Estudo de Colossenses 1:19 – Comentado e Explicado

Porque aprouve a Deus fazer habitar nele toda a plenitude
Colossenses 1:19

Comentário de Albert Barnes

Pois isso agradou ao Pai – As palavras “o Pai” não estão no original, mas não são fornecidas de maneira inadequada. Alguma palavra deve ser entendida, e como o apóstolo em Colossenses 1:12 se referia ao “Pai” como reivindicando os agradecimentos de seu povo pelo que ele havia feito, e como o grande favor pelo qual eles deveriam ser gratos. aquilo que ele especifica imediatamente – a exaltação de Cristo, não é impróprio supor que esta seja a palavra a ser entendida aqui. O significado é que ele escolheu conferir ao seu Filho uma posição tal, que em todas as coisas ele pode ter a preeminência, e que possa haver nele “toda a plenitude”. Portanto, por sua nomeação, ele era o agente na criação e, portanto, ele é colocado sobre todas as coisas como o chefe da igreja.

Que nele deve habitar toda a plenitude – Que nele deve haver dignidade, autoridade, poder e excelência moral que se ajustem ao trabalho de criar o mundo, redimir seu povo e suprir tudo o que for necessário para sua salvação. Sobre a palavra “plenitude”, veja João 1:14 , nota 16, nota; compare Romanos 11:12 , Romanos 11:25 ; Gálatas 4: 4 ; Efésios 1:23 ; Efésios 3:19 ; Colossenses 2: 9 . Esta é para nós uma verdade muito preciosa. Temos um Salvador que não é de modo algum deficiente em sabedoria, poder e graça para nos redimir e salvar. Não há nada necessário a ser feito em nossa salvação que ele não esteja qualificado para fazer; não há nada que precisamos para nos permitir cumprir nossos deveres, enfrentar a tentação e suportar a provação, que ele não é capaz de transmitir. Em nenhuma situação de problemas e perigos a igreja descobrirá que há uma deficiência nele; em nenhum empreendimento para o qual ela possa pôr as mãos, haverá uma falta de poder em sua grande cabeça para capacitá-la a realizar o que ele a chama. Podemos ir até ele em todos os nossos problemas, fraquezas, tentações e necessidades, e ser supridos de sua plenitude – assim como, se estivéssemos com sede, poderíamos ir a um oceano de água e bebida puras.

Comentário de E.W. Bullinger

Em vez de “o Pai”, forneça as reticências com ” Deus

toda plenitude = toda a plenitude. Grego. pleroma. Veja Efésios 1: 2 , Efésios 1: 3 ; Efésios 3:19 .

habitar . Veja Atos 2: 5 .

Comentário de John Calvin

19. Porque isso agradou ao Pai nele. Com o objetivo de confirmar o que ele declarou a respeito de Cristo, ele agora acrescenta que isso foi organizado na providência de Deus. E, inquestionavelmente, para que possamos reverenciar este mistério, é necessário que sejamos levados de volta a essa fonte. “Isto”, diz ele, “está de acordo com o conselho de Deus, para que toda a plenitude habite nele . Agora, ele significa plenitude de justiça, sabedoria, poder e toda bênção. Pois tudo o que Deus conferiu a seu Filho, para que ele seja glorificado nele, como é dito em João 5:20 . Ele nos mostra, no entanto, ao mesmo tempo, que devemos extrair da plenitude de Cristo tudo de bom que desejamos para nossa salvação, porque essa é a determinação de Deus – de não se comunicar, ou de seus dons aos homens, senão pelo seu filho. “Cristo é tudo para nós: além dele, nada temos.” Portanto, tudo o que prejudica a Cristo, ou que prejudica sua excelência, ou lhe rouba seus cargos, ou, em suma, tira uma gota de sua plenitude, derruba, na medida em que estão em seu poder, o eterno conselho de Deus .

Comentário de Adam Clarke

Pois agradou ao Pai que nele habite toda a plenitude – Como as palavras, o Pai não está no texto, alguns traduziram o versículo assim: Pois nele parecia certo que toda a plenitude habitasse; isto é, que a majestade, o poder e a bondade de Deus sejam manifestos em e por Cristo Jesus, e assim por ele o Pai reconcilia todas as coisas consigo mesmo. O p????µa , ou plenitude, deve se referir aqui à natureza Divina que habita no homem Cristo Jesus.

Comentário de Thomas Coke

Colossenses 1:19 . Pois isso agradou, etc. – Ou, porque nele toda a plenitude agradou a habitar. O nono versículo do próximo capítulo parece claramente explicar essa passagem: “Agradou ao Pai que toda a plenitude da Divindade residisse nele fisicamente”. A palavra prestada habita significa uma presença permanente e inseparável; e é marcada pelos pais uma união hipostática. Ver João 1:16 . Efésios 1:23 .

Comentário de John Wesley

Pois agradou ao Pai que nele habite toda a plenitude;

Pois agradou ao Pai que toda a plenitude – toda a plenitude de Deus.

Deve habitar nele – Constantemente, como em um templo; e sempre pronto para a nossa abordagem a ele.

Referências Cruzadas

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Lucas 10:21 – Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.

João 1:16 – Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça.

João 3:34 – Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque ele dá o Espírito sem limitações.

Efésios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

Efésios 1:23 – que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.

Efésios 4:10 – Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher todas as coisas. )

Colossenses 2:3 – Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.

Colossenses 2:9 – Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,

Colossenses 3:11 – Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *