Estudo de Isaías 60:14 – Comentado e Explicado

Os próprios filhos de teus opressores a ti virão humilhados; a teus pés se prostrarão todos aqueles que te desprezavam; chamar-te-ão a cidade do Senhor, a Sião do Santo de Israel.
Isaías 60:14

Comentário de Albert Barnes

Os filhos daqueles que te afligiram – Nos versículos anteriores, o profeta havia dito que estrangeiros e estrangeiros se tornariam tributários da verdadeira religião. Aqui, para dar variedade e interesse à descrição, ele diz, mesmo os descendentes daqueles que os oprimiam se tornariam tributários a eles e os reconheceriam como favorecidos pelo Senhor.

Virá dobrar-se a ti – Chegará ao tempo em uma postura de humilhação e respeito. No que diz respeito ao cumprimento disto, podemos observar:

1. Que houve um cumprimento parcial disso na conquista da Babilônia. Os filhos, descendentes dos que destruíram Jerusalém e levaram os judeus ao cativeiro, foram obrigados a reconhecê-los e, sob Ciro, a reconduí-los à terra de seus pais (ver as anotações em Isaías 14: 1-2 )

2) Ocorreu frequentemente, em tempos de perseguição, que os descendentes imediatos dos perseguidores, e também por meio da perseguição, se converteram à verdadeira religião e reconheceram o Deus daqueles a quem eles mal perseguiram como o verdadeiro Deus.

3. Ocorre frequentemente em momentos em que não há perseguição aberta e pública. Muitos dos que estão na igreja são filhos ou descendentes daqueles que foram inimigos do evangelho. Eles mesmos fizeram tudo o que podia ser feito, com suas vidas e exemplos, para treinar seus filhos em oposição a isso. Mas a misericórdia soberana de Deus interpôs-se e, a partir dele, ele selecionou arautos da salvação e pregadores da justiça para um mundo perdido, ou aqueles que deveriam tornar-se luzes brilhantes nos caminhos mais obscuros da vida cristã.

E todos os que te desprezaram – Ainda haverá um reconhecimento universal da verdadeira religião, mesmo nas nações que desprezaram o evangelho. Isso não significa que todos os que desprezaram a verdadeira religião serão convertidos e salvos, mas haverá um reconhecimento universal de que ela é de Deus e que a igreja está sob seus cuidados. Veja uma explicação desse sentimento nas notas em Isaías 45:23 .

Nas solas dos pés – Numa postura de extrema reverência e submissão (ver Apocalipse 3: 9 ; compare as anotações em Isaías 49:23 ).

E eles te chamarão – Eles te honrarão como o favor do Senhor; como a morada do Deus verdadeiro (ver Isaías 2: 3 ).

O Sião … – O Sião, ou a corte real, onde habita o Deus santo que é adorado em Israel.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 60:14 . Os filhos deles, que te afligiram – Sua posteridade, ou a si mesmos, pois é a maneira dos hebreus, por assim dizer; virá dobrando-se para ti – humilhando-se como penitentes, e assim manifestando seu respeito e reverência por ti. Eles reconhecerão seus erros anteriores, ou os erros de seus pais, e em vez de perseguidores se tornarão prosélitos. E todos os que te desprezavam – como um povo pobre, mau, insignificante e desprezível; se prostrarão às solas dos teus pés – Se prostrarão diante de ti como humildes suplicantes, ou melhor, diante de Cristo, a cabeça, o marido e o rei de sua igreja. E eles te chamarão, A cidade do Senhor – Eles te reconhecerão assim, e assim ser, tanto pelo amor que Deus te tem, como pela presença de Deus contigo. Como não há relato de algo assim acontecendo aos judeus, que qualquer pessoa que antes os perseguiu e afligiu veio e se submeteu a eles da maneira suplicante como aqui representada, isso deve, necessariamente, ser Considerada como descrição, também: 1º Da mudança de coisas que foi feita no império romano, quando os mais altos poderes nele, até os próprios imperadores, se tornaram cristãos, em consequência dos quais os pagãos se tornaram suplicantes para os cristãos, a quem eles já haviam tratado da maneira mais cruel e bárbara: ou, 2d, daquela mudança ainda maior que ocorrerá a esse respeito, quando os reinos deste mundo se tornarem os reinos de nosso Deus e de seu Cristo, e ele fará com que os inimigos de sua igreja venham e adorem, ou seja, se prostrem diante de seus pés e saibam que ele a amou, Apocalipse 3: 9 .

Comentário de John Calvin

14. E os filhos daqueles que te afligem virão. Ele continua o mesmo assunto, pois mostra quão esplêndido será esse trabalho de redenção; isto é, aqueles que perseguiram ou desprezaram a Igreja “virão”, de modo a se inclinar humildemente diante dela, e se submeterem a ela com todo o coração. Por “filhos daqueles que a afligem”, ele se refere aos perseguidores e inimigos que a oprimiram. De fato, isso foi parcialmente cumprido quando os judeus retornaram ao seu país de origem; mas esse retorno nada mais foi do que uma sombra sombria da libertação que obtivemos por meio de Cristo. Essas coisas foram realmente realizadas sob o reinado de Cristo, mas para que se possa esperar a plena realização delas; sua segunda vinda, como já dissemos sob uma passagem diferente.

Alguém perguntará: “Não é essa honra, da qual o Profeta fala, excessiva e maior do que deveria ser dada à Igreja? pois curvar-se e prostrar-se são sinais de honra que nenhum ser humano deve receber. ” Eu respondo, essa honra é prestada, não aos membros, mas ao Chefe; isto é, a Cristo, que é adorado na Igreja; e essa adoração é prestada por aqueles que antes o odiavam e perseguiam. Agora dizemos que Cristo é adorado na Igreja, não como os papistas, que pensam que a honra que eles conferem àquele ídolo romano é prestada a Cristo. (159) Eles por quem essas coisas são ditas rejeitam e desprezam a doutrina; pois Cristo é honrado por aqueles que obedecem à sua doutrina. E é isso que o Profeta quer dizer, que aqueles que antes estavam alienados dele devem se submeter de todo coração, a fim de obedecer a Cristo; pois se Cristo; tem alguma majestade, resplandece na doutrina que ele administra pela agência dos homens.

Eles te chamarão a cidade do Senhor. A Igreja já havia sido adornada com esse título; mas foi quase destruída quando a cidade foi destruída, o templo derrubado e o povo levado em cativeiro. Jerusalém não existia mais, e nada podia ser visto nela além de uma terrível desolação; e, portanto, ele quer dizer que será restaurada de tal maneira que todos reconhecerão que é a cidade de Deus.

O Sião do Santo de Israel. Em seguida, ele fala do templo, para que todos saibam que esse alto escalão é atribuído a Jerusalém por causa do templo; isto é, devido à adoração a Deus que o Senhor estabeleceu ali.

Comentário de John Wesley

Os filhos também daqueles que te afligiram virão a ti; e todos os que te desprezaram se curvarão à sola dos teus pés; e te chamarão: Cidade do SENHOR, Sião do Santo de Israel.

Os filhos – Ou a posteridade deles, ou eles mesmos, pois é o modo dos hebreus, por assim dizer.

Flexão – humilhando-se, como penitentes.

Te chame – Eles reconhecerão que ela é assim.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *