Estudo de 2 Coríntios 10:5 – Comentado e Explicado

Nós aniquilamos todo raciocínio e todo orgulho que se levanta contra o conhecimento de Deus, e cativamos todo pensamento e o reduzimos à obediência a Cristo.
2 Coríntios 10:5

Comentário de Albert Barnes

Descartando a imaginação – margem, raciocínios. A palavra provavelmente é usada aqui no sentido de artifício e se refere a todos os planos de um mundo perverso; os vários sistemas de falsa filosofia; e os raciocínios dos inimigos do evangelho. Os vários sistemas da filosofia falsa estavam tão arraigados que poderiam ser chamados de reduto dos inimigos de Deus. Os inimigos do cristianismo fingem muita razão, e confiam nisso para resistir ao evangelho.

E toda coisa alta … – Toda opinião exaltada a respeito da dignidade e pureza da natureza humana; todo o orgulho do coração humano e do entendimento. Tudo isso se opõe ao conhecimento de Deus, e tudo se exalta em uma vã autoconfiança. As pessoas têm opiniões vãs e infundadas, respeitando sua própria excelência, e sentem que não precisam das provisões do evangelho e não estão dispostas a se submeter a Deus.

E trazendo em cativeiro … – A figura aqui é evidentemente tirada de conquistas militares. A idéia é que todas as fortalezas do paganismo, orgulho e pecado sejam demolidas; e que quando isso fosse feito, como derrubar os muros de uma cidade ou abrir uma brecha, todos os planos e propósitos da alma, a razão, a imaginação e todos os poderes da mente seriam subjugados ou liderados em triunfo por o evangelho, como os habitantes de uma cidade capturada. Cristo foi o grande capitão nesta guerra. Em seu nome, a batalha foi travada e, com seu poder, a vitória foi conquistada. Os cativos foram feitos para ele e sob sua autoridade; e todos deveriam estar sujeitos ao seu controle. Todo poder de pensamento no mundo pagão; todos os sistemas de filosofia e todas as formas de opinião entre as pessoas; todos os propósitos da alma; todos os poderes da razão, memória, julgamento, fantasia em um indivíduo, todos estavam sujeitos às leis de Cristo. Todas as doutrinas deveriam estar de acordo com sua vontade; a filosofia não deve mais controlá-los, mas deve estar sujeita à vontade de Cristo. Todos os planos de vida devem ser controlados pela vontade de Cristo, e formados e executados sob seu controle – como cativos são liderados por um conquistador. Todas as emoções e sentimentos do coração devem ser controlados por ele, e liderados por ele como cativo é liderado por um vencedor. A sensação é de que era o objetivo e o propósito de Paulo conseguir isso, e que certamente seria feito. As fortalezas da filosofia, paganismo e pecado devem ser demolidas, e todas as opiniões, planos e propósitos do mundo devem ficar sujeitos ao Redentor que tudo conquista.

Comentário de E.W. Bullinger

imaginação = pensamentos ou raciocínios. Grego. logismos . Somente aqui e Romanos 2:15 .

coisa alta . Grego. hupsoma. Somente aqui e Romanos 8:39 .

exalta . Grego. epairo. Veja Atos 1: 9 .

contra . Grego. kata . App-104.

conhecimento . Grego. gnose. App-152.

trazendo ele. Grego. aichmalotizo . Veja Romanos 7:23 .

pensei . Grego. noema . Ver 2 Coríntios 2:11 .

para . Grego. eis . App-104.

Comentário de John Calvin

5. E cativo , sou de opinião que, tendo falado mais particularmente sobre o conflito da armadura espiritual, juntamente com as dificuldades que se levantam em oposição ao evangelho de Cristo, ele agora, por outro lado, fala de a preparação comum, pela qual os homens devem ser submetidos a ele. Enquanto descansamos em nosso próprio julgamento e somos sábios em nossa própria opinião, estamos longe de ter feito qualquer abordagem à doutrina de Cristo. Por isso, devemos começar com isso, que

quem é sábio deve se tornar um tolo ( 1 Coríntios 3:18 ,)

isto é, devemos desistir de nosso próprio entendimento e renunciar à sabedoria da carne, e, portanto, devemos apresentar nossa mente a Cristo vazia, para que ela possa preenchê-la. Agora, a forma de expressão deve ser observada, quando ele diz, que traz todo pensamento em cativeiro, pois é como se ele tivesse dito que a liberdade da mente humana deve ser restringida e contida, para que não seja sábio, aparte da doutrina de Cristo; e ainda mais, que sua audácia não pode ser contida por nenhum outro meio, a não ser por ser levada em cativeiro. Agora é pela orientação do Espírito que ele é trazido para se deixar sob controle e permanecer em cativeiro voluntário.

Comentário de Adam Clarke

Descartando a imaginação – ????sµ??? · Raciocínios ou opiniões. Os filósofos gregos se valorizavam especialmente em seus sistemas éticos, nos quais seus raciocínios pareciam ser muito profundos e conclusivos; mas eles foram obrigados a assumir princípios que não existiam ou eram falsos em si mesmos, como todo o sistema mitológico era evidentemente: verdadeiramente, pelo que resta deles, vemos que sua metafísica era geralmente bombástica; e, quanto à filosofia deles, em geral não servia para nada. Quando os apóstolos vieram contra muitos deuses e senhores muitos com o Ser Supremo e Eterno, eles foram confundidos, dispersos, aniquilados; quando se opuseram a seus vários modos de purificar a mente – seu sistema de sacrifício e mediação, com o Senhor Jesus Cristo, sua agonia e suor sangrento, sua cruz e paixão, sua morte e enterro e sua gloriosa ressurreição e ascensão, afundaram antes eles, e pareciam ser o que realmente eram, como pó sobre a balança e mais leves que a vaidade.

Todas as coisas altas – Mesmo as doutrinas pretensamente sublimes, por exemplo, de Platão, Aristóteles e os estóicos em geral, caíram antes que a simples pregação de Cristo fosse crucificada.

O conhecimento de Deus – A doutrina da unidade e eternidade da natureza Divina, que se opunha à pluralidade de seus ídolos, e à geração de seus deuses e de suas divindades feitas pelos homens. É impressionante o quão débil é um paganismo de resistência feito, por argumento ou raciocínio, contra a doutrina do Evangelho! Encolheu-se instantaneamente da luz divina e apelou ao poder secular para lutar por ela! O papai afundou diante do protestantismo da mesma maneira e se defendeu pelos mesmos meios. Os apóstolos destruíram o paganismo onde quer que viessem; os protestantes refutavam o papai onde quer que sua voz fosse ouvida.

Trazendo ao cativeiro todo pensamento – o paganismo não pôde se recuperar; em vão seus milhares de altares fumegavam com hecatombas reiteradas, seus demônios estavam calados e seus ídolos eram comprovadamente nada no mundo. O papai jamais poderia, por qualquer poder de auto-reviviscência, se restaurar após sua derrota pela Reforma: não possuía Escrituras, entendidas consecutivamente; sem motivo, sem argumento; em vão os sinos tocavam, as velas acesas, os carros da fada expostos; em vão seus fogos ardiam; e em vão havia inúmeras vítimas humanas imoladas em seus altares! A luz de Deus penetrou em suas obras ocultas das trevas e arrastou seu Cerberus de três cabeças para o dia aberto; o monstro adoeceu, vomitou o galinheiro e fugiu para se refugiar em suas sombras nativas.

A obediência de Cristo – A sujeição aos ídolos foi aniquilada pelo progresso do Evangelho entre os pagãos; e eles logo tiveram apenas um Senhor, e seu nome um. Da mesma maneira, as doutrinas da reforma, poderosas através de Deus, derrubaram – demoliram e levaram ao cativeiro, todo o sistema papal; e, em vez de obediência ao papa, o pretenso vigário de Deus na terra, a obediência a Cristo, como o único Todo-Poderoso Chefe da Igreja, foi estabelecida, particularmente na Grã-Bretanha, onde continua a prevalecer. Aleluia! o Senhor Deus Onipotente reina!

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 10: 5 . E trazendo ao cativeiro todo pensamento: A alma que crê, quando suas fortificações carnais são eliminadas, submete-se ao conquistador; e então todo pensamento, todo raciocínio tira dele a lei. Nada é admitido que contradiga o evangelho, sendo Cristo reconhecido como mestre absoluto. A cláusula anterior mostra como os homens estão prontos para se fortalecer contra ele e para erguer uma barreira atrás da outra para impedir sua entrada na alma. Ver Romanos 15: 18-19 .

Comentário de John Wesley

Derrubar a imaginação e toda coisa elevada que se exalta contra o conhecimento de Deus, e trazer ao cativeiro todo pensamento à obediência de Cristo;

Destruindo todos os raciocínios vãos, e toda coisa alta que se exalta – Como um muro ou muralha.

Contra o conhecimento de Deus, e trazendo todo pensamento – Ou melhor, faculdade da mente.

Em cativeiro para a obediência de Cristo – Esses maus argumentos são destruídos. A própria mente, sendo dominada e tomada em cativeiro, estabelece toda a sua própria autoridade e se entrega inteiramente a realizar, no futuro, a Cristo, seu conquistador, a obediência da fé.

Referências Cruzadas

Gênesis 8:21 – O Senhor sentiu o aroma agradável e disse a si mesmo: “Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. E nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz desta vez.

Exodo 5:2 – O faraó respondeu: “Quem é o Senhor, para que eu lhe obedeça e deixe Israel sair? Não conheço o Senhor, e não deixarei Israel sair”.

Exodo 9:16 – Mas eu o mantive de pé exatamente com este propósito: mostrar-lhe o meu poder e fazer que o meu nome seja proclamado em toda a terra.

Deuteronômio 15:9 – Cuidado! Que nenhum de vocês alimente este pensamento ímpio: “O sétimo ano, o ano do cancelamento das dívidas, está se aproximando, e não quero ajudar o meu irmão pobre”. Ele poderá apelar para o Senhor contra você, e você será culpado pelo pecado.

2 Reis 19:22 – De quem você zombou e contra quem blasfemou? Contra quem você levantou a voz e contra quem ergueu o seu olhar arrogante? Contra o Santo de Israel!

2 Reis 19:28 – Sim, contra mim você se enfureceu e o seu atrevimento chegou aos meus ouvidos. Por isso porei o meu anzol em seu nariz e o meu freio em sua boca, e o farei voltar pelo caminho por onde veio.

Jó 40:11 – Derrame a fúria da sua ira, olhe para todo orgulhoso e lance-o por terra,

Jó 42:6 – Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza”.

Salmos 10:4 – Em sua presunção o ímpio não o busca; não há lugar para Deus em nenhum dos seus planos.

Salmos 18:27 – Salvas os que são humildes, mas humilhas os de olhos altivos.

Salmos 18:44 – Assim que me ouvem, me obedecem; são estrangeiros que se submetem a mim.

Salmos 110:2 – O Senhor estenderá o cetro de teu poder desde Sião, e dominarás sobre os teus inimigos!

Salmos 139:2 – Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos.

Provérbios 15:26 – O Senhor detesta os pensamentos dos maus, mas se agrada de palavras sem maldade.

Provérbios 24:9 – A intriga do insensato é pecado, e o zombador é detestado pelos homens.

Isaías 2:11 – O olhos do arrogante serão humilhados e o orgulho dos homens será abatido; somente o Senhor será exaltado naquele dia.

Isaías 2:17 – A arrogância dos homens será abatida, e o seu orgulho será humilhado. Somente o Senhor será exaltado naquele dia,

Isaías 55:7 – Que o ímpio abandone seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele perdoará de bom grado.

Isaías 59:7 – Seus pés correm para o mal, ágeis em derramar sangue inocente. Seus pensamentos são maus; ruína e destruição marcam os seus caminhos.

Isaías 60:14 – Os filhos dos seus opressores virão e se inclinarão diante de você; todos os que a desprezam se curvarão aos seus pés e a chamarão cidade do Senhor, Sião do Santo de Israel.

Jeremias 4:14 – Ó Jerusalém, lave o mal do seu coração para que você seja salva. Até quando você vai acolher projetos malignos no íntimo?

Ezequiel 17:24 – Todas as árvores do campo saberão que eu, o Senhor, faço cair a árvore alta e faço crescer bem alto a árvore baixa. Eu resseco a árvore verde e faço florescer a árvore seca. ” ‘Eu o Senhor falei, e eu o farei’ “.

Daniel 4:37 – Agora eu, Nabucodonosor, louvo e exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que ele faz é certo, e todos os seus caminhos são justos. E ele tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância.

Daniel 5:23 – Pelo contrário, tu te exaltaste acima do Senhor dos céus. Mandaste trazer as taças do templo do Senhor para que nelas bebessem tu, os teus nobres, as tuas mulheres e as tuas concubinas. Louvaste os deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não podem ver nem ouvir nem entender. Mas não glorificaste o Deus que sustenta em suas mãos a tua vida e todos os teus caminhos.

Mateus 11:29 – Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

Mateus 15:19 – Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.

Lucas 1:51 – Ele realizou poderosos feitos com seu braço; dispersou os que são soberbos no mais íntimo do coração.

Atos dos Apóstolos 4:25 – Tu falaste pelo Espírito Santo por boca do teu servo, nosso pai Davi: ‘Por que se enfurecem as nações, e os povos conspiram em vão?

Atos dos Apóstolos 9:4 – Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue? “

Romanos 1:5 – Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.

Romanos 1:21 – porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.

Romanos 7:23 – mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros.

Romanos 16:26 – mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe,

1 Coríntios 1:19 – Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes”.

1 Coríntios 1:27 – Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.

1 Coríntios 3:19 – Porque a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus. Pois está escrito: “Ele apanha os sábios na astúcia deles”;

Filipenses 3:4 – embora eu mesmo tivesse razões para ter tal confiança. Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais:

2 Tessalonicenses 2:4 – Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, a ponto de se assentar no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus.

2 Tessalonicenses 2:8 – Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda.

Hebreus 4:12 – Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.

Hebreus 5:9 – e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,

1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

1 Pedro 1:14 – Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.

1 Pedro 1:22 – Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *