Estudo de Mateus 5:6 – Comentado e Explicado

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
Mateus 5:6

Comentário de Albert Barnes

Bem-aventurados os que têm fome … – Fome e sede, aqui, expressam forte desejo. Nada expressaria melhor o forte desejo que devemos sentir em obter justiça do que a fome e a sede. Nenhuma necessidade é tão acentuada, nenhuma demanda tão imperiosamente demanda, como essas. Ocorrem diariamente, e quando há muito continuam, como no caso de naufrágios e condenados a vagar meses ou anos por areias ardentes, com quase nenhuma bebida ou comida, nada é mais angustiante. Um desejo ardente por qualquer coisa é frequentemente representado nas Escrituras por fome e sede, Salmo 42: 1-2 ; Salmo 63: 1-2 . Um desejo pelas bênçãos do perdão e da paz; um profundo senso de pecado, desejo e miséria também é representado pela sede, Isaías 55: 1-2 .

Eles devem ser preenchidos – devem ficar satisfeitos como um homem faminto quando recebe comida, ou um homem sedento quando recebe bebida. Os que estão perecendo por falta de justiça; aqueles que sentem que são pecadores perdidos e desejam fortemente ser santos, ficarão satisfeitos. Nunca houve um desejo de ser santo que Deus não estava disposto a gratificar, e o evangelho de Cristo fez provisões para satisfazer todos os que realmente desejam ser santos. Ver Isaías 55: 1-3 ; Isaías 65:13 ; João 4:14 ; João 6:35 ; João 7: 37-38 ; Salmo 17:15 .

Comentário de Joseph Benson

Mateus 5: 6 . Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça – que, em vez de desejarem os bens de outros, e se esforçam para obtê-los por violência ou engano; e, em vez de cobiçar os bens deste mundo, sinceramente, sinceramente e perseverantemente desejam santidade universal de coração e vida, ou libertação de todas as disposições e práticas pecaminosas, e uma restauração completa de suas almas à imagem de Deus na qual foram criadas: descrição justa e bela isso desse desejo fervoroso, constante, crescente, inquieto e ativo; daquele santo ardor e veemência da alma em busca dos mais eminentes graus de bondade universal que terminarão em completa satisfação: Pois eles serão preenchidos – obterão a justiça pela qual anseiam e têm sede, e serão abundantemente satisfeitos com ela.

Comentário de E.W. Bullinger

fome e sede, etc. O idioma para um forte desejo. Compare os Salmos 42: 1 , Salmos 42: 2 ; Salmos 119: 103 .

Comentário de John Calvin

6. Felizes são os que têm fome Penso que a fome e a sede são aqui usadas como expressão figurativa (366) e significa sofrer a pobreza, querer as necessidades da vida e até ser enganado pelo seu direito. Mateus diz, que tem sede de retidão e , assim, faz uma classe defender todo o resto. Ele representa mais fortemente o tratamento indigno que eles receberam, quando diz que, embora ansiosos, gemem, não desejam nada além do que é apropriado. “Felizes são aqueles que, embora seus desejos sejam tão moderados, que desejam que nada lhes seja concedido, mas o que é razoável, ainda estão em uma condição definhada, como pessoas que estão famintas de fome.” Embora sua angustiante ansiedade os exponha ao ridículo de outros, é uma certa preparação para a felicidade: pois, por fim , ficarão satisfeitos que Deus um dia ouvirá seus gemidos e satisfará seus justos desejos por Ele, conforme aprendemos com ele. o cântico da Virgem, pertence a encher os famintos de coisas boas ( Lucas 1:53 ).

Comentário de Adam Clarke

Aqueles que têm fome e sede – Como o corpo tem seus apetites naturais de fome e sede pela comida e bebida adequadas ao seu alimento, a alma também tem. Nenhum ser é indestrutível ou infalível em sua natureza, exceto Deus; nenhum ser é independente senão ele: assim como o corpo depende da nutrição, saúde e força da terra, o mesmo acontece com a alma do céu. As coisas celestiais não podem sustentar o corpo; eles não são adequados à sua natureza: as coisas terrenas não podem sustentar a alma, pela mesma razão. Quando a sensação desconfortável denominada fome ocorre no estômago, sabemos que devemos obter comida ou perecer. Quando a alma é despertada para um tempo tenso de suas necessidades e começa a ter fome e sede de justiça ou santidade, que é seu alimento adequado, sabemos que deve ser purificada pelo Espírito Santo e ser participante do pão vivo. , João 8:48 , ou perece eternamente. Agora, como Deus nunca inspira uma oração, mas com o objetivo de respondê-la, quem tem fome e sede após a plena salvação de Deus pode depender de ser rápida e eficazmente abençoado ou satisfeito ou bem alimentado, como implica a palavra ???tas??s??ta? . Um desejo forte e intenso depois de qualquer objeto ter sido, tanto por poetas quanto por oradores, representado metaforicamente pela fome e pela sede. Veja as palavras conhecidas de Virgílio, Eneida iii. 55

Quid non mortalia pectora cogis,

Auri sacra Fames!

“Ó amaldiçoado fome de ouro! O que não podes influenciar no coração dos homens a perpetrar?”

Com que frequência encontramos inexplebilis honorum Fames-Sitiens virtutis-famae Situs , a fome insaciável de honra, sede de virtude, sede de fama e coisas assim! A justiça aqui é tomada para todas as bênçãos da nova aliança – todas as graças do reino do Messias – uma restauração completa à imagem de Deus!

Comentário de Thomas Coke

Mateus 5: 6 . Bem-aventurados os que têm fome, etc. – Nosso Salvador usa as idéias de fome e sede metaforicamente, para expressar desejo veemente. Por justiça parece significar a santidade que o Evangelho ensina e recomenda, em oposição à justiça dos escribas e fariseus. De modo que as pessoas daqui que dizem ter fome e sede são as que anseiam sinceramente e são sensíveis à falta daquela salvação que é obtida pelo Senhor Jesus Cristo. Essa bem-aventurança, portanto, pode ser assim parafraseada: “Felizes são aqueles que, em vez de desejarem insaciável as posses de outras pessoas, e se esforçarem para obtê-las por violência ou engano, têm avidamente fome e sede de justiça, e fazem dela o negócio delicioso da vida. , na dependência de todo o mundo, para melhorar em todos os ramos da santidade e bondade evangélica: pois, pela graça de Deus em Cristo Jesus, nunca serão decepcionados com essas ações piedosas, mas serão abundantemente satisfeitos com a justiça que buscam, e ser supridos com todo o bem necessário “. Veja Mateus 5:10 . Provérbios 21:21 . Mateus 6:33 ., Doddridge e Wetstein.

Comentário de John Wesley

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão satisfeitos.

Os que têm fome e sede de justiça – Depois da santidade aqui descrita. Eles devem estar satisfeitos com isso.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *