Estudo de Romanos 1:5 – Comentado e Explicado

e do qual temos recebido a graça e o apostolado, a fim de levar, em seu nome, todas as nações pagãs à obediência da fé,
Romanos 1:5

Comentário de Albert Barnes

Por quem – O apóstolo aqui retorna ao assunto da saudação dos romanos e declara a eles sua autoridade para abordá-los. Essa autoridade ele derivou do Senhor Jesus, e não do homem. Por esse fato, que ele havia recebido sua comissão apostólica, não do homem, mas pela autoridade direta de Jesus Cristo, Paulo não insistia com frequência. Gálatas 1:12 , “porque eu não o recebi do homem, nem o ensinei, mas pela revelação de Jesus Cristo”; 1 Coríntios 15: 1-8 ; Efésios 3: 1-3 .

Nós – o plural aqui é provavelmente colocado para o singular; ver Colossenses 4: 3 ; compare Efésios 6: 19-20 . Era comum os que estavam vestidos de autoridade se expressarem dessa maneira. Talvez aqui, no entanto, ele se refira à natureza geral do ofício apostólico, como derivado de Jesus Cristo, e pretende assegurar aos romanos que “ele” havia recebido a comissão apostólica como os outros. ‹Nós, os apóstolos, recebemos a nomeação de Jesus Cristo. ‹

Graça e apostolado – Muitos supõem que essa é uma figura de linguagem, “hendiadys”, pela qual uma coisa é expressa por duas palavras, significando a graça ou favor do ofício apostólico. Essa figura de linguagem é frequentemente usada. Mas pode significar, como provavelmente aqui, as duas coisas, graça ou favor de Deus à sua própria alma, como um assunto pessoal; e o ofício apostólico como uma coisa distinta. Porém, ele freqüentemente fala do ofício do apostolado como uma questão de favor especial, Romanos 15: 15-16 ; Gálatas 2: 9 ; Efésios 3: 7-9 .

Por obediência à fé – Para produzir, ou promover obediência à fé; isto é, induzi-los a prestar obediência a Deus que a fé produz. Há duas coisas, portanto, implícitas.

(1) que o desígnio do evangelho e do apostolado é induzir os homens a obedecerem a Deus.

(2) que a tendência da fé é produzir obediência. Não há fé verdadeira que não produz isso. Isso é afirmado constantemente no Novo Testamento, Romanos 15:18 ; Romanos 16:19 ; 2 Coríntios 7:15 ; Marcos 16: 15-16 ; Mateus 28: 18-19 . Essa foi a comissão especial que Paulo recebeu quando se converteu, Atos 9:15 . Era importante mostrar que a comissão se estendia até agora, pois ele agora se dirigia a uma igreja distante que não havia visto.

Por seu nome – Isso provavelmente significa “por conta dele”, isto é, por causa de Cristo, João 14: 13-14 ; João 16: 23-24 . O objetivo do apostolado era produzir obediência ao evangelho entre todas as nações, para que assim o nome de Jesus fosse honrado. O trabalho deles não era aquele em que procuravam se honrar, mas era exclusivamente para a honra e a glória de Jesus Cristo. Por ele, eles trabalharam, encontraram perigos, deram suas vidas, porque, ao fazê-lo, poderiam levar as pessoas a obedecerem ao evangelho, e assim Jesus Cristo poderia usar uma coroa mais brilhante e ser atendido por um grupo de adoradores mais longo e esplêndido. o reino da sua glória.

Comentário de E.W. Bullinger

graça e apostolado . Alguns vêem aqui a figura do discurso Hendiadys (App-6) e leem “graça apostólica” .

graça . Grego. charis. App-184.

apostolado . Veja Atos 1:25 .

obediência à fé = fé-obediência.

. App-150.

entre . Grego. en . App-104.

nações = gentios. Grego. ethnos. Ocorre em Romanos vinte e nove vezes; traduzido “gentios”, exceto aqui, Romanos 4:17 , Romanos 4:18 ; Romanos 10:19 ; Romanos 16:26 .

for = em nome de. Grego. huper. App-104.

nome . Ver Atos 2:21 .

Comentário de John Calvin

5. Por meio de quem recebemos etc. – Tendo completado sua definição do evangelho, que ele introduziu para a recomendação de seu cargo, ele agora volta a falar de seu próprio chamado; e foi um grande ponto que isso deveria ser provado aos romanos. Ao mencionar a graça e o apostolado à parte, ele adota uma forma de discurso (20) que deve ser entendida como significado, apostolado gratuito ou favor do apostolado; pelo que ele quis dizer, que foi totalmente através do favor divino, não através de seu próprio valor, que ele foi escolhido para um cargo tão alto. Pois, apesar de quase nada ter relação com ela na estimativa do mundo, exceto perigos, trabalhos, ódio e desgraça; contudo, diante de Deus e de seus santos, possui uma dignidade de nenhum tipo comum ou comum. Portanto, é merecidamente considerado um favor. Se você preferir dizer: “Eu recebi a graça de ser apóstolo”, o sentido seria o mesmo. (21)

A expressão, por causa de seu nome , é traduzida por [Ambrose], “em seu nome”, como se isso significasse, que o apóstolo foi designado no lugar de Cristo para pregar o evangelho, de acordo com a passagem: “Nós somos embaixadores de Cristo ”etc. ( 2 Coríntios 5:20 .) Sua opinião, no entanto, parece melhor, que leva o nome ao conhecimento; pois o evangelho é pregado para esse fim – para que possamos crer no nome do Filho de Deus. ( 1 João 3:23 .) E diz-se que Paulo foi um vaso escolhido, para levar o nome de Cristo entre os gentios. ( Atos 9:15 .) Por causa do nome dele , o que significa o mesmo, como se ele tivesse dito, para que eu soubesse o que é Cristo. (22)

Pela obediência da fé, etc. – Ou seja, recebemos um mandamento de pregar o evangelho entre todas as nações, e esse evangelho eles obedecem pela fé. Ao declarar o desígnio de seu chamado, ele novamente lembra os romanos de seu ofício, como se dissesse: “É realmente meu dever desempenhar o ofício que me foi confiado, que é pregar a palavra; e é seu dever ouvir a palavra e voluntariamente obedecê-la; de outra maneira anulará a vocação que o Senhor me concedeu. ”

Aprendemos, portanto, que eles perversamente resistem à autoridade de Deus e perturbam todo o que Ele ordenou, que irreverentemente e com desprezo rejeitam a pregação do evangelho; cujo objetivo é nos forçar a obedecer a Deus. Também devemos notar aqui o que é fé; o nome de obediência é dado a ele, e por esse motivo – porque o Senhor nos chama pelo seu evangelho; nós respondemos ao seu chamado pela fé; como, por outro lado, o principal ato de desobediência a Deus é a incredulidade, prefiro apresentar a frase “Pela obediência da fé”, em vez de “Para que eles obedeçam à fé”; pois o último não é estritamente correto, exceto tomado figurativamente, embora seja encontrado uma vez em Atos 6: 7 . A fé é propriamente aquilo pelo qual obedecemos ao evangelho. (23)

Entre todas as nações, etc. Não foi suficiente para ele ter sido nomeado apóstolo, exceto que seu ministério referia-se a alguns que deveriam ser ensinados: daí ele acrescenta que seu apostolado se estendeu a todas as nações. Posteriormente, ele se chama de forma mais distinta o apóstolo dos romanos, quando diz que eles foram incluídos no número de nações a quem ele havia sido dado como ministro. Além disso, os apóstolos tinham em comum a ordem de pregar o evangelho a todo o mundo; e eles não foram, como pastores e bispos, colocados sobre certas igrejas. Mas Paulo, além do empreendimento geral da função apostólica, foi constituído, por uma nomeação especial, como ministro para proclamar o evangelho entre os gentios. Não há objeção a isso, que ele foi proibido de passar pela Macedônia e pregar a palavra em Mysia: pois isso foi feito, não que houvesse limites prescritos para ele, mas que ele estava por um tempo para ir a outro lugar; pois a colheita ainda não estava madura lá.

Vocês são chamados de Jesus Cristo, etc. Ele atribui uma razão mais próxima a eles – porque o Senhor já havia demonstrado neles uma evidência pela qual ele havia manifestado que os havia chamado a participar do evangelho. Daí se seguiu que, se desejassem que seu próprio chamado se mantivesse seguro, não deveriam rejeitar o ministério de Paulo, que havia sido escolhido pela mesma eleição de Deus. Portanto, tomo esta cláusula, “chamada de Jesus Cristo”, como explicativa, como se a partícula “par” fosse inserida; pois ele quer dizer que eles foram chamados feitos participantes de Cristo. Pois aqueles que serão herdeiros da vida eterna são escolhidos pelo Pai celestial para serem filhos em Cristo; e quando escolhidos, estão comprometidos com seu cuidado e proteção como pastor. (24)

Pro nomine ipsius ” – ?p?? t?? ???µat?? a?t??;Ad nominis ejus gloriam – para a glória de seu nome”, [Turrettin]; “Com o propósito de engrandecer seu nome”, [Chalmers] [Hodge] observa: “Paulo era apóstolo de que todas as nações poderiam ser obedientes, para honra de Jesus Cristo, ou seja, para que seu nome fosse conhecido.” Alguns, como [Tholuck], conectam as palavras com “obediência à fé”, ao renderizarem a frase e, nesse sentido, “que a obediência seja prestada à fé entre todas as nações por causa de seu nome”. Mas é melhor conectar as palavras com o recebimento do apostolado: foi recebido com dois propósitos – que houvesse a obediência da fé e que o nome de Cristo fosse magnificado. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Graça e apostolado – A influência peculiar e as qualificações essenciais que esse cargo exige. Sem a graça, o favor e a ajuda peculiar de Deus, ele não poderia ter sido apóstolo: teve uma conversão extraordinária e um chamado extraordinário para pregar o Evangelho. Provavelmente, ?a??? ?a? ap?st???? , graça e apostolado, significam o mesmo que ?a??? t?? ap?st???? , o ofício apostólico; pois assim a palavra ?a??? significa em Romanos 12: 3 ; Romanos 15:15 ; 1 Coríntios 3:10 ; Efésios 3: 8 . Veja as várias aceitações da palavra graça, Romanos 1: 7 .

Por obediência à fé – Que através deste ofício, que recebi de Deus, e do poder pelo qual é acompanhado, posso proclamar a fé, o Evangelho de Jesus; e mostre a todas as nações a necessidade de crer nela, para sua salvação. Aqui está:

  1. O Evangelho do Filho de Deus.
  • Um apóstolo divinamente encomendado e capacitado para pregá-lo.
  • A necessidade de fé no nome de Jesus, como o único Salvador do mundo.
  • De obediência, como conseqüência necessária da fé genuína. E,
  • 5. Isto deve ser proclamado entre todas as nações; para que todos tenham a oportunidade de crer e serem salvos.

    Comentário de Thomas Coke

    Romanos 1: 5 . Nós recebemos Esta é uma maneira modesta de expressão; o apóstolo quer dizer a si mesmo pela palavra nós. Graça ou favor e apostolado, alguns pensam que significam o favor de ser feito apóstolo. Portanto , ?a???, a graça é posta no ofício apostólico; CH. Romanos 12: 3 , Romanos 15:15 . 1 Coríntios 3:10 . Efésios 3: 8 e, em geral, graça ou favor podem significar qualquer benefício, ofício ou investidura, que é o presente ou o efeito do favor. Outros, porém, manteriam as cláusulas distintas “, como é certo, dizem elas, que Paulo recebeu graça para subjugar seu coração à obediência de Cristo, e ajustá-lo ao ministério do Evangelho, antes de receber sua comissão apostólica, sempre que supomos que essa comissão seja datada “. Wells apresenta a seguinte cláusula, à obediência da fé a respeito de seu nome entre todos os gentios. A tradução do Dr. Heylin, embora bastante parafrastica, parece expressar o significado do apóstolo: que eu possa, pela glória de seu nome [ 2 Tessalonicenses 1:12 .], Reduzir à obediência da fé [ou do Evangelho] algumas entre todas as nações .

    Comentário de Scofield

    por obediência

    à obediência à fé, ou seja, a fé como princípio ou método de negociação divina. Cf. Romanos 10: 1-11 .

    Comentário de John Wesley

    Por quem recebemos graça e apostolado, por obediência à fé entre todas as nações, por seu nome:

    Por quem nós recebemos – eu e os outros apóstolos.

    Graça e apostolado – O favor de ser apóstolo e qualificações para ele.

    Por obediência à fé em todas as nações – Ou seja, que todas as nações possam abraçar a fé de Cristo.

    Por seu nome – por sua causa; em consideração a ele.

    Referências Cruzadas

    Malaquias 1:11 – Pois do oriente ao ocidente grande é o meu nome entre as nações. Em toda parte incenso e ofertas puras são trazidos ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações”, diz o Senhor dos Exércitos.

    Malaquias 1:14 – “Maldito seja o enganador que, tendo no rebanho um macho sem defeito, promete oferecê-lo e depois sacrifica um animal defeituoso”, diz o Senhor dos Exércitos; “pois eu sou um grande rei, e o meu nome é temido entre as nações. “

    João 1:16 – Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça.

    Atos dos Apóstolos 1:25 – para assumir este ministério apostólico que Judas abandonou, indo para o lugar que lhe era devido”.

    Atos dos Apóstolos 6:7 – Assim, a palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém; também um grande número de sacerdotes obedecia à fé.

    Atos dos Apóstolos 15:14 – Simão nos expôs como Deus, no princípio, voltou-se para os gentios a fim de reunir dentre as nações um povo para o seu nome.

    Romanos 3:29 – Deus é Deus apenas dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, dos gentios também,

    Romanos 12:3 – Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.

    Romanos 15:15 – A respeito de alguns assuntos, eu lhes escrevi com toda a franqueza, como para fazê-los lembrar-se novamente deles, por causa da graça que Deus me deu,

    Romanos 15:18 – Não me atrevo a falar de nada, exceto daquilo que Cristo realizou por meu intermédio em palavra e em ação, a fim de levar os gentios a obedecerem a Deus:

    Romanos 16:26 – mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe,

    1 Coríntios 9:2 – Ainda que eu não seja apóstolo para outros, certamente o sou para vocês! Pois vocês são o selo do meu apostolado no Senhor.

    1 Coríntios 15:10 – Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo.

    2 Coríntios 3:5 – Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus.

    2 Coríntios 10:4 – As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.

    Gálatas 1:15 – Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou

    Gálatas 2:8 – Pois Deus, que operou por meio de Pedro como apóstolo aos circuncisos, também operou por meu intermédio para com os gentios.

    Efésios 1:6 – para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

    Efésios 1:12 – a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.

    Efésios 3:2 – Certamente vocês ouviram falar da responsabilidade imposta a mim em favor de vocês pela graça de Deus,

    1 Timóteo 1:11 – Essa sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito.

    Hebreus 5:9 – e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,

    1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *