Estudo de João 1:16 – Comentado e Explicado

Todos nós recebemos da sua plenitude graça sobre graça.
João 1:16

Comentário de Albert Barnes

De sua plenitude – Em João 1:14, o evangelista disse que Cristo era “cheio de graça e verdade”. Daquela “plenitude”, ele agora diz que todos os discípulos haviam recebido; isto é, eles derivaram de sua abundante verdade e graça de misericórdia para entender o plano de salvação, pregar o evangelho, viver vidas de santidade; eles “participaram” das numerosas bênçãos que ele veio a dar por suas instruções e sua morte. Sem dúvida, essas não são as palavras de João Batista, mas do evangelista João, o escritor deste evangelho. Eles são uma continuação do que ele estava dizendo em João 1:14 , sendo que João 1:15 é evidentemente colocado entre parênteses. A declaração não teve referência exclusiva, provavelmente, aos apóstolos, mas é estendida a todos os cristãos, pois todos os crentes receberam a “plenitude da graça e da verdade” que está em Cristo. Compare Efésios 1:23 ; Efésios 3:19 ; Colossenses 1:19 ; Colossenses 2: 9 . Em todos esses lugares, nosso Salvador é representado como a plenitude de Deus – como “abundante” em misericórdia, exibindo os atributos divinos e possuindo em si tudo o que é necessário para encher seu povo com verdade, graça e amor.

Graça por graça – Muitas interpretações desta frase foram propostas. Os chefes são brevemente os seguintes:

1. “Recebemos sob o evangelho, graça ou favor, em vez de ‘aqueles concedidos sob a lei; e Deus acrescentou pelo evangelho favores importantes àqueles que ele deu sob a lei. ” Isto foi proposto pela primeira vez por Crisóstomo.

2. “Nós, cristãos, recebemos graça, respondendo a ‘ou correspondendo àquilo que está em Jesus Cristo. Nós somos como ele em mansidão, humildade, etc.

3. “Recebemos graça‹ como graça ‘- isto é, livremente. Nós não a compramos nem a merecemos, mas Deus nos concedeu ‹livremente ‘” (Grotius).

4. O significado é, provavelmente, simplesmente o fato de termos recebido por ele “abundância” de graça ou favor. Os hebreus, ao expressar o grau superlativo de comparação, costumavam repetir a palavra – assim, “poços, poços”, significando muitos poços (hebraico em Gênesis 14:10 ). Então aqui graça por graça pode significar “muita” graça; favores superlativos concedidos ao homem; favorece superior a tudo o que havia estado sob a lei – superior a todas as outras coisas que Deus pode conferir aos homens. Esses favores consistem em perdão, redenção, proteção, santificação, paz aqui e no céu a seguir.

Comentário de E.W. Bullinger

E. Os textos eram “For” , mas não o siríaco.

plenitude . Pleroma grego .

todo o. O evangelista fala aqui, não o batista.

graça por graça = graça em lugar da graça; nova graça, contínua e ininterrupta. Graça sempre fresca, de acordo com a necessidade.

para = mais contra. Anti grego . App-104.

Comentário de John Calvin

16. E de sua plenitude . Ele começa agora a pregar sobre o ofício de Cristo, que contém em si uma abundância de todas as bênçãos, de modo que nenhuma parte da salvação deve ser buscada em nenhum outro lugar. É verdade que a fonte da vida, justiça, virtude e sabedoria está com Deus, mas para nós é uma fonte oculta e inacessível. Mas uma abundância dessas coisas é exibida para nós em Cristo, para que possamos ter permissão para recorrer a ele; pois ele está pronto para fluir para nós, desde que abramos um canal pela fé. Ele declara, em geral, que fora de Cristo não devemos buscar nada de bom, embora essa sentença consista em várias cláusulas. Primeiro, ele mostra que todos somos totalmente destituídos e vazios de bênçãos espirituais; pois a abundância que existe em Cristo visa suprir nossa deficiência, aliviar nossa pobreza, satisfazer nossa fome e sede. Segundo, ele nos adverte que, assim que nos afastamos de Cristo, é inútil buscarmos uma única gota de felicidade, porque Deus determinou que tudo que é bom deve residir somente nele. Deste modo, encontraremos anjos e homens secos, o céu vazio, a terra improdutiva e, em suma, todas as coisas sem valor, se quisermos ser participantes dos dons de Deus em qualquer outro meio. caminho do que através de Cristo. Terceiro, ele nos assegura que não teremos motivos para temer a falta de coisa alguma, desde que extraamos da plenitude de Cristo, que está em todos os aspectos; tão completo que a experimentaremos como uma fonte verdadeiramente inesgotável; e John se classifica com o resto, não por modéstia, mas para tornar mais evidente que nenhum homem é salvo.

De fato, é incerto se ele fala geralmente de toda a raça humana, ou se apenas aqueles que, subseqüentemente à manifestação de Cristo na carne, foram feitos participantes mais plenamente de suas bênçãos. Todos os piedosos, sem dúvida, que viviam sob a lei, saíram da mesma plenitude ; mas, como João imediatamente depois distingue entre diferentes períodos, é mais provável que aqui ele recomende especialmente aquela rica abundância de bênçãos que Cristo exibiu em sua vinda. Pois sabemos que, segundo a Lei, os dons de Deus eram mais moderadamente provados, mas quando Cristo se manifestou em carne, foram derramados, por assim dizer, com a mão cheia, até a saciedade. Não que qualquer um de nós tenha obtido uma abundância maior da graça do Espírito do que Abraão, mas falo da dispensação comum de Deus e da maneira e maneira de dispensar. João Batista, para que mais livremente convide seus discípulos a virem a Cristo, declara que nele está previsto para toda a abundância das bênçãos das quais eles são destituídos. E, no entanto, se alguém optar por estender mais o significado, não haverá absurdo em fazê-lo; ou melhor, concordará bem com a tensão do discurso, que todos os pais, desde o princípio do mundo, tiraram de Cristo todos os dons que possuíam; porque, embora a lei tenha sido dada por Moisés , eles não obtiveram graça por ela. Mas eu já afirmei o que me parece ser a visão preferível; a saber, que João aqui nos compara com os pais, de modo a ampliar, por meio dessa comparação, o que nos foi dado.

E, graça por graça . De que maneira Agostinho explica essa passagem é bem conhecido – que todas as bênçãos que Deus nos concede de tempos em tempos e, por fim, a vida eterna, não são concedidas como recompensa devido aos nossos méritos, mas que procede da pura liberalidade que Deus assim recompensa a graça anterior e coroa seus próprios dons em nós. Isso é dito piedosamente e criteriosamente, mas não tem nada a ver com a passagem atual. O significado seria mais simples se você usasse a palavra para ( ??t? ) comparativamente, como significado, que tudo o que Deus nos concede, proceda igualmente da mesma fonte. Também pode ser entendido como apontando a causa final, que agora recebemos graça , que Deus um dia cumpra a obra de nossa salvação, que será o cumprimento da graça . Por minha parte, concordo com a opinião daqueles que dizem que somos regados pelas graças que foram derramadas sobre Cristo; pelo que recebemos de Cristo, ele não nos concede como Deus, mas o Pai comunicou a ele o que fluiria para nós como através de um canal. Esta é a unção com a qual ele foi ungido, para que ele possa nos ungir o tempo todo. Por isso, também, ele é chamado Cristo ( o Ungido ) e nós somos chamados cristãos.

Comentário de Adam Clarke

Esse versículo deve ser colocado no lugar do décimo quinto e do décimo quinto lugar entre os dias 18 e 19, o que parece ser o seu devido lugar: assim o testemunho de João está adequadamente conectado.

E de sua plenitude – Da plenitude de sua graça e misericórdia, pela qual ele fez expiação pelo pecado; e da plenitude de sua sabedoria e verdade, pela qual os mistérios do céu foram revelados e a ciência da verdade eterna ensinada, todos nós recebemos: todos nós apóstolos recebemos graça ou misericórdia para perdoar nossos pecados, e verdade para capacitar para que escrevamos e falemos, a respeito dessas coisas, para que aqueles que prestam nosso testemunho sejam direcionados incansavelmente no caminho da salvação, e conosco continuem a receber graça sobre graça, uma bênção após a outra, até que sejam preenchidos com todo o plenitude de Deus. Eu acredito que o acima é o significado do evangelista, e acho impróprio distrair a mente do leitor com as várias traduções e definições que foram dadas da frase, graça por graça. É apenas necessário acrescentar que João parece aqui se referir ao Evangelho como sucessor da lei: a lei era certamente uma dispensação da graça e da verdade; pois apontou o gracioso desígnio de Deus para salvar os homens por Cristo Jesus; e era pelo menos a sombra mais expressiva e bem definida das coisas boas por vir: mas o Evangelho, que agora ocorrera, introduziu essa plenitude de graça e verdade em todo o mundo, que a lei apenas havia ensinado à Povo judeu, e que eles imaginavam que deveriam ter sido contidos sozinhos. Na mais graciosa economia de Deus, uma dispensação de misericórdia e verdade é projetada para abrir caminho e ser seguida por outra e maior: assim a lei sucedeu a dispensação patriarcal e o Evangelho a lei; mais e mais da plenitude da graça do Evangelho se manifesta diariamente aos genuínos seguidores de Cristo; e, para os fiéis até a morte, em breve um céu cheio de glória eterna terá sucesso para a graça do Evangelho. Para ilustrar esse ponto mais detalhadamente, foi aditada a seguinte passagem em Philo, o judeu: “Deus sempre poupa suas primeiras bênçãos ou graças ( p??ta? ?a??ta? ) e depois dá outras graças a eles ( a?te?e???? ), e um terceiro tipo sobre o segundo, e sempre novos sobre os antigos, às vezes de um tipo diferente, e em outros momentos do mesmo tipo “. Vol. ip 254, ed. Mang. Na passagem acima, a preposição a?t? for, é usada três vezes no sentido de ep? , sobre. Para confirmar a interpretação acima, Bp. Pearce produz as seguintes citações. Ecclus 24:15: womana??? ep? ?a??t? ???? a?s???t??a – Uma mulher modesta é uma graça sobre uma graça, ou seja, uma dupla graça ou bênção. Eurípides usa a mesma frase com João, onde ele faz Teoclymenus dizer a Helena. ?a??? a?t? ?a??t?? e??et? , Que graça sobre graça venha até você! Helen v. 1250. ed. Celeiro.

Comentário de Thomas Coke

João 1:16 . E de sua plenitude, etc. – “E eu (João apóstolo), que tive a honra de ser contado entre seus amigos mais íntimos, com prazer, em meu próprio nome e no de meus irmãos; acrescentaria meu testemunho a isso. do Batista, como eu e eles temos a maior razão para fazer; por causa de sua plenitude transbordante , todos nós recebemos tudo o que possuímos como homens, como cristãos ou como apóstolos; e ele nos deu até graça sobre graça – uma rica abundância e variedade de favores, que sempre tornarão seu nome mais querido e precioso para nossas almas. ” É evidente que o que é dito neste versículo deve ser considerado como as palavras do evangelista. João Batista nunca havia mencionado o nome de Jesus; e a expressão de todos nós, mostra que não poderia ser suas palavras; para aqueles a quem ele se dirigiu, não parecem ter recebido graça de Cristo. A última versão francesa, com grande propriedade, inclui João 1:15 entre parênteses e, assim, conecta o 16 ao versículo 14; como se tivesse sido dito, Ele habitou entre nós – cheio de graça e verdade; – e de sua plenitude todos nós recebemos, etc. A interpretação que demos a ?a? ?a??? a?t? ?a??t??, mesmo graça sobre graça, é aprovada por Sir Richard Ellis, Doddridge e muitos outros, e parece o sentido mais fácil. Grotius diria: Graça da mera graça; isso é “a graça mais livre que se possa imaginar”; e outros que aprovam a presente tradução, observam que o significado é que, sob a dispensação do evangelho, todos os homens recebem graça por graça; —Privilégios e vantagens, proporcionalmente, à melhoria que eles fazem daqueles que já lhes foram concedidos. Comp. Mateus 13:12 . Tiago 4: 6 .

Comentário de John Wesley

E de sua plenitude todos nós recebemos, e graça por graça.

E – Aqui o apóstolo confirma as palavras do Batista: como se ele tivesse dito, Ele é de fato preferido diante de ti: assim experimentamos: Todos nós – que cremos: recebemos – tudo o que desfrutamos por sua plenitude: e em particular , graça sobre graça – Uma bênção sobre outra, graça e amor incomensuráveis.

Referências Cruzadas

Zacarias 4:7 – “Quem você pensa que é, ó montanha majestosa? Diante de Zorobabel você se tornará uma planície. Ele colocará a pedra principal aos gritos de ‘Deus abençoe! Deus abençoe! ’ “

Mateus 3:11 – “Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Mateus 3:14 – João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? “

Mateus 13:12 – A quem tem será dado, e este terá em grande quantidade. De quem não tem, até o que tem lhe será tirado.

Lucas 21:15 – Pois eu lhes darei palavras e sabedoria a que nenhum dos seus adversários será capaz de resistir ou contradizer.

João 3:34 – Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque ele dá o Espírito sem limitações.

João 15:1 – “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.

Atos dos Apóstolos 3:12 – Vendo isso, Pedro lhes disse: “Israelitas, por que isto os surpreende? Por que vocês estão olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar por nosso próprio poder ou piedade?

Romanos 5:2 – por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Romanos 5:17 – Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Romanos 8:9 – Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

1 Coríntios 1:4 – Sempre dou graças a meu Deus por vocês, por causa da graça que lhes foi dada por ele em Cristo Jesus.

Efésios 1:6 – para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

Efésios 2:5 – deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.

Efésios 4:7 – E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo.

Efésios 4:7 – E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo.

Colossenses 1:19 – Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude,

Colossenses 2:3 – Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.

Colossenses 2:9 – Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,

1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

1 Pedro 1:11 – procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *