na frente do Royal Exchange em Londres. Era bom lembrar aos grandes comerciantes da maior cidade comercial do mundo a verdade que ela contém; faz muito para descrever o caráter da nação britânica que deve ser inscrita em um lugar tão visível e, por assim dizer, na riqueza daquela grande capital.

O mundo – a palavra usada aqui – ??? têbêl – é uma palavra poética, referindo-se à terra considerada como fértil e habitada – o globo “habitável”; o mesmo que o grego, ?????µ??? oikoumene E os que nela habitam – Todos os habitantes da terra, abraçando homens e animais de todos os tipos. Compare o Salmo 50: 10-11 . Deus reivindica as pessoas – em seus serviços, em seus talentos, em tudo o que podem adquirir pelo trabalho e habilidade; Ele tem direito a todos os que voam no ar, ou que andam na terra, ou que nadam no mar. Na ocasião em que se supõe que este salmo foi escrito, ao trazer a arca de Deus e colocá-la no tabernáculo previsto na capital da nação, nenhum sentimento poderia ser mais apropriado do que aquele que reconheceria a supremacia universal de Deus.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 24: 1 . A terra é do Senhor – O salmista começa com uma representação do domínio de Deus sobre este mundo em geral, e sua presença providencial em todas as partes dele. Depois disso, segue uma declaração de sua presença especial em seu tabernáculo. E a plenitude disso – Todas as criaturas são do Senhor, e especialmente os habitantes com os quais a terra é reabastecida. O domínio geral de Deus sobre, e o interesse em todas as pessoas e lugares, parecem aqui premissas e afirmadas: 1) Mostrar seu direito de escolher qualquer nação que ele desejasse ser seu povo peculiar: 2d, Estabelecer sua bondade e singularidade. misericórdia a Israel, a quem ele escolheu dentre todas as nações do mundo, para estar perto dele e ter um conhecimento especial dele, embora, caso contrário, ele não tivesse outra relação com eles do que o que ele tinha com toda a humanidade, a saber , a do Criador e Governador: e, 3d, Demonstrar a excelência da religião judaica acima de todas as outras, porque o Deus a quem elas serviam era o Deus e o Criador do mundo, enquanto os deuses dos gentios eram apenas ídolos mudos e surdos. e estimados até por si mesmos como divindades locais e confinadas.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Um Salmo. Veja App-65.

de Davi = referente a Davi e o verdadeiro Davi. Refere-se à entrada da Arca em Sião (ver App-68), tipificando a glória vindoura de Hebreus 1: 6 . Compare 2 Samuel 6: 2 . 1 Crônicas 15:25 . O Salmo 68 refere-se ao início da procissão. Salmo 24 até a entrada de Sião. Salmo 87 à alegria da entrada com danças e gritos ?. Salmo 105, para celebrações subsequentes do evento.

A Terra. Hebraico “erez, a terra (como criada).

o LOBD “S. Hebraico Jeová”. App-4. A ênfase está em Jeová = “Jeová” é a terra “ .

a plenitude = tudo o que a preenche. Citado em 1 Coríntios 10:26 .

mundo. Hebraico. Tebel, o mundo (como habitado).

Comentário de Adam Clarke

A terra é do Senhor – Ele é o Criador e Governador dela; é propriedade dele. Os homens podem reivindicar distritos e reinos como propriedade deles, mas Deus é o Senhor do solo.

A sua plenitude – “ Todas as suas criaturas”. Targum. Toda árvore, planta e arbusto; a prata e o ouro, e o gado nas mil colinas.

Os que nela habitam – Todos os seres humanos.

Comentário de John Calvin

1. A terra é de Jeová. Em muitos outros lugares, encontraremos os filhos de Abraão em comparação com todo o resto da humanidade, que a bondade de Deus, ao selecioná-los de todas as outras nações e abraçá-los com seu favor, pode brilhar mais visivelmente. O objetivo do início do salmo é mostrar que os judeus não tinham nada de si que lhes permitisse se aproximar mais ou mais familiarmente de Deus do que os gentios. Como Deus, por sua providência, preserva o mundo, o poder de seu governo é estendido a todos, de modo que ele deve ser adorado por todos, assim como também mostra a todos os homens, sem exceção, o cuidado paternal que ele tem sobre eles. Mas como ele preferia os judeus a todas as outras nações, era indispensável que houvesse algum vínculo sagrado de conexão entre ele e eles, o que os distinguisse das nações pagãs. Por esse argumento, Davi convida e exorta-os à santidade. Ele lhes diz que era razoável que aqueles a quem Deus havia adotado como seus filhos devessem portar certas marcas próprias, e não serem totalmente estranhos. Não que ele os incite a tentar prejudicar Deus contra os outros, a fim de ganhar seu favor exclusivo; mas ele os ensina, desde o final ou o desígnio de sua eleição, que eles terão assegurado a eles a posse firme e pacífica da honra que Deus lhes concedeu sobre outras nações, quando se dedicarem a uma vida íntegra e santa . (540) Em vão eles teriam sido reunidos em um corpo distinto, como o povo peculiar de Deus, se não se aplicassem ao cultivo da santidade. Em suma, o salmista declara que Deus é o rei do mundo inteiro, para que todos saibam que, mesmo pela lei da natureza, eles são obrigados a servi-lo. E ao declarar que fez um pacto de salvação com uma pequena porção da humanidade, e pela ereção do tabernáculo, deu aos filhos de Abraão o símbolo de sua presença, para assegurar-lhes assim a sua habitação no meio deles, ele ensina a eles que devem procurar ter pureza de coração e de mãos, se forem considerados os membros de sua sagrada família.

Com respeito à palavra plenitude , admito que todas as riquezas com que a terra é adornada são compreendidas, como é comprovado pela autoridade de Paulo; mas não tenho dúvida de que o salmista pretende, pela expressão homens, que são o ornamento e a glória mais ilustres da terra. Se falhassem, a Terra exibia uma cena de desolação e solidão, não menos hedionda do que se Deus a despojasse de todas as suas outras riquezas. Com que finalidade são produzidos tantos tipos de frutas e com tanta abundância, e por que existem tantos países agradáveis ??e deliciosos, se não é para o uso e o conforto dos homens? (541) Assim, Davi explica, na cláusula seguinte, que é principalmente dos homens que ele fala. É sua maneira usual repetir a mesma coisa duas vezes, e aqui a plenitude da terra e os habitantes do mundo têm o mesmo significado. Não nego, no entanto, que as riquezas com que a Terra abunda para o uso dos homens sejam compreendidas sob essas expressões. Paulo, portanto, ( 1 Coríntios 10:26 ) ao discursar sobre carnes, cita justamente essa passagem em apoio ao seu argumento, sustentando que nenhum tipo de alimento é impuro, porque “a terra é do Senhor e a sua plenitude”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *