Estudo de Êxodo 9:29 – Comentado e Explicado

Moisés disse-lhe: "Logo que eu tiver saído da cidade, levantarei minhas mãos para o Senhor: os trovões cessarão e não haverá mais granizo, para que saibas que a terra pertence ao Senhor.
Êxodo 9:29

Comentário de Albert Barnes

A terra é do Senhor – Esta declaração tem uma referência direta à superstição egípcia. Cada deus era considerado um poder especial dentro de um determinado distrito; O faraó havia aprendido que o Senhor era um deus, ele agora admitia que Seu poder se estendia por toda a terra. A unidade e a universalidade do poder divino, embora ocasionalmente reconhecidas em documentos egípcios antigos, foram sobrepostas em um período muito precoce por sistemas alternando entre politeísmo e panteísmo.

Comentário de Adam Clarke

Eu estenderei minhas mãos para o exterior – Ou seja, farei súplica a Deus para que ele remova essa praga. Pode não ser um lugar impróprio para fazer algumas observações sobre a maneira antiga de abordar o Ser Divino em oração. Ajoelhar-se, esticar as mãos e levantá-las para o céu era muito usado pelos hebreus em sua adoração religiosa. Salomão se ajoelhou e estendeu as mãos para o céu; 2 Crônicas 6:13 . Então Davi, Salmo 143: 6 ; : Estendo minhas mãos para ti. Então Esdras: caí de joelhos e estendi minhas mãos ao Senhor meu Deus; Esdras 9: 5 . Veja também Jó Jó 11:13 ; Se preparares o teu coração, e estenderes as mãos para ele. A maioria das nações que fingiam adorar qualquer tipo de adoração usava os mesmos meios para se aproximar dos objetos de sua adoração, a saber, ajoelhando-se e estendendo as mãos; que costume é muito provável que tenham emprestado do povo de Deus. O ajoelhamento já foi considerado a postura adequada de súplica, pois expressa humildade, contrição e sujeição. Se a pessoa a quem a súplica foi endereçada estava ao seu alcance, o suplicante a apanhava pelos joelhos; pois, como entre os antigos, a testa foi consagrada ao gênio, o ouvido à memória e a mão direita à fé, assim os joelhos foram consagrados à misericórdia. Portanto, aqueles que pediram favor caíram e agarraram os joelhos da pessoa cuja bondade eles suplicaram. Este modo de súplica é particularmente referido nas seguintes passagens em Homero:

??? ??? µ?? µ??sasa pa?e?e?, ?a? ?aße ?????? .

Ilíada i., Ver. 407

Agora, portanto, dessas coisas lembrando Jove,

Abrace os joelhos.

Cowper.

Para o qual a seguinte resposta é feita: –

?a? t?tepe?ta t?? e?µ? ???? p?t? ?a???ßate? d? ,

?a? µ?? ????as?µa?, ?a? µ?? pe?ses?a? ??? .

Ilíada i., Ver. 426

Então irei para a residência de bronze de Jove, para que eu possa apertar seus joelhos; e muita falta do meu esforço, ou a minha oração acelerará. Eu iria. Veja a questão de assim abordar Jove, Ibid., Ver. 500-502 e ver. 511, etc.

Da mesma maneira, encontramos nosso Senhor abordado, Mateus 17:14 ; : Chegou a ele um certo homem, ajoelhando-se sobre ele, caindo de joelhos.

Quanto ao levantamento ou alongamento das mãos (muitas vezes unido ao ajoelhamento), dos quais já vimos várias instâncias, e das quais temos uma notável neste livro, Êxodo 17:11 , onde a elevação ou estender-se das mãos de Moisés era o meio de Israel prevalecer sobre Amaleque; encontramos muitos exemplos de ambos em autores antigos. Assim Homero: –

?s???? ?a? ?? ?e??a? a?as?eµe?, a? ?e?e?s? .

Iliad xxiv., Ver. 301

Por certo, é estender as mãos a Jove por misericórdia.

Também Virgílio: –

Corripio e stratis corpus,

Tendoque supinas ad coelum

cum voce manus, e munera libo

Aeneid iii., Ver. 176

Comecei da minha cama e levantei alto

Minhas mãos e voz em êxtase para o céu;

E despeje libações.

Ptt.

Dixerat: et Genua Amplexus,

volutans genibusque Haerebat .

Ibid., Ver. 607

Então ajoelhou-se o desgraçado, e o suplicante se agarrou

Meus joelhos com lágrimas e grovell’d no chão.

Eu iria.

mídia inter numina divum Multa Jovem

Manibus Supplex orasse SUPINIS.

Ibid. iv., ver. 204

Entre as estátuas dos deuses ele está,

E espalhando a Jove suas mãos levantadas.

Eu iria.

E Duplicas com você Manus ad sidera

Tendit. Ibid. x., ver. 667

E levantou as mãos e a voz para o céu.

Em alguns casos, a pessoa que solicitou se adiantou e sentou-se no pó ou ajoelhou-se no chão, colocando a mão esquerda no joelho de quem esperava o favor, enquanto tocava o queixo da pessoa com a direita. Temos uma instância disso também em Homero:

?a? ?a pa????a?t??? ?a?e?et?, ?a? ?aße ??????p

S?a?? · de??te?? da??pa??e?e???? ????sa .

Ilíada i., Ver. 500

Suplicante a deusa ficou de pé: uma mão ela colocou

Sob o queixo e um joelho o abraçava.

Papa.

Quando o suplicante não pôde se aproximar da pessoa a quem orava, como onde uma divindade era o objeto da oração, lavou as mãos, fez uma oferenda e ajoelhou-se, estendeu as duas mãos para o céu ou as deitou sobre a oferta ou sacrifício, ou sobre o altar. Assim, Homero representa o padre de Apolo orando:

?e????a?t? depe?ta, ?a? ??????ta? a?e???t? .

???s?? de ???s?? µe?a?e??et?, ?e??a? a?as??? .

Ilíada i., Ver. 449

Com água purifique as mãos e tire

A oferta sagrada do bolo salgado,

Enquanto assim, com os braços devotamente levantados no ar,

E voz solene, o padre dirige sua oração.

Papa.

Quão necessárias abluções de todo o corpo, e particularmente das mãos, acompanhadas de ofertas e sacrifícios, segundo a lei, todo leitor da Bíblia sabe: veja especialmente Êxodo 29: 1-4 , onde foi ordenado que Arão e seus filhos fossem lavado, anteriormente para a realização do escritório do padre; e Êxodo 30: 19-21 , onde é dito: “Arão e seus filhos lavarão as mãos – para que não morram”. Veja também Levítico 17:15 . Quando o sumo sacerdote entre os judeus abençoou o povo, ele levantou as mãos, Levítico 9:22 . E os israelitas, quando apresentaram um sacrifício a Deus, levantaram as mãos e as colocaram sobre a cabeça da vítima: “Se algum de vocês fizer uma oferta ao Senhor – do gado do rebanho e do rebanho – ele porá a mão sobre a cabeça do holocausto, e será aceito por ele fazer expiação por ele; ” Levítico 1: 2-4 . A essas circunstâncias o apóstolo alude, 1 Timóteo 2: 8 ; : “Por isso, desejo que os homens orem por toda parte, levantando mãos santas, sem ira nem duvidando.” Na palavra do apóstolo epa????ta? , levantando, há uma referência manifesta ao estender as mãos para colocá-las no altar ou na cabeça da vítima. Quatro coisas foram significadas por este levantamento das mãos. 1. Era a postura de súplica e expressava um forte convite – Venha a minha ajuda; 2. Expressou o desejo sincero da pessoa de se apossar da ajuda de que necessitava, trazendo-lhe quem era o objeto de sua oração; 3. Mostrou o ardor da pessoa em receber as bênçãos que esperava; e 4. Por esse ato, ele designou e consagrou sua oferta ou sacrifício a seu Deus.

De um grande número de evidências e coincidências, não é irracional concluir que os pagãos emprestaram tudo que era puro e racional, mesmo em seu modo de adoração, do antigo povo de Deus; e que as citações anteriores são uma prova disso.

Comentário de John Wesley

Disse-lhe Moisés: Assim que eu sair da cidade, estenderei as minhas mãos ao SENHOR; e o trovão cessará, e não haverá mais saraiva; para que saibas que a terra é do SENHOR.

A terra – O mundo, o céu e a terra.

Comentário de John Calvin

29. E Moisés disse. Nesta resposta, Moisés sugere indiretamente, que ele deixa a presença do Faraó, para devida e puramente suplicar a Deus; pois, por sua incredulidade, ele de certa maneira poluiria os sacrifícios. Pois, como ele já havia mostrado, que o culto legítimo não poderia ser oferecido pelo povo, exceto fora do Egito, então agora ele procura ficar sozinho para orar; e assim, por essa mudança de lugar, ele indica que o lugar em que Faraó habita é profano. Já dissemos que Moisés não promete nada por mero impulso precipitado, mas que, ensinado pela inspiração do Espírito ou por certa revelação, ele pronuncia, com a autoridade de um profeta, o que Deus está prestes a fazer. Além disso, não é sem razão que Moisés exorta Faraó a aprender com a remissão do castigo, que o Deus de Israel também é o Senhor do Egito; pois a palavra terra parece aqui estar limitada ao Egito; embora eu não negue que possa ser entendido adequadamente do mundo inteiro; mas, o que você preferir, Moisés conclui com razão que a glória e o domínio de Deus se manifestam perfeitamente, não apenas quando ele aparece como um vingador na imposição de punição, mas que Ele também mostra isso de maneira oposta, quando todos os elementos são subservientes à Sua misericórdia. Além disso, Seu poder é ainda mais claramente demonstrado, quando Ele cura as feridas que infligiu; e, portanto, em Isaías 41:23 e Isaías 45: 7 , a fim de provar Sua divindade, Ele une os dois, a saber, que é Sua prerrogativa e atribui ambos a “fazer o bem ou fazer o mal. ”

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 9:29 . Que a terra é do Senhor – Ou seja, o mundo inteiro, os céus e a terra. Este é um grande ponto que as Escrituras pretendem estabelecer, que todo o universo e todas as criaturas nele pertencem ao Senhor e estão sob seu governo. Essa verdade, o fundamento de toda religião, deve ser estabelecida em nossos corações, para que possamos confiar nele e ser resignados à sua vontade, quaisquer que sejam as dispensações de sua adorável providência; por mais misteriosos e insondáveis ??quanto às razões deles, convencidos de que são tão sábios quanto poderosos, e graciosos como são justos e santos, e certamente trabalharão para o bem daqueles que o amam.

Referências Cruzadas

Exodo 9:33 – Assim Moisés deixou o faraó, saiu da cidade, e ergueu as mãos ao Senhor. Os trovões e o granizo cessaram, e a chuva parou.

Deuteronômio 10:14 – Ao Senhor, ao seu Deus, pertencem os céus e até os mais altos céus, a terra e tudo o que nela existe.

1 Reis 8:22 – Depois Salomão colocou-se diante do altar do Senhor, diante de toda a assembléia de Israel, levantou as mãos para o céu

1 Reis 8:38 – uma oração ou súplica por misericórdia for feita por um israelita ou por todo o teu povo Israel, cada um sentindo as suas próprias aflições e dores, estendendo as mãos na direção deste templo,

2 Crônicas 6:12 – Depois Salomão colocou-se diante do altar do Senhor, diante de toda a assembléia de Israel, e levantou as mãos para orar.

Esdras 9:5 – Então, na hora do sacrifício da tarde, eu saí do meu abatimento, com a túnica e o manto rasgados, e caí de joelhos com as mãos estendidas para o Senhor, para o meu Deus,

Jó 11:13 – “Contudo, se você lhe consagrar o coração, e estender as mãos para ele;

Salmos 24:1 – Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem;

Salmos 50:12 – Se eu tivesse fome, precisaria dizer a você? Pois o mundo é meu, e tudo o que nele existe.

Salmos 95:4 – Nas suas mãos estão as profundezas da terra, os cumes dos montes lhe pertencem.

Salmos 135:6 – O Senhor faz tudo o que lhe agrada, nos céus e na terra, nos mares e em todas as suas profundezas.

Salmos 143:6 – Estendo as minhas mãos para ti; como a terra árida, tenho sede de ti. Pausa

Isaías 1:15 – Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! As suas mãos estão cheias de sangue!

1 Coríntios 10:26 – pois “do Senhor é a terra e tudo o que nela existe”.

1 Coríntios 10:28 – Mas se alguém lhe disser: “Isto foi oferecido em sacrifício”, não coma, tanto por causa da pessoa que o comentou, como da consciência,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *