Estudo de Efésios 3:19 – Comentado e Explicado

isto é, conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento, e sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
Efésios 3:19

Comentário de Albert Barnes

E conhecer o amor de Cristo – O amor de Cristo para conosco; a imensidão do amor redentor. Não é apenas o amor que ele demonstrou pelos gentios ao chamá-los para o seu reino, que é aqui referido; é o amor que é mostrado pelo mundo perdido ao se entregar para morrer. Esse amor é freqüentemente referido no Novo Testamento e é declarado que supera todos os outros que já foram evidenciados; veja Romanos 5: 7-8 , notas; João 15:13 , note. Saber disso; sentir isso; ter uma noção viva disso é um dos maiores privilégios do cristão. Nada excitará tanto a gratidão em nossos corações; nada nos levará tanto a uma vida de abnegação; nada nos tornará tão benevolentes e tão mortos para o mundo; veja as notas em 2 Coríntios 5:14 .

O que ultrapassa o conhecimento – “parece” haver aqui uma ligeira contradição ao expressar o desejo de saber o que não pode ser conhecido ou o desejo de que eles entendam o que não pode ser entendido. Mas é a linguagem de um homem cujo coração estava cheio a transbordar. Ele tinha um profundo senso do amor de Cristo e expressou um desejo de que eles o entendessem. De repente, ele tem tanta apreensão, que diz que é realmente infinito. Ninguém pode ter uma visão completa disso. Não tinha limite. Era diferente de tudo que já havia sido demonstrado antes. Foi o amor que levou o Filho de Deus a encarnar-se; deixar o céu: ser um homem de dores; ser insultado e perseguido; ser morto da maneira mais vergonhosa – numa cruz. Quem poderia entender isso? Onde mais havia algo assim? O que havia para comparar? O que havia para ilustrar isso? E como isso poderia ser totalmente entendido? No entanto, “algo” disso pode ser visto, conhecido e sentido; e o apóstolo desejava que, tanto quanto possível, compreendessem o grande amor que o Senhor Jesus havia manifestado por um mundo moribundo.

Para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus – Que expressão! Quão rico e glorioso Quem pode compreender tudo o que isso implica? Vamos investigar o seu significado. Pode haver aqui nesses versículos uma alusão ao “templo”. O apóstolo havia falado de terem sido fundados no amor, e de examinarem o comprimento, a largura, a profundidade e a altura desse amor, como um edifício vasto e esplêndido, e agora ele deseja que aqueles a quem se dirigiu sejam permeados ou não. cheio da habitação de Deus. A linguagem aqui é cumulativa e cheia de significado e riqueza.

(1) eles deveriam ser “cheios de Deus”. Ou seja, ele iria morar neles.

(2) eles deveriam ser preenchidos com “a plenitude de Deus” – te p????µa t?? Te?? para pleroma tou TheouNa palavra traduzida como “plenitude”, veja Efésios 1:10 , nota 23. É uma palavra favorita com Paul. Assim, ele fala da “plenitude” dos gentios, Romanos 11:25 ; a “plenitude” do tempo, Gálatas 4: 4 ; a plenitude daquele que cumpre tudo, Efésios 1:23 ; a “plenitude” de Cristo, Efésios 4:13 ; a “plenitude” da divindade em Cristo, Colossenses 1:19 ; Colossenses 2: 9 . Significa aqui, “que você possa ter as mais ricas medidas de consolo divino e da presença divina; para que você participe de todo o gozo de Deus na medida mais ampla em que ele concede seus favores ao seu povo. ”

(3) era para estar com “todos” a plenitude de Deus; não com medidas parciais e restritas de sua presença graciosa, mas com “tudo” que ele sempre concede. Religião não é um nome. Não é uma questão de forma. Não é um pouco. É o melhor e mais rico presente de Deus para o homem. Isso enobrece nossa natureza. Ensina-nos mais claramente nossa verdadeira dignidade do que todas as profundas descobertas que as pessoas podem fazer na ciência; pois nenhum deles jamais nos encherá da plenitude de Deus. A religião é espiritual, elevadora, pura, divina. Nós habitamos com Deus; ande com Deus; viver com deus; comungar com Deus; são como Deus. Tornamo-nos participantes da natureza divina 2 Pedro 1: 4 ; no posto estamos associados aos anjos; em felicidade e pureza, estamos associados a Deus!

Comentário de E.W. Bullinger

E = par.

saber . App-132.

conhecimento . App-132.

poder = poder.

preenchido . Ver Efésios 1:23 . App-125.

plenitude . Grego. pleroma. Ver Efésios 1:23 .

Comentário de John Calvin

19. E conhecer o amor de Cristo. Por essas dimensões, Paulo não significa nada além do amor de Cristo, do qual ele fala depois. O significado é que aquele que a conhece plena e perfeitamente é em todos os aspectos um homem sábio. Como se ele tivesse dito: “Em qualquer direção que os homens possam olhar, eles não encontrarão nada na doutrina da salvação que não tenha alguma relação com esse assunto”. O amor de Cristo contém em si toda a sabedoria, para que as palavras possam assim: para que você possa compreender o amor de Cristo, que é o comprimento e a largura, a profundidade e a altura, ou seja, o completo. perfeição de toda sabedoria. A metáfora é emprestada de matemáticos, tomando as partes como expressivas do todo. Quase todos os homens estão infectados com a doença de desejar obter conhecimento inútil. É de grande importância que nos digam o que é necessário que saibamos e o que o Senhor deseja que contemplemos, acima e abaixo, à direita e à esquerda, antes e atrás. O amor de Cristo é apresentado a nós como o sujeito que deve ocupar nossas meditações diárias e noturnas, e no qual devemos ser totalmente mergulhados. Aquele que está de posse apenas disso tem o suficiente. Além disso, não há nada sólido, nada útil – nada, em suma, que seja apropriado ou sólido. Embora você examine o céu, a terra e o mar, nunca irá além disso sem ultrapassar os limites legais da sabedoria.

O que supera o conhecimento. Uma expressão semelhante ocorre em outra epístola:

“A paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará seus corações e mentes por meio de Cristo Jesus.”
( Filipenses 4: 7 )

Ninguém pode se aproximar de Deus sem se elevar acima de si mesmo e acima do mundo. Por esse motivo, os sofistas se recusam a admitir que podemos saber com certeza que desfrutamos da graça de Deus; pois eles medem a fé pela percepção dos sentidos corporais. Mas Paulo justamente afirma que essa sabedoria excede todo o conhecimento; pois, se as faculdades do homem pudessem alcançá-lo, a oração de Paulo que Deus concederia deve ter sido desnecessária. Lembremos, portanto, que a certeza da fé é conhecimento, mas é adquirida pelo ensino do Espírito Santo, não pela agudeza de nosso próprio intelecto. Se o leitor desejar uma discussão mais completa sobre esse assunto, ele poderá consultar os “Institutos da Religião Cristã”.

Para que sejais preenchidos. Paulo agora expressa em uma palavra o que ele quis dizer com as várias dimensões. Quem tem Cristo tem todo o necessário para ser aperfeiçoado em Deus; pois esse é o significado da frase, a plenitude de Deus. Os homens certamente imaginam que têm toda a integridade em si mesmos, mas é somente quando o orgulho deles está cheio de insignificâncias vazias. É um sonho tolo e perverso, que pela plenitude de Deus se entende a plena Divindade, como se os homens fossem elevados à igualdade com Deus.

Comentário de Adam Clarke

Conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa o conhecimento – É somente pelo amor de Cristo que podemos conhecer o amor de Deus: o amor de Deus ao homem o induziu a dar a Cristo por sua redenção; O amor de Cristo ao homem o induziu a dar o sangue de sua vida por sua salvação. O presente de Cristo ao homem é a medida do amor de Deus; a morte de Cristo pelo homem é a medida do amor de Cristo. Deus amou tanto o mundo, etc. Cristo nos amou e se entregou por nós.

Mas como pode ser conhecido o amor de Cristo, que ultrapassa o conhecimento? Muitos trabalharam para conciliar essa aparente contradição. Se usarmos o verbo ????a? no sentido em que é freqüentemente usado no Novo Testamento, para aprovar, reconhecer ou reconhecer com aprovação e ???s?? para significar compreensão, a dificuldade será parcialmente removida: “Para que você reconheça, aprovar e reconhecer publicamente aquele amor de Deus que supera o conhecimento “. Podemos reconhecer e aprovar aquilo que supera nossa compreensão. Nós não podemos compreender Deus; no entanto, podemos saber que ele é; aprovar, amar, adorar e servi-lo. Da mesma maneira, embora não possamos compreender a imensidão do amor de Cristo, sabemos que ele nos amou e nos lavou dos pecados em seu próprio sangue; e o aprovamos e o reconhecemos como nosso único Senhor e Salvador. Nesse sentido, podemos dizer que conhecemos o amor de Cristo que ultrapassa o conhecimento.

Mas é mais provável que a palavra ???s?? , que traduzimos conhecimento, signifique aqui ciência em geral, e particularmente a ciência da qual os rabinos se vangloriavam e a que os gregos exultavam grandemente. Os primeiros professavam ter a chave do conhecimento; o segredo de todos os mistérios divinos; estes consideravam seus filósofos e seus sistemas de filosofia superiores a tudo o que já havia sido conhecido entre os homens, e reputavam, por esse motivo, todas as outras nações como bárbaros. Quando o apóstolo ora para que eles conheçam o amor de Cristo que ultrapassa o conhecimento, ele pode se referir a todo o conhecimento vangloriado dos médicos judeus e a toda a ciência muito elogiada pelos filósofos gregos. Conhecer o amor de Cristo ultrapassa infinitamente todas as outras ciências. Isso dá uma sensação clara e satisfatória.

Para que você seja preenchido com toda a plenitude de Deus – Entre todas as grandes palavras desta oração, esta é a maior. Ser cheio de Deus é uma grande coisa; ser cheio da plenitude de Deus é ainda maior; mas estar cheio de Toda a plenitude de Deus, confunde totalmente o sentido e confunde o entendimento.

A maioria das pessoas, citando essas palavras, tenta corrigir ou explicar o apóstolo, acrescentando a palavra comunicável; mas isso é tão ocioso quanto inútil e impertinente. O apóstolo significa o que ele diz, e seria entendido em seu próprio significado. Pela plenitude de Deus, devemos entender todos os dons e graças que ele prometeu conceder ao homem e que ele dispensa à Igreja. Ser cheio de toda a plenitude de Deus é ter toda a alma cheia de mansidão, mansidão, bondade, amor, justiça, santidade, misericórdia e verdade. E como o que Deus preenche, nem o pecado nem Satanás podem preencher; conseqüentemente, implica que a alma será esvaziada do pecado, que o pecado não terá domínio sobre ela, nem um ser nele. É impossível para nós entender essas palavras em um sentido mais baixo do que isso. Mas quanto mais eles implicam (quanto mais eles implicam), não sei dizer. Como não há fim para os méritos de Cristo, nem limites para a misericórdia e o amor de Deus, nem limites para a improvabilidade da alma humana, então não pode haver limites para a influência salvadora que Deus dispensará ao coração de Deus. todo crente. Podemos pedir, e receberemos, e nossa alegria será plena.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 3:19 . E para conhecer o amor de Cristo, Parece não haver razão para limitarmos a interpretação deste texto apenas ao amor de Cristo ao chamar os gentios. Bem, podemos recordar, nesta ocasião, todo o amor que Cristo demonstrou ao redimir seus santos fiéis, de todas as nações e reinos debaixo do céu, tanto gentios quanto judeus, da miséria final, e exaltá-los para a glória eterna: e isto é tão notável e admirável, que a explicação mais extensa deste texto deve certamente ser a mais adequada. A frase de seu conhecimento excedente também não pode meramente significar que excede a dispensação judaica, que raramente é chamada de conhecimento; mas está excedendo nossas concepções mais elevadas. Saber significa, nossa experiência ou conhecimento experimental; e saber o que passa o conhecimento, é uma figura chamada catacrese, que aumenta muito a beleza da expressão. Foi observado que há neste versículo uma alusão ao templo; Expressando o desejo do apóstolo de que a fundação possa ser tão extensiva e profundamente assentada, que uma superestrutura possa ser elevada, estendendo-se a um comprimento e largura e altura e altura magníficos, de modo a ser adequado para receber e hospedar o hóspede sagrado, para que ele possa habitam, por assim dizer, sem aglomeração em seus corações; e, nessa visão, a linha de pensamento parece verdadeiramente nobre. A frase plenitude de Deus significa “plenitude que Deus costuma conceder”; isto é, em que não há nada que queira a alguém, mas cada um está cheio ao máximo de sua capacidade; – uma plenitude de todos aqueles dons e graças de que alguém precisa, e que pode ser útil a ele ou ao Igreja.

Comentário de John Wesley

E conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa o conhecimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.

E saber – Mas o apóstolo se corrige e imediatamente observa que não pode ser totalmente conhecido. Somente nós sabemos que o amor de Cristo supera todo conhecimento. Para que sejais preenchidos – Qual é a soma de todos.

Com toda a plenitude de Deus – Com toda a sua luz, amor, sabedoria, santidade, poder e glória. Uma perfeição muito além de uma completa liberdade do pecado.

Referências Cruzadas

Salmos 17:15 – Quanto a mim, feita a justiça, verei a tua face; quando despertar ficarei satisfeito ao ver a tua semelhança.

Salmos 43:4 – Então irei ao altar de Deus, a Deus, a fonte da minha plena alegria. Com a harpa te louvarei, ó Deus, meu Deus!

Mateus 5:6 – Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.

João 1:16 – Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça.

João 17:3 – Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

2 Coríntios 5:14 – Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.

Gálatas 2:20 – Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Efésios 1:23 – que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.

Efésios 3:18 – possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,

Efésios 5:2 – e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

Efésios 5:25 – Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela

Filipenses 1:7 – É justo que eu assim me sinta a respeito de todos vocês, uma vez que os tenho em meu coração, pois, quer nas correntes que me prendem quer defendendo e confirmando o evangelho, todos vocês participam comigo da graça de Deus.

Filipenses 2:5 – Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,

Colossenses 1:10 – E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e

Colossenses 2:9 – Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,

2 Pedro 3:18 – Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.

1 João 4:9 – Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.

Apocalipse 7:15 – Por isso, eles estão diante do trono de Deus e o servem dia e noite em seu santuário; e aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.

Apocalipse 21:22 – Não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo.

Apocalipse 22:3 – Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *