Estudo de Hebreus 11:8 – Comentado e Explicado

Foi pela fé que Abraão, obedecendo ao apelo divino, partiu para uma terra que devia receber em herança. E partiu não sabendo para onde ia.
Hebreus 11:8

Comentário de Albert Barnes

Pela fé Abraão – Não há dificuldade em determinar que Abraão foi influenciado pela fé em Deus. O caso é ainda mais forte do que o de Noé, pois é expressamente declarado, Gênesis 15: 6: “E ele creu no Senhor; e ele lhe contou isso por justiça. ” Compare notas, Romanos 4: 1-5 . Nas ilustrações do poder da fé neste capítulo, o apóstolo apela a dois casos em que foi exibido por Abraão, “o pai dos fiéis”. Cada um deles exigia confiança em Deus de força extraordinária, e cada um deles exigia uma menção especial e honrosa. A primeira foi que, quando ele deixou seu próprio país para ir para uma terra distante de estranhos ( Gênesis 15: 8-10 ); o outro, quando mostrou sua disposição de sacrificar seu próprio filho em obediência à vontade de Deus, Hebreus 11: 17-19 .

Quando ele foi chamado – Gênesis 12: 1: “Agora o Senhor havia dito a Abraão: Sai da tua terra, da tua família e da casa de teu pai, para uma terra que eu te mostrarei.”

Em um lugar que ele deveria receber por herança, obedeceu – À Palestina ou à terra de Canaã, embora isso não tenha sido indicado na época.

E ele saiu, sem saber para onde foi – Gênesis 12: 4 . Abraão na época levou Sarai, e Ló, filho de seu irmão, e “as almas que eles haviam conseguido em Harã”. Terá, pai de Abraão, começou a jornada com eles, mas morreu em Harã; Gênesis 11: 31-32 . A chamada original foi feita a Abraão, Gênesis 12: 1 ; Atos 7: 2-3 , mas ele parece ter induzido seu pai e seu sobrinho a acompanhá-lo. Naquela época, ele não tinha filhos Gênesis 11:30 , embora pareça provável que Ló tivesse; Gênesis 12: 5 . Alguns, no entanto, entendem a expressão em Gênesis 12: 5 , “e as almas que eles obtiveram em Haran”, como se referindo aos servos ou empregados domésticos que eles haviam adquirido de várias maneiras, e ao fato de que Abraão e Ló gradualmente se aproximaram. eles um trem de dependentes e seguidores que estavam dispostos a se unir a eles e acompanhá-los onde quer que fossem. O Paraphrast de Chaldee; entende isso dos prosélitos que Abraão havia feito ali – “Todas as almas que ele subjugou à lei”. Quando se diz que Abraão “saiu, sem saber para onde ele foi”, deve ser entendido como significando que ele ignorava em que país ele seria de fato levado. Se se supunha que ele tivesse alguma noção geral da natureza daquele país, e da direção em que ele estava situado, é preciso lembrar que o conhecimento da geografia era extremamente imperfeito; que este era um país distante; que ficava além de um deserto sem trilhas e que provavelmente nenhum viajante jamais havia vindo daquela terra para avaliá-lo o que era. Tudo isso serve para mostrar qual era a força da fé de Abraão.

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 11: 8 . Pela fé – nas promessas divinas; Abraão quando ele foi chamado – O chamado aqui pretendido se refere a Gênesis 12: 1 ; sair – Da casa de seu pai e terra natal; em um lugar distante, que Deus prometeu que mais tarde receberia por herança – Sem disputar ou murmurar, obedeceu; e – Confiando no poder e na veracidade de Deus; saiu, sem saber para onde ele foi – embora ele não conhecesse o país para onde estava indo, nem se era uma terra boa ou ruim.

Comentário de E.W. Bullinger

Abraão . Em Abraão, vemos a obediência da fé (compare Romanos 4: 3-22 ), e em Sara, a fé ou o julgamento da fé.

deve depois = estava prestes a.

saber . Grego. epistamai. App-132. Veja App-50. Parte I.

Comentário de John Calvin

8. Pela fé Abraão, etc. Ele agora vem a Abraão, que é o principal pai da igreja de Deus na terra, e em cujo nome os judeus se gloriavam, como se pela distinção de ser a raça sagrada de Abraão fossem removidos. da ordem comum dos homens. Mas ele agora os lembra do que eles deveriam possuir como principal, para que pudessem ser contados entre seus filhos. Ele, portanto, chama a atenção deles para a fé, pois o próprio Abraão não tinha excelência que não procede da fé.

Ele primeiro nos ensina que a fé foi a causa pela qual ele imediatamente obedeceu a Deus quando lhe foi ordenado que se retirasse de seu próprio país; e então, pela mesma fé, ele continuou sem vacilar, de acordo com o que foi chamado a fazer até o fim. Por essas duas coisas, – sua prontidão em obedecer e sua perseverança, foi a fé de Abraão mais claramente provada.

Quando ele foi chamado, etc. O antigo tradutor de latim e Erasmus aplicam isso ao seu nome, que é extremamente manso e frígido. Pelo contrário, refiro-o ao oráculo pelo qual ele foi chamado de seu próprio país. Ele de fato passou por um exílio voluntário, mas, no entanto, não fez nada além do mandamento de Deus; e sem dúvida é uma das principais coisas que pertencem à fé: não dar um passo, exceto que a palavra de Deus nos mostra o caminho, e como uma lanterna nos dá luz, de acordo com o que Davi diz. ( Salmos 119: 105. ) Aprendemos então que é algo a ser observado ao longo da vida, que não devemos empreender nada a que Deus não nos chame.

Sair para um lugar, (216) etc. Ao mandamento foi acrescentada uma promessa de que Deus lhe daria uma terra para herança. Ele prometeu imediatamente essa promessa e apressou-se como se tivesse sido enviado para tomar posse desta terra. Não é uma prova comum de fé desistir do que temos em mãos, a fim de buscar o que está longe e que é desconhecido para nós. Pois quando Deus ordenou que ele deixasse seu próprio país, ele não apontou o lugar onde ele pretendia morar, mas o deixou em suspense e perplexidade: “vá”, ele disse, “para o lugar que eu mostrarei te.” ( Gênesis 12: 1. ) Por que ele adiou apontar o local, exceto que sua fé poderia ser cada vez mais exercida? Além disso, o amor à sua terra natal pode não apenas ter retardado a vivacidade de Abraão, mas também o mantido tão ligado a ela, para não deixar seu lar. Sua fé então não era de um tipo comum, o que rompeu todos os obstáculos e o levou para onde o Senhor o chamou para ir.

Comentário de Adam Clarke

Abraão, quando foi chamado – Veja em Gênesis 12: 1-4 ; (Nota).

Não sabendo para onde ele foi – Portanto, sua obediência era a prova mais completa de sua fé em Deus, e sua fé era uma fé implícita; ele obedeceu e saiu de seu próprio país, sem nenhuma perspectiva de bem ou sucesso, mas o que sua fé implícita o levou a esperar de Deus, como recompensador daqueles que o buscam diligentemente. Em todos os casos anteriores e em todos os que se seguem, o apóstolo mantém essa máxima totalmente em vista.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 11: 8 . Pela fé Abraão, etc. – Abraão foi chamado a entrar em uma terra que Deus prometeu mostrar-lhe. Que terra era essa, só apareceu depois que ele viajou para Canaã; quando Deus assegurou a ele que aquela era a terra que ele planejava lhe dar; de modo que ele saiu da casa de seu pai, puramente segundo o princípio da fé em Deus, sem saber para onde ele foi.

Comentário de John Wesley

Pela fé, Abraão, quando foi chamado para sair para um lugar que depois deveria receber por herança, obedeceu; e ele saiu, sem saber para onde foi.

Gênesis 12: 1,4,5

Referências Cruzadas

Gênesis 11:31 – Terá tomou seu filho Abrão, seu neto Ló, filho de Harã, e sua nora Sarai, mulher de seu filho Abrão, e juntos partiram de Ur dos caldeus para Canaã. Mas, ao chegarem a Harã, estabeleceram-se ali.

Gênesis 12:1 – Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.

Gênesis 12:7 – O Senhor apareceu a Abrão e disse: “À sua descendência darei esta terra”. Abrão construiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido.

Gênesis 13:15 – Toda a terra que você está vendo darei a você e à sua descendência para sempre.

Gênesis 15:5 – Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência”.

Gênesis 15:7 – Disse-lhe ainda: “Eu sou o Senhor, que o tirei de Ur dos caldeus para dar-lhe esta terra como herança”.

Gênesis 17:8 – Toda a terra de Canaã, onde agora você é estrangeiro, darei como propriedade perpétua a você e a seus descendentes; e serei o Deus deles.

Gênesis 22:18 – e, por meio dela, todos povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu”.

Gênesis 26:3 – Permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei. Porque a você e a seus descendentes darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a seu pai Abraão.

Deuteronômio 9:5 – Não é por causa de sua justiça ou de sua retidão que você conquistará a terra deles. Mas é por causa da maldade destas nações que o Senhor, o seu Deus, as expulsará de diante de você, para cumprir a palavra que o Senhor prometeu, sob juramento, aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó.

Josué 24:3 – Mas eu tirei seu pai Abraão da terra dalém do Eufrates e o conduzi por toda a Canaã e lhe dei muitos descendentes. Dei-lhe Isaque,

Neemias 9:7 – “Tu és o Senhor, o Deus que escolheu Abrão, trouxe-o de Ur dos caldeus e deu-lhe o nome de Abraão.

Salmos 105:9 – da aliança que fez com Abraão, do juramento que fez a Isaque.

Isaías 41:2 – “Quem despertou o que vem do oriente, e chamou-o em retidão ao seu serviço, entregando-lhe nações e subjugando reis diante dele? Com a espada ele os reduz a pó, com o arco os dispersa como palha.

Isaías 51:2 – olhem para Abraão, seu pai, e para Sara, que lhes deu à luz. Quando eu o chamei, ele era apenas um, e eu o abençoei e o tornei muitos.

Ezequiel 36:24 – ” ‘Pois eu os tirarei das nações, os ajuntarei do meio de todas as terras e os trarei de volta para a sua própria terra.

Mateus 7:24 – “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.

Atos dos Apóstolos 7:2 – A isso ele respondeu: “Irmãos e pais, ouçam-me! O Deus glorioso apareceu a Abraão, nosso pai, estando ele ainda na Mesopotâmia, antes de morar em Harã, e lhe disse:

Romanos 1:5 – Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.

Romanos 6:17 – Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.

Romanos 10:16 – No entanto, nem todos os israelitas aceitaram as boas novas. Pois Isaías diz: “Senhor, quem creu em nossa mensagem? “

2 Coríntios 10:5 – Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.

Hebreus 5:9 – e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,

Hebreus 11:33 – os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões,

Tiago 2:14 – De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?

1 Pedro 1:22 – Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.

1 Pedro 3:1 – Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher,

1 Pedro 4:17 – Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *