Estudo de Efésios 5:25 – Comentado e Explicado

Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela,
Efésios 5:25

Comentário de Albert Barnes

Maridos, amem suas esposas – O dever da esposa é obedecer; o direito do marido é comandar. Mas o apóstolo se protegeria contra o abuso desse direito ao ordenar ao marido a manifestação de um espírito que assegurasse a obediência por parte da esposa. Ele passa, portanto, a mostrar que o marido, em toda a conversa com a esposa, deve manifestar o mesmo espírito que o Senhor Jesus fez com a igreja; ou, em outras palavras, ele sustenta a conduta do Redentor em relação à igreja, como modelo para um marido imitar. Se um marido desejasse uma regra que fosse curta, simples, clara e eficaz, sobre a maneira como ele deveria considerar e tratar sua esposa, ele não poderia encontrar uma melhor do que a sugerida aqui.

Assim como Cristo amou a igreja – Esse foi o amor mais forte que já foi demonstrado neste mundo. Segue-se que um marido não corre o risco de amar demais sua esposa, desde que ela não seja amada mais que Deus. Devemos fazer do amor que Cristo teve pela igreja o modelo.

E se entregou por isso – Deu-se a morrer para redimi-lo. O significado aqui é que os maridos devem imitar o Redentor a esse respeito. Assim como ele se entregou a sofrer na cruz para salvar a igreja, devemos estar dispostos a negar a nós mesmos e a suportar labuta e provação, a fim de promover a felicidade da esposa. É dever do marido trabalhar por seu apoio; suprir suas necessidades; negar a si mesmo descanso e tranqüilidade, se necessário, a fim de atendê-la na doença e ir adiante dela em perigo; defendê-la se ela estiver em perigo; e estar pronto para morrer para salvá-la Por que ele não deveria estar? Se estiverem naufragados, e houver uma única tábua na qual a segurança possa ser protegida, ele não estaria disposto a colocá-la nisso e vê-la segura a todo o risco para si? Mas pode estar mais implícito nisso do que o homem trabalhar e até mesmo dar a vida pelo bem-estar de sua esposa. Cristo deu sua vida para salvar a igreja; e o marido deve achar que deve ser um grande objetivo de sua vida promover a salvação de sua esposa. Ele é obrigado a viver de modo a não interferir na salvação dela, mas a promovê-la de todas as maneiras possíveis. Ele deve fornecer a ela todas as “facilidades” que ela pode precisar, para capacitá-la a participar da adoração a Deus; e não lançar obstáculos em seu caminho. Ele deve dar a ela o exemplo; aconselhá-la se ela precisar de conselhos e tornar o caminho da salvação o mais fácil possível para ela. Se o marido tiver o espírito e a abnegação do Salvador, ele não considerará grande o sacrifício se promover a salvação de sua família.

Comentário de E.W. Bullinger

amor amado . App-135.

deu = desistiu. Ver Efésios 5: 2 .

it = ela (pronome feminino).

Comentário de John Calvin

25. Maridos, amem suas esposas. Por outro lado, dos maridos, o apóstolo exige que não amem para as esposas nenhum amor comum; pois para eles também ele mostra o exemplo de Cristo – assim como Cristo também amou a igreja. Se eles se sentem honrados em exibir sua imagem e, em certa medida, em seus representantes, devem também se assemelhar a ele no cumprimento do dever.

E se entregou por isso. Isso pretende expressar a forte afeição que os maridos devem ter por suas esposas, embora ele aproveite, imediatamente depois, elogiar a graça de Cristo. Que os maridos imitem a Cristo a esse respeito, que ele escrutinou para não morrer por sua igreja. Uma conseqüência peculiar, de fato, que resultou de sua morte – que ela redimiu sua igreja – está completamente além do poder dos homens de imitar.

Comentário de Adam Clarke

Maridos, amem suas esposas – Aqui está uma grande regra, segundo a qual todo marido é chamado a agir: ame sua esposa como Cristo amou a Igreja. Mas como Cristo amou a Igreja? Ele se entregou por isso – entregou sua vida por isso. Portanto, os maridos devem, se necessário, dar a vida por suas esposas: e há mais palavras implícitas do que mera proteção e apoio; pois, como Cristo se entregou para a Igreja salvá-la, os maridos devem, por todos os meios ao seu alcance, trabalhar para promover a salvação de suas esposas e sua constante edificação em justiça. Assim, descobrimos que a autoridade do homem sobre a mulher se baseia em seu amor por ela, e esse amor deve ser tal que o leve a arriscar sua vida por ela. Como o cuidado da família depende da esposa, e os filhos devem a mãe a principal direção e a formação de suas maneiras, ela precisa de toda a assistência e apoio que o marido possa lhe dar; e, se ela cumprir bem seu dever, ela merece o máximo de seu amor e carinho.

Comentário de Scofield

assim como Cristo

A obra de amor de Cristo para a igreja é tríplice: passado, presente, futuro:

(1) Por amor, Ele se entregou para redimir a igreja ( Efésios 5:25 );

(2) no amor, Ele está santificando a igreja ( Efésios 5:26 );

(3) para a recompensa de Seu sacrifício e trabalho de amor, Ele apresentará a Igreja a Si mesmo em perfeição impecável, “uma pérola de grande valor” ( Efésios 5:27 ) Mateus 13:46 .

Comentário de John Wesley

Maridos, amem suas esposas, assim como Cristo também amou a igreja, e se entregou por ela;

Assim como Cristo amou a igreja – Aqui está o verdadeiro modelo de afeto conjugal. Com esse tipo de afeto, com esse grau, e para esse fim, os maridos devem amar suas esposas.

Referências Cruzadas

Gênesis 2:24 – Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.

Gênesis 24:67 – Isaque levou Rebeca para a tenda de sua mãe Sara; fez dela sua mulher, e a amou; assim Isaque foi consolado após a morte de sua mãe.

2 Samuel 12:3 – mas o pobre nada tinha, senão uma cordeirinha que havia comprado. Ele a criou, e ela cresceu com ele e com seus filhos. Ela comia junto dele, bebia do seu copo e até dormia em seus braços. Era como uma filha para ele.

Provérbios 5:18 – Seja bendita a sua fonte! Alegre-se com a esposa da sua juventude.

Mateus 20:28 – como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Lucas 22:19 – Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.

João 6:51 – Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”.

Atos dos Apóstolos 20:28 – Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

Gálatas 1:4 – que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,

Gálatas 2:20 – Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Efésios 5:2 – e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

Efésios 5:28 – Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo.

Colossenses 3:19 – Maridos, amem suas mulheres e não as tratem com amargura.

1 Timóteo 2:6 – o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.

1 Pedro 1:18 – Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados,

1 Pedro 3:7 – Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *