Estudo de Efésios 4:10 – Comentado e Explicado

Aquele que desceu é também o que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.
Efésios 4:10

Comentário de Albert Barnes

Aquele que desceu é o mesmo que subiu – O mesmo Redentor desceu de Deus e voltou para ele. Não era um ser diferente, mas o mesmo.

Muito acima de todos os céus – veja as notas em Efésios 1: 20-23 ; compare Hebreus 7:26 . Ele foi acima dos céus visíveis e ascendeu às mais altas moradas da bem-aventurança; veja as notas em 2 Coríntios 12: 2 .

Para que ele possa preencher todas as coisas – Margem, “cumprir”. O significado é “que ele possa preencher todas as coisas por sua influência, e dirigir e anular tudo por sua sabedoria e poder”. Doddridge. Veja as notas em Efésios 1:23 .

Comentário de E.W. Bullinger

também que ascendeu = que subiu também.

bem acima . Grego. huperano. Ver Efésios 1:21 .

céus = os céus. Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

isso = para que isso. Grego. hina.

preencher . Ver Efésios 1:23 .

Comentário de John Calvin

10. Que subiu muito acima de todos os céus; isto é, além deste mundo criado. Quando se diz que Cristo está no céu, não devemos vê-lo como morando entre as esferas e numerando as estrelas. O céu denota um lugar mais alto do que todas as esferas, que foi designado ao Filho de Deus após sua ressurreição. (141) Não que seja literalmente um lugar além do mundo, mas não podemos falar do reino de Deus sem usar nossa linguagem comum. Outros, novamente, considerando que as expressões, acima de todos os céus, e ascensão ao céu, são da mesma importância, concluem que Cristo não está separado de nós pela distância do lugar. Mas um ponto eles ignoraram. Quando Cristo é colocado acima dos céus, ou nos céus, tudo o que circunda a terra – tudo o que jaz sob o sol e as estrelas, sob toda a estrutura do mundo visível – é excluído.

Para que ele possa preencher todas as coisas. Preencher geralmente significa Concluir, e pode ter esse significado aqui; pois, por sua ascensão ao céu, Cristo entrou na posse da autoridade que lhe foi dada pelo Pai, para que ele governasse e governasse todas as coisas. Mas uma visão mais bonita, na minha opinião, será obtida conectando dois significados que, embora aparentemente contraditórios, sejam perfeitamente consistentes. Quando ouvimos falar da ascensão de Cristo, instantaneamente nos impressiona que ele é removido a uma grande distância de nós; e assim ele realmente é, com relação ao seu corpo e presença humana. Mas Paulo nos lembra que, embora ele seja removido de nós na presença corporal, ele preenche todas as coisas pelo poder do seu Espírito. Onde quer que a mão direita de Deus, que abraça o céu e a terra, seja exibida, Cristo está presente espiritualmente por seu poder ilimitado; embora, no que diz respeito a seu corpo, o ditado de Pedro seja verdadeiro, que

“O céu deve recebê-lo até os tempos de restituição de todas as coisas, que Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas desde que o mundo começou”. ( Atos 3:21 .)

Ao aludir à aparente contradição, o apóstolo acrescentou um pouco de beleza à sua linguagem. Ele ascendeu; mas era que ele, que antes era limitado por um pouco de espaço, poderia preencher todas as coisas. Mas ele não as preenchia antes? Na sua natureza divina, eu possuo, ele o fez; mas o poder do seu Espírito não era tão exercido, nem a sua presença tão manifestada, como depois de ter entrado na posse do seu reino.

“O Espírito Santo ainda não foi dado,
porque Jesus ainda não foi glorificado. ” ( João 7:39 .)

E de novo,

“É conveniente para você que eu vá embora; pois, se eu não for embora, o Consolador não chegará até você. ( João 16: 7. )

Em uma palavra, quando ele começou a sentar-se à direita do Pai, ele também começou a preencher todas as coisas. (142)

Comentário de Adam Clarke

Aquele que desceu – E aquele que desceu tão baixo é o mesmo que subiu tão alto. Ele veio às partes mais baixas da terra – o mais profundo embasamento; tendo se esvaziado; tomado sobre ele; a forma de um servo, e se humilhou até a morte, a morte da cruz; agora ele ascendeu muito acima de todos os céus – mais alto que toda a altura; ele tem um nome acima de todo nome. Aqui, sua descida para as partes inferiores da terra é posta em oposição à sua ascensão muito acima de todos os céus. Sua humilhação era incomparável; assim também é a sua exaltação.

Que ele possa preencher todas as coisas – Que ele possa ser a fonte de onde todas as bênçãos possam fluir; distribuir todas as coisas boas a todas as suas criaturas, de acordo com suas diversas capacidades e necessidades; e, particularmente, enche judeus e gentios convertidos com todos os dons e graças de seu Espírito Santo. Daí segue o seguinte:

Comentário de John Wesley

Aquele que desceu é o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, para que ele possa preencher todas as coisas.)

Ele que desceu – que assim surpreendentemente se humilhou.

É o mesmo que ascendeu – Isso foi tão altamente exaltado.

Para que ele possa preencher todas as coisas – Toda a igreja, com seu Espírito, presença e operações.

Referências Cruzadas

Mateus 24:34 – Eu lhes asseguro que não passará esta geração até que todas essas coisas aconteçam.

Lucas 24:44 – E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

João 1:16 – Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça.

João 19:24 – “Não a rasguemos”, disseram uns aos outros. “Vamos decidir por sorteio quem ficará com ela. ” Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura que diz: “Dividiram as minhas roupas entre si, e tiraram sortes pelas minhas vestes”. Foi o que os soldados fizeram.

João 19:28 – Mais tarde, sabendo então que tudo estava concluído, para que a Escritura se cumprisse, Jesus disse: “Tenho sede”.

João 19:36 – Estas coisas aconteceram para que se cumprisse a Escritura: “Nenhum dos seus ossos será quebrado”,

Atos dos Apóstolos 1:9 – Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles.

Atos dos Apóstolos 1:11 – que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir”.

Atos dos Apóstolos 2:33 – Exaltado à direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora vêem e ouvem.

Atos dos Apóstolos 3:18 – Mas foi assim que Deus cumpriu o que tinha predito por todos os profetas, dizendo que o seu Cristo haveria de sofrer.

Atos dos Apóstolos 13:32 – “Nós lhes anunciamos as boas novas: o que Deus prometeu a nossos antepassados

Romanos 9:25 – Como ele diz em Oséias: “Chamarei ‘meu povo’ a quem não é meu povo; e chamarei ‘minha amada’ a quem não é minha amada”,

Romanos 15:9 – a fim de que os gentios glorifiquem a Deus por sua misericórdia, como está escrito: “Por isso, eu te louvarei entre os gentios; Cantarei louvores ao teu nome”.

Romanos 16:25 – Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados,

Efésios 1:20 – Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,

Efésios 3:19 – e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.

Colossenses 1:19 – Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude,

Colossenses 2:9 – Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,

1 Timóteo 3:16 – Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.

Hebreus 4:14 – Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,

Hebreus 7:26 – É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.

Hebreus 8:1 – O mais importante do que estamos tratando é que temos um sumo sacerdote como esse, o qual se assentou à direita do trono da Majestade nos céus

Hebreus 9:23 – Portanto, era necessário que as cópias das coisas que estão nos céus fossem purificadas com esses sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios superiores.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *